José Dirceu defende corte de ‘supersalários’ de militares

Dirceu sendo preso em agosto de 2015, na 17ª fase da Lava Jato Foto: picture-alliance/dpa/H. Alves

Condenado a 39 anos de cadeia nos escândalos do mensalão e do petrolão, ex-ministro que cortar salários e “penduricalhos” dos militares


HUGO MARQUES

O presidente Lula tem se esforçado para pacificar a relação do governo com as Forças Armadas, especialmente depois do 8 de janeiro, quando vândalos invadiram e depredaram o Palácio do Planalto e os prédios do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional. Como mostrou VEJA desta semana, o principal ator dessa tentativa de reaproximação é o ministro da Defesa José Múcio Monteiro.

A movimentação do ministro, com o aval do presidente, no entanto, encontra resistência entre alguns personagens que ainda possuem poder e influência dentro do PT. Um deles é o ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, condenado a mais de 39 anos de cadeia nos escândalos do mensalão e do petrolão.

Ex-ministro diz que Bolsonaro deu muitas vantagens a militares
Em um artigo publicado na revista Teoria e Debate, editada pela Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT, o ex-ministro destacou que os militares têm uma série de privilégios e defendeu o corte de salários e ‘penduricalhos’. “É bom lembrar que os militares se transformaram num grupamento da sociedade com muitos privilégios em relação à população civil, e alguns deles terão que ser revistos”, escreveu.

Na avaliação do ex-ministro, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi “generoso” demais com os militares em matéria salarial. “Ele (Bolsonaro) deu várias vantagens e privilégios aos militares, escondidos em inúmeros penduricalhos, diferentes auxílios financeiros, gerando excrescências como os supersalários”, escreveu Dirceu.

E prosseguiu: “Os militares são os únicos servidores públicos com aposentadoria integral, sem limite de idade e com paridade com os da ativa. Na reforma da previdência, o tempo de serviço passou de 30 para 35 anos, mas, em contrapartida, ganharam um Adicional de Compensação de Disponibilidade Militar, um senhor aumento do soldo”.

Dirceu também criticou as baixas alíquotas de contribuição previdenciária das Forças Armadas. “Os militares contribuem com 7% a 9% para a previdência, apenas”, diz. E ainda acrescentou: “As filhas maiores de militares, de pais que faleceram ou ingressaram nas Forças Armadas até 2000, continuam com direito à pensão”.

O ministério da Defesa não se pronunciou.

veja

35 respostas

  1. Com os milhões de reais que esse cidadão levou com corrupção, a pensão da família dele é mais generosa que de qualquer militar. Moral de cueca.

  2. Supersalários????

    Kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Qu moral esse condenado tem para fazer juízo de valor???

    Supersalários estão no judiciário que ainda deseja a volta de quinquênio mesmo recebendo por Subsídios!!

    ABSURO DAREM PALCO PRA ESSE SEM MORAL!!!

    Os Praças estão à Míngua sendo “açoitados” pelo atual governo e o AltCom das FFAA que nada diz sobre a recomposição dos soldos!!!!

    1. Mas pra que público dão voz a esse senhor?? Um dos maiores corruptos da história desse país (julgado e condenado) recebendo palanque pra falar asneiras e inverdades em âmbito nacional. Cara, tenha um mínimo de vergonha na cara e, SUMA de cena: é bom pra vc e, principalmente, pro país!

  3. Tenho ouvido muita gente importante (alguns professores universitários com doutorado) falando dos privilégios militares. Não estão mentindo, mas há muita omissão sobre sobre o contexto e as peculiaridades da vida dos militares. Não levam em conta nada, simplesmente confrontam desiguais (civis do INSS x previdência militar).

    Usam a conveniência de dizer a verdade pela metade, o que é uma das facetas da falácia, para tentar desmoralizar a classe dos militares. Não é justo.

    O Dirceu é político, ninguém dá muito ouvidos a ele devido ao seu viés de esquerda, mas ao professor universitário dão.
    Se o serviço de Comunicação das FFAA não agir, vamos perder a longo prazo o único valor para as nossas carreiras, que é a reserva com paridade. Fora isso, desculpem, não vale a pena tanta abnegação.

  4. Eu só levo a sério se a ordem partir do comandante Alexandre de Moraes segundo o Deputado Federal Ricardo Salles é ele quem manda. Tá quem Manda.
    E o salário ó!

  5. Xandão é:
    1 Ministro Chefe do STF;
    2 Ministro Chefe do TSE;
    3 Ministro Chefe da Defesa;
    4 Manda no Senado;
    5 Manda na Câmara;
    6 só falta a presidência da República.
    Manda prender, julga, condena, proíbe visitas, faz o que quer.
    O homem mais poderoso do Brasil, sem dúvidas.

  6. Supersalários é teu cool…..!!!!!

    Estamos na Míngua desde 2016 e esse ladrão vem com esse papinho!!!

    E ainda tem gente que acredita Nessa gente…..

    É bem a cara deste Desgoverno do PT mesmo!!

    Mas 2026 está logo ali….bem pertinho e os Militantes do PT nos Quartéis já estão se arrependendo!!!

  7. Está certíssimo, mas Não em tudo, quanto a Contribuição para a PM não foi muito feliz, mas muitas garantias do tal “Sistema de Proteção” somente seriam Necessários em tempo de guerra, como filha maior (Não invalida) tem direito a Pensão? Como um Condenado ganha um prêmio? Essa dita Proteção social é uma piada para embasar tudo o que foi feito nessa reestruturação. Podem me xingar, mas prefiro uma Reformulação nisso tudo para que uma hora Não exploda e respingue em todo mundo, pois quando isso acontecer todos vão chorar. Vou aqui ressaltar uma duas coisas: 1) não gosto do personagem e 2) quedo-me a esse personagem no quesito honra, se fosse para uma guerra queria como meu subalterno mais próximo, pois ele nunca nem mesmo sob Pressão iria Esmorecer.

  8. E os salários do judiciário e Legislativo, o pilantra fez algum comentário? Ele sabe que está prevista uma PEC para o judiciário receber a cada 5 anos um quinquênio (5%)?. PEC vai na CF, o governo tendo dinheiro ou não, os meritíssimos vão receber. O problema é o militar, né? Isso não é perseguição ou ele descobriu que os melancias, Voadores e Aquáticos são um bando que tem medo?

  9. Sem paixões. O que ele falou esta certo. e para um país em que a ultima guerra em que participou foi há mais de 70 anos, não tem problemas fronteiriços com os seus vizinhos, manter uma FA desse tamanho e com tanto gastos. Todo mundo sabe que o orçamento das Defesa talvez 3/4 seja para pagamento de salários e pensões. Tem essa excrecência que é a filha do militar acumular os vencimento integrais ao falecimento do pai. O militar ao passar para a reserva recebe 10 vencimentos, nenhum funcionário civil de qualquer poder tem isso. A paridade e a integralidade entre o pessoal da ativa e da reserva. Em algum momento, isso vai ter que ser revisto. Daqui há 10 anos a sociedade vai estar discutindo uma nova reforma da Previdência, pois as relações de trabalhos mudaram, quem nunca pagou, como os uber/mototaxista, irão perceber que sem um sistema de proteção ainda vai ser pior. E essa reforma que foi posta no governo Bolsonaro, só se ferrou, o pessoal que passou para a reserva entre os anos 2001 e 2019. E corrigir isso, vai ser dificil, somente com negociação entre o MD e o governo.

    1. Primeiro que não são 10 vencimentos, são 8, lembrando que quem foi para a reserva antes da Lei 13.954 só recebia 4. civis recebem FGTS de uma empresa ao se aposentarem, Militares não tem isso.

    2. 10 Salários (sal pago aos soldados romanos como Retribuição ao trabalho), vencimentos, proventos, 10 ou 8 vencimentos, o cerne da questão é receber essa grana como prêmio, um Escárnio.

  10. Supersalários? Só se for da galera da Receita federal, tcu, agu,dpu, polícia federal e outros
    E outra, servidor público federal aposenta com integral também

  11. Alguém que serve em Brasília, avisa lá no QG para os deslumbrados com o poder bradar: “faz o L”.

    Próximos passos (dessa nova amizade entre o Barba e as FA):

    – reformulação do currículo das escolas militares

    – alteração dos critérios de promoção dos oficial-general

    – extinção ou substituíção dos Patronos

    E não duvido que o capitão Lamarca seja transformado num “Patrono” ou algo desse tipo.

    “Milico” é muito amador. E ainda teve aquele que levou para sua casa o Lula, num jantar intimista.

    “Sabe nada, inocente”…

  12. concordo plenamente em reduzir altos salários desses generais que foram beneficiados com a lei do mal 13954/2019, inclusive o nove dedos deve rever essa lei e será reeleito sem sombra de dúvidas!

    1. Acertou em cheio, kkkkkkk. Creio que o presidente Lula vai demitir quem tentar boicotar as negociacoes para ajustes. E estara coberto de razao. Ele pode e ele vai fazer isso.

  13. O mensalão fez muito bem a ele, foi condenado a mais de 30 Anos de cadeia e está solto. Será que ele recebe o Bolsa Ditadura por ter sido o que foi na época do Regime Militar?

  14. Esse Zé Dirceu é o cocô do cavalo do último bandido… não vale nada… é um tornozelado solto com permissão para transitar por todos os cômodos do Congresso e Senado.
    Estão dando oportunidade para um pilantra de baixa categoria se expressar do jeito que ele gosta.
    Cuidado, esse bandido não pode ficar solto.

  15. ‘As vezes os sensatos são ultrapassados pelos imbecis, como bem diz uma das fábulas de Esopo.
    Eis aí s evidência dando razão ao fabulista grego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo