Análise: TCU faz sugestão às Forças Armadas

Forças-Armadas

O diretor da CNN em Brasília Daniel Rittner comentou a crítica do Tribunal de Contas da União aos “privilégios” dos aposentados das Forças Armadas.

Segundo o TCU, o déficit per capita do regime de previdência dos militares é 16 vezes superior ao do INSS.

47 respostas

  1. Acho engraçado que foi só as viúvas do 8 de janeiro se voltarem contra os militares que o TCU começou com essa conversa, pq não viram isso em 2019?

  2. Eles acusam as Forças Armadas com relação aos que são excluídos das Forças Armadas quando cometem um Crime, por levarem suas aposentadorias. O que dizer dos Juízes que também levam suas vantagens quando também acontece com eles?

  3. A aposentadoria da filha vai acabar, e vai acabar tarde. Isso é uma imoralidade.

    Quanto a irmos para o INSS:

    – vai acontecer, mas acredito que não agora;

    – quando formos para o INSS haverá uma série de problemas a serem resolvidos, pois queiram ou não somos mão de obra barata para o estado, como será feito para compensar as diversas diferenças existentes entre o nosso regime de aposentadoria e o das outras instituições?

    por exemplo: as missões que surgem, onde vc ganha um catanho entra na viatura e parte para cumprir missão, em lugares na sua maioria das vezes insalubres, em troca de nada ou quase nada.

    – Essa pressão do TCU, eu entendo, é justamente para acelerar a retirada das filhas da aposentadoria, que vamos ser sensatos, é um absurdo.

    1. Meu caro, primeiro ninguém neste País abre mão de direito, segundo essa arremedo na MP do mal não foi posta por quem optou, foi ato da presidência da república. Quanto a acabar com essa pensão tenho nada contra, desde que, se devolva corrigido pelo IPCA aquilo que foi descontado e de uma vez obviamente. Imoralidade seria elevar a alíquota a um valor estratosférico para forçar quem contribuiu com 1,5% a abrir mão desse direito que não foi criado por ele, É querer se apropriar graças a essa desistência daquilo que foi descontado a mais em relação aos outros.

      1. Só complementando: quais são as pensionistas do serviço público e privado contribuem para pensao pra não deixar pra ninguém? Isto ele nao fala! E juizes que tem 2 ferias por ano.

    2. Não há como cortar das que já foram implantadas, talvez das que ainda não foram, onde o instituidor ainda está vivo e msm assim teria que devolver os valores de 1.5% pagos por ele

      1. Anônimo de 13 de junho às 09:54.

        Sim, concordo com vc.

        Só reforçando que, mesmo devolvendo o valor já recolhido, será uma economia enorme, fora que esse absurdo, da aposentadoria da filha, acaba de uma vez.

  4. Matéria publicada no montedo
    Por isso, os oficiais dizem que não faz sentido falar em déficit previdenciário dos militares se as remunerações dos fardados da reserva não são contabilizadas no Orçamento de Seguridade Social.
    Por isso, os oficiais dizem que não faz sentido falar em déficit previdenciário dos militares se as remunerações dos fardados da reserva não são contabilizadas no Orçamento de Seguridade Social.

    Membros das cúpulas das Forças Armadas também defendem que os benefícios na inatividade, com aposentadoria integral e menos tempo de serviço, foram criados para compensar uma série de direitos que os militares não possuem —como hora-extra, adicional noturno e limite de horas de trabalho diárias.
    Membros das cúpulas das Forças Armadas também defendem que os benefícios na inatividade, com aposentadoria integral e menos tempo de serviço, foram criados para compensar uma série de direitos que os militares não possuem —como hora-extra, adicional noturno e limite de horas de trabalho diárias.

    1. Proposta de revisar Previdência dos militares coloca cúpula das Forças Armadas em alerta
      maio 28, 2024
      88 Comentários
      Continência

      Miltares temem serem alvos prioritários do governo Lula em mudanças no Sistema de Proteção Social dos Militares das Forças Armadas

      CÉZAR FEITOZA

  5. Acredito que vai ser assim em agora em diante vai ser assim. Mas isso vai também vai refletir na memória daqueles que estão na ativa e acham que os culpados são o pessoal da reserva e pensionistas. Depois não adiantam chorarem a oportunidade era 2019. Mas em 2019 resolverem criar mais penduricalhos e prejudicar os estamentos inferiores. Assim como muitos dos altos coturnos militares gostam de chamar. A conta um dia. Chega se hoje ou amanhã não se só dei que vai chegar . Parabéns aos que aplaudiram a lei 13:954. A achando justa. Vamos ver se todos migraram para o INSS se também vão achar justa. Quem ganha acima do teto do INSS. Um exemplo: já contribui com um x porcentagem %. Para manter os sapatos integral,mas as forças armadas ao contrário coloca o soldado ao general o mesmo desconto. Acredito a reforma vai acontecer e o pessoal que ganha mais simplesmente vai pagar a +. E o restante nada vai mudar é questão de tempo. Agora vão dizer que o culpado é esse governo. Não senhores o culpado são os traidores da lei 13.954 e os golpistas de 8 de janeiro simples assim.

    1. Essa era a proposta durante a gestão de Henrique Meirelles durante o governo de Michel Temer por volta de 2017/2018, a de que os militares recebessem na reserva apenas o soldo sem os adicionais, como ocorre em outros países. Situação que levou milhares de militares a pedirem reserva naquele período governado por Temer.

  6. Faz a conta e no final não mudarão nada…

    Olha lá no Rio Grande do Sul….enquanto o pessoal da Força Nacional e demais órgãos de segurança estão se lavando em diárias, o pessoal das FFAA está ganhando indenização de representação, ou seja, MISERÁVEIS 2% DO SOLDO!!!!

    Soldados das FFAA recebendo 20 e poucos reais POR DIA!!!
    Isso é quase mão de obra Escrava!!!!

    Imaginem quantos milhares de militares estão de serviço diariamente e se tivessem direito a adicional noturno e horas extras…..e por aí vai!!

    Mas esse presidente do TCU é amigo do Loula…que só querem nos ferrar!!

    ….Mas calma…2026 está logo ali e despacharemos essa PTezada do poder!!

  7. A Justiça somente funciona para beneficiar os escalões superiores. Exemplo: Oficiais. Agora vemos milhares de Praças Inativos, dentre eles os Sargentos do Quadro Especial passarem grandes necessidades por conta da Lei Maldita 13954/2019 posta em prática pelo Bolsomonstro e a própria Justiça e os Comandos Militares nada fazem para estirpar esse câncer que joga no lixo da Ingratidão homens e mulheres que deram sua vida e no final muitos velhos e doentes morrerem a míngua, e ainda vem falar de proteção social: Bando de Mercenários e Hipócritas.!

    1. “Necessidades”?

      Ora, se algum deles está nessa situação por conta de uma lei, é simples de resolver: junta as provas e vai no ministério público.

      Simples assim.

  8. Tenho canudos, você não tem. O que é Altos Estudos diante de meus diplomas, conheço Jurunas com pós graduações e você não tem.

    1. Para de ficar inventando coisas aí. Não sou eu a comentar. Isso já tá virando sacanagem a pessoa se passar pelos outros.

  9. Aumenta-se a contribuição de 1,5% para um percentual aceitável de pagamento, sendo que os praças paguem menos e o pessoal com altos estudos paguem mais; ou eles, semideuses, vão querer de novo o mesmo desconto do soldadinho? Foi isso que a lei 13954 trouxe, adicionais superiores para os superiores e desconto do soldado para todos.
    Por isso é correto que o pagamento seja realizado por um subsidio ou um soldo que englobe tudo, tendo como base a tabela de escalonamento dos soldos que ja é do conhecimento de todos.
    Caso não se faça algo será pior porque os civis, alem de querer lançar todos no inss, sem conhecimento das peculiaridades, vão fazer do jeito deles.
    bora se mover senão …

  10. Penso que existem diversas maneiras dos militares de baixa patente se diplomarem enquanto ainda servem as FFAA e saírem correndo enquanto ainda podem. A avacalhação é total e todo mundo está batendo, veja o que ocorreu com esse nova lei remuneratória, foi um escárnio absurdo. Penso que o TCU tem toda razão e acaba, por essas atitudes, por incentivarem os militares a saírem, a abandonarem a carreira que a meu ver já não está valendo nada; é só humilhação, só descaso; quando as armas que o país está comprando, armas modernas e sofisticadas, penso que o pessoal do TCU e de outras instituições, assim como generais e etc, devem ser treinados para operá-las em campo de batalha, dar a vida por mixaria e ainda ser descaradamente humilhando, achincalhados e envergonhado passando todo tipo de privações penso não valer a pena, todavia posso estar errado, aguardo mais informações prezados. Fiquem bem.

  11. Quanto ganha um ministro do TCU em 10 anos na folha de pagamento, esses caras não precisam nem de aposentadoria. A mesma coisa para desembargadores com 600 mil no contracheque em um único mes. E outros que eu não vou nem comentar aqui…

    1. O cargo deles é vitalício.

      Além disso, para nomeação só precisar ser político bajulador ou bajulador de político.

      E assim é também nos tribunais de contas dos estados.

      São como “raposas” cuidando do galinheiro e criticando quem gosta de um franguinho assado.

      Muita hipocrisia nessa Republiqueta.

  12. Começou com os civis espero que chegue aos militares também o RGPS. O que tá ferrando o regime são esses militares condenados e deixando pensão e as folhas sadias maiores que já recebem e as que nem nasceram que vão ferrar mais ainda. O Dinossaurus antes de sair do Senado para o STF propôs um Projeto de Lei eliminando essas aberrações e jogando no RGPS, tanto o tempo, quanto contribuição o que é correto. O pior de tudo isso é que tinha inúmeras filhas maiores, sadias e casadas conspirando contra a democracia e a república, bem como mortos fictos recebendo da conta da Pensão Militar e do governo, por isso tem que acabar. Não gostou? Pede Baixa!

    1. “…conspirando contra a democracia…”

      Que lindo!!

      Até nos emociona lermos a expressão de pensamento de um “livre-pensador-coletivo”.

      Aquele militante travestido de educador, adorado pelas hostes “progressistas”, parece que venceu!

      Viva a democracia!!

  13. Tudo isso é pra desviar o foco do reajuste salarial !Todas as categorias estao sendo contempladas ,os militares vão ficar chupando dedo ,porque são muito bem aposentados ,tem paridade e por ai vai !Acordem isso é contra golpe !

  14. Nunca vi alguém perguntar “qual a praça responsável”?
    Para o Oficial que tem responsabilidades o salário é baixo, e injusto essa classe ir para o INSS.

    1. Se vossa senhoria for mesmo oficial, está apenas verbalizando o motivo, a causa da desunião entre os integrantes das FA.

      É por esse pensamento externado por vossa senhoria que a maioria esmagadora – ou unanimidade – das praças até torce para que os oficiais enrolados na justiça – a exemplo do Cid-filho – sejam severamente punidos, sem “dó, nem piedade”.

      Os senhores é que plantaram a semente da desunião com a manutenção dessa “tradição” de tratar oficial como sendo um lorde, um nobre, e as praças como servos, cidadãos de segunda classe.

      Mas os tempos mudaram, “Cel R/1 BUSTAMANTE”.

      Agora, poderíamos fazer o seguinte trocadilho para ressaltarmos que as coisas estão mudando em relação ao tratamento dispensados às praças, inclusive em termos de responsabilidade:

      Hoje, diríamos, “nada como dantes, no quartel do BUSTAMANTE”.

  15. A culpa foi desse ex presiDente Bolsonaro que colocou muito o eb em evidEncia. Estavamos quietinhos ai descobriram um monte de merda com os amiguinhos do bolsonabo e agora a quem vai pagar sonos nos

  16. Tá, mas quando é que vai ser criado um sistema previdenciário para os militares para que depois que ocorram as primeiras aposentadorias se possa saber se existe ou não déficit? Por enquanto não existe nenhum sistema de previdência para os militares, o que mais se aproxima desta situação é a Pensão Militar que não tem qualquer relação com os pagamentos dos militares na reserva.

  17. O mais interessante disso tudo é que o Ministro do TCU Walton Alencar é casado com a Ministra do STJ Isabel Gallotti, que é filha, neta E bisneta de ex-Ministros do STF, Octavio Pires e Albuquerque Gallotti, Luís d’Assunção Gallotti e Antônio Pires e Albuquerque, respectivamente. Que coincidência, uma família inteira se revezando em cargos vitalícios em Tribunais Superiores…

  18. Antes de mais nada é necessário um posicionamento do MinDef se os números batem, pois o TCU como sabem é um órgão para “amigos” do regime. Os militares são a única categoria de trabalhadores que contribuem na ativa, na reserva e após a morte através da(o) pensionista. Isso não é falado. Quanto as pensões para as filhas, podem retirar desde que as pensões para filhas de juízes e diplomatas também acabem, para que haja Isonomia de tratamento. Em mais de 99% das FFAA do mundo não há regime de previdência , em função das especificidade da carreira. Esse mesmo blá-blá-blá foi usado por Pedro “MalanDRO” durante o governo de FHC em 1996. Outra coisa que não te falam, enquanto vc e pensionistas pagarão até o fim ao fusma, fusex,fusar, os senadores tem plano de saude nos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein gRATUTITO até o fim da vida, extensivo ao cônjuge. Quer melhorar a situação diminua o salário do judiciário, do legislativo que são grande ralos de desperdício do dinheiro público

  19. Esse governo está com um rombo nas contas nunca visto na história, criou o dobro de ministérios do governo do Bolsonaro, tem 28 mil funcionários, contra 9 mil do Bolsonaro. Agora quer taxar os ricos do mundo Inteiro, gasta dinheiro a toa, com viagens, e querem Mexer na aposentadoria dos lascados Militares, que estão com o mesmo soldo desde 2016 e não tem mais nada para tirarem dos seus Contracheques. Militares já vem tendo seus direitos retirados sumariamente Desde 2001, por último em 2019.

  20. Particularmente sou cético com essas contas do TCU, pois assim como o STF, aquele se tornou um órgão político e recheado de interesses diversos. Aliás, nota-se isso no tom de voz usado durante o pronunciamento do voto do ministro. De qualquer forma, nas FAA, seja praça ou oficial, chega-se ao topo da carreira com pelo menos 25/30 anos, ganhando um salário bom, porém que não chega aos pés do que servidores do TCU já entram ganhando e, como se não bastasse, com 10 anos já estão no topo das respectivas carreiras, “lambendo” o teto constitucional (coisa que mal mal um 4 estrelas com 45 anos de svç chega). Acho que seria ético explicarem isso também durante os votos em prol do “equilíbrio das contas públicas”. Até concordo com a mudança na previdência, mas desde que se aumente os salários iniciais e a progressão (criando promoções horizontais, como é com os civis, por exemplo).

    1. A única mudança que acho justa e moral é a do regime de pensão para as filhas – ainda existe para alguns militares que descontam 1,5% – e das viúvas (e viúvos), pois o regime de pensão dos servidores civis já é igual ao do INSS e só a regra dos militares garante pensão vitalícia sob qualquer condição de idade da pensionista.

  21. O que não dito que o militar ao ir pra reserva não tem o abatimento do teto do INSS, como demais servidores , ou seja, tributa 14 por cento somente o que excede o teto. Sem falar que a Saúde é custeada pelo bolso dos militares, além da contrapartida de 20 por cento.

  22. Uma sugestão: extinguir todos os RCG’s (não servem para p…ra nenhuma. correção: servem somente para os oficiais pagarem de bacana (com as botinhas e esporas lustradas), praticando um esporte elitista, às custas do erário público). servi 6 anos em um rCG e posso dizer que nesses lugares imperam as arbitrariedades, desmandos e egos inflados dos oficiais.

    quer montar cavalo? pague e vá montar nas diversas hípicas civis pelo país.
    ,
    antes de alguém falar que os RCG’s servem para GLO, eu digo que é mentira pois esses cavalos do eB – pangarés da coudelaria do rincão – são todos uns assustados que se assustam com qualquer coisa (imagina encarar manifestantes jogando pedras, garrafas, tijolos, moquetéis molotov etc). a única gLO que funciona é quanto algum general visita o regimento e assiste – num ambiente controlado – a demonstração.

    qual guerra do século XXI utiliza cavalos?

  23. – Juízes, cometem crime, são aposentados. Além de terem toda a remuneração (integral) quando se aposentam.
    – STF, indicação, sem concurso, salários vitalícios.
    – Congressistas eleitos, muitos sem votos mínimos, entram na votação do partido, aposentados no segundo mandato.
    – Fora outras tantas categorias (polícias, bombeiros, etc).
    Onde estão nossos PRIVILÉGIOS?????????
    Reduz o bolsa família que tem pessoas demais recebendo SEM precisar, tirando a população economicamente ativa das linhas de produção para ficarem sentados em bares. Cobra o dinheiro do INSS aplicado pelo BNDS em Cuba e Venezuela como investimento que não foi pago.
    E parem de falar asneiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo