Governo irá liberar alistamento de mulheres nas Forças Armadas pela 1ª vez em 2025

Fernando Frazão (ABr)

Mulheres que completarem 18 anos em 2025 poderão se alistar

Marcelo Aprígio

Uma decisão do governo Lula vai permitir que, pela primeira vez na história, mulheres participem do alistamento militar para ingressar na carreira de soldado nas Forças Armadas.

Com isso, pelos planos do governo federal, mulheres que completarem 18 anos em 2025 poderão se alistar. O modelo seguirá o serviço militar masculino, porém, sem a obrigatoriedade de se apresentarem às Forças. Portanto, será voluntário.

Vale lembrar que o serviço militar tem duração de 12 meses prorrogáveis até o limite de 96 meses, ou seja, oito anos. O jovem ingressa como soldado e, com o tempo máximo permitido, pode deixar a Força como 3º sargento.

Segundo o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, a decisão foi tomada por ele após discussões com os comandantes militares. A previsão é que as mulheres comecem a integrar as fileiras do Exército, Aeronática ou Marinha em 2026.

“Nesse assunto, o Brasil deve muito. E não é para fazer serviço de enfermagem e escritório, é para a mulher entrar na infantaria. Queremos mulheres armadas até os dentes”, disse o ministro em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.

Atualmente, as mulheres já podem ingressar nas Forças Armadas por outros meios, como nas escolas de formação de oficiais.

No entanto, a participação feminina é limitada. Apenas a Marinha permite que atuem em áreas mais combatentes, como a de fuzileiros navais.

VAGAS PARA MULHERES NAS FORÇAS ARMADAS
Apesar do acordo entre os chefes militares, há divergências sobre a quantidade de vagas a serem reservadas para mulheres, questão que será levada ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, para decisão final.

O ministro da Defesa determinou que as vagas reservadas para mulheres aumentem gradativamente até alcançar 20% das aproximadamente 85 mil pessoas que ingressam no serviço militar anualmente.

A maioria das vagas é destinada ao Exército (75 mil), seguido pela Aeronáutica (7 mil) e pela Marinha (3 mil).

AÇÃO NO STF
Recentemente, a Procuradoria-Geral da República (PGR) entrou com três ações no Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando que sejam consideradas inconstitucionais as barreiras impostas pelas Forças Armadas à participação feminina.

A PGR pede que as mulheres possam ingressar em todas as funções, conhecidas no jargão militar como “armas”, sem restrições de vagas e em livre concorrência.

O governo Lula (PT) se posicionou contra o fim das restrições. Em um dos documentos que fundamentam a posição do Executivo, o Exército argumentou que a inclusão de mulheres em determinadas funções pode comprometer o desempenho militar em situações de combate devido à “fisiologia feminina”.

NE10

24 respostas

  1. No final do ano vai ter gente recebendo o certificado de reservista e o certidão de nascimento, tudo fruto do árduo serviço militar inicial, vai aumentar os voluntários em 1000%.

    Quero ser refratariooooooooooo!!!!!!

    1. “Combinaram com os russos”?

      Essas ideias surgem sem combinar com aqueles que serão envolvidos.

      Alguém querendo “lacrar” nesse movimento do “politicamente correto” vai enfiando goela abaixo.

      Pergunto:

      1. Em concursos públicos para carreiras militares qual a quantidade de mulheres inscritas?

      2. Será que tem muitos pais desejosos de verem suas filhas de 18, 19 anos de idade no quartel prestando o serviço Militar inicial como recrutas?

      Se as respostas a essas duas questões resultarem numa quantidade significativa até se justifica tal decisão.

      Mas creio que um número muito pequeno de famílias vão querer suas filhas “tirando serviço” de sentinela do quartel nas madrugadas.

      E faltou perguntar às maiores interessadas se elas estarão dispostas a após “sair de serviço” fazer faxina no quartel o dia todo, capinar, pintar meio fio e somente ser liberadas após às 17h.

      E os quarteis? Já vão começar a adaptar as instalações amanhã mesmo? E os alojamentos e banheiros para soldados femininos estarão prontos em 1° de março de 2025?

      E olha a “narrativa” incluída na reportagem: cita uma “carreira” de soldado e que elas poderão deixar a Força como 3° Sgt, mas não explicaram os detalhes…

  2. Isso vai dar tanta m**** nos quartéis que não quero nem ver, para mim faltam 4 aninhos, me livrem desta. Não vai dar certo, repito, não vai dar certo. Sei que é imposição do atual governo mas alguém vai pagar esta conta, e não vai ser baratinho não.

  3. Pelo amor de Deus Montedo.

    Não vai dar certoooooooo.

    Como faz se a recruta engravidar? Não pode mandar mulher grávida embora e nem durante a licença maternidade, o que fazer?

    Cara, eu viu do futuro e estou avisando.

    Por favor, RETIFIQUEM essa insanidade pelo bem de todos e pelos 1% de credibilidade que o Exército ainda tem.

    Ex: uma recruta engravida na primeira semana, ela ficará 1 ano e 3 meses fora ganhando.

    Se o filho for de um militar antigo (será transgressão?)

    Se tratarmos as recrutas como tratamos OS RECRUTAS, será assédio moral?

    Esses civis fazem isso, os generais assinam embaixo, mas quem vai pagar a consequência com a tentativa e erro serão as praças.

    Por fim, só lembrando que cada quartel deverá ter no mínimo 3 mulheres Full na formação para internato, revista de alojamento e outras cocitas mais…

  4. O alistamento militar está caindo, devido à diminuição da taxa de natalidade, logo não haverá cidadãos suficientes para fazer uma Boa seleção.

  5. Isso pode funcionar em países de primeiro mundo (utilizando o jargão antigo). Podemos copiar, nas o atraso, aqui no Brasil, será o fator complicador.

  6. As mulheres ocupando seu espaço na sociedade, com certeza vai ter milhares de voluntárias todos os anos pois mulher vê isto como um desafio, superação e auto afirmação e não vão deixar barato, irão lotar os quartéis de norte a sul com seu carisma, perfume e competência.

    1. aí vc acordou no momento que caiu da cama, né?

      Se tem militar segmento feminino (Of/Sgt) que não quer pegar as ditas bocas podres dos respectivos posto/graduação, imagina se a soldado vai querer tirar quarto de hora na guarda ou, então, fazer aquela faxina padrão nos alojamentos e banheiros podres dos quartéis.

      posar fardada nas diversas redes sociais da vida, fardada, maquiada e fazendo biquinho, é mole. Agora, quero ver quando o calo apertar, se não virão com a desculpa que são mulheres.

  7. Nada contra o ingresso feminino, mas….. quero ver se vão realmente ter o mesmo tratamento que os homens. Além da questão física, os serviços cotidianos terão de ser revistos, como planos de segurança orgânica, procedimentos, etc. Fico pensando se a guarda de uma OM será mista ou separada por gênero, se todos irão para o posto de vigilância, se no serviço de 0:00 às 04:00 ficarão na marca e, principalmente, se a sede que dá no boi também dá na vaca kkkk.

  8. Há mulheres com mais de 40 anos e querem servir à pátria. Sou de carreira e apoio elas. Não vêem a hora de poder servir ao Exército Brasileiro se possível! Para muitas será uma excelente oportunidade de superação! E outra vão arrumar muita coisa e contribuir! Quanto aos comentários sem noção sobre gravidez e não vai dar certo eu digo, vai dar certo. Agora quem acha que quartel vai virar casa da tia tetéia está enganado.

    1. Vc é muito inocente ou nunca foi praça! Cabo e soldado é massa de manobra, se vc não reconhece isso, não tem entendimento de nada, comparar graduados e oficiais femininos com soldados conscritos, é ridículo. Quando se fala de alistamento obrigatório, não existe peneira, ou se tem, a régua é baixa, e ai que mora o problema.

  9. Qual seria o limite de idade para servir à pátria se o limite de idade para parar de trabalhar hoje quase que não existe? Nas condições que temos hoje os períodos básicos de formação muitas mulheres vão tirar de letra. Serviço de dona de casa é muito pior. Primeira coisa que vai melhorar no quartel é o padrão do rango. Depois faxina, depois limpeza, depois administração. Seremos um outro exército em 10 anos. Deixem as mulheres serem soldados,cabos e sargentos das Armas sim! Estudar doutrina Convec e atuar melhor que nós.

  10. “Segundo o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, a decisão foi tomada por ele após discussões com os comandantes militares. A previsão é que as mulheres comecem a integrar as fileiras do Exército, Aeronática ou Marinha em 2026.
    Segundo o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, a decisão foi tomada por ele após discussões com os comandantes militares. A previsão é que as mulheres comecem a integrar as fileiras do Exército, Aeronática ou Marinha em 2026.”
    “” CF/88 Das Leis
    Art. 61. A Iniciativa Das Leis Complementares E Ordinárias Cabe A Qualquer Membro Ou Comissão Da Câmara Dos Deputados, Do Senado Federal Ou Do Congresso Nacional, Ao Presidente Da República, Ao Supremo Tribunal Federal, Aos Tribunais Superiores, Ao Procurador-Geral Da República E Aos Cidadãos, Na Forma E Nos Casos Previstos Nesta Constituição.
    § 1º – São De Iniciativa Privativa Do Presidente Da República As Leis Que:
    I – Fixem Ou Modifiquem Os Efetivos Das Forças Armadas;
    II – Disponham Sobre:””

    Não dá para entender em que situação o min da defesa é o presidente da republica.
    Ou realmente não tem presidente?
    É MUITO PREOCUPANTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo