Ministros se reuniram com Lula durante a manhã; equipe técnica da Defesa apresentou números sobre investimentos nas Forças Armadas
Os ministros José Múcio (Defesa) e Fernando Haddad (Fazenda) se reuniram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na manhã desta 4ª feira (17.jul.2024) no Palácio do Planalto. O Poder360 apurou que o encontro foi convocado pelo time da Defesa, com pleito principal de evitar a realização de cortes de gastos no Orçamento das Forças Armadas em 2024.
A equipe técnica de Múcio apresentou dados sobre a evolução de gastos e investimentos a militares ao longo dos anos. O tom da reunião foi de cordialidade, em que os presentes ouviram as solicitações. Entretanto, não houve sinalização sobre qual seria o resultado da demanda. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, também estava presente.
O ministro Múcio já havia se reunido com Lula e com representantes da Casa Civil ao longo do mês para falar sobre o assunto. O próximo passo foi levar o pleito a Haddad.
O Poder360 apurou que não houve conversas sobre o Orçamento de 2025. Em junho, a equipe econômica anunciou que seria realizado um corte de gastos de R$ 25,9 bilhões no próximo ano relacionado ao “pente-fino” de benefícios sociais e nos ministérios.
Durante o anúncio, Haddad disse que algumas das medidas poderiam ser antecipadas ainda em 2024. Nos últimos dias, entretanto, tem reforçado que eventuais bloqueios e contingenciamentos no Orçamento de 2024 serão apresentados oficialmente em 22 de julho, na divulgação do Relatório Bimestral de Receitas e Despesas. Ainda não há nada definido, mas o valor bloqueado deve ser na casa dos 2 dígitos, no mínimo, de R$ 10 bilhões.
Os bloqueios no Orçamento se dão para atingir as regras propostas pelo novo marco fiscal. São realizados quando as despesas estão próximas de superar o teto estabelecido. O contingenciamento diz respeito só aos gastos discricionários (não obrigatórios) –geralmente usados como investimentos.
Haddad disse na 3ª feira (16.jul) que “possivelmente” devem ser realizadas restrições na peça orçamentária.
A Previdência dos militares foi outro assunto não tratado na reunião realizada nesta manhã. Parte da equipe econômica já defendeu publicamente que uma revisão da categoria deve ser feita como forma de cortar gastos, possivelmente depois das eleições de 2025. Há resistência no setor.
O Poder360 apurou que as medidas consideradas mais extremas e impopulares devem ser analisadas só depois das eleições municipais. Muitos congressistas vão querer emplacar candidatos para as prefeituras. Uma associação a ações controversas deve dificultar a tramitação no Legislativo.
22 respostas
O Manequim de funerária não fala nada sobre a reposição dos soldos!!
Estamos SEM REAJUSTE desde 2016!!
Os “patriotas” estavam certos!!
A esquerda vai nos matar de fome!!!
Os patriotas fariam o mesmo.
Aliás fizeram.
So “os altos estudos” com seus doutorados de 20 páginas se deram bem
Caro Anônimo, que postou às 18:57 hs, se o PR anterior tivesse reajustado o nosso soldo, conforme prometeu durante quase 30 anos, hoje não estaríamos mendigando uma migalha do atual PR. Eu me sinto traído pq sei o que a Esquerda pensa de nós; só não contava com o que o fogo amigo iria nos causar.
Nem reajustou das FA nem.da PF, PRF…de servidor nenhum.
Houve reajuste sim, se vc não foi contemplado, é outra história. Quem vai nos matar de fome são exatamente esses que vc, equivocadamente, chama de patriotas. Seja verdadeiro consigo mesmo, fale a verdade.
Caro Anônimo, do post das 22:41 hs; eu não acredito que o sr seja um militar das FAs, pois só deve estar olhando para o seu umbigo. Aliás, esse tem sido o tom de muitos “militares” que postam neste canal: “se eu me dei bem, às favas os outros”. Ou, talvez o sr seja algum inimigo infiltrado na nossa trincheira, com o intuito de desacreditar a luta dos graduados e das pensionistas que tiveram prejuízo com a Lei do Mal.
Nao houve reajuste nos soldos, houve reestruturação na carreira, precisa desenhar?
Esse mamulengo e nada é a mesma coisa.
Tamos ferrado com a Esquerda.
Façam o L bando de trouxas
É o grosso entrando na milicada KKkkk.
Como os oficiais da MB falam, se safem, Vá partir, eu só quero o pronto, Tá na onça corre atrás, A marinha manda machar, cumpra e depois pondere, licença só quando terminar a faxina, não quer pede baixa e por aí vai….
Empurra um corte Taxadd KKkkk.
Tudo isso acontecendo e eu aqui na reserva dando milho aos pombos.
É chegada a hora da volta dos panelaços!!!
Praças estão na Penúria!!!
Reajuste já!!!
Pediu também um reajuste para os militares?
Praticamente Todas As Categorias Do Funcionalismo civil da união Já Foram Contempladas Em Acordos Na Mesa Permanente De Negociação Do Governo em 2024, Com acordos de reajuste para os próximos dois anos.
Se Esqueceram de nós ou Será Revanchismo?
Vamos ficar Mais um ano sem reajuste?
Não tem reajuste mesmo, pode cortar tudo.
Gente, não estou entendendo! cadê o grande Hélio Bostonaro, o deputado MILITAR que nos representa?????
A bancada da bala e da bíblia unidas poderiam pedir um reajuste para as FFAA, pois afinal ambas representam o voto militar!
O papagaio de pirata que virou deputado federal sem nenhum conhecimento de porcaria nenhuma, só imagino como este ser virou subtenente do exército, pois deve estar a pampa ser militar do exército…kkkkkkkkkkk
Esse orçamento pode ser cortado à vontade. Não teremos reajuste mesmo, então que comece logo o meio expediente.
Se existe um traidor, nessa confusão toda de aumento salarial , para os praças da Ativa , reserva , reformado, e as pensionistas, Chama Jair Bolsonaro. O politico que ficou 30 anos, enganando os praças,com promessas de reajuste, Assumiu o poder, e virou as costas para os praças das Forças Armadas, que o elegeram, Vereador, Deputado Federal e Presidente, Triste não.
Não.
Pois é, prezado Antonio Carlos Gomes, infelizmente, muitos presentes neste canal se recusam a acreditar no mal que o falso Messias causou ao grupo citado por V. Sa. Eu acredito que estes, que nos acusam de “fazer o L”, são parte do grupo que foi beneficiado com os “Altos Estudos” ou são inimigos infiltrados na nossa trincheira, com o intuito de desacreditar aqueles que lamentam terem sido enganados pelo PR anterior. Ainda, esses inimigos internos dificilmente ouviram as promessas do JMB ás distâncias das OMs, pq ele era proibido de se aproximar dos portões dos quartéis.
“Temos como herança desse governo, que citei agora há pouco, a MP 2215, que esperamos não deixar completar 19 anos”, declarou Bolsonaro em seu discurso ao dar posse ao novo Ministro da Defesa nessa quarta-feira. A MP foi sancionada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em 31 de agosto de 2001.
Dito isto, ela completará 23 anos dia 31 de agosto.
Esquece aumento para o ano que vem, e talvez para os próximos kkkkkkkk
A vida segue amigos da Familia Militar, Familia disunida. por isso os praças estão sofrendo nos grandes centros, com alugueis e impréstimo, para completar os vencimentos. os estanhos superiores estão numa Boa, eles tem altos estudos ,esse é o braço forte, triste não.
Me lembro desse discurso. Não só deixou completar, como ainda piorou o que já estava ruim.