Militares do Exército auxiliam na força-tarefa de limpeza nas escolas municipais de Porto Alegre

Primeira escola a receber o 18º Batalhão de Infantaria Motorizado foi a Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, no bairro Sarandi, na Zona Norte
Júlia Azevedo / SMED/Divulgação

Mais de 300 escolas foram atingidas na enchente que atinge Porto Alegre

Militares do Exército juntaram-se, nesta sexta-feira (24), à força-tarefa para a limpeza de 14 escolas municipais de Porto Alegre atingidas pela enchente. A primeira instituição a receber a a ajuda do 18º BI Mtz – Batalhão de Infantaria Motorizado foi a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, no bairro Sarandi, na Zona Norte. A previsão é que a ação de limpeza continue pelos próximos dias.

Cem militares participam da operação de limpeza. Eles vieram em seis caminhões e trouxeram dois tratores, kit limpeza, lava-jatos e mangueiras de longo alcance. Os homens limparão todas as áreas da escola e também farão a retirada de material danificado, além de levar os entulhos para descarte em local adequado. Os militares também distribuíram mil cestas básicas para moradores da região.

—Até o momento, pudemos acessar quatro das escolas alagadas, onde, com o apoio das comunidades escolares, já iniciamos a limpeza. Estamos em força-tarefa, reforçamos o número de colaboradores de limpeza atuando nas quatro escolas, enviamos mais de 80 kits de limpeza e alinhamos diversas outras ações para a recuperação imediata das estruturas físicas e garantir o envio de novos equipamentos e mobiliários, onde for necessário — conta o secretário de Educação, Maurício Cunha.

Praticamente todas as 99 escolas próprias e as 219 parceirizadas foram atingidas na enchente que atinge Porto Alegre desde o início de maio. Deste total, 14 escolas próprias e 12 da rede conveniada estão total ou parcialmente alagadas, com registros de grande perda de infraestrutura. Outras 11 próprias e 53 conveniadas têm danos como destelhamentos parciais e infiltrações.

Com o recuo dos alagamentos, foram iniciados os processos e limpeza das escolas de educação infantil Cantinho Amigo e Tio Barnabé, ambas na Azenha, e de Ensino Fundamental Porto Alegre, no Centro Histórico, além da Liberato Salzano.

GZH

Uma resposta

  1. É com o suor dob trabalho dos recrutas, cabos e soldados, graduados, a maioria temporários, que a sujeira está sendo removida! O que seria dos Generais sem a tropa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo