Alexandre de Moraes manda soltar Mauro Cid

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro está preso desde 22 de março no Batalhão da Polícia do Exército

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a soltura do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) nesta sexta-feira (3). Ele também manteve o acordo da delação premiada feito pelo militar.

O militar estava preso desde o dia 22 de março no Batalhão da Polícia do Exército, em Brasília.

O oficial, que fez um acordo de colaboração premiada, voltou a ser detido após o vazamento de áudios em que ele faz críticas à investigação da Polícia Federal e ao próprio Moraes, relator de inquéritos que miram Cid.

Em sua decisão, Moraes manteve integralmente o acordo de colaboração premiada firmado por Cid com a Polícia Federal. O ministro citou que o ex-ajudante de ordens reafirmou a “voluntariedade a legalidade do acordo” e ressaltou que os áudios divulgados pela revista Veja “se tratavam de mero ‘desabafo’”.

Após deixar a prisão, Cid deve usar tornozeleira eletrônica, cumprir recolhimento domiciliar noturno, comparecimento semanal à Justiça. Ele também está proibido de deixar o país; usar redes sociais; e se comunicar com os demais investigados, com exceção de sua esposa, filha e pai.

O ex-ajudante de ordens é investigado na suposta trama de tentativa de golpe de Estado, na falsificação de cartões de vacina contra a Covid-19 e no caso da venda de joias sauditas recebidas pela presidência.

No pedido de liberdade, a defesa de Mauro Cid argumentou que os áudios não causaram prejuízo à investigação e que não houve obstrução de justiça.

Além disso, cita que a gravação foi feita clandestinamente. Cid alega ter falado com um momento de desabafo.

Nos áudios revelados pela revista “Veja” em 21 de março, Cid diz: “Eles (os policiais) queriam que eu falasse coisa que eu não sei, que não aconteceu.”

O ex-ajudante de ordens ainda reclama da condução do processo, citando o relator do inquérito. “O Alexandre de Moraes já tem a sentença dele pronta”, revelou a reportagem.

Um dia depois da divulgação dos áudios, em 22 de março, Cid foi chamado para uma audiência no STF para confirmar os termos da colaboração premiada que tinha garantido a saída dele da prisão em setembro de 2023.

Ao gabinete de Moraes, o tenente-coronel reforçou tudo o que havia dito na delação e negou ter sido coagido por policiais. O militar também disse ainda que os áudios foram enviados em um momento de desabafo.

CNN BRASIL

13 respostas

  1. só existe um ministro no STF que manda e desmanda?
    o pior de tudo é que ninguém está nem aí, os outros ministros estão com os bolsos cheios e as mordomias em dia e isso é o que importa por aqui!

  2. Mentiu para a revista Veja ou mentiu para o STF.

    Não tem como fugir dessa realidade.

    Em qualquer dos dois casos, uma certeza: um oficial – muito bem conceituado pela Instituição – falta com a verdade reiteradamente.

    Em suma: como chegou a esse ponto da carreira com esse comportamento contrário ao que prega a Instituição para seus integrantes, notadamente para os oficiais?

    Esse último comportamento não chega a afetar o pundonor militar? o decoro da classe?

    Depois, não vale lá na tropa querer punir a pracinha por “faltar com a verdade”.

  3. Como é o termo?
    Semiaberto ou Progressão?
    É triste ver que para alguns as leis estão escritas em papel higiênico.

    Será profecia?
    De tanto ver triunfar as nulidades.
    De tanto ver crescer as injustiças.
    De tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos maus.
    O homem chega:
    – a desanimar-se da virtude,
    – a rir-se da honra,
    – a ter vergonha de ser honesto

    (Rui Barbosa)

  4. Xandão só cumpre a lei é que o pessoal se acostumou mal com as leis que vinham sendo só para a turma ralé e quando alguém coloca o que a constituição federal e a lei , bem aí o pessoal acha que o Xandão está exagerando porque bloqueia redes sociais de pessoas que vinham ameaçando as instituições assim como o próprio STF. Uma x o cara falou mas é só da parede do cara e não precisa bloquear redes sociais. Então a pergunta se alguém for lhe ameaçar com uma arma é só você dar parte ou a polícia tem obrigação de tirar a arma do cara?? O mal tem que ser cortado pelas raízes. Mas o Bolsonaristas não gostam da verdade e preferem espalhar Fakes,ódio , mesmo que custe vidas. O tempo é o senhor absoluto da razão.

    1. Cara, sinceramente, aconselho a ler antes de publicar seus comentários.

      Texto totalmente ininteligível.

      Não dá para entender nada.

      “Bizu”: usa o seu tempo de forma absoluta para exercitar sua razão. Leia, leia e leia.

  5. Tu clamas por liberdade
    Mas só aquela que te convém
    Tu puxas a arma no escuro
    E não suportas ninguém feliz

    Persegues a quem trabalha
    Calúnia, carga e traição
    Te julgas o mais esperto
    Mas és mentira, só ilusão

    1. Parabéns! O Cabra é bom de rima.

      Tive uma visão
      De um esperto e um ladrão
      Um vive como sultão
      O outro promoção

      Nenhum tem razão
      Só falsidade no coração
      Um finge que é bom
      Outro é Capitão

      Quem terá razão
      A leis ou a enganação
      Um ainda no comício
      Já com vaga na prisão

  6. e a carruagem segue..com os burros na frente, os sabidos atrás e os passageiros aguardando um lugar nesta carruagem para se tornatem sabidos mas são apenas burros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo