Lula diz que Múcio entrará para a história como ‘possivelmente o mais hábil de todos os ministros da Defesa’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante cerimônia de comemoração dos 25 anos do Ministério da Defesa, no Clube do Exército. Na foto (da esquerda para a direita): presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos; ministro da Defesa, José Múcio; e Lula (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Presidente participou, ao lado do ministro, de comemoração dos 25 anos do Ministério da Defesa. Múcio assumiu o cargo na esteira de protestos em frente a quarteis e dos ataques de 8 de janeiro.
Guilherme Mazui, g1

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (28) que o ministro José Múcio Monteiro entrará para a história como “possivelmente o mais hábil” ministro da Defesa que o Brasil já teve.

Lula fez discurso, ao lado de Múcio, na comemoração dos 25 anos do Ministério da Defesa, evento realizado no Clube do Exército, em Brasília. Oficiais das Forças Armadas também estavam presentes.

Múcio, que é civil, assumiu a Defesa no início do governo Luiz Inácio Lula da Silva, em um momento em que o país ainda tinha acampamentos, em frente a quarteis do Exército, de simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro pedindo que Lula, vencedor nas eleições de 2022, não tomasse posse.

Na primeira semana de governo, em janeiro de 2023, houve os ataques golpistas às sedes do Três Poderes, e investigações mostraram o envolvimento de alguns militares das Forças.

Um dos principais papeis de Múcio, em seus primeiros meses no cargo, foi distensionar qualquer resquício de ruído entre o governo e as Forças.

“Haverá um dia que a história brasileira haverá de consagrar a tua passagem pelo ministério da Defesa como possivelmente o mais hábil de todos os ministros da Defesa que esse país já teve”, afirmou Lula no evento desta quarta.

‘A gente percebia que muita gente não desejava largar o poder’, diz Múcio sobre Forças Armadas na transição de governo

Em seguida, o presidente disse que o aniversário do ministério serve para celebrar “a verdadeira missão das Forças Armadas”. Segundo Lula, essa missão é garantir a ordem e a soberania do país, sem ideologias políticas.

“Celebramos hoje a verdadeira missão das Forças Armadas, que é de servir a nação brasileira, garantir a ordem, não em nome de uma ideologia ou a serviço de pretensões políticas individuais, mas em nome, acima de tudo, da soberania de um país e da proteção do povo brasileiro”, continuou o presidente.

Inquérito que investiga militares
Nesta terça-feira (27), o Exército Brasileiro abriu um Inquérito Policial Militar (IPM) para investigar quatro militares por possíveis crimes relacionados à elaboração da “Carta ao Comandante do Exército de Oficiais Superiores da Ativa do Exército Brasileiro”.

Essa carta, segundo investigações da Polícia Federal, foi utilizada como instrumento de pressão ao então comandante do Exército, general Freire Gomes, para que ele aderisse a um golpe de Estado em 2022

Em entrevista a jornalistas, ao ser questionado sobreo inquérito, José Múcio disse que, na gestão passada, militares de alta patente tentaram desequilibrar o Exército, o que foi evitado pelo comando da força.

“Foram militares de alta patente que resolveram estimular, vamos dizer assim, o fracionamento do bom equilíbrio do Exército, desestimular o trabalho do general. Ele prontamente, competentemente, abriu inquérito, descobriu os culpados e serão punidos. As Forças Armadas para serem fortes não podem trabalhar sob a aura da suspeição”, afirmou o ministro.

g1

Respostas de 23

    1. Por isso que ele é bom. Ele só conhece a patente de OF. Ele não sabe que existe praça. Então ele não incomoda pedindo reajuste. Todo mundo fica feliz.

  1. Passaràmá para a historia como o único Ministro que não reajustou o soldo. Sua batata está assando Lula e 2026 está logo alí. Marçal Presidente! kkkkkkk

  2. Sinceramente não teremos reajuste algum. Ano passado nada, esse ano nada, ano que vem pelo visto nada, talvez conversem alguma coisa pra ano de eleição, pra tentar angariar votos, mas depois de três anos se lascando, quem tiver coragem de votar nessa corja pra agradecer por possíveis migalhas, realmente merece o governo que tem.

  3. Tem três dias para o Governo incluir no orçamento do próximo ano o reajuste para os militares, dia 31 de agosto encerra o Prazo.
    Lembro Que a grande maioria do funcionalismo civil da União já fez acordos com previsão de 9% Para 2025 e 5% Para 2026, muitas Categorias receberão bem mais que Isto.
    E O Reajuste Salarial Para Os Militares? Ninguém fala, será que vamos ficar mais um ano no zero.
    Tic Tac…. Tic Tac…..

  4. Que mando vive essas “autoridades” ???
    Pra que serve os Órgãos de Assessoramento, que não informam as pere das desde a esmola parcelada em 4 vezes em Set 2016?
    Não teve inflação desde a referida data do início do tal reajuste, não se mede no final do parcelamento. Que coisa heim!!!
    Quem da tropa algum dia confiou neles?

    1. O nosso mundo é diferente do mundo deles, não temos PNR ao chegarmos na GU, movimentações a cada 2 anos ou menos, diárias, motorista, combustíveis, carro oficial, não pagam aluguel, etc … meu pirao primeiro sempre. Não estão nem aí para a inflacao que corroeu a remuneração dos seus subordinados desde o último reajuste.

  5. No site Revista Sociedade Militar tem uma matéria completa versando sobre soldos desvalorizados com a inflação, desde 2016 nao houve reajuste.

  6. O Múcio tem que ganhar aquela medalha pacificador, o pessoal contendora de atritos. Agora, ele poderia ver a questão salarial e parar de jogar para debaixo do tapete, pois já tem muita gente enchendo o saco com questão salarial todo o dia, parece mantra.

  7. Não valoriza a tropa.
    Não consegue 1 real de reajuste para os soldados, cabos e sargentos.
    Esse ministerio da defesa foi criado por fhc, o mesmo que deixou a tropa 8 anos sem reajuste e criou a mp do mal, onde foram retirados direitos dos militares.

  8. Na verdade ele só conhece oficiais generais, almirantes e brigadeiros e que esses estão de bolsos recheados, porém os praças de baixa patente e pensionistas ele não conhece a triste realidade salarial é por isso que ele é bom para o governo não reinvindica nada para o pracinha….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *