Vídeo do governador do RS sobre helicópteros das Forças Armadas provoca incômodo no Planalto

Eduardo Leite cobrou que aeronaves sejam utilizadas para sobrevoar o Estado durante a noite
Mariana Assis, Valor — Brasília

Interlocutores do Palácio do Planalto consideraram “indevida” a cobrança feita pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB-RS), por meio de vídeo publicado em rede social, para que sejam utilizados os helicópteros das Forças Armadas para sobrevoar o Estado durante a noite.
A avaliação é de que o vídeo deixa a relação “tensa”, já que todos os esforços do governo federal estão sendo empregados para minimizar danos causados pelas chuvas. O Estado registra fortes tempestades desde segunda-feira e decretou estado de calamidade pública em decorrência do temporal.

Quinta-feira à noite, em vídeo publicado em uma rede social, Leite reforçou que ao longo do dia os helicópteros do governo do RS e de outros Estados estiveram no resgate de vítimas, mas apenas os helicópteros das Força Armadas têm capacidade de operar durante à noite.

“São 20h30, ao longo do dia todo os nossos helicópteros do governo do Estado, o apoio que a gente recebeu também de outros Estados, com helicópteros de São Paulo, Paraná, estiveram em campo para resgatar muitas vidas, mas eles não têm capacidade de voos noturnos. Os helicópteros que têm capacidade de voo noturno são os das Forças Armadas […] o que eu estou aqui apelando, rogando, estou em contato com o general que comanda essa operação e confiamos nas nossas Forças Armadas é de que havendo condições climáticas, no limite do possível, estejam sendo empregados esses helicópteros nessa noite e nessa madrugada crítica”, disse o governador.

VALOREdição: Montedo.com

20 respostas

  1. Senhores, o orçamento da Defesa é de 10.9 bilhões para esse ano.

    Para que isso? Formatura? Usar esses helicópteros para apresentações e pomposas formaturas para o ego de uns?

    Não juramos morrer? Não somos pagos para morrer numa guerra? O que está acontecendo? Daonde veio todo esse medo que nos envergonha?

    Imaginem os bombeiros dos Estados, os PMs, com todo esse medinho.

    A que ponto chegamos. Um serviço público burocrata fardado que só sabe de formatura e reunião.

    Estão reunindo para ver os cenários e os civis resgatando gente. Uma vergonha esse gasto bilionário, mandem esse dinheiro para a Brigada Militar que lá eles não tem medo de derrubar aeronave não. Lá eles levam a sério essa questão de “profissão de risco”, justamente o que justifica nossa aposentadoria especial.

  2. Num esforço Herculano Para salvar vidas não existe ” incômodo”.

    Se estas aeronaves não conseguem voar nesta situação sem ninguém atirando nelas, servem pra quê?

    O governo federal e as FA estão empregadas nessa missão, não há espaço para fofocas.

    Sei bem o que alguns querem…” eu não sou coveiro porr@!!!”

  3. Não vi nada demais… Em uma hora de crise… Tragédia… Ficam procurando pelo em ovo… O governador não disse nada demais… Pelo jeito permanece a mesma máxima do governo Bolsotrevas e de seus generais do Centrão Militar Verde Oliva… Do quanto pior… Melhor… É a cultura do ódio que vem dos quartéis… Disseminada na sociedade brasileira…

    1. As máquinas precisam de manutenção e as equipes, principalmente SAR que são em menor número, precisam descansar!
      Esse cara joga para galera…imputa sua incompetência aos outros !

  4. Não existe operação com óculos de visão noturna com o tempo degradado. Seria missão suicida. O quanto esse governador investiu na prevenção ao mau tempo? Ninguém vai perguntar?

    1. Quanto o governador investiu nao interessa.
      Interessa quanto o brasil investiu para gente medrosa que faz formatura jurando com o sacrificio da propria vida e depois fica com medinha.

      Por isso que desmaiam quando veem um servidor da segurança pública de verdade, sem brevets, só o pistolão na cinta

  5. Resumindo; a defesa civil não tem capacidade técnica de atuar nas missões a que se destina CHAMEM O EXÉRCITO.
    Que nação dependente do Exército p/ tudo, segurança pública, defesa civil, greves etc
    RESUMINDO: Planejamento de emprego ZERO dessas instituições, esta parecendo a selva!!

    1. Chamaram o exercito e a defesa, com orçamento de 10.9 bilhoes de reais para 2024 (dinheiro esse dos Estados) nada fez.
      Os brinquedinhos do exercito sao para formatura

      1. E vc acha isso muito? Com equipamento defasados? Agora chama o Exército? Fala sério. O governador jogou pra galera. Verifuca quantia SAR existem, depois venha aqui falar

        1. Acho isso um absurdo, principalmente para um país que não luta guerras.

          É maior que o orçamento da saúde!

          Vc acha pouco? 80% disso pagando inativos e filhas de militares aposentadas.

          Pergunta na esquina para um trabalhador qualquer se ele prefere mais três médicos no posto de saúde no bairro ou um coronel do exército organizando formatura.

          É absurdo 10.9 bi. Somos um país pobre. Se quiser se comparar com o Exército dos EUA e seu PIB, comece lutando uma guerra que não seja contra o país vermelho.

          Não da para acreditar, tem militar que realmente vive numa realidade paralela!!!!

    2. os USA dependem das FFAA para TUDO. mas lá, eles usam a Guarda Nacional, a Força Aérea da Guarda Nacional, etc, forças essas maiores e melhor equipadas que a maior parte das FFAA do mundo. Já o exército, a Força Aérea, a Marinha e os Fuzileiros Navais, só para emprego no exterior. Nunca, jamais, são empregados dentro dos EUA. Mas TODAS situações de calamidades, a guarda nacional é empregada.

  6. Na hora de repartir os orçamentos a forças armadas fica com o resto, na hora do caos a forças armadas fica com tudo. Forças armadas forte nação forte forças armadas fraca nação fraca. Independente de política

  7. O governador foi até educado em mostra o problema . Onde está o Atlantico, que foi comprado com o proposito
    De se usado em Tragédias como essa , as três forças têm aeronaves para serem usado em qualquer adversidade. Visitar para fazer palanque não dar .

  8. Os gastos exorbitantes com a folha são frutos de uma gestão inflada. Apenas uM exemplo: um dentista no mundo civil e dentista, psicologo no mundo civil é psicólogo, no EB, tem que ser capitao, Major, coronel.

  9. Coloca o governador num pátio sem iluminação artificial, durante a noite, com chuva usando óculos de visão noturna e mande ele correr 100 metros em linha reta. Ele é inteligente e entenderá.

    Nessas horas o que mais atrapalha e ficar jogando para a torcida. Há diversos vídeos fake na internet onde anônimos “denunciam” bloqueio de estradas pelo exército, apreensão de jetski pela marinha, blitz da vigilância sanitária na confecção de marmitas, tudo por um like. Em momentos de crise surgem heróis, mas do outro lado também há pessoas sem escrúpulos, sem empatia e irresponsáveis que tem prazer no caos.

    Há relatos de policiais tendo que atender ocorrência de furtos em residências por aproveitadores da desgraça alheia.

    Esse governador deveria acalmar a população, liderar seu estado pelo exemplo, mas não prefere fazer escândalo em público, um vídeo irresponsável desses causa uma enxurrada de denúncias falsas nos canais de comunicação da força-tarefa que tem que se desdobrar entre socorrer os desabrigados e desfazer os danos colaterais psicológicos na tropa e na população.

    Imaginem o stress das equipes de resgate que estão fazendo o máximo para socorrer durante turnos de 30-36 horas e, ao trafegar em certas localidades são hostilizados pelo governador.

    Irresponsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo