Exército inicia processo para a escolha de novos blindados de combate

Blindados Tecnologia & Defesa

 

Força planeja adquirir 78 viaturas blindadas de combate de fuzileiros e 65 viaturas blindadas de combate carro de combate

 

O Estado-Maior do Exército (EME), através do Escritório de Projetos do Exército (EPEx), lançou no dia 1º de agosto o edital da consulta pública (“request for information”/ “request for quote” – RFI/RFQ) 02/2024 para sondar o mercado nacional e internacional sobre à possibilidade do fornecimento de 78 viaturas blindadas de combate de fuzileiros (VBC Fuz) e 65 viaturas blindadas de combate carro de combate (VBC CC), dentro do Programa Estratégico do Exército Forças Blindadas (Prg EE F Bld).

De acordo com os documentos disponibilizados, essa consulta visa “obter informações técnicas e necessárias para orientar o futuro processo de obtenção das VBC Fuz e VBC CC”, destacando a “comunalidade das plataformas” para as duas viaturas e nacionalização de seus componentes.

As empresas interessadas terão até o dia 8 deste mês para se manifestar e poderão baixar toda a documentação no site do EPEx.

Na edição numero 175 da revista Tecnologia & Defesa, recém lançada, foi publicado o artigo “O desafio futuro dos carros de combate do Exército Brasileiro” onde é feito uma completa análise dos requisitos apresentados pelo EB e as opções do mercado

Teconologia&Defesa – Edição: Montedo.com

Respostas de 11

  1. Poucas unidades do VBC CC. Os mísseis anti-carros cada vez mais eficientes, mas deveriam comprar mais unidades. O Leopard 1A5 tem mais de 200 carros.

  2. Essa qtd é baixa mesmo. Mas faz parte do processo licitatório. Envolve a dispnibilidade de recursos e analise de riscos. Ou seja, se encomenda 78/65 viaturas tem que demonstrar que tem recurso orçamentária para 78/65 viaturas, se encomenda 2000/1500 vtr tem que ter recurso pra 3500 vtr. Porém, caso os riscos da contratação sejam ultrapassados e a contratação for bem sucedida, pode-se sempre encomendar mais lotes até concluir a qtd desejada.

  3. O EB tem que mostrar para o governo federal que os militares das forças armadas são investimentos essenciais e necessários a serviço do povo brasileiro. Contudo necessitam que o governo reconheça que os militares são profissionais que fazem jus a remuneração digna e compativel com as funções constitucionais imposta pela CFB/88

  4. O peso de até 50 toneladas limita bastante a escolha de um MBT, tendo em vista que o EB costuma colocar como exigência que o produto não seja um protótipo e que já esteja em produção seriada, hoje temos apenas o Type 10 do Japão nessa faixa de peso, porém custando na casa de US$ 20 milhões.

  5. Os militares brasileiros precisam demonstrar de forma cabal ao povo brasileiro que estão dispostos a cumprirem estritamente suas ( árduas) funções constitucionais sem se envolverem em obscuras aventuras políticas!

  6. Salários muito altos não permitem que sobre dinheiro para aquisição de armamentos. Por que num país onde 90% da população tem que se virar com um salário inferior a 3500 reais, um simples sargento ganha 5000 reais? Não faz Sentido algum isso.

    1. Realmente para os padrões salarias do país e a não exigência de graduação e pós-graduação os militares estão ganhando salários exorbitantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *