Mudança da previdência dos militares tem oposição de Múcio, que deve levar preocupações a Lula

Lula e Múcio

Militares entendem que mexer apenas nos benefícios das Forças Armadas não resolve problema do Brasil
Victoria Abel e Geralda Doca

Brasília – A possibilidade de revisão da previdência dos militares com o objetivo de cortar despesas do governo já gera ruídos no primeiro escalão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de sofrer resistência por parte de integrantes das Forças Armadas. A necessidade de uma alteração no benefício foi sugerida na semana passada pela ministra do Planejamento, Simone Tebet. Desde então, o ministro da Defesa, José Múcio, tem dito a interlocutores ser contra a iniciativa. Segundo ele, a categoria só aceitaria uma mudança na aposentadoria se houvesse revisão de outras ‘gorduras’ nos gastos do governo.

Essa preocupação deve ser levada por Múcio a Lula em reunião no Palácio do Planalto marcada para a manhã desta terça-feira. Militares de alta patente afirmam que “tocar no vespeiro” poderia tumultuar a relação entre governo e quarteis, em momento tranquilidade.

Na visão de Múcio, a revisão da previdência dos militares só faz sentido se o governo enfrentar temas como os supersalários do Judiciário e demais servidores do Executivo. Seria “preciso mexer no conjunto”.

Os militares que têm trabalhado por uma aproximação com Lula e o apaziguamento da relação desde o 8 de janeiro dizem que a revisão da previdência poderia voltar a favorecer o tensionamento.

Um dos argumentos para barrar a iniciativa é a precariedade do regime de trabalho dos militares, sem hora extra, aviso prévio e demais direitos de civis. Também argumentam que os reservistas podem ser convocados a qualquer momento.

Ontem, os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento, Simone Tebet, mostraram uma série de dados a Lula apontando para o déficit fiscal no país, incluindo despesas com pessoal. Lula analisa as demandas da equipe econômica e deve tomar uma decisão sobre em quais áreas os excessos de gastos poderão ser cortados.

O GLOBO

27 respostas

  1. Pois é….

    Cada procurador federal mesmo os aposentados ganham 8….10.000 de honorários de sucunbência além de salários de 30k!!

    Os auditores fiscais ganham salários de 30.000 mais gratificações atreladas a arrecadação acima de 10.000!!!!

    Isso no executivo….

    Somos mão de obra quase escrava!!

    Nosso pessoal está recebendo 2% do soldo por dia lá no atendimento às cheias no RS enquanto as demais agências de segurança 500,00 de diária…isso….Soldado do EB ganhando 20,00!!! MÃO DE OBRA ESCRAVA!!

    Precisamos lotar Brasília com o pessoal da reserva, dependentes e pensionistas e pressionar o governo para nos dar reajuste nos solsos nos moldes do que está sendo feito para os civis!!

    PANELAÇO JÁ!!

    1. Já fizeram isso, encheram o governo de militares, conseguiram até eleger um Presidente e vice-presidente militares. O resultado está aí…

    2. vc está coberto de razão e devemos começar agora uma campanha pra iniciar uma passeata em Brasília, aproveitar o que a lei 13954 causou e usar este argumento como exemplo se ficarmos parados e revindicar reajuste já. Chega de ser bala de canhao. Temos que nos mobilizarmos agora!

  2. Porque os generais não falam para esses ministros que o ideal É cortar o privilégio Dessa tal de Simone e desse tal de Haddad, e dos ministros do STF outra vergonha do brasil, deputados, senadores, vereadores e prefeitos que são Pagos com o trabalho da população, é vergonhoso esses nossos Cmts que Não fazem nada, infelizmente não se faz homens de farda com caráter e Honestos, más nada fica escondido, um dia será tudo esclarecido.

  3. Lula é muito experto e não vai se arriscar a uma instabilidade política.

    Essa história pode ter 2 fundamentos:
    1- Abafar as reivindicações por aumento salarial dos militares, pois estão com os salários defasados e vão pressionar; ou
    2- Influência velada de “Mui amigos” querendo que o governo se ferre, induzindo o governo a um erro político, colocando os militares como inimigos. Nesse caso, pode incluir o TCU e a Tebet.

    1. Mais um objetivo dessa estratégia é testar a opinião Da sociedade. Eles soltam a discussão em pauta em varios canais de comunicação, repetem a reportagem, ficam batendo na mesma tecla varias vezes, um “morde e outro sopra”, depois só Coletam os dados por meio De programas de Inteligência
      Artificial (IA). São os primeiros passos de uma nova maldade, em curso.

  4. Os militares devem reivindicar aumento dos soldos, todavia, este ano será de 0%, pois não foi previsto nenhum aumento para os milicos na LDO DE 2024, VOTADA EM 2023. EsMB 1995!!!

  5. Que o ministro da defesa aproveite a reunião com o presidente e reivindique um reajuste para as Forças armadas, pois as categorias do funcionalismo civil da união, uma a uma, estão sendo comtempladas.
    Será que vamos ficar mais um ano a ver navios ou o seremos no vitimas do revanchismo politico.

  6. eu não sei porque tem muitos contando com o Lula pra alguma coisa, ele já não fala coisa com coisa, chamou o Haddad de Ministro da Defesa, ele não vai ajudar em nada nessa questão.

    1. Chamou o ministro da defesa porque vai ser o próximo ministro de defesa , pois vai se desgastante no planejamento e troca o para ministério da defesa esse já é o pensamento de Lula ele não trocou por estar falando coisa com coisa falou porque já está tudo na cabeça dele. Kkkkkkkkkkkj

  7. O Praça não tem problema nenhum em ir pro inss. O teto reajusta todo ano peka inflação, e já está chegando no vencimento de subtenente.
    É até vantajoso para o Praça ir para o inss, pois, aconteça o que aconteça, Aposentado do inss não é excluído a bem da disciplina e não perde a aposentadoria.

  8. Querem mexer mas então vão pagar adicional noturno, adicional de periculosidade, FGTS, estamos sem nada as baixas graduação desde 2016… Então coloca as baixas graduação no INSS, e paga o Teto de 7.800 pois tem militares graduados recebendo um Salário mínimo…. Creio que HADDAD e TEBET nao sabe que milico nem recebe FGTS…. Estão desatualizados esses assessores de Lula… Precisam rever seus conceitos
    … Preciso e de pelo menos 15% de reajuste nós Soldos para as baixas graduação!

  9. Quando a carcaça fica pequena as hienas brigam.
    Cada uma quer parecer mais forte, para ficar com o maior pedaço.
    É o modus operandi que já está no DNA.

  10. Está reunião estava prevista para a manhã de hoje, terça feira e constava na agenda oficial do ministro da defesa.
    Qual o Resultado? Vão informar a tropa, militares da Reserva e Pensionistas?
    Foi pleiteado um reajuste Salarial?, pois as categorias do funcionalismo federal estão uma à uma recebendo.

  11. Agora é só chicote.
    Que falta faz um JOÃO CÂNDIDO para denunciar mostrando o que está acontecendo desde muito.
    Primeiro com a MP do mal no periodo de FHC; Depois com essa Lei Perversa 13954; Recentemente com todo esse ódio revanchista que busca cada vez mais minar e acabar de vez com todas as forças.
    Acabou- se o Exercito dos Heróis de Guararapes.

    1. Joao Cândido – Almirante Negro!!

      Aquele que defendeu seus pares Contra o Açoite promovido pelos oficiais da Marinha!!

      Hoje somos açoitados pelo Desgoverno sob a figura de Lula que usa o Chicote do orçamento para nos negar Reposição Salarial justa!!!

      Que voltem os panelaços!!!

  12. Daí vamos votar em candidatos militares e quem sabe algum dia tenhanos um Presidente e vice-presidente militares que irão Valorizar…ops…

  13. Goveno criou uma agenda pra platéia, somente pra alegar que não tem condições de reajustar o soldo. Assunto da previdência dos militares foi de encomenda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo