Vídeo: FAB e Exército fazem evacuação de bebê de oito meses no RS

BEBÊ RESGATADO no rs

Criança que estava com queimadura foi levada para à capital, onde recebeu maiores cuidados
Tenente Mônica Lopes
Fotos: Sargento Mônica / CECOMSAER
Pelotas (RS) – Na madrugada desta quinta-feira (04/07), uma equipe médica da Força Aérea Brasileira (FAB) colaborou em uma Evacuação Aeromédica (EVAM) entre as cidades de Pelotas e Porto Alegre. A operação foi conduzida pelo Comando Conjunto Taquari 2, em um esforço de interoperabilidade entre o Exército e a FAB. A aeronave utilizada foi um HM-3 Cougar, do 2° Batalhão de Aviação do Exército (2° BAvEx).

A missão envolveu o transporte de um bebê de oito meses que sofreu queimaduras graves e precisava com urgência de tratamento especializado em Unidade de Terapia Intensiva. Ele foi levado ao Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre .

“No transporte foi empregada a configuração de UTI Aérea, com dois Médicos, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem e Fisioterapeuta Respiratório. O bebê encontrava-se em estado grave, com suporte de ventilação mecânica. O transporte foi realizado com segurança e o paciente transferido com sucesso para o Hospital com recursos especializado para queimados graves”, disse o Capitão Médico Vinicius Guimarães Tinoco Ayres, que prestou assistência ao bebê durante a evacuação.

Devido à operação ter ocorrido à noite, a tripulação utilizou óculos de visão noturna (NVG, do inglês Night Vision Goggles), fundamentais para as manobras de navegação e aproximação. “O NVG é um grande facilitador em operações noturnas”, destacou o Comandante da aeronave, Capitão Infantaria Guilherme Henrique Lima Delambert.

O bebê foi entregue em estado estável aos cuidados médicos em terra e, após o desembarque da aeronave, foi encaminhado ao hospital por uma ambulância.

Adriana Rosário Barbosa Dutra, avó da criança, expressou sua gratidão à equipe militar. “Fico muito feliz pela agilidade no atendimento. Um dia, meu neto saberá do ato de amor e carinho que vocês tiveram por ele hoje. Muito obrigada”, disse.

Agência Força Aérea – Edição: Montedo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo