O comandante Militar do Sul e da operação, General Hertz Pires do Nascimento, recebeu a homenagem em nome das forças e instituições envolvidas
Em comemoração ao Dia do Soldado, a Operação Taquari 2 foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), em Grande Expediente. Através do Comandante Militar do Sul e da operação, General Hertz Pires do Nascimento, as forças e instituições envolvidas receberam o reconhecimento pelo trabalho, considerado como a maior atuação da história do Exército Brasileiro.
A sessão, proposta pelo deputado Delegado Rodrigo Zucco, foi realizada na tarde de quarta-feira no Plenário 20 de setembro da ALRS. O parlamentar ressaltou que o trabalho realizado por todos os envolvidos na maior catástrofe natural do Estado motivou a homenagem, justamente na semana em que é lembrado o Dia do Soldado. “Sou apenas o instrumento da homenagem prestada pela Assembleia Legislativa e por todos os 55 deputados, àquelas instituições que, no momento que o Rio Grande do Sul mais precisou, estiveram juntas e unidas. E são verdadeiros heróis que, em vida, nós estamos aqui homenageando, assim como a sociedade civil, que de forma organizada acolheu, protegeu e salvou vidas”, justifica.
Para Zucco, através da atuação da Operação Taquari 2, é possível aprender com o que aconteceu, para que não ocorra mais. O deputado, porém, ressalta que não se pode deixar de pensar na retomada do Estado em todas as áreas. “Temos desafios muito grandes pela frente, desde a questão da educação até a saúde. E principalmente a nossa economia, que já sente os impactos. Está na hora do povo gaúcho, mais uma vez, de forma unida, se levantar e exigir do governo federal a amnistia das dívidas que o Estado tem”, afirma.
Já o homenageado, General Hertz Pires, afirma estar honrado com o reconhecimento dos deputados e feliz por representar os integrantes do Exército Brasileiro, Marinha e Força Aérea, assim como as entidades, municípios e governos envolvidos. “Tem sido, para mim, uma honra comandar esta que tem sido identificada como a maior operação já realizada pelo Exército Brasileiro, em termos de intensidade e esforço. Eu diria que é a missão de nossas vidas. Receber uma tarefa como esta tem sido para nós uma honra”, ressalta.
O general afirma, ainda, que fazer a melhor entrega possível para a sociedade gaúcha vem sendo o grande objetivo, desde o início das atuações. Nesta fase, a operação está focada em restabelecer as ligações no interior do Estado, além de ajudar a Defensoria Pública da União a levar a cidadania a todos os municípios.
Há ainda, conforme o comandante, a preparação para um novo episódio de chuva que pode ocorrer em setembro. “Considerando a questão das bases hidrográficas, que provavelmente estão assoreadas, nós entendemos que temos que estar em alerta. Esperamos que não aconteça, mas não podemos deixar de estar preparados para atender a outra emergência similar a essa”, conclui.
Além da homenagem, durante a sessão, a Banda do 3º Batalhão de Polícia do Exército fez uma apresentação. Foram entoadas a música “Gritos de Liberdade” e a Canção do Exército, que foi cantada pelos militares presentes. Assim como o General Hertz Pires, o evento foi prestigiado por diversas autoridades políticas, miliares e representantes das entidades envolvidas.
De acordo com dados divulgados, a Operação Taquari II é responsável pelo resgate de 71 mil pessoas e 10 mil animais. Além disso, 157 escolas foram recuperadas e entregues, assim como 27 unidades de saúde. Durante a operação, também foram realizados 62.590 atendimentos em saúde,
19.100 assistências nas ações cívico sociais e foram instalados 13 pontos de travessia em diversos municípios.
3 respostas
O Exército É aquele homem vaidoso que, por sê-lo, as mulheres se Aproveitam dele como bem querem, e ele acha graça nisso, sem perceber que está sendo apenas usado pelas espertas, astutas de plantão.
agora você disse tudo
Homenagens e mais homenagens e nada na carteira.
Nosso salário é vergonhoso.