Viagem está prevista para junho e as conversas devem ser focadas no intercâmbio de informações na área cibernética
O comandante do Exército, general Tomás Paiva, irá fazer uma viagem oficial à China para estreitar relações militares com o país asiático.
A informação foi confirmada à CNN pela assessoria do Exército.
Ele deve se reunir com o chefe do Exército chinês, entre outros compromissos que estão sendo programados. A viagem está prevista para junho e as conversas devem ser focadas no intercâmbio de informações na área cibernética. O Brasil também tem interesse em munição pesada chinesa e nos blindados.
O estreitamento de relações se dá no contexto do Brics, grupo originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia e África do Sul, e que foi ampliado a partir de 2024 com Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
No ano passado, Tomás esteve na Índia. A força tem interesse em um sistema de artilharia antiaéreo de média altura indiano desenvolvido em parceria com Israel.
O comandante também planeja uma visita à África do Sul. A Rússia, por estar em guerra contra a Ucrânia, ainda não está no radar.
A viagem se dará após o anúncio da licitação bilionária do Exército para a compra de 36 veículos blindados de combate obuseiros, cujo resultado foi anunciado nesta semana. O valor da compra pode chegar perto de R$ 1 bilhão.
A empresa chinesa Norinco estava na lista final de concorrentes, mas o vencedor foi grupo o israelense Elbit Systems. Ele produz o sistema Atmos, o mais bem pontuado pelo Comando Logístico do Exército e considerado o melhor do mundo.
Como mostrou a CNN, o PT criticou a vitória da empresa israelense e afirmou que a decisão final da compra só sairia após uma avaliação política do Palácio do Planalto e do Itamaraty.
O principal incômodo é com o fato de o governo de Israel ter declarado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) persona non grata após declarações comparando a ofensiva israelense em Gaza ao Holocausto. Setores do PT defendiam que a Norinco fosse a vencedora.
O partido tem estreitado relações com a China. Em abril, uma ampla delegação do partido visitou o país e enalteceu a relação bilateral. Em 2023, Lula e ministros foram recebidos com pompa em uma longa visita ao país.
Em 2023, o Palácio do Planalto e o Itamaraty operaram para que o Exército Brasileiro incluísse a China como convidada em um seminário sobre doutrina militar no Comando de Operações Terrestres.
27 respostas
Chega de fazer turismo.
o contrato para a aquisição desses obuseiros ainda não foi assinado portanto, a aquisição deve ser do material chinês. Até mesmo porquê, lá na frente, numa “precisão”, não sofreremos nenhum tipo de boicote do ocidente coletivo. E a China é definitivamente a nova superpotência planetária E Também é membro do brics, a nova, maior e mais poderosa organização política, econômica e muito em breve também a maior organização militar que surgiu no mundo.
Ledo engano. A China não está bem economicamente E vem escondendo isso.
Ademais, esses “acordos” com os orientais certamente Serão revistos porque o desgoverno Lule está derretendo e só vai até 2026; quiçá, antes.
Fora tudo isso, Trump vencerá e a mesa do jogo vai mudar grandemente.
Que clarividência!!!
Vossa senhoria deve ser integrante daquele grupo de estudos estratégicos da ECEME que afirmou que a Rússia sobrepujaria a Ucrânia em três ou quatro semanas.
Kkkkk. Mago da burrice.
A claro, ficar
A claro, ficar com o material Chinês simplesmente pq sim. E definitivamente, a decisão mais ideológica que poderíamos presenciar. É outra, ficou em último lugar na 2° fase do Programa devido a não ser, o melhor Sistema presente na licitação! 🙄
Não é verdade. Se tirar a ideologia que Infelizmente sempre Predomina em nossos governos ruins, pelo critério técnico, como compatibilidade com equipamentos já existentes no país, e OTAN e Evidentemente econômico, Pois foram os israelenses quem Venceram a Licitação, a melhor proposta é deles. Se sabe, que seus equipamentos militares são de ponta.
Concordo com vc plenamente.
Quem está preso ao ocidente na questão bélica é e sempre ficará escravo deles ao seu bem próprio.
Chega de ser dependente destes que se acham dono do mundo.
será que ele pediu autorização para o Xandão ?
Como assim? China? Mas a China não é um país comunista? As FFAA sempre combateram o comunismo e agora vão ao encontro dos comunistas? Pode isso, Arnaldo?
🍉🍉🍉🍉🍉🍉🍉🍉🍉
Fato!
Ja disseram que não pode criticar, apenas elogios…
Estás fazendo o mesmo no EB que o papa Francisco faz com a Igreja Católica.
nosso estrategista general quer comprar equipamentos de gregos e troianos, ou é só turismo ou está engambelando seus “parceiros”?
Acho que é turismo mesmo, e pior, Com nosso dinheiro. Pelo menos talvez lá na China alguém consiga entender o que ele fala.
Fica pôr lá mesmo aqui Alexandre de Morais já está dando as ordens .
Forças armadas traiu seu povo, ninguém mais confia nos MELANCIAS,porque será q estão indo a china comunista? estão estreitando mesmo . estão estreitando o que?aplicar os métodos de dominação aqui?afinal para que esse exército nos serviu até hoje? só gastos absurdos com esses generais imprestáveis nada patriotas …
Ir a China para que? Eles classificaram o exército brasileiro como pior do mundo.
Como Sempre, O Partido Dos Trabalhos (PT) Querendo Encerrar Ou Atrapalhar Uma Licitação Das Forças Armadas! Antes Foi, A Tentativa Do Encerramento Do Contrato Para Aquisição Do Centauro 2 Agora, Tentaram Barrar Ou Alterar A Decisão Do EB, Visando Apenas À Uma Questão Ideológica, Tendo-Se Em Vista Que A Norinco (SH-15) terminou em último nessa 2° fase da licitação. Agora a vitória da israelense elbit Systems (Atmos 6×6) não é ideologia mas sim, com base em análises do produto. Obs: O Francês (Caesar) da Nexter Systems ficou em 3° lugar mesmo nós achando que brigaria, com o próprio Atmos! 😐🙄
Alguém sabe se o General vai ganhar diária ou Grat Rep? Passou um Praça babão preocupadissimo com a Nota para BI. O pessoal do Pgto disse que já estão em condições de pagar o General.
Não tem gasolina e querosene para atender as enchentes do Rio Grande do Sul ….mas tem “conversas” para chinês “dormir”
Aqui dá para dizer: é um general melancia mesmo. Independente de onde virá a aquisição é notório que a China vai economicamente mal das pernas, mas o que mais me preocupa são os softwares usados nessas máquinas, haja visto que é notória a fragilidade deles com falhas que muitas vezes são infantis.
Impressionante como tem gente que nasceu neste país e passa a vida torcendo para que nossa pátria (e por Consequência todo o povo brasileiro, enclusive Eles e suas famílias e gerações futuras), fracasse e viva eternamente na pobreza, Não passando de um “país pobre, paupérrimo, eternamente nas mãos do famigerado FMI ( ou cara de osso), situado num continente exótico localizado no fim do mundo. incompreensível o Quê e como pensam essas pessoas. É o famoso complexo de inferioridade atuando fortemente no ensinamento e nas mentes. Muitos desprezam nossa pátria por má fé mesmo, Outros a desprezam por desconhecimento, falta de amor próprio, complexo de inferioridade e alienação. Enquanto isso, apesar do ódio de alguns, o mundo mudou. Muitos não aceitam essa nova realidade, assim como o império que essa gente tanta ama e idolatra, que está caindo. Cairá Atirando, é verdade, mas cairá.. aliás já caiu. Os eua tem uma dívida interna de mais 30 TRILHÕES de Dólares e o mundo já se articula para não mais usarem essa moeda como moeda oficial em seus negócios. Muitos países já abandonaram o dólar em suas transações financeiras. Senhores……(aqueles que se recusam a aceitarem essa nova realidade), aceitem que o mundo mudou e de agora em diante, coloquem seus filhos para aprenderem a falar mandar.
“Muitos países já abandonaram o dólar em suas transações financeiras” = cinco países falidos.
Parabéns. Toma uma biela de troféu!
Brasil si jogando na areia movediça do comunismo,confiar agora só em Deus sempre porque nesses nossos governantes e só fiasco