Homem morre atropelado por caminhão do Exército em pista exclusiva para ônibus

BRT AVENIDA BRASIL

Pista é exclusiva para ônibus articulados do BRT, e o motorista do caminhão militar cometeu uma infração ao utilizá-la, segundo o Mobi-Rio

Rio – Um acidente na pista exclusiva do BRT Transbrasil, próximo à estação Fazenda Botafogo, na Zona Norte, terminou na morte de um homem atropelado por um caminhão de transporte de tropas do Exército, nesta quinta-feira (2).

De acordo com informações da Mobi-Rio, responsável pela gestão do sistema de transporte, a pista em questão é destinada exclusivamente aos ônibus articulados do BRT, e o motorista do caminhão militar infringiu as normas ao transitar por ela.

Registros das câmeras de segurança do BRT captaram o momento em que o caminhão adentrou a pista reservada, momentos antes do acidente. Até o momento, a vítima não foi identificada.

Em nota, o Exército informou que ” Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Leste (CML) lamenta o ocorrido e, após perícias no local, instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM), a fim de elucidar os fatos e apurar responsabilidades.”

tupi.fm

8 respostas

  1. Em nota, o Exército informou que ” Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Leste (CML) lamenta o ocorrido e, após perícias no local, instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM), a fim de elucidar os fatos e apurar responsabilidades.”

    Isso que dá obrigar soldados, cabos e sargentos temporários a tirarem a carteira D como diz o ditado popular “a bangu”, e também muitas vezes estes militares saem de serviço e são escalados para missões diversas e muitas vezes dá nisso. aí agora a cabeça do soldado, cabo ou sargento temporário vai rolar, isso porque os carreiristas não querem se envolver e serem motoristas ou irem para missões que segundo defende a AGU os militares temporários não desempenham as mesmas tarefas que os de carreira é o que está escrito na lei do mal 13954/2019.
    meus pêsames a família e sorte ao militar motorista porque muitas vezes não sabem nem lê direito, aí eu pergunto, quem era o chefe da viatura? se for um de carreira tá livre, mas se for um temporário já era!
    e ainda tem quem se diga militar e defenda a lei 13954/2019 do falso meçias.

    1. Boa noite Caro Anônimo. O Código Nacional de trânsito NÃO prevê a função de “Chefe de viatura”. Com Exceção, naturalmente, do motorista, tODOS os demais dentro do veículo são PASSAGEIROS. Ou seja, toda e qualquer ação e/ou omissão SÃO de única responsabilidade do cONDUTOR. EsMB 1995!!!

    2. Mania de querer passar a mão na cabeça de homem barbado. Se é profissional habilitado, que seja responsabilizado por suas ações ou omissões. Chega desse paternalismo indecente que alguns defendem no Exército. Todos ali são maiores de idade e capazes.

  2. Todas as 5ton estão fora do padrão
    de sinalização de transito. Elas são veículos bélicos, por isso são dispensadas da sinalização, porém quando acessam vias de circulação fazem parte do trânsito e precisam estar de acordo com o CTB.

  3. O fato de estar na pista do onibus nao é causa determinante do acidente.
    Se fosse, todos que ali passam seriam acidentados.
    É uma infracao de transito que nada tem a ver com a fatalidade

  4. Caro Amauri disse: 3 de maio de 2024 às 00:54

    Na sua OM pode ser assim, mas na minha OM o motorista não sai se tiver um chefe de viatura e obrigatoriamente tem que ser mais antigo que o motorista. Fale do CTB para os comandantes os quais se sentem acima da lei e ainda acham que estão sob o comando do falso meçias.

    sem mais…

    1. O que o amigo amaury quis dizer é que pouco importam as regras que o exército mesmo faz. Vão importar para responsabilidade administrativa.

      Para responsabilidade penal valem as leis da República (Código de Transito) e a responsabilidade PESSOAL do autor do fato.

      Quando dizem que vivemos um mundo encantado estão falando a verdade. Mas nesse caso específico, o mundo mágico infelizmente topou com o mundo real. Valem as regras do mundo real.

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