TRF determina que filho de militar falecido tem direito a pensão até os 24 anos

TRF 1

O relator do caso destacou que o requerente preencheu todos os requisitos para a concessão do benefício

BRASÍLIA

Do R7

Filhos de militares falecidos da Força Aérea Brasileira (FAB) têm o direito de receber pensão por morte até os 24 anos de idade, segundo a última determinação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). O julgamento da segunda turma da corte determinou que o benefício é concedido aos jovens que forem estudantes e não receberem remuneração.

A pensão por morte militar pode chegar a, até, o limite máximo do salário de benefício do INSS. Em 2024, o valor é de R$ 7.786,02. Caso este valor seja excedido, será pago somente no equivalente a 70% desse excesso, o qual é acrescido ao valor do dito limite.

O relator do caso, desembargador federal Rui Gonçalves, afirmou que o direito à pensão ao filho do militar falecido é legítimo uma vez que o requerente preencheu todos os requisitos para a concessão do benefício.

“No caso, deve ser reconhecido o direito à pensão militar ao filho estudante maior de 21 anos, até que complete 24 anos de idade, por ser reconhecido como dependente, para todos os fins de direito, pelo Estatuto dos Militares. O autor logrou demonstrar sua condição de estudante e deve-se dizer que os universitários integram a classe dos estudantes”, afirmou o magistrado.

R7 – Edição: Montedo.com

3 respostas

  1. quando pai faleceu meu advogado Tentou fazer um acordo amigável com exército brasileiro e ele negaram meu foi ex combatentes ele faleceu em 2020 e sou filha solteira e sempre foi dependente Dele tenho vários problemas de saúde tenho todos laldo dos médicos ortopedista neurologista o médico mim dezengnou e tenho todos contracheque que ele descontava todo mês 900 reais e meu advogado entrou na justiça e o disse que tenho condições de trabalhar mim negaram e estou cada dia piorando não tenho condições financeiras estou morando de foto isto é uma grande injustiça e disseram que meu pai nunca serviu o exército tenho todos os documentos fotos todas prova nao só eu mas tem mais família família passando por situações difíceis mas eu creio que Deus está fazendo justiça e fazer mais ainda em pais estamos vivendo só Deus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo