Exército estabelece cronograma para entrega dos novos helicópteros Black Hawk

Helicóptero Black Hawk (Agência Força Aérea / Johnson Barros/Reprodução)

 

Modelos antigos dos Black Hawk e Condor serão substituídos

Paulo Roberto Bastos Jr.
O Exército publicou a Portaria nº 1.301-EME/C Ex, de 23 de abril, aprovando a diretriz de implantação do Projeto de Capacidade de Manobra do Programa Estratégico do Exército Aviação do Exército (Prg EE Av Ex), o EB20-D-08.071, onde define o planejamento preliminar para a entrega dos 12 helicópteros UH-60 Black Hawk, versão M.

Os HM-3 Condor (AS532UE Cougar) também serão substituídos pelos novos UH-60M (Foto: EB)

Como T&D antecipou em agosto do ano passado, de acordo com o documento apresentado, o motivo par a aquisição das novas aeronaves foi o “agravamento do desempenho logístico e algumas deficiências tecnológicas que refletiram em restrições operacionais” das frotas de HM-2 Black Hawk (UH-60L) e HM-3 Condor (AS532 EU Cougar), que, após estudos e pareceres visando sua modernização, foi decidida sua substituição.

Visando por uma padronização da frota, definiu-se substituir os dois modelos pelo Sikorsky UH-60M Black Hawk, adquiridos por meios do tipo “governo a governo” (“Gov. to Gov.”), via o programa Foreign Military Sales (FMS), do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América, sem a necessidade da realização de testes e avaliação de amostra.

As 12 aeronaves serão operadas por até três Batalhões de Aviação do Exército (BAvEx), a serem definidos pelo Estado-Maior do Exército (EME), posteriormente.

Neste momento, além do projeto de recebimento dos helicópteros de manobra, o EB estuda a aquisição de helicóptero de ataque para compor sua frota.

 

Tecnologia&Defesa – Edição: Montedo.com

 

16 respostas

  1. Vai ficar lindo na formatura.
    Ou levando o general pra aquele giro do orizonte

    Quando chamar na responsabilidade vi dizer que nao pode voar

    1. Cara,que comentário ridículo. Os helicópteros do EB e das outras forças sempre apoiam a População. Não tem nada de bom pra comentar,não comenta!

    2. Isso é um comentário irresponsável e criminoso contra homens e mulheres que sempre que são acionados trabalham dia e noite para salvar vidas e ajudar o nosso povo, como ocorre agora, no RS, neste momento difícil!

      1. Comentário meu. Nem irresponsável, nem criminoso.
        Vivo numa democracia e sou livre para expressar o que bem Entender dos serviços públicos que eu mesmo pago.

        Recomendo que pare de escutar a radio verde oliva e escute emissoras de televisão, no particular o que disse o governador do RS nos últimos dias, sobre esses helicópteros que se recusam a decolar por conta das mais variadas desculpas esfarrapadas.

        Na verdade são aeronaves para uma guerra que jamais acontecerá. Custam caro demais e quando podem ter uma serventia parcial, inventam que não podem decolar com tempo ruim. Fica a dica pro seus jogos de guerra, que jogue o jogo de guerra apenas no verão, ok?

          1. Pois é, e o mais interessante, para pessoas críticas, o medíocre é o comentário sem fundamento.

            Agora Pega o fuzil e entra em forma pro treinamento.

        1. Comentário ridículo e desprovido de verdade. Vc, além de leigo no assunto, acredita em politico demagogo…continue passando paninho pra ex-presidiário…

  2. Agravamento do desempenho logístico e algumas deficiências tecnológicas seriam restrições e ou falta de peças de reposição? Nenhuma capacidade nacional de modernização pela EMBRAER?

  3. O Exército já poderia ampliar as encol para pelo menos 40 Helicópteros e a fab também poderia pegar esses novos Helicópteros junto a marinha com mais SH-16 Seahalk.

  4. Eu só acho triste que o governo e o exército só decidem modernizar a frota quanto está já está em condições lamentáveis de prontidão e qualidade técnica. Eu sei que o exército sabe melhor que ninguém suas necessidades, minha crítica é com o governo que não confere as forças armadas equipamentos de alto nível técnico e não investem em tecnologia e desenvolvimento bélico, como deveria.

  5. Kkkkkkkk os melancias vão voar em máquinas modernas paga pelo povo sofrido e os pobres que não serviram para nada eleitores do PT mas quando precisar desses maquinao com certeza não poderá voar kkkkkkk

  6. prá que helicóptero! aqui não tem enchentes, desastres naturais! nem guerra! A falência multipla de nossas forças Armadas já vem ao longo de décadas!! tem alguém preocupado com isso!! todo mundo sabe! se gastar. não sobra prá roubar!! É isso! fácil de intender!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo