Não faz sentido policiais e militares aposentados comprarem mais armas

Pistolas Taurus

Portaria amplia quantidade que eles podem adquirir, abrindo brecha para alimentar arsenal que abastece crimeEditorial
A decisão do Exército de ampliar de dois para quatro o número de armas que podem ser adquiridas por policiais e bombeiros militares inativos é um contrassenso. A portaria, publicada na terça-feira, autoriza também que policiais e bombeiros inativos mantenham um fuzil particular, desde que tenha sido comprado quando estavam na ativa. O afrouxamento das restrições aconteceu depois de pressões da bancada da segurança pública no Congresso. Como mostrou reportagem do GLOBO, é a terceira vez neste ano que o Exército altera normas sobre compra e porte de armas por agentes de segurança, ora reduzindo, ora aumentando os limites.

Não faz sentido ampliar o número de armas para agentes que não estão mais na ativa. Por mais que se trate de profissionais experientes, a decisão abre brecha para haver mais armas em circulação, além da quantidade excessiva já existente. O argumento de que o arsenal ficará bem guardado é frágil. Não se duvida das boas intenções de policiais e bombeiros, mas nem o Exército consegue impedir furtos e extravios, como têm mostrado episódios recentes. Tem sido cada vez mais frequente o uso de armas obtidas legalmente pelo crime organizado.

É verdade que um dos primeiros atos do atual governo foi revogar o conjunto de decretos da gestão anterior que facilitavam o acesso a armas e munições. Compra e porte de arma — especialmente as de uso restrito — ficaram mais difíceis. Mas até agora o Ministério da Justiça não apresentou um plano factível para reduzir o arsenal que já está em poder da população, ao alcance do crime. O recadastramento feito no ano passado, sob o então ministro Flávio Dino, revelou a existência de quase 1 milhão de armas. E isso é apenas parte do arsenal.

Clube de tiro perto de escola e regras para armas: entenda o projeto aprovado na Câmara que muda regras em vigor
No Congresso, a bancada da segurança pública tem atuado para afrouxar as restrições. No fim do mês passado, a Câmara aprovou um projeto que derruba trechos do decreto sobre armas do governo Lula. Uma das principais alterações acaba com a exigência de que clubes de tiros fiquem a pelo menos 1 quilômetro de escolas. A proposta prevê mudanças também na rotina de colecionadores, atiradores desportivos e caçadores (CACs), para os quais não haverá mais o requisito de um número mínimo de treinos e competições.

Um país onde se contam tiroteios aos montes e em que mortes de inocentes por balas perdidas se tornaram uma odiosa rotina deveria levar mais a sério o risco das armas. Quanto maior a quantidade, maiores as chances de tiros — afinal, para isso elas são feitas. Por isso seu uso deve ser restrito a situações onde são absolutamente necessárias. Não é o caso dos agentes inativos. Armas e munições legais, mesmo nas mãos de agentes de segurança, não são garantia de nada.

O GLOBO

29 respostas

    1. Você diz isso pq as FFAA são uma piada nesse aspecto, uma mentira, um faz de conta que somente usa armas desmuniciadas para brincar de malabares e afagar o ego de uns cons cerimonial.

      Mas a vida do policia é diferente, são 30 anos em Ações reais, prendendo bandidos. Imagina quantos inimigos o cara faz… É uma guerra declarada que eles vivem, ao contrário de vc, cujo único inimigo é o humor do seu chefe.

      O polícia está envolto na sua profissão 24 horas por dia, e não pq o reizinho do seu chefe quer algo “para hoje!”, mas pq os bandidos que ele prende e a justiça solta não estão nem ai se ele está aposentado ou de folga.

      Fale pelas FFAA que é o que você sabe… diga que os militares das FFAA nem arma deviam ter, medrosos, devia cada um comprar um fuzil de airsoft para não atrasar o pronto da armaria após aquela bela formatura do dia do uniforme…. Ai vc estará falando com conhecimento de causa

        1. Ao menos eles tem atividade real.
          Ps atividade real não é guarda ao quartel, cujo unico receio é o humor do tenente coronel na recepcão jkkk

          Os bombeiros tem que ter armas pq eles tem o direito de ter o que quiserem: arma, bicicleta ou maquina de lavar

          1. Isso! Fogo contra fogo! Já Que são proibidos de portar arma em serviço vamos arma-los fora de serviço por que eles podem ser vitimas jdo PCI – Primeiro Comando dos Incendiários. Os escoteiros também podem ser atacados por animais selvagens, vamos arma-los também, além da Marinha Mercante devido os piratas e os professores devido os alunos que podem ser filhos de bombeiros, de membros da Marinha Mercante ou até serem escoteiros… guns free! Armas não matam! Fora Sadan , Mandela livre!

        1. E eles fazem formaturas e entregas de medalhas, empregam 10.000 homens e tem resultados menores que um gC e um cachorro da PM.

          Até onde vai seu ego, meu amigo?
          Voce chega a nos envergonhar

          1. Mas chamam e ainda são comandados pelas FA, assim sempre foi, está sendo e será e isso não depende de opinião, por isso existe a Inspetoria da Polícias Militares comandada pelo EB.

          2. Ao anônimo de 22:07, que fala orgulhosamente que em GLO as pms sao comandadas pelo exército.
            So te digo uma coisa:

            E o salario, ó! Ahahahaha

            Ai o exército dá vexame, como sempre, e em 2 semanas de greve eles ganham seus aumentos… e vc volta para a guarda, para receber a “otoridade” em ombro-arma.

            Irmão vc acha que um pm ta ligando pra quem comanda quem? O cara entra de graca em eventos, pega a mulherada toda, prende bandido na rua e ta ganhando muito mais que vc mesmo sendo “mais moderno”.

            Fica ai com seu “prazer em comandar” algo

      1. A policia vivia fazendo greve e abandonando seus postos. Isso todo ano a mesma coisa.
        Quem era q a populaçao clamava para garantir a ordem?
        Os governadores sempre em brasilia pedindo ao presidente q decretasse GLO.
        Com certeza a sua opiniao e insignificante ate porque tenho muitos amigos nas policias e nenhum deles sao desrespeitosos.

    2. É pq vc pensa em “benefício social” e os PMs reconhecem o papel deles na sociedade e não pensam em “benefício social”, mas em aumento e preservação de direitos.
      Por isso vc ganha mal, vive mal e é humilhado por seu chefe todo dia.

    1. Isso chama democracia, nela a pessoal gasta seu dinheiro com o que é lícito da forma que ela quiser, poderia ser em bebidas, coleção de selos, carros, motos, mas preferiu ter arma.
      Ditaduras desarmam o povo.
      Eu sei que é dificil entender o conceito de liberdade e democracia sendo um doutrinado da esquerda (mesmo que não admita).
      Armas não matam pessoas, pessoas matam pessoas.

      1. Porque ele quer e pode ter, simples assim. Ele gasta o dinheiro com o que ele quiser.

        As armas do tráfico não são de CACs, de militares ou algo do gẽnero. Verifica se CAC e PM compram barret, ak, HK, Colt, granada e etc. Olha a quantidade de munição que eles compram, olha os valores destas armas.

  1. nao faz sentido militar aposentado querer comprar uma motocicleta, nao faz sentido um militar aposentado querer voar de asa delta, qual o beneficio social .vao decidir o que um velho pode ou nao fazer me poupe

    1. Meu sonho na aposentadoria é andar de moto, sem camisa, nem capacete, com óculos Rayban de lente verde, costeletas, fumando um Derby e com um 38 Prata com coronha de marfim na cintura para ir na padaria…

  2. “Por isso seu uso deve ser restrito a situações onde são absolutamente necessárias. Não é o caso dos agentes inativos.” Seu uso, pelo jeito, é absolutamente necessário Apenas nas maõs dos facínoras em pleno serviço ativo. parafrasenado letra da música cantada por saudoso Bezerra da silva: Canalhas, são verdadeiros canalhas.

    1. O problema é esse ” Acho “,

      Eu já “tenho certeza” que o senhor tem um conhecimento muito raso do assunto.

      O senhor não quer comprar arma é um direito seu e tem que ser respeitado, o que não pode é querer proibir ou limitar os demais.

      Isso chama
      Democracia.

  3. Daqui a pouco aparece aquele majCav que fala orgulhosamente que o “bizu” é alugar uma arma no estande.
    É tudo mentira senhores.
    É tudo fantasia.
    É tudo faxina e formatura.
    O país vermelho não existe! Podem olhar no mapa.
    Agora eu reconheço que para lutar contra o inimigo imaginário basta pau de fogo. Armas são perigosas.
    Mentalidade desarmamentista vinda de militares das FFAA, a prova de que vamos de mal a pior. Eles querem vassoura e cri cri kkkkk

  4. O maior objetivo da esquerda e acabar com as forças armadas, por serem elas o ultimo ostaculo ao supremo poder em sua totalidade, ou seja, uma ditadura esquerdopata para esse pais do bananil.
    Tudo segue de vento em popa, ate porque esta tudo sendo dominado.
    As PMs e todas as outras policias podem tudo, mas tambem chegara o tempo q sofrerao o mesmo dominio, por enquanto serao usadas politicamente e terao bons salarios, terao armas, mas isso tambem sera temporario.
    As forças armadas nao podem nada, nao falam nada, nao reagem, com baixos salarios e todo mundo usando e abusando chegara aos farrapos, onde sera criada uma guarda nacional para substitui la, aos moldes das guardas nacionais bolivarianas.
    E tudo muito triste e humilhante.
    Espero quando a populacao civil organizada acordar nao tenhamos apenas uma terra arrasada…
    Minha humilde observacao e essa mas nao sabemos ate quando teremos essa livre atividade de pensamento e opiniao nesse pais.

        1. Quando eles nao ganham aumento, fazem greve.
          Coronel em alguns estados ganha teto constitucional.
          Ai eles fazem greve, o exercito faz vergonha e eles ganham aumento.

          Por isso o salario deles é tao alto. Ah sim as greves, eles estao certos

  5. Faz sentido sim. Quem compra mais de uma arma é porque gosta, treina no clube, tem conhecimento e entusiasmo sobre o assunto. Eu, depois que fui para a reserva, atirei em poucos dias de treinamento em clube, como CAC, mais que em meus 30 anos de EB. Não dá para exagerar muito porque a munição está cara, e o soldo, ó… A sociedade tem que parar com esse preconceito inserido pela extrema-esquerda de achar que policial é bandido, militar é torturador e CAC fornece armas para o crime organizado. Enquanto isso, os verdadeiros bandidos continuam soltos, alguns até com altos cargos públicos não apenas no Executivo, mas também no Legislativo e até no Judiciário. Quem realmente entende de arma sabe que, assim como existe uma roupa adequada para cada situação (vc não vai de terno para a praia nem de camiseta para o fórum), cada tipo de armamento é mais eficiente em determinada situação. Para paisano sem treinamento ou para militar que brinca de guerra entre país vermelho e país azul (e o azul SEMPRE ganha), arma “é tudo a mesma coisa”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo