Mourão denuncia importação de arroz pelo governo Lula: “Politicagem!

Arroz do governo

 

Para o general, medida não passa de “falácia eleitoreira”

O senador Hamilton Mourão (Podemos/RS) criticou a Medida Provisória editada por Lula determinando a importação de arroz, em resposta a uma suposta “escassez” causada pela catástrofe climática no RS, responsável por 70% da produção nacional.

Ocorre que 84% da safra 2023/24 já está colhida e deve ficar em torno de 7.149.691 toneladas, mesmo com as perdas pelas inundações que o Estado sofreu em maio.

O número é bem próximo ao registrado na safra anterior, de 7.239.000 toneladas – o que comprova que o arroz gaúcho é suficiente para abastecer o mercado brasileiro, sendo desnecessária a importação do grão.

Os pacotes vendidos pela Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab, terão a inscrição em letras maiúsculas em vermelho no topo da embalagem “PRODUTO ADQUIRIDO PELO GOVERNO FEDERAL” com o logotipo da Conab.

Abaixo, uma imagem de uma tigela com arroz cozido e a informação: “PREÇO MÁXIMO R$ 8,00”. Os pacotes terão dois quilos de arroz branco do tipo 1 beneficiado e polido, de classe longo fino.

Na parte inferior dos pacotes de arroz, haverá quatro logotipos: Conab, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Agricultura e do governo federal, inclusive com o slogan “União e Reconstrução”.

Responsável pela importação, a CONAB é chefiada pelo gaúcho Adão Pretto, que tem ligação histórica com o MST.

 

 

 

10 respostas

  1. Olha o água morna aí gente, não dá uma dentro, já votou contra a reforma tributária e agora quer que o povão pague mais caro pelo arroz!

  2. Com todo respeito ao senador, parece que vive no mundo da lua. As informações davam conta que por causa do alagamento no RS o preço do arroz teria aumento no mercado interno. O Governo não poderia fazer diferente e se antecipou liberando a importação. Os governos militares mantinham estoques reguladores para evitar a especulação. Collor acabou com tudo e a especulação tomou conta do país.

  3. Esse Não ajuda, mas atrapalha que é uma Beleza. Defendendo os Empresários do ramo de arroz para aumento interno do Valor, verdadeiro patriota.

  4. Esse arroz comprado pelo governo federal de nada vai aumentar sua popularidade e com isso futuros candidatos do PT venham a se beneficiar nas próximas eleições. Assim no governo federal do ex presidente Bolsonaro fez, dando o auxílio temporário na pandemia da covid. Na época, muitos esquerdistas de carteirinha, tiravam sarro, com auxílio, fazendo churrascos, comprando cervejas e fazendo coisas até pior, que só Deus sabe. Portanto, nem por isso o ex presidente Bolsonaro, se beneficiou na eleição para seu segundo mandato. Quem comprar, seja de direita, patriotas ou de esquerda, vai mudar sua opinião, seu voto. Minha opinião.

  5. Politicagem???

    Para quem passou quatro anos sem fazer absolutamente nada”ou não”, só preparando a cama para mais oito, Falar Em Politicagem?

  6. Se nos estoque já colhidos há arroz suficiente para suprir a demanda até a proxima safra, porquê importar?
    Segue a promessa de acabar com o agro brasileiro?
    Ou é outra punhalada nas costas do agro usando subterfúgio eleitoreiro?
    Alguém disse de onde estão importando?
    Alguém citou a qualidade do produto?
    E porque a propaganda antecipada de “produto importado pelo governo federal”?
    Não bastaria isentar o imposto de importação às redes atacadistas, ou ficaria escancarado o objetivo de solapar a produção nacional?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo