Segundo o ministro, enquanto o mundo se arma, o Brasil reduziu o orçamento da Defesa
Brasília – O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, foi entrevistado no programa “Por Dentro da Defesa”. Há um ano e quatro meses à frente da pasta, José Mucio falou sobre temas como a criação de carreira civil de Defesa, a participação de mulheres nas Forças Armadas e defendeu previsibilidade orçamentária para a continuidade dos investimentos nos projetos estratégicos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.
De acordo com o Ministro, enquanto “o mundo está se armando”, no Brasil houve redução do orçamento da Defesa nos últimos dez anos, que passou de 20,6 bilhões (2014) para 10,9 bilhões (2024). “Você, por exemplo, quando vai comprar um apartamento, você precisa saber quanto ganha para assumir uma prestação. Nós precisamos ter uma previsibilidade mínima para sabermos quanto podemos investir em equipamentos para as Forças brasileiras”, explicou.
São projetos estratégicos da Defesa iniciativas como o desenvolvimento de submarinos e blindados e a aquisição de aeronaves. Esses projetos têm como característica a longa duração e integram a Base Industrial de Defesa (BID), setor que representa 4,8% do Produto Interno Bruto (PIB) e gera 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos no país.
Na entrevista, José Mucio também destacou o trabalho e a atuação dos militares em todo o território nacional e o permanente estado de prontidão para auxiliar a população brasileira. “As Forças Armadas existem para defender o País e estar à disposição da sociedade brasileira. E a sociedade brasileira tem a absoluta convicção que conta com as Forças Armadas no que precisar”.
DEFESA – Edição: Montedo.com
12 respostas
Eu só sei de uma coisa a PF não pinta meio fio.
E o salário ó!!!
Marcos, tu é chato pra caramba!
Pf nao usa arma para cerimonial.
Esse circo é caro demais.
Pf é prendendo narcoterrorista internacional
A falta de perspectiva das Forças Armadas é assustador. Estamos a merce de uma ideologia que vislumbra associaçao junto a paises nao democraticos, acordos de cooperação duvidosos, economia endividade, enfim, cenarios no minimo preocupantes. E nossas forças armadas? aguardando previsibilidade orçamentaria. Ate quando nossos “comandantes” olharao para a tropa e terão algo “efetivamente” real para transmitir? ou aguardarao a “previsibilidade dos nossos politicos”
“Estamos a merce de uma ideologia que vislumbra associaçao junto a paises nao democraticos”, tipo a Hungria ?
O Manequim De Funerária não fala nada sobre recomposição dos soldos…..principalmente dos Praças!!
O apoio dos Praças à Lula cai a cada dia…
Acho que esses votos farão falta em 2026…
Já foi apertado em 2022….imagina com a direita crescendo cada vez mais a cada dia.!!
Sou radicalmente contra esta postura do PT, ora refletida no atual governo de acenar com acordos com países não democráticos/anti-ocidente. A nossa política externa precisa ser maior que isso. Tem que criticar sim os criminosos como Netanyahu, Putin e Aiatolás da vida, assim como não precisa concordar com tudo que EUA e seu clubinho (OTAN) faz, mas pelo amor, temos muito mais em comum com o Ocidente que essas ditaduras que Lula paparica.
Esqueci do nosso vizinho que já poderia ter caído de maduro.
Como disse o sales:
– Para entregar cesta basica e fazer obturação em índio não é necessário metralhadora, helicóptero ou orçamento gigantesco.
– A PMSP em uma semana em santos fez mais apreensões que todo o exército em todas as operações ano passado, a um custo infinitamente menor
– As apreensões do exército foram todas do IBAMA e ICMBio
– A LBV faz o trabalho do exército de modo mais eficiente e menos custoso.
Todas essas falas está no video do Salles no youtube. Somente verdades.
Forças armadas que tem medo de arma e enfrentamento.
Como disse ele: a Força Nacional foi pro pau e o exército ficou fazendo powerpoint e formatura.
Diminuam o orçamento dos bebezões. Custa caro demais formatura com blindado e helicoptero para eles se sentirem um Rambo (que nunca trocou tiro).
A LBV faz aciso por muito menos recurso. E de modo mais eficiente.
Mandem o dinheiro para a LBV!!!!
O Mucio só sabe falar palavras bonitas ( previsibilidade ) mas ação que é bom nada, só enchendo linguiça como faz todos que passam por esse Ministério, ai chega no final do mandato do presidente e nada mudou.
As forças armadas só servem para formaturas inúteis e fazer do recruta mão de Obra barata!
Estudem para não serem militares quando crescerem crianças…tem uma base aérea do interior de Goiás que até sargento está fazendo faxina…Pelo amor de Deus…não entrem nessa furada de forças armadas!!!!!