Gleisi Hoffmann propõe ao Executivo a criação de Quadro Especial para músicos do Exército

Banda do 3 RCG na embaixada do Irã

 

Proposta pretende corrigir distorções na carreira dos graduados músicos
Por iniciativa da Deputada Gleisi Hoffmann (PT), a Câmara dos Deputados encaminhou ao Executivo em 22 de abril a Indicação para criação do Quadro Especial de Subtenentes e Sargentos Músicos do Exército Brasileiro (QESSMEx), como Quadro de carreira.

A INC 247-2024 pretende corrigir distorções específicas na possibilidade de progressão dos graduados músicos.

Carreira confusa
Ao longo do tempo, os músicos de carreira do Exército sempre estiveram à mercê de portarias e outras normativas que, ao invés de dar clareza e linearidade às regras vigentes, contribuíram para tornar muito confusos os processos de promoção.

É preciso ressaltar que, ao contrário do Quadro Especial de Terceiros e Segundos Sargentos (QE), até 2002 o acesso à carreira de músico militar se dava mediante concurso público, que permitia a promoção a graduação de Cabo Músico.

Diferentemente dos demais graduados de carreira, cada uma das promoções posteriores, a 3º, 2º e 1º Sargento Músico, Subtenente Músico, Mestre de Música e Oficial Regente de Música., eram precedidas de avaliação específica. Os processos e prazos para cada avanço, no entanto, sempre estiveram sujeitos ao reduzido número de vagas existentes para promoção.

Por já terem atingido a idade máxima para a realização do Concurso de habilitação à 3º Sargentos, muitos militares tiveram que optar entre permanecer como Cabos Músicos, sem a possibilidade de promoções, ou migrar para o Quadro Especial de Terceiros e Segundos Sargentos (QE).

Situação permanece
Essa situação ainda atinge os músicos que ingressaram na Força antes da criação, em 2006, do Curso de Formação de Sargento Músico, que funcionou inicialmente na Escola de Instrução Especializada (EsIE).

Mais sobre a INC 247-2024

Texto integral: INC-247-2024 MÚSICOS

Tramitação

Participe do debate no site da Câmara

40 respostas

  1. A Deputada poderia também propor A Presidência da República, que concedesse também aos militares, um reajuste de 9% em 2025 e 5% em 2026, a exemplo do que esta sendo concedido a maioria Dos servidores civis da União, já acordado na Mesa Nacional de Negociação Permanente em 2024.
    Muitas categoria vão receber índices maiores que Este, a exemplo PF, PRF, policiais penais e professores das universidades e institutos federais.
    O Prazo Para nos incluir Nosso Reajuste no orçamento do próximo ano está se Esgotando.

    1. Bom dia sT com cHQAO procure se informar o que aconteceu com a turma de músicos concursados que foram obrigados a sair sgt QE devido que foi trancado o concurso desses militares, antes de falar sem ter conhecimento, meu camarada músico só entra no exército através de concurso, não leve como mijada é só uma orientação.

    2. St ten com CHQAO “todos os músicos mencionados são CONCURSADOS ” foram jogados no quadro especial a revelia.
      O senhor não faz nem ideia sobre o que aconteceu com esses militares

    3. Essa iniciativa da Deputada Gleisi Hoffmann é bem vinda, pois os músicos militares SEMPRE foram (e são) mais cobrados nas promoções q as demais QM do EB. EsMB 1995!!!

  2. Quer ver economia na força? Ai vai o bizú:

    Tirem de imediato as filhas, Saudáveis, menores de 45 anos, inclusive, que recebem pensão do pai falecido;

    Façam um pente fino no restante das filhas, tirando do bemefício as casadas, as que moram com companheiro, que moram com os filhos, que tem outra renda…;

    Pente fino nos golpistas, pricipalmente temporarios, encostados na força (FUSEX) sem necessidade;

    30% dos PTTC na rota!!!! No lugar desses contratar Cabo e Sargento Técino, estes vão render o tripolo daqueles;

    Acabar, DEFINITIVAMENTE, com a aposentadoria da filha; e

    Aumentar o desconto da Pensão Militar das viúvas.

    1. Isso! Basta apenas juntar os cientistas do IME e do ITA, criar a máquina do tempo, voltar ao passado e alterar a legislação à Respeito! Muito bem pensado!

      1. Pelo jeito, além de recalcado, não é casado, não tem filha e mesmo com CHQAO, ainda não saiu Oficial, faz tanto tempo que anda por aí destilando amarguras, que já já a galinha preta pega ele.
        De outra forma, se tivesse uma esposa, lutaria pelos direitos dela, se tivesse uma filha, igualmente o faria, mas deve andar por aí sólito, andando que nem folha seca, empurrado para qualquer lado, por qualquer vento que sopre para qualquer lado.

    2. tu só pode ser perturbado viu
      os salários de militares está defasados os gados acreditavam q Bolsonaro iria da aumento e ñ foi isso q aconteceu

  3. Pronto!
    Tai aí para quem disse que o pessoal QE não saia Suboficial, tomem esse chá agora: esse documento (INC 247-2024) visa a criação do QUADRO ESPECIAL de Subtenentes e Sargentos Músicos do Exército Brasileiro (QESSMEx), como Quadro de carreira.
    Hermes que sempre lutou contra os QESA é um derrotado!
    Vai ter QE Músico saindo oficial pois o interticios serão menores!!!

  4. Tenho que admitir, o idoso vesgo, o TC fake news, entre muitos outros, não fazem absolutamente nada em prol dos militares, a não ser por eles mesmos.

    A deputada Gleisy fazendo história.

  5. Ah, sim, serão promovidos. Todos!

    O que mais o país tem é dinheiro para isso. (SAP: contém ironia)

    O ministério da defesa já se pronunciou contra essa indicação.

    Notícia “requentada”.

    E ainda mais agora que o governo quer cortar gastos com as FA.

  6. Mais Q justo pois os hoje 2°Sgt Qes músicos adquiriram sua primeira promoção através de concurso público e depois de várias mudanças Q prejudicaram sua carreira tiveram Q optar pelo quadros dos Qes

  7. DIVIDIR PARA CONQUISTAR…
    por que ela nao propoe um reajuste igual os civis tiveram?
    Eu to vendo q vao destruir as forças armadas sem nenhum combate, sem Nenhuma campanha.
    E isso.
    Vai acabar.

  8. QESSMEX é sgt DE CARREIRA DO EXÉRCITO BRASILEIRO QUE FORAM PREJUDICADOS NO ANDAMENTO DE SUAS PORTARIAS QUE SÓ PREJUDICOU NÓS NA CARREIRA MILITAR OK

  9. E tem mais, muitos músicos habilitado a sgts músicos, caducou o concurso e saíram Qe, eu sou um deles aprovado com nota 7,24, perdi o concurso.

  10. Banda só serve pra comer tudo do rancho, não tirar serviço, não fazer sindicância, fazer dobrado pra CMT que está indo embora e tocar hino de time de futebol de CMT.

    1. Resumiu! Banda é um bando de escorados, aqui no CMS não tiram serviço e não participam de nada…podem ser substituídos por um pen drive e uma boa caixa de som.

      1. Disseram que não ia dar certo qdo p petê fez aquele projeto para promoção do 2 Sgt QE, já foi aprovado faz 10 anos, esse novo projeto vem na mesma direção; beneficiar os prejudicados pelas sucesdivasvedicies da lei do Mal. Coloquem uma Banda na rua e o povo a seguira…

    2. Isso Só mostra a sua ignorância camarada. O trabalho dos músicos ninguém da tropa consegue desembocar e quando somos escalados para cumprir uma dessas missões rolhas administrativas(aos quais os combatentes do papel tanto pagam embuste), cumprimos muito melhor que vocês. Se a vida do músico é tão fácil é simples, faz a prova de novo e volta como músico!

      1. Eu não, além de já estar velho o único instrumento que toco é apito…kkkkkkk
        Banda é tão inútil que nem patrono tem, a insígnia é uma arpa e ninguém toca arpa, só servem pra tocar frevo no carnaval e forró no são João.
        Kkkkkkkkkkkkkkkkk

      2. O único papel que vcs músicos cumprem melhor é limpar a linha de servir do rancho antes do horário do corpo, e com eficiência. E não podem tirar serviço de escala pra não faltar nos couverts dos bares da cidade, para arrecadar uma graninha né?

  11. Disseram que não ia dar certo qdo p petê fez aquele projeto para promoção do 2 Sgt QE, já foi aprovado faz 10 anos, esse novo projeto vem na mesma direção; beneficiar os prejudicados pelas sucesdivasvedicies da lei do Mal.
    Coloquem uma Banda na rua e o povo a seguira…

  12. Disseram que não ia dar certo qdo p petê fez aquele projeto para promoção do 2 Sgt QE, já foi aprovado faz 10 anos, esse novo projeto vem na mesma direção; beneficiar os prejudicados pelas sucessivas edicões da lei do Mal….

    Coloquem uma Banda na rua e o povo a seguira para paz ou para guerra!…

  13. infelizmente é mais uma INC que o eb vai dar negativo…alias ja esta formulada a resposta…so vao dar um tempo pra nao dizer que na fizeram nenhum estudo sobre a proposta….sera que nem a INC 1370 do QE…infelizmente o EB nao tem interesse algum em reconhecer a luta de ambos os Quadros…agora me digam…e o musico que optou em ser do QE, se um militar do QE FOR PROMOVIDO ATE A GRADUAÇAÕ DE ST…ENTAO TODOS TEEM O MESMO DIREITO..mais iNC uma q vai virar em conversa pra boi dormir

  14. Se essa INC natimorta e politiqueira dê em algo, o que é impossível, igual a do QE, o músico que optou por ser QE está fora da jogada, ele é QE, pertence a outro universo, embora cumpra expediente na banda e toque instrumento musical em formatura e aciso. Simples assim.

  15. Deixem de brigar, todos ficarao mais irmanados, quando constarem no rol do Instituto Nacional do Seguro Social. Era o que o bozonaro almejava, falou isso para um militar da Marinha, la no cercadinho. Ficou muito NERVOSA naquele dia, quando interpelado pelo militar, kkkkkkkk.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo