Informações da PF são baseadas no depoimento de Osmar Crivellati, mensagens e vídeos
Eduardo Barretto
O tenente-coronel Mauro Cid usou sua casa no Setor Militar Urbano para repassar a outro auxiliar de Jair Bolsonaro um relógio Rolex recomprado pelo advogado Frederick Wassef que havia sido presenteado ao governo brasileiro. O local fica próximo ao Quartel-General do Exército e tem segurança reforçada.
As informações foram citadas pela Polícia Federal (PF), com base em mensagens, vídeos do aeroporto de Brasília e no depoimento de Osmar Crivellati, que trabalhava com Cid como ajudante de ordens de Bolsonaro.
Em 2 de abril do ano passado, Cid chegou a Brasília carregando na mochila um relógio Rolex que havia sido recomprado nos Estados Unidos às pressas por Wassef, advogado da família Bolsonaro. Wassef havia repassado o item de luxo para Cid no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, segundo depoimento de Cid à PF. O entorno de Bolsonaro corria para devolver à União os bens vendidos irregularmente, temendo uma iminente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU)
Osmar Crivellati disse aos investigadores que buscou Cid no aeroporto de Brasília naquele dia e que o levou até sua casa no Setor Militar Urbano. “Após o desembarque das filhas [de Cid], Cid aproximou-se do declarante [Crivellati] e lhe entregou o relógio Rolex de ouro branco”.
Cid mora no Setor Militar Urbano, em Brasília. Trata-se de uma área militar, com vigilância reforçada. É onde fica o Quartel-General do Exército, palco dos acampamentos golpistas no fim de 2022, que abasteceram a turba golpista que invadiu as sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro.
A PF indiciou Bolsonaro, Cid, Wassef, Crivelatti e mais oito pessoas no inquérito das joias. Wassef foi indiciado por lavagem de dinheiro e associação criminosa. Agora, a Procuradoria-Geral da República decidirá se vai denunciar os investigados ao STF.
Guilherme Amado (METRÓPOLES)
Respostas de 15
Comentar ok dessa tragédia toda, coisa que invergonha o Exército Brasileiro, com esse tipo de Oficial, e dessa equipe de governo do Bolsonaro, que queria levar vantagem em tudo,onde á ambição falou mais alta, deixando os praças, numa situação critica de vencimentos, só vergonha,Saudade do Gen Castelo Branco,Triste não
O Crivelatti, mesmo com todos os cursos afrouxou a língua.
Não seria falar a verdade junto ao inquérito, bem como não proteger bandido ?
Quem sabe se os cursos fossem de Polícia, nada disso teria acontecido…
Resumindo, só Tinha pilantra nessa equipe…Bem fez o Gen. Santos Cruz em pular fora antes…
Verdade.
“Comando”, “FE”,”faca na caveira” e na hora “h”…
É como ouvia no final dos anos 1990: “brevê e cara feira não são sinônimos de combatente”.
Eu tô começando a achar que esse pessoal “Forças Especiais” do EB são na verdade um monte de bunda rachada. Cid, Crivellati, o outro oficial que desmaiou quando recebeu a PF na porta de casa…
Eu avisei da necessidade da migração! Agora é tarde.
Acho que d3vemos comparar um caso é valor que poderia ser agregado ao País(jóias) outro é valor que foi surrupiado já nosso( lava jato) aí a gente tem saudades de gente mais atual: Gen Vilas Boas.
Esse ja era.
Só que você esqueceu uma coisa e está querendo passar pano no Bolsonaro porque deve ter sido favorecido pela lei perversa 13.954. sim você esqueceu uma coisa da lava jato e qual é? Quantos emprego a lava jato Destruiu? Sim se colocar na ponta do lápis a lava jato foi só para alguns se promoverem tanta que um já passaram o mandato e outros e muitas provas forjadas, tanto que muitos coisas foram anuladas
kkkkkkk, WASSEF, que os integrantes do cLA SABGUESSUGA alcunharam de o ANJO, tambem INDICIADO. O suposto PROTETOR agora nao protege ninguem.
Chego a ter asco, náuseas, eructações e seu resultado a ver como algumas grandes mentes militares, agraciados com altas honrarias, verdadeiros exemplos, se comportavam quando se apagavam as luzes. Nos porões da criminalidade, usando de tudo que e público para seu benefício, até leis que deveriam ser legítimas se utilizavam para benefício próprio. O ápice dessa sujeirada era se utilizar de bens públicos como QG do crime itinerante. Está era a nata do programa idealizado por vB em seu instituto, além de: “Deus, Pátria e Familia.”, um Deus que em nada se assemelha a bíblia, Pátria outra que não as verdes terras e família inexistente. “Gorfei”!
Dura Lex Sed Lex, Belíssimo Comentário, obrigado pela Clareza e realismo nas suas palavras que sempre nos brinda aqui no Fórum.
Gostaria de acrescentar tres aspectos que sempre tenho debatido em todos os Comentários”:
1. o que esperar de um ser Psiquiátrico sempre ligado a atividades criminosas e possivelmente ao trafico carioca, no caso o ladrão de joias, candidato os Acéfalos???
2. O que esperar dos Acéfalos, terraplanistas e negacionistas??
3. Num pais serio, traidores da Nação como bolsonaro a muito tempo estaria no paredón, sendo fuzilado por crime de LESA PATRIA!
4. A historia se encarregará de colocoar na latrina e esgoto não só o bolsonaro como todas as mentes que o apoiaram no cometimento de seus crimes contra o povo brasileiro!
Todo o investimento milionário realizado ao longo da carreira dos militares em cursos, estágios e outros programas de aperfeiçoamento acaba sendo desperdiçado quando o militar é excluído por crimes. Esses militares deveriam indenizar a União por esse desperdício de dinheiro público, já que o conhecimento adquirido foi utilizado para cometer crimes em vez de beneficiar a União.