Exército vai equipar drones brasileiros com mísseis até 2027

Nauru 1000C 8

Primeiros testes armados do Nauru devem ocorrer em 2025

 

Estadão Conteúdo
[email protected]
O Exército brasileiro vai incorporar uma tecnologia capaz de equipar os drones Nauru 1000C – adquiridos pelas Forças Armadas com a empresa brasileira XMobots – com mísseis. Será o primeiro drone das Forças Armadas com poder ofensivo. Os primeiros testes armados do Nauru devem ocorrer em 2025.

O Exército planeja adquirir os sistemas equipados com mísseis até 2027, no atual ciclo de planejamento estratégico da Força. Atualmente, os drones Nauru já contam com um sistema de câmeras, podem alcançar uma velocidade de 110 quilômetros por hora e têm autonomia de dez horas. Eles são utilizados para reconhecimento aéreo de esconderijos, vigilância de alvos e missões de inteligência. Com a nova tecnologia, os sistemas ganham em poder ofensivo.

O Nauru 1000C – que será equipado com míssil – tem quase oito metros de envergadura e três de comprimento. O drone conta com oito motores com baterias independentes, permitindo a realização de decolagens e pousos verticais automáticos e possibilitando a decolagem e aterrissagem em ambientes críticos.

De acordo com o Exército, a versão armada do Nauru encontra-se em “fase final de avaliação”.
“As capacidades relacionadas aos Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP), mais conhecidos como drones, fazem parte do escopo de três Programas Estratégicos do Exército Brasileiro: Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras(SISFRON), Aviação do Exército (AvEx) e Astros. Há a previsão de obtenção, ainda no atual ciclo do Planejamento Estratégico do Exército (2024-2027), de sistemas equipados com mísseis, tendo como base a plataforma NAURU 1000(XMOBOTS), cuja versão ISR encontra-se em fase final de avaliação”, confirma o Exército.

O primeiro drone Nauru foi recebido pelo Exército em dezembro de 2022 no 2º Batalhão de Aviação do Exército (BAvEx), em Taubaté (SP). À época, o general de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, então Comandante Militar do Sudeste, disse que os drones seriam utilizados “em operações de fronteira, operações em ambientes urbanos e nas operações convencionais”.

“Está colocando o Exercito Brasileiro em outro patamar em termos de tecnologia, inteligência e aquisição de alvos. Esta tecnologia vai nos ajudar muito nas operações na faixa de fronteira, operações em ambientes urbanos e nas operações convencionais mesmo”, disse o general Tomás.

Como mostrou o Estadão, a compra dos drones e prosseguimento dos projetos estratégicos já existentes para a modernização do Exército – como o sistema de foguetes Astros – vão pouco a pouco recuperando a atenção dos militares para o dia a dia das coisas da caserna, afastando a tropa das questões vinculadas à política partidária.

O DIA

2 respostas

  1. Pessoal, sou de direita mas é impressão minha ou o lula pT está fazendo o exercito a segunda revolução em equipamentos e tecnologia ( nos anos 2000 ele tirou os antigos jeep e colocou viaturas novas/ blindados, sistema de mísseis ASTRUS, sistema de comunicação SISTAC, etc).
    Agora em 2024 parece estar investindo pesado de novo em tecnologias de ponta tipo drones, mísseis e novas viaturas guaicurus?????
    Isso somado a promoção do QE a 2 Sgt na primeira fase ( início dos anos 2000) e agora em 2024 a proposta apresentada pelo PT para promover a ST, estou realmente achando que apoiar o bozo foi um equívoco por parte dos VERDADEIROS patriotas!!
    Me ajudem a analisar!!

  2. Vai chover aqui de Comentários rasos e os Mesmos cliches de sempre. Independente de Paixões, os governos de Esquerda tem uma tendencia de serem reformistas e desenvolvimentista. O boom da Petrobras com o pre-sal Também se deu no governo do PT. Antes no Governo FHC tentou-se mudar o nome para Petrobrax para privatizar. Sendo Desenvolvimentista apoiam a industria Nacional. Eu sempre falo, pelos conservadores Ainda Estaríamos na Escravidão. Quando eu vejo aquele pessoalzinho, tipo o meu irmao, com a pele mais bronzeada que o normal dizendo ser conservadora, devem estar sentindo faltado Açoite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo