Ex-presidente, ex-assessores, ex-ministros são acusados de crimes como peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Inquérito investiga apropriação indevida de joias recebidas por Bolsonaro.
Brasília – A Polícia Federal (PF) indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-ajudante de ordens Mauro Cid, o advogado Frederick Wassef, ex-ministros, secretários e assessores nesta quinta-feira (4), no inquérito das joias.
A investigação apura se Bolsonaro e outros assessores que ocupavam cargos no governo se apropriaram indevidamente de joias milionárias dadas de presente quando ele era presidente do Brasil.
Veja a lista dos indiciados:
- Jair Messias Bolsonaro, ex-presidente da República;
- Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Júnior, ex-ministro de Minas e Energia;
- Fábio Wajngarten, ex-chefe da Secretaria de Comunicação Social de Bolsonaro;
- Frederick Wassef, advogado de Bolsonaro;
- José Roberto Bueno Junior, ex-chefe de gabinete do Ministério de Minas e Energia;
- Julio Cesar Vieira Gomes, ex-secretário da Receita Federal;
- Marcelo Costa Câmara, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro;
- Marcelo da Silva Vieira, ex-chefe do setor de presentes durante o governo Bolsonaro;
- Marcos André dos Santos Soeiro, ex-assessor do ex-ministro de Minas e Energia;
- Mauro Cesar Barbosa Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro;
- Mauro Cesar Lourena Cid, general do Exército e pai de Mauro Cid;
- Osmar Crivelatti, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro;
Crimes
Os indiciados são acusados de crimes diferentes. Bolsonaro, por exemplo, foi indiciado por associação criminosa, lavagem de dinheiro e peculato. Ele sempre negou irregularidades (saiba o que dizem os investigados mais abaixo).
Veja a lista de indiciados por crime:
Peculato
O crime ocorre quando um agente público se apropria de dinheiro ou outros bens que estão em sua posse por conta do cargo que ocupa, ou se desvia os recursos em proveito próprio. Pena: reclusão de 2 a 12 anos, e multa.
Foram enquadrados no delito:
- Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Júnior;
- Jair Messias Bolsonaro;
- José Roberto Bueno Junior;
- Julio Cesar Vieira Gomes;
- Marcelo da Silva Vieira;
- Marcos André dos Santos Soeiro.
Lavagem de dinheiro
Representa o ato de ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores que venham de outra infração penal, direta ou indiretamente. Pena: reclusão de 3 a 10 anos, e multa.
Foram enquadrados no delito:
- Fábio Wajngarten;
- Frederick Wassef;
- Jair Messias Bolsonaro;
- Marcelo Costa Câmara;
- Mauro Cesar Lourena Cid;
- Osmar Crivelatti;
Associação criminosa
O crime ocorre quando três ou mais pessoas se associam para cometer crimes. Pena: reclusão, de um a três anos.
Foram enquadrados no delito:
- Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Júnior;
- Fábio Wajngarten;
- Jair Messias Bolsonaro;
- Frederick Wassef;
- José Roberto Bueno Junior;
- Julio Cesar Vieira Gomes;
- Marcelo Costa Câmara;
- Marcelo da Silva Vieira;
- Marcos André dos Santos Soeiro;
- Mauro Cesar Barbosa Cid;
- Mauro Cesar Lourena Cid;
- Osmar Crivelatti.
Crime de advocacia administrativa
O crime consiste no ato de um servidor público defender interesses particulares, junto ao órgão da administração pública onde exerce suas funções. Pena: reclusão de 1 a 3 meses, e multa.
Julio Cesar Vieira Gomes; ex-secretário da Receita Federal foi indiciado pela prática do crime funcional de advocacia administrativa perante a administração fazendária (Receita Federal).
Movimentação na Justiça
O encerramento do inquérito é o momento em que a PF conclui quem praticou crimes – e quais foram os crimes.
O relatório final com as conclusões e os detalhes sobre os possíveis indiciamentos foi enviado ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator do caso.
Caberá também ao Ministério Público, se denunciar, propor ao Supremo Tribunal Federal a forma de aplicação das penas — se pela soma de cada uma das punições ou pela aplicação da pena mais grave, aumentada de uma fração.
Mas a punição definitiva só será conhecida em um eventual julgamento final do caso pela Justiça. Nesta ocasião, o Supremo vai estabelecer a pena de cada um, considerando cada caso individualmente.
Entenda o caso
O ex-presidente Jair Bolsonaro ganhou joias e presentes no exercício do mandato, e investigações da PF mostram que os itens começaram a ser negociados nos EUA em junho de 2022.
Entre elas estava um kit de joias composto por um relógio da marca Rolex de ouro branco, um anel, abotoaduras e um rosário islâmico entregue a Bolsonaro em uma viagem oficial à Arábia Saudita em outubro de 2019.
O que dizem os investigados
O advogado do ex-presidente Bolsonaro, Paulo Cunha Bueno, afirmou que não teve acesso ainda ao relatório da PF, e aguarda o documento antes de se manifestar. Bolsonaro, no entanto, já se pronunciou em outras ocasiões e nega qualquer irregularidade.
O ex-chefe da Secretaria de Comunicação, Fabio Wajngarten, alega falta de provas e diz ter sido indiciado por defender um cliente. Segundo ele, a acusação é “arbitrária, injusta e persecutória”.
“A iniciativa da Polícia Federal de pedir meu indiciamento no caso dos presentes recebidos pelo ex-presidente é arbitrária, injusta e persecutória. É uma violência inominável e um atentado ao meu direito de trabalhar”, escreveu em uma rede social.
O advogado Frederick Wassef enviou uma nota à imprensa, na qual afirma estar passando pelo indiciamento apenas por exercer a advocacia em defesa do ex-presidente, e relata que “Bolsonaro nem Coronel Cid pediram a ele para comprar o Rolex”.
“Entreguei espontaneamente à Polícia Federal todos os documentos que provam isto. Nem eu e nem os demais advogados do ex-presidente tivemos acesso ao relatório final, o que choca a todos, o vazamento à imprensa de peças processuais que estão em segredo de justiça. Estou passando por tudo isto apenas por exercer advocacia em defesa de Jair Bolsonaro”, diz a nota.
O advogado do tenente-coronel Mauro Cid afirmou que o ex-ajudante de ordens está “cumprindo o acordo que fezma com autoridades norlmente. O indiciamento é só mais uma fase das investigações. Nada a declarar”.
38 respostas
As FFAA deixaram que a CANALHADA q aí está STF, PT,PF TSE, PGR,MPF agirem fora da lei e eis aí mais um abuso da CANALHADA
Esses sujeitos cometeram crimes contra a Administração Pública.
Queria o quê ? Só porque são militares deveriam ficar impunes ?
Pelo jeito você foi um daqueles que ficou acampado em frente a algum quartel apontando celulares para o alto à espera de ETs ‘patriotas’ rs
STF, PT,PF TSE, PGR,MPF nenhum destes faz sequer parte das FA para que estas Façam ou deixem de Fazer qualquer coisa.
Centrão militar mostrou ser tão sujo qto centrão político
Eu sempre votei nesse fela. Com suas promessas ele levou ao erro, durante 30 anos, os veteranos e as suas pensionistas. Ao atingir o apogeu, ele virou as costas para o seu público fiel, se aliando aos generais que sempre o trataram como um leproso. Hoje, arrependido de ter confiado nele, eu desejo que a justiça faça a sua parte e esse falso Messias pague pelos seus (inúmeros) crimes.
Olha, esse daí ficava lá na Praça Mauá pedindo voto para a vereança e depois para Deputado. Sua principal bandeira era o Porte de Arma para as Praças, como se fosse o Chefe do Executivo, cheio de promessas vazias, enganando o pobre do eleitorado que não sabia distinguir competências. Foi eleito para gritar, melhor deveria eleger uma vitrola, a qual não gasta muito e grita muito mais.
Os Generais e Bolsonaro não deram aumento pata os Prejudicado, cadeia pra todos eles. Vingança dos QE’s.
Olha, se trata de uma plêiade de crimes, dentre eles o de OrCrim, ou seja, vai passar dos dois anos por conta do cúmulo das penas. Daí, o STF já julga a indignidade, não vai deixar um tribunal inferior fazer isso, logo sai uma jurisprudência deste caso. Tudo expulso, amém 🙏! Acredito na justiça. A lei é dura, mas é lei e deve ser cumprida por todos.
Eles só deram aumento para os oficiais e nos prejudicou Dura Lex Sed tomara que vão Preso.
Vocês Jurunas e QE foram também atendidos pela Reestruturação. Ninguém teve Decréscimo de salário.
Juruna não precisa de aumento, ganha muito bem.
Só os oficiais são dignos de reposição das perdas salariais provocadas pela inflação.
Oficial tem dedicação integral e mais responsabilidades.
E correção da tabela do Adicional de Habilitação, de 73% para 100% do Soldo (meritocracia).
Lixo humano 🤮 idiota e babaca 🤮 mentalidade de muitos militares imbecis.
Não Sou lixo humano não, sou Juruna realista, justiça é meu lema, doa a quem doer.Nossos Oficiais sao os profissional mais preparado do Brasil. Sou Juruna mais não só burro.
De novo isso ai?
Estão falando de presentes, n ão é?
Caramba, parece proposital esse assunto recorrente, daqui a pouco vem o caso do petroleo nas praias do nordeste, da queimada na amazonia com leonardo dicaprio e a menininha zangadinha.
Daqui a pouco será o caso dos palavroes.
Detalhe: fonte g1
Bolsonaro nunca enganou ninguém, todos sabiam de quem se tratava e ele sempre deixou bem claras suas idéias e sempre agiu da mesma forma.
Tudo dentro da lei, com direito a ampla defesa e ao Contraditório. Daqui a pouco Sai o indiciamento dos atos anti-democráticos, esperem só o tamanho da rela.
Avisei desde do início aqui se faz paga
Esse Crivellatti parecia “melhorzinho” quando foi no CAS dar palestra e pagar embuste como Adj Cmdo Ex.
A maldição da lei 13954: “Não há como um dia após o outro e uma noite no meio”.
Almirante Bento, um homem acima de qualquer suspeita, uma vida dedicada ao mar, trazendo muamba escondida na bagagem a mando do chefe, mentindo ao nao declarar bens na receita, pego pelo auditor com a boca na butija, que vergonha Almirante Bento, que mancha para a gloriosa Marinha
Está aí uma das muitas justificativa de o pessoal ter querido um golpe e assim podendo permanecer no poder para ocultar as falcatruas e o ilícito. Em breve não se espantem quanto vier as investigações sobre a falcatrua da lei 13.954 e por que mais adiante vai ser julgado incondicional. Como já tinha previsto no início o presidente não ia se indispor com os generais e com passar do tempo as. Coisas iam mudar. Acredito que a partir de 2025. Outa conta que muita gente vai pagar. Se não tivessem aprovado a lei 13.954 todos já estávam com reajuste. Obs: para o pessoal que acha que a lei 13.954. não vai ser revista é lógico não vai ser revista mas ser julgada incondicional e 2025 e aí vão fazer a verdadeira reforma da previdência. Isso não quer dizer que vão prejudicar ou favorecer alguém como fez o indiciado Jair Messias Bolsonaro o falso Messias o paí da mentira o 👿 diabo em pessoa.
“investigações sobre a falcatrua da lei 13.954”
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A Lei é “incondicional”.
Hahahaha Hahahaha Hahahaha
Inconstitucional
A Lei do General é “incondicional”.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Aguarde 2025. Talvez você não acompanhou uma audiência pública e onde foi detalhada a inconstitucionalidade da lei 13.954 simplesmente por que estão tirando os valores onde não podiam sair para os altos estudos e assim por diante e foi minimamente detalhado e lula como não é bobo disse esse ano ia passar só que ano que vem nada passará. Então aguarde e assim como a isonomia dos QEs não está morto quem acha. Aguardem até o término do mandato e veremos com quem vai estar a razão. Nada melhor que um dia após o outro. O tempo é o senhor absoluto da razão.
Crivellati…. Esse foi um choque de realidade. Nos tempos de CFS esse camarada era uma lenda entre os instrutores….
Cebozo colhendo o que plantou, obrigado Deus!!
os qe ta preocupados, é melhor ser injustiçados de que cometer injustiças. obrigado Deus pelos livramentos. deus proverá a justiças para as classes prejudicadas
Bolsonaro é seus generais na cadeia.
Fiz o L e farei o L novamente em 2026, “o Choro é Livre “
Negativo!
Esse indiciamento é “incondicional”.
Você Fez o L e ficou sem promoção a Sube QE sobrenatural.
Ficou Sem sem “aLmento”, mas, com picanha a R$ 100,00 Kg:
“o Choro é Livre “ 😭
Faça o L quantas vezes quiser e puder, afinal o voto e seu e democracia e assim, quem não gosta vai para Coreia do Norte. 🤣
Mortadela detectado. Todo QE é PeTê.
esse votou no painho no escurinho da urna eletrónica.
As redes sociais deram voz a milhares de imbecis vociferando seu ódio e inveja.
A Inveja É o seu forte
Fiz o L e vou ficar fazendo de livre escolha o L e a arminha mata fique sabendo. Não posso pano no Bolsonaro. Desafio aqui vamos ver quem foi melhor para os militares? Mas não para uns e para outros não . pois todos são militares e tenho certeza numa guerra ninguém vai querer ir sozinho. Quem investiu mais nas forças armadas o Bolsonaro ou Lula? Podem fazer a comparação sem paixões e viés políticos. E os que achem que os QEs ficariam sem promoção, quero lembrar que o mandato do presidente Lula não terminou ainda. Os altos estudos até na frente da polícia desmaiaram e a meritocracia a gente pode discutir e eu posso a usar onde eu a querer no ponto de vista em está errado falar em meritocracia e achando que na guerra vai adiantar alguma coisa. Pois a teoria é a teoria e a prática leva a perfeição.
Tem a questao das minutas, o advindo dos poroes do baixo clero especialista em fake e traira mor, ta mais enrolado que fio de bobina, kkkkkkk.