Está muito claro que o Sistema de Proteção Social dos Militares é a “Geni” do momento, a grande vilã do endividamento do governo federal.
É só observar como a remuneração dos militares inativos é sistematicamente denominada “aposentadoria”, o que remete a uma comparação inevitável com os minguados valores pagos pela previdência social aos trabalhadores da iniciativa privada.
Apesar do biombo das cifras bilionárias, o debate é muito mais sobre política do que sobre economia. O governo precisa de um bode expiatório para maquiar a gastança desenfreada em diversos setores além dos recursos astronômicos de que abre mão para proveito político, sob a forma de renúncias fiscais e subsídios à iniciativa privada.
“É uma questão política delicada porque o Governo hoje não tem uma base aliada tão ampla assim”, lembra Jorge Boucinhas, professor da FGV EAESP, ressaltando que haveria um desgaste com os militares, porém, trata-se de um grupo que “politicamente já não favorecia o governo”.
“Talvez, até por isso, tenham identificado essa solução para fechar as contas das propostas orçamentárias e de propostas de reforma fiscal e financeira que vem sendo discutida”, completou.
As Forças Armadas poderiam tomar algumas iniciativas para tirar o bode expiatório da sala:
- Propor uma alternativa prática para diminuir o efeito a longo prazo do pagamento de pensões para as filhas dos militares; milhares abririam mão do direito, caso fossem ressarcidos dos valores que vem recolhendo desde 2001.
- Sugerir a extinção da figura do “morto ficto”; o tempo de contribuição para a pensão militar deveria valer para a aposentadoria pelo INSS.
- Por fim, que tal apresentar um plano de redução gradativa – até a extinção – das vagas para Prestadores de Tarefa por Tempo Certo?
67 respostas
Já estou estudando para concurso.
Melhor tentar carreira de parlamentar….aposenta com poucos mandatos e ainda fazem falcatruas parlamentares…vamos votar 2 mandatos e acaba a carreira deles ..e assim eles só levariam tempo de serviço para aposentar pelo sagrado INSS.
Sou PCD militar reformado, a lei me garante direitos e um acórdão do TCU, impede.
ATENÇÃO MILITARES!!!
✅Não temos “privilégios” e sim “garantias constitucionais”!
✅Nosso sistema é financiado pelo Tesouro (federal ou estadual), em contrapartida ao nosso sacrifício público!
✅Não confunda servidor público com militar, seja federal ou estadual! (os militares estaduais foram diferenciados dos servidores públicos pela própria CRFB/88 com a Emenda Constitucional n° 18/1998).
✅A propósito, assim como não existe deputado, juiz, ou promotor de primeira e segunda categoria, também não existe militar de primeira e segunda categoria! Somos militares!
✅Não nos aposentamos! Passamos para a reserva remunerada e podemos ser obrigados a voltar!
✅Não temos “previdência social” de caráter contributivo e sim “proteção social” de caráter retributivo!
✅Não contribuimos para a “previdência social” e sim para a “pensão militar”!
✅ Isso porque o Art. 40 da CRFB/88 não nos pertence! Ele não fala de militares! Inclusive, o Art. 42, § 1º da CRFB/88 é claro ao mencionar que somente o § 9º do art. 40 é aplicado aos militares dos estados.
✅Não fomos esquecidos pelo Art. 40 da CRFB/88, FOMOS EXCEPCIONADOS!
✅O Art. 201 e o Art. 202 da CRFB/88 também não nos pertence!
✅Nossos Artigos de referência são: Art. 142, § 3°, VIII e X c/c Art. 42, § 1º da CRFB/88.
✳ *Portanto, não existe para nós “equilíbrio atuarial”, equilíbrio financeiro”, “déficit”, “rombo de previdência”! Isso só existe para os afetados pelo art. 40 e 201, MILITARES NÃO!!! MILITARES NÃO TEM PRIVILÉGIOS, TRABALHAM EM REGIME DE DEDICAÇÃO EXCLUSIVA E DISPONIBILIDADE PERMANENTE, 24H POR DIA, 7 DIAS NA SEMANA, 365 DIAS POR ANO!!!*
Muito bem esclarecido realmente não temos nenhum
privilégio temos obrigação e somos repudiado por todos não temos um consenso salarial e há cada dia que passa somos uns miseráveis abandonados a própria sorte…
É bem simpes: 35 anos de contribuição e idade mínima de 65 anos, como é pra todo mundo. Aposentadoria e asistencia médica pelo INSS, como todo mundo. Pra politicos, idem. Funcionários públicos civis, idem.Qual é o mistério?
Mexer com os pttc….kkk
Os caras só querem cortar renda. Será que vão fazer o mesmo com a PF?
Já estou estudando para concurso. Ficar até os 60 anos não dá
Ai em outro concurso tem que ficar até 65 anow, major.
É pelo bem do Brasil!
É um sacerdócio major!
Náo é isso que dizem?
Para uns nada mudou
Major, fique por aí mesmo. O senhor ja procurou saber como é a pensao por morte do servidor Federal? O senhor já procurou saber sobre o desconto para o RPPS do servidor? Eu saí da FAB e posso afirmar que tem de pesar bem direitinho. O senhor sendo Major vai dar esse mole? Vai pra reserva primeiro, pega tudo o que pode pegar e depois busca fazer outra coisa. Mas como diz o ditado: “se conselho fosse bom nao era dado, era vendido”.
Perfeito!!
Acho bem feito!!
Cheio de passador de pano para esse Desgoverno desgraçado!!
Quem sabe agora os QEs, Lacuna e demais votantes deste partido das trevas caiam na real!!
Quem sabe a cúpula das FFAA que bajula Lula ao invés do tratamento republicano normal também cai na real!!
….mas se for para mudar….então que apliquem as mesmas regras do que os servidores civis PRINCIPALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO A SINDICALIZAÇÃO!!!
Ué ué ué…
Os oficiais durante o governo Bolsonaro lavaram a alma com a reestruturação,vi inclusive muitos colegas dando gargalhadas e dizendo QE não fez Esa,tem que ficar de fora mesmo…
Eu votei nesse governo atual só para agora eu poder rir e poder falar…
Éramos nós os burros ou era vcs lobinhos de Esa que nos deixaram de fora da reestruturação ?
Agora vamos vê a canoa afundar lá dentro do INSS e podermos dar gargalhadas um da cara dos outros…
Eu quero é morrer de rir dentro do INSS daquele que si diziam muito inteligentes não contando com os votos de nossos irmãos,pai, mãe,primos,sobrinhos etc…
Foi nossos votos juntamente com todos os outros funcionários públicos,e fora a sociedade que já estava de saco cheio de ver o Bolsonaro vir na televisão com 7 pedras nas mãos,foi o nosso voto juntamente com aquele que debochava de milhares de brasileiros perdendo seus familiares para COVID…
Foi o nosso voto juntamente com todos aquele funcionários públicos que ficou sem reajuste e ainda viu,e ouviu um ministro da economia dizer já coloquei uma granada no bolso de cada um funcionário público, vão ficar sem reajuste Bolsonaro…
Só que ele esqueceu de tirar o pino dessa granada que foi lançada no colo do Bolsonaro…
Sou QE com muito orgulho,e que nunca mais nem um militar assuma a presidência desse país como foi o Bolsonaro,um presidente tem que governar para todos,e não só apenas para um minoria,ou uma classe.
Perfeito, parabéns
Caro Alexandre o Bolsonaro não foi eleito por ser Militar do Exército, pois Ele há muito tempo tinha deixado as Fileiras do EB e sim ele foi eleito, como uma forma de protesto,
Por uma parte da população Brasileira .
Os militares só pensam neles os trabalhadores que sobrevivem com solário mínimo qual militar foi pra reserva e voltou. Tá na reserva tá aposentado e bem aposentado. O militar quando se aposenta leva o salário integral o civil só leva trinta por cento do salário.
Quem lascou os praças foi BOLSONARO, inclusive tirou o direito ao fundo de saúde das filhas solteiras. As pensionistas dos praças tiveram redução da pensão. Tudo com a caneta Bic dele.
Braço fraco …
Sucatei seu exército, tire deles o suprimento, o treinamento, mine sua moral colocando a frente comandantes medíocres. Faça isso sistematicamente e verá o que acontece. Tropa fraca, desmoralizada, sem comando. E por mais que eles façam, você não acreditará mais em nada.
Você meu amigo,
Você sargento, sub, carregador de piano.
Você pracinha, que é a maioria nesse exército
Você que carrega piano, que tem 20 anos de tropa e nunca usou um 3D1.
A reforma é boa. Nao te afeta, você vai para a reserva como sub sem os “altos estudos”.
Torça, fale para o vizinho, o colega, que é isso mesmo. Que não aguenta mais filha de general mamando… que um coronel aposenta com 28 brutos com menos de 59 anos.
Com essa reforma poderemos pleitear um aumento de soldo.
Para você muda muito pouco, veja o teto do inss.
Eles que são brancos que lutem.
… e vc acha mesmo que os generais é que pagarão a conta????
Kkkkkk
Em 2001 foi o Pracinha….em 2019 de novo o Pracinha, por quê agora seria diferente!
General tem um bom salário….tá batendo com o que um delegado federal irá receber só em 2026!!!
O Lombo que será açoitado é do Pracinha que ficará sem aumento nesse Desgoverno!!
Que os panelaços dos anos 2000 voltem!!!
Vamos Pressionar esse Desgoverno a nos conceder os mesmos índices que os civis estão recebendo!!!
Eles não tem mais escolha
Estão expostos.
A população que tem filha desempregada não aceita mais sustentar as filhas deles.
Eles não tem escolha.
Será como o adicional de representação.
Eles só tem poder de mando dentro do feudo, fora até o guarda de trânsito esculhamba os faraós.
A população adora se lascar, se esforça para isso a cada eleição…
Gostaria de saber, se irão ressarcir os valores que esta sendo descontado faz anos, para as filhas terem direito a pensão. Até hoje, é descontado no contracheque da minha mãe.
49 anos
Você tem a plena razão, os 3º e 2º sargentos em sua maioria, já possuem nível superior, estamos migrando para o que hoje é o sistema americano de aposentadoria, de uniforme, só faltou de liderança pq nesse sistema praça tem os mesmos direitos e salarios dos oficiais. A verdade é que estou ansioso para o que o futuro espera do EB.
Vc é um sonhador. Com certeza acrefita em promessas de políticos e de oficiais.
O momento seria para união de forças. Mas isso nunca acontece.
Lamentavelmente as FFAA de algumas décadas para cá estão na mira da NOMENCLATURA que sem pudor: pisa, bate, humilha, cospe na cara das FFAA, e nada é feito, só sorrisos, canapés e whisks e segue o barco.
A turma com Altos-Estudos está um pouco melhor o resto está devendo a alma para o Diabo e eles figem que nada está acontecendo.
Assisto de camarote, an aliso a rastreabilidade de tudo isso e, temeroso pelo pior, fico na expectativa que esse movimento cruel de se implantar a miséria a todo custo nas Forças Armadas uma hora termina e as coisas melhores, sim senhores sou um sonhador, penso no melhor, aguardemos.
Quero saber se as FFAA vai defender sua tropa
Defendem pensao de filha e nao defendem soldo
Vai não. Não espere comandantes defenderem suas tropas pq isso não vai acontecer. O mais provável seria entregá-las para o o abate.
Outra alternativa é cortar os benefícios e penduricalhos de ministros do pessoal do judiciário, senadores de deputados. Dos militares já tiraram demais.
São 513 deputados.
Sabe quantas filhas pensionistas?
De acordo com levantamento feito pelo UOL, apenas no ano passado, foram gastos quase R$ 3,8 bilhões com aposentadorias de generais e pagamentos integrais a seus herdeiros.
Apenas generais.
São Gastos 40 x mais com os Generais inativos do que com os ativos, sendo que a maioria dos pagamentos é feito às pensionistas.
O PCC tá adorando isto e daqui a pouco vai ter militar com um bom treinanento a custo zero…
Que horror 😱😭
mudanças nas alíquotas de contribuição, ajustes nos critérios de elegibilidade para aposentadoria e pensões, e revisão dos benefícios concedidos.
Esses itens estão no pacote a serem levados ao presidente. Segura essa bomba.
Presidente não tem nenhuma simpatia e acha que reforma da previdência vai acabar com a harmonia que ele construiu com as forças armadas. Posso lhe garantir o presidente da República é contra a reforma da previdência dos militares. Já estão malhando o presidente sem ter falado nada. Tem que começar a malhar os verdadeiros responsáveis que se calam e muitas x convocados em audiência pública ainda tem gente com cara de pau mentindo na comissão. é de rir se não fosse trágico para chorar.
O Ministério do Meio Ambiente é comandado por 50 ONGs decidindo o que deve ser feito e o que não deve ser feito para permitir ou não permitir as ações que possam alavancar a infra estrutura e a prosperidade do Brasil. Acreditem ou não acreditem, isso ocorre em todos os ministérios, ou diretamente ou indiretamente, e no Ministério da Defesa não é diferente. Essas ações não são recentes. Foram reduzidas no regime militar mas não eliminadas. Por isso as universidades foram dominadas pela esquerda, sem contra cultura durante o regime.
Na década de 50/60 produzíamos os melhores cristais de rádio do mundo, na Marinha, e ordens foram dadas para “acabar” com essa industria. A rede ferroviária foi desativada por JK para favorecer a venda de veículos da VW. Há muito mais história por trás do nosso atraso, desde muitas décadas, com a destruição da industria nacional, estaleiros, veículos nacionais, usinas de álcool e açúcar, construção civil, etc. Com as FFAA não será diferente, é preciso enfraquecer a capacidade de defesa do território, na moral e na industria bélica.
O verdadeiro inimigo dos praças é o miniatro da defesa. Tudo que é para melhorar ele é contra.
Geni? Estão vendo pelo prisma errado.
É Senhores, Dois pesos e duas medidas não é bom aplicar, ainda mais na própria família, como alguns se referem. Não trará bons frutos. A lei perversa é do conhecimento da maioria dos parlamentares.
Se mudar a economia vai se refletir em mais verba para a Defesa e aumento dos gastos com a Previdência já que os salários vem do orçamento e não da Previdência.
“…o tempo de contribuição para a pensão militar deveria valer para a aposentadoria pelo INSS.”
Isso só faria sentido se as contribuições fossem também transferidas para o INSS.
Estamos aguardando nossos comandantes(?) Se manifestarem. Devem estar escondidos ou seria “uma nova tática de guerra”?
Vergonha, nojo, Desaforo, ssfadeza , filha de militar com pensao Vitalícia. Por quê? São de ouro, nasceram empelicadas?Este pais nao É serio!Fere a constituição, pois todos sao iguais perante a lei!
Absurdo! Militar é funcionario publico, recebe o soldo do dinheiro dos Impostos. Cortar com urgencia as mordomias das FFAA!
Quais mordomias a senhora sugere???
Em compensação, quais direitos dos funcionários civis poderíamos passar a receber??
sugiro que leia a postagem contida neste Blog, datada de 13 Jun 24, sob o título “PORQUE OS MILITARES DEVEM FICAR FORA DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA”,
Onde Foi Que Tu Viu Que Militar É Funcionário Público? Se É Inconstitucional, Foi Voce Que Descobriu Isso Agora. Não Sabe As Mordomias E Penduricalhos Do Judiciário E Dos Parlamentares? Sabia Que Militares Também Pagam Impostos, Inclusive Imposto De Renda? E tu, faz o que na vida, para ficar na internet falando do que não sabe?
Disse tudo e concordo plenamente com você eu votei foi no Lula pra tirar essa coisa ruim que foi o bolsonaro de lá que só arruinou a vida de muita gente das forças armadas os de baixa patentes é as pensionistas que já são todas idosas e doentes e que estão passando até nescecidades mais eu creio que o presidente Lula não irá nos prejudicar mais do que já estamos ele vai reverter essa injustiça que fizeram com a gente bolsonaro e sua família nunca mais se bem que eu nunca votei nele desse mal eu não morro
Lula não mexerá em Nada no que diz respeito a proteção social dos militares, Entretanto em 2026, Possivelmente, Teremos um discípulo do bozó no poder, esse sim cumprirá o que foi dito pro Subão da FAB lá no cercadinho.
LEI Nº 13.954, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2019
§ 4º Somente a partir de 1º de janeiro de 2025, a União poderá alterar, por lei ordinária, as alíquotas de contribuição de que trata este artigo, nos termos e limite
Quanto a validade da lei de só mexer a partir de 25 o stf da um jeito nisso fácil…é só um partido político entrar com questionamentos pontuais que algum iluministro ja emite uma liminar e tá feito o serviço. Ta se desenhando o que aconteceu em 2001, versão 2.0
Em 2001, com a MP 22/15, no governo FHC, os militares perderam o posto a cima na transferência para a reserva Remunerada, diminuindo em aproximadamente 30% seus vencimentos, perderam a licença prêmio remunerada de seis meses a cada 10 anos, perderam o adicional de tempo de serviço, ficando apenas com o adicional Proporcional ao tempo de serviço até a data da referida MP, os que ingressaram nas FA após o ano de 2001, o adicional de formação foi reduzido de 16 para 12 %, perderam o direito de Pensão pras filhas ( os que ingressaram antes, para manter o direito precisam pagar 1,5 % para a pensão militar ). todos os militares e pensionistas das FA continuam pagando pensão militar, descontado em contracheque 12 % que será ampliada para 14 % em breve, conforme previsto na lei 13954 de 2019, lei a qual aumentou o tempo de serviço de 30 para 35 anos
Militar não recebe hora extra, adicional noturno, FGTS ( que aliás foi criado no governo militar ).
Não vem mais o que tirar dos militares.
35 anos quase cem por cento dos oficiais ja ficavam, almejando promocao e tambem, para nao perder a categoria de Guarnicao A, B ou C, boa porcentagem com PNR , expediente ate sexta-feira ate o meio dia. Feriadoes , etc,etc, etc. E fora da escala de servico. Trinta e cinco anos so ferrou os graduados.
o Lula está gaga eu não sei porque tem gente que insiste em falar que ele vai resolver alguma coisa, vai nada ele já virou figura decorativa.
Dificilmente fica como está, tem parlamentar afirmando que o falso messias utilizou a lei como barganha.
Eu, particularmente, gostaria muito que acabasse a pensão das filhas e me devolvessem o que eu paguei, com juros e correção monetária. Quando começaram os descontos em 2001, a maioria de nós não ficou sabendo. Sempre me preocupei em preparar a minha filha para não depender da minha morte e da mãe para ter uma boa renda. Também acho um absurdo que ainda exista pensão das filhas!
Meu pai pagou durante anos prá deichar essa pensão prá gente não foi de graça não é agora estamos pagando pela segunda vez um direito adquirido por nós pensionistas filhas porque é descontado no nosso contracheque então não é de graça não não é todas as pensionistas de hoje já são idosas e doentes e já foram muito prejudicados então antes de falar se informe não fale oque não sabe você está parecendo essa bruxa da Simone tabet
Mas, cabe lembrar que tem que acabar com as pensões das filhas dos juízes, procuradores, senadores, deputados… Não pode acabar apenas com a pensão das filhas dos militares não. Isonomia! Por que ninguém fala dessas pensões absurdas? Elas ainda existem sim! Ainda temos pensões de filhas de ex-combatentes da Guerra da Tríplice Aliança e da Segunda Guerra Mundial, tá ok? E essas últimas estão na conta das FFAA. Vocês sabiam disso?
Vocês sabem o que é o Montepio Militar, que existia até meados de 1960? Era um instituto criado pelos militares para custear as pensões para as esposas e filhas dos militares, quando eles morriam. O Montepio, segundo o meu sogro que era contribuinte e também trabalhou lá, tinha uma verdadeira fortuna. Aí o governo federal da época meteu a mão nessa grana toda e prometeu que passaria a pagar as pensões das viúvas e filhas. E agora, José? Perdeu, Mané?
Seria melhor aumentar de 30 para 50% do soldo para os PTTCs, contratar esses profissionais e diminuir a cada ano o pessoal de escola.
Sou filha de militar, recebo pensão porque meu pai pagava um fundo de pensão para que pudesse receber esta pensão. Em todos os salários dele foi descontado este fundo de pensão, por isso tenho direito agora
Até nas opções dadas pela reportagem, as ideias são extremamente prejudiciais aos militares, exceto o pagamento da pensão/previdência por parte dos demais trabalhadores, tem que mostrar quem realmente tem salários extremamente altos e gratificações além do teto constitucional, comecem pelo judiciário, coloca neles às leis as quais os militares estão sujeitos!
Lembrando a todos que há o vídeo de bolsonaro ameaçando um sgt da Aeronautica, no cercadinho, em coloca lo na providência, pq esse militar pediu um aumento salarial.
Pesquisem no youtube
Tem uma saída. Pegar as amantes dos políticos em Brasília, botar pra rodar bolsinha nos bares e restaurantes da capital.Quem sabe cobre o rombo dos gastos que eles fazem ?
FAM, isso é uma “quebra de contrato”, não é aceitável as novas regras que querem impor aos segurados. E aí? Quem vai devolver o que já foi descontado nesse meio século da vida?
Fecharam um acordo a mais de 50 anos com o contribuinte militar e agora, simplesmente, diz; ” aumenta o valor da contribuição e diminui o valor do premio”? E o qu foi acordado lá atrás não vale msis nada?
Isso se chama “calote, roubo, usurpação de direitos adquiridos, etc…”.
Ou mantém os contratos antigos até o final e muda somente para quem aderir ao FAM a partir de agora, ou, então, devolve o numerário contribuido, com correção monetária à aqueles que não desejam mais fazer parte do FAM. ISSO É QUMA QUEBRA DE CONTRATO DO FAM E NÃO DO CONTRIBUINTE.