Ambos os militares integravam a guarda das residências oficiais de Lula e Alckmin
Estadão Conteúdo
Entre maio e junho deste ano, dois militares que cuidavam da segurança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de seu vice, Geraldo Alckmin (PSD), tentaram cometer suicídio com as próprias armas, segundo apuração da revista Veja confirmada pelo Estadão.
Um dos militares, que guardava o Palácio da Alvorada, a residência oficial de Lula, tentou tirar a própria vida depois de se separar-se da esposa. Ele acertou um tiro no próprio peito, que não o matou.
O segundo caso é de um militar que cuida do palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente, que acabou tirando a própria vida. Não se sabe onde foi o tiro e nem a razão para a tragédia.
A segurança de Lula e de Alckmin passará por mudanças e substituições. A ideia é que militares mais experientes sejam escalados, e a guarda presidencial passará a olhar para a saúde mental de seus soldados com mais cuidado. O Exército está investigando as duas fatalidades.
Onde buscar ajuda?
Se você está passando por sofrimento psíquico ou conhece alguém nessa situação, veja abaixo onde encontrar ajuda:
Centro de Valorização da Vida (CVV)
Se estiver precisando de ajuda imediata, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV), serviço gratuito de apoio emocional que disponibiliza atendimento 24 horas por dia. O contato pode ser feito por e-mail, pelo chat no site ou pelo telefone 188.
Canal Pode Falar
Iniciativa criada pelo Unicef para oferecer escuta para adolescentes e jovens de 13 a 24 anos. O contato com o Canal Pode Falar pode ser feito pelo WhatsApp, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.
SUS
Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) voltadas para o atendimento de pacientes com transtornos mentais. Há unidades específicas para crianças e adolescentes. Na cidade de São Paulo, são 33 Caps Infantojuventis e é possível buscar os endereços das unidades nesta página.
Mapa da Saúde Mental
O site Mapa da Saúde Mental traz mapas com unidades de saúde e iniciativas gratuitas de atendimento psicológico presencial e online. Disponibiliza ainda materiais de orientação sobre transtornos mentais.
CORREIO DO POVO – Edição: Montedo.com
15 respostas
E o Exército Brasileiro não tem psicólogos não?
Manda seus militares procurar o SUS , CVV a caixa prego.
Façam concursos públicos para Psicólogos ou seleção temporários.
Ou só interessam contratar pintos e capinadores?
Vejam a carreira e os salários dos graduados, isso também afetam psicologicamente o ser humano.
Tem psicólogo sim mas, colocaram estrelas gemadas neles e não atendem mais, estão em outro nível. Nível não faz nada e ganha bem.
Tem psicólogos que atendem, com ou sem gemadas. Não fale sobre o que você desconhece, suicídio é um assunto muito sério.
Sim tem psicólogos e psiquiatras, mas quanto a esse assunto, toda ajuda é válida, principalmente de amigos e familiares.
Miséria e desespero junto com abandono e descaso; estudem senhores, estudem e procurem por salários e vida digna!
Ao contrário do que mtos pensam nem todo militar ganha como general. Há setores que estão sem reajuste desde 2019. Militares mergulhados em dívidas, isso acaba refletindo dentro do casamento.
Se continuar sem aumento vai haver uma debandada, ninguém aguenta tanta sacanagem, salário defasado, escala de serviço apertada, e ainda aturante chefe que e um saco, mudar e preciso acorda Brasil.
Pena que esses comentários não são lidos pelos comandantes das Forças.
Olha que os comentários chegam sim a eles.
No montedo não!!! Mas no Exército da Depressão é lido e conhecido por todos! É só uma questão de tempo para viralizar maus ainda.
GSI deveria ser por concurso público com preparo intelectual e físico, além disso um curso de formação específica.
Sem política, sem Generais, Coronéis e sem amadores. Idade mínima é máxima, FFAA, Polícias Militar, Civil, PF, PRF, CBM.
Hoje em dia, até segurança de quadra está virando polícia, GM, trânsito…todos usando armas e carros com luz vermelha e sem Preparo, não é compreensível por que o GSI não venha ser uma Polícia, hoje tendo apenas poder de polícia precário.
Mas tem uma campanha para evitar o suicidio, chamada Setembro Amarelo, ja é alguma coisa.
Tem Q acabar com esse SGD e pra político isso puxa saco VERGONHA
Meus sentimentos a família dos soldados.
O Exército precisa olhar para saúde mental dos soldados mas também num aspecto fundamental que é o soldo do soldado, para buscar o mínimo de dignidade…
Os psicólogos são bolsonaristas. Devem ter aconselhado o soldado a se suicidar!
Se lembra do presidente Figueiredo quando indagado o que faria se ganhasse um salário mínimo?