FAB conclui primeira fase de curso criado em resposta à catástrofe climática no RS

CONCLUSÃO ESTÁGIO PARA CABOS DA FAB

 

Cerimônia marca conclusão da primeira fase do Estágio de Adaptação para Cabos

 

Tenente Eniele Santos, Tenente Scarlet
Canoas (RS) – A Base Aérea de Canoas (BACO) realizou, nesta sexta-feira (16/08), uma cerimônia militar alusiva à conclusão da primeira fase do Estágio de Adaptação para Praças na graduação de Cabos do ano de 2024. O evento, que contou com a presença de diversas autoridades militares, teve um significado especial, pois surgiu de uma iniciativa do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, em resposta às fortes chuvas que devastaram o Rio Grande do Sul (RS).

A cerimônia contou ainda com a presença do Comandante Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, do Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Vincent Dang, entre outras autoridades civis e militares.

O destaque da cerimônia foi a conexão entre o concurso e a situação crítica vivida pelo estado, severamente afetado por enchentes e deslizamentos de terra. O Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno idealizou o concurso como uma forma de prestar apoio às comunidades atingidas e mostrar o compromisso da Aeronáutica com a recuperação e ajuda humanitária e, para a efetivação do processo, o Comando-Geral do Pessoal (COMGEP) foi o responsável pela publicação do aviso de convocação, participando, assim, das fases da seleção.

Em seu discurso, o Comandante da Aeronáutica expressou o impacto pessoal e institucional do concurso. “Este evento é mais do que uma celebração da conclusão de uma fase do estágio; é também uma demonstração do nosso compromisso com aqueles que foram atingidos pelas recentes chuvas na região. A ideia de criar este concurso surgiu como uma forma de oferecer não só suporte militar, mas também um gesto de solidariedade em um momento de grande necessidade para o estado. Dar emprego àqueles que perderam tudo”, declarou.

A primeira fase do Estágio é um marco crucial na formação dos cabos, pois significa o início de uma nova etapa na vida desses 224 jovens na Força Aérea Brasileira (FAB). Assim, a cerimônia foi marcada por momentos de orgulho e reconhecimento, com a entrega de distintivos aos concludentes do Curso. Eles foram elogiados pelo esforço e dedicação demonstrados durante o estágio, que envolveu treinamento e preparação para suas futuras responsabilidades como cabos.

O Chefe do SEREP-CO, Coronel de Infantaria Marcos Paulo, também fez uso da palavra para ressaltar a importância da integração entre a missão militar e o apoio às comunidades afetadas. “A conclusão desta fase é um testemunho do trabalho árduo e da determinação dos nossos novos cabos. O fato de que esta cerimônia tem uma ligação direta com a ajuda às vítimas das chuvas reforça o valor do nosso trabalho e a relevância de estarmos sempre atentos às necessidades da população”, afirmou.

O Destaque Padrão da turma, Douglas Vieira Martins, morador do bairro Matias Velho, em Canoas, contou um pouco sobre os momentos vividos durante o ápice das enchentes. “Nós tivemos o bairro totalmente alagado pelas águas que chegaram a bater no segundo piso, foi muito triste. Agora, eu vou ser motorista no Corpo dos Bombeiros aqui da Base Aérea de Canoas. É uma expectativa muito grande realmente, por essa nova etapa, não só na minha vida, mas também na vida da minha família. Sempre tive esse sonho, já fui soldado aqui na Força então, quando houve essa oportunidade de voltar para a caserna, eu não perdi tempo. Eu estou muito feliz, muito orgulhoso por hoje estar vestindo essa farda. É com muito orgulho que vou servir ao meu Estado”, disse.

A cerimônia foi encerrada com um forte sentimento de missão cumprida, reforçando o papel da Força Aérea com a solidariedade e com a formação de profissionais altamente capacitados. O evento não apenas celebrou a conclusão do estágio, mas também destacou o impacto positivo e a responsabilidade social da Aeronáutica.

O primeiro colocado da Turma Pampa, Marlon Pereira Soares, falou sobre sua alegria em incorporar na Força Aérea. “Eu sempre tive o sonho de ingressar para as Forças Armadas e poder ajudar tanto o Brasil quanto o nosso estado, o Rio Grande do Sul! Agora, como Cabo da Força Aérea quero, cada vez mais, me aperfeiçoar e fazer o meu papel da melhor forma possível”, ressaltou.

O Tenente-Brigadeiro Damasceno concluiu a cerimônia com um agradecimento a todos os envolvidos e um apelo para que o espírito de solidariedade continue a guiar as ações da Força Aérea. “Estamos aqui para apoiar e servir, e é por meio de iniciativas como esta que mostramos nossa verdadeira força e compromisso com o bem-estar da nossa nação”, finalizou o Comandante da Aeronáutica.

Os novos Cabos seguem para 2ª fase do Estágio de Adaptação, que visa adaptar o incorporado à atividade funcional por intermédio do trabalho na respectiva área de atuação.

Fotos: Sargento Rosana e Soldado Pacheco / BACO

FAB – Edição: Montedo.com

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo