Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro está preso desde 22 de março no Batalhão da Polícia do Exército
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a soltura do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) nesta sexta-feira (3). Ele também manteve o acordo da delação premiada feito pelo militar.
O militar estava preso desde o dia 22 de março no Batalhão da Polícia do Exército, em Brasília.
O oficial, que fez um acordo de colaboração premiada, voltou a ser detido após o vazamento de áudios em que ele faz críticas à investigação da Polícia Federal e ao próprio Moraes, relator de inquéritos que miram Cid.
Em sua decisão, Moraes manteve integralmente o acordo de colaboração premiada firmado por Cid com a Polícia Federal. O ministro citou que o ex-ajudante de ordens reafirmou a “voluntariedade a legalidade do acordo” e ressaltou que os áudios divulgados pela revista Veja “se tratavam de mero ‘desabafo’”.
Após deixar a prisão, Cid deve usar tornozeleira eletrônica, cumprir recolhimento domiciliar noturno, comparecimento semanal à Justiça. Ele também está proibido de deixar o país; usar redes sociais; e se comunicar com os demais investigados, com exceção de sua esposa, filha e pai.
O ex-ajudante de ordens é investigado na suposta trama de tentativa de golpe de Estado, na falsificação de cartões de vacina contra a Covid-19 e no caso da venda de joias sauditas recebidas pela presidência.
No pedido de liberdade, a defesa de Mauro Cid argumentou que os áudios não causaram prejuízo à investigação e que não houve obstrução de justiça.
Além disso, cita que a gravação foi feita clandestinamente. Cid alega ter falado com um momento de desabafo.
Nos áudios revelados pela revista “Veja” em 21 de março, Cid diz: “Eles (os policiais) queriam que eu falasse coisa que eu não sei, que não aconteceu.”
O ex-ajudante de ordens ainda reclama da condução do processo, citando o relator do inquérito. “O Alexandre de Moraes já tem a sentença dele pronta”, revelou a reportagem.
Um dia depois da divulgação dos áudios, em 22 de março, Cid foi chamado para uma audiência no STF para confirmar os termos da colaboração premiada que tinha garantido a saída dele da prisão em setembro de 2023.
Ao gabinete de Moraes, o tenente-coronel reforçou tudo o que havia dito na delação e negou ter sido coagido por policiais. O militar também disse ainda que os áudios foram enviados em um momento de desabafo.
13 respostas
Próxima semana vai pedi música do fantástico,kkkkkk
só existe um ministro no STF que manda e desmanda?
o pior de tudo é que ninguém está nem aí, os outros ministros estão com os bolsos cheios e as mordomias em dia e isso é o que importa por aqui!
Mentiu para a revista Veja ou mentiu para o STF.
Não tem como fugir dessa realidade.
Em qualquer dos dois casos, uma certeza: um oficial – muito bem conceituado pela Instituição – falta com a verdade reiteradamente.
Em suma: como chegou a esse ponto da carreira com esse comportamento contrário ao que prega a Instituição para seus integrantes, notadamente para os oficiais?
Esse último comportamento não chega a afetar o pundonor militar? o decoro da classe?
Depois, não vale lá na tropa querer punir a pracinha por “faltar com a verdade”.
Xandão comandante das forcas armadas da um aumento salarial ai para gente
Como é o termo?
Semiaberto ou Progressão?
É triste ver que para alguns as leis estão escritas em papel higiênico.
Será profecia?
De tanto ver triunfar as nulidades.
De tanto ver crescer as injustiças.
De tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos maus.
O homem chega:
– a desanimar-se da virtude,
– a rir-se da honra,
– a ter vergonha de ser honesto
(Rui Barbosa)
Solto pelas mãos do soberano.
Soberano conceda um aumento salarial pra nós,?
Xandão só cumpre a lei é que o pessoal se acostumou mal com as leis que vinham sendo só para a turma ralé e quando alguém coloca o que a constituição federal e a lei , bem aí o pessoal acha que o Xandão está exagerando porque bloqueia redes sociais de pessoas que vinham ameaçando as instituições assim como o próprio STF. Uma x o cara falou mas é só da parede do cara e não precisa bloquear redes sociais. Então a pergunta se alguém for lhe ameaçar com uma arma é só você dar parte ou a polícia tem obrigação de tirar a arma do cara?? O mal tem que ser cortado pelas raízes. Mas o Bolsonaristas não gostam da verdade e preferem espalhar Fakes,ódio , mesmo que custe vidas. O tempo é o senhor absoluto da razão.
Quanta bobagem num texto confuso e difícil de ler.
Cara, sinceramente, aconselho a ler antes de publicar seus comentários.
Texto totalmente ininteligível.
Não dá para entender nada.
“Bizu”: usa o seu tempo de forma absoluta para exercitar sua razão. Leia, leia e leia.
Eu compreendi perfeitamente, e ele só falou verdades.
Tu clamas por liberdade
Mas só aquela que te convém
Tu puxas a arma no escuro
E não suportas ninguém feliz
Persegues a quem trabalha
Calúnia, carga e traição
Te julgas o mais esperto
Mas és mentira, só ilusão
Parabéns! O Cabra é bom de rima.
Tive uma visão
De um esperto e um ladrão
Um vive como sultão
O outro promoção
Nenhum tem razão
Só falsidade no coração
Um finge que é bom
Outro é Capitão
Quem terá razão
A leis ou a enganação
Um ainda no comício
Já com vaga na prisão
e a carruagem segue..com os burros na frente, os sabidos atrás e os passageiros aguardando um lugar nesta carruagem para se tornatem sabidos mas são apenas burros