Exército avalia condecorar Leite e Pimenta em Dia do Soldado no Rio Grande do Sul

Pimenta e Leite Foto: Valter Campanato e Mauro Nascimento/Agência Brasil (Arte: Montedo.com)

Força não confirma o plano; ala política do governo Lula vê oportunidade de neutralizar a resistência do governador ao ministro extraordinárioEduardo Gayer
O comandante do Exército, general Tomás Paiva, avalia condecorar com medalhas o governador Eduardo Leite (PSDB-RS), e o ministro da Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta (PT). A proposta que chegou ao Palácio do Planalto é fazer as homenagens em 25 de agosto, Dia do Soldado, em Porto Alegre. O Exército não confirma o plano.

Entre os militares, promover o Dia do Soldado em Porto Alegre seria uma deferência ao Rio Grande do Sul, afetado por enchentes históricas, e às tropas que estão trabalhando no local. Para a ala política do governo, é a grande oportunidade de neutralizar a resistência de Leite a Pimenta.

Não há decisão tomada porque tudo depende de como estará a capital gaúcha em agosto, para receber o evento. A única certeza é que general Tomás Paiva quer prestigiar a cerimônia, que ocorre em todos os Comandos de Área. junto ao Comando Militar do Sul. Tradicionalmente, o comandante do Exército e o presidente da República acompanham a solenidade em Brasília.

Nos bastidores, Leite manifestou incômodo com a nomeação do ex-ministro da Secom para intermediar a ajuda federal ao Rio Grande do Sul. Como Pimenta é cotado para disputar o governo do Estado pelo PT, a indicação causou um mal-estar até mesmo no Congresso, pelo potencial de criar um palanque para o deputado federal licenciado em meio à catástrofe. Ele nega a possibilidade de fazer uso eleitoreiro do cargo.

Leite e Pimenta, contudo, não consideram partir para o enfrentamento. Ministros palacianos ressaltam que não pode ser descartada a possibilidade de os dois estarem no mesmo palanque em 2026, numa chapa com o tucano candidato ao Senado e o petista, a governador. O plano “A” de Eduardo Leite, porém, deve ser a Presidência da República.

Coluna do Estadão

24 respostas

  1. Quem tem que ser condecorado são os militares que estão na linha de frente não esses dois inúteis, esse Comandante é uma vergonha, esse é o verdadeiro melancia.

  2. Enquanto isso…nada de reajuste para a Sub Raça humana, os militares. Sem partido, sem Opinião, sem dinheiro, sem respeito, sem…,sem…., sem nada.

  3. Quero aumento pedem para o Bolsonaro já que ficam adorando o falso Messias. Talvez em 2040 ele possa vir porque tem já tem 2 condenações na justiça eleitoral de 8 anos e a própria justiça eleitoral pode depois de 8 anos estender + 8. Então 2040. Olha lá ainda aí lá. La vocês podem pedir para. Os Bolsonaristas

  4. E entra o velho adágio:
    P… no dos outros é refresco.
    Desenhar?
    A quem interessa?
    E porquê?
    O quê eles fizeram de relevante ao Exército?
    Se entendi, quem está prestando serviço relevante é o Exército, Então, que deveria ser condecorado?

    1. Continuando:
      E os militares que foram Afetados com suas casas alagadas e Trabalham no socorro às vitima?
      Serão a mão de obra descartável?
      Ah sim! não daria mídia ao sr Lomandante do exército

  5. Tantos profissionais e voluntários Lá Na Ponta Da Lança que trabalharam incansavelmente e sob risco em prol de outras pessoas, daí o Exército vai dar Medalhas a políticos desaprovadas por grande parcela da população?! Que peguem pessoas “comuns” (não identificadas com política) e as reconheça como (essas sim) merecem e que sirvam de exemplo perante a sociedade (que é quem banca essas “honrarias”!).

  6. Considerando quem é o cmt eB, não duvido e acho que até já foi decidido.
    Ainda bem que essa desgraça toda que se abateu desde outubro de 2022, termina em 2026; quiçá antes.

  7. Nesse momento, considerando a situação em que passa o Rio Grande do sul, essa decisão é importante, muito importante, importantíssima.

    Glorioso Exército de Caxias!!

    P.S.: contém ironia.

  8. Concederam medalhas, promoveram passeios de barco e Almoço com integrantes do PT, antes da aprovação da Lei Perversa. Então, nada de novo no front!

  9. Iaiá me deixa subir essa ladeira

    Que eu sou do bloco

    Mas não pego na chaleira

    Lá vem

    O cordão dos puxa-saco

    Dando vivas aos seus maiorais

    Quem está na frente

    É passado pra trás

    E o cordão dos puxa-saco

    Cada vez aumenta mais

    Vossa Excelência

    Vossa Eminência

    Quanta reverência

    Nos cordões eleitorais

    Mas se o “doutor”

    Cai do galho e vai ao chão

    A turma toda evolui de opinião

    E o cordão dos puxa-saco

    Cada vez aumenta mais

  10. Depois que Silas Malafaia foi condecorado com a Ordem do Mérito Judiciário Militar, neste ano, devido aos “reconhecidos serviços e demonstrado excepcional apreço à Justiça Militar da União”, podem condecorar qualquer um, afinal Pimenta no … dos militares é refresco…

  11. Eu não tenho uma medalha! E tô cagando. Bom mesmo é o salário em dia e aumento. Medalha é coisa de oficial que bricam com os bonequinhos na mesa. Já dizia um abobalhado Oficial: Medalha, medalha, medalha……

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo