Exército entrega perícia e STF “vai botar ponto final” em litígio PI x CE

Legenda: Mais de 240 mil cearenses podem ser impactados caso a decisão seja favorável ao Piauí.

 

Deputado Ziza Carvalho explicou que prazo final para entrega do resultado da perícia do Exército é maio

O prazo final para que o Exército entregue o relatório com resultado final da perícia sobre a ocupação das terras piauienses pelo Ceará é maio. De acordo com o deputado Ziza Carvalho (MDB), vice-presidente da Comissão de Estudos Territoriais da Assembleia Legislativa do Piauí, logo em seguida o “STF [Supremo Tribunal Federal] vai botar um ponto final” no litígio. O processo está nas mãos da ministra Cármem Lucia.

Nesta quarta-feira (24), os prefeitos piauienses se reuniram na sede da APPM – Associação Piauiense de Municípios para debaterem o status atual do processo.

“A ministra Cármem Lucia vai receber [o relatório] e vai dar a decisão. A perícia do Exército, que é a entidade responsável pelo estudo técnico, ficou de terminar em 2020 e já foi pago mais de R$ 6 milhões. O estudo foi interrompido na pandemia e o prazo que o Exército deu foi maio. A partir daí, a relatora deve abrir prazo para que as partes se manifestem sobre o resultado e a ministra então fará seu julgamento”, afirma Ziza Carvalho.

A ação não cabe mais recurso, já que tem caráter declaratório e não envolve questões de propriedade. Se o STF acatar o pedido do governo piauiense, o Ceará perderá 66% do município de Poranga, 32% de Croatá, 21% de Guaraciaba do Norte, 18% de Carnaubal, 8% de Crateús, além de 7% de Ipaporanga.

De acordo com o deputado, o Piauí busca “segurança jurídica” ao reclamar o território para si.

“Por uma questão de seca, eles tem descido a Serra da Ibiapaba e colonizando aquela região e o Piauí ficou assistindo ao longo do tempo. Estamos buscando segurança jurídica. Se não retomarmos tudo, pelo menos parar esse movimento e a gente ter assegurado nosso território”, explica.

Ao longo do tempo, houve tentativas de conciliação envolvendo os governos dos dois estados, bancadas estaduais e federais e até a Câmara de Conciliação do governo federal. Sem sucesso. Com a decisão da ministra Cármem Lucia, o deputado Ziza Carvalho acredita que a questão será finalmente resolvida.

“A justiça vai botar um ponto final porque todas as tentativas de conciliação já foram feitas. O caso chegou até o STF e ele é que tem esse dever de resolver conflitos territoriais”, finaliza.

Piauí Hoje

40 respostas

  1. Depois Que O Ceará Colonizou A Área, Deixou Algumas Cidades Organizadas, Vem O Piauí E Quer Tudo! Fala Sério! Se Essa Região Passar Para O Piauí, Vão Arrumar Uma Dor De Cabeça Enorme Para Os Habitantes Dessas Cidades: Naturalidade, Patrimônio, Documentos, Atendimento Médico, Propriedades, negócios, comércio, Tudo Registrado No Ceará. Sem Nenhuma Questão Xenofóbica, Já Fizeram Pesquisas, E As Pessoas Preferem Continuar Como Cearenses.

    1. Invadir as terras de outros estados vocês querem, né? Quem estiver lá, continuará lá. As terras pertencem ao estados do Piauí. Onde foi que você ainda entendeu isso?

    2. Blz meu brother, mais se as terras pertence ao piaui, quem tá errado?? Que fique claro niguem pode se apoderar de objetos algo que não é seu e simplesmente encontrar razão fútil para não devolver… Isso é ocumulo dos ocumulks

      1. Os habitantes do estado do Ceará não aceitam de forma alguma. Haveria uma guerra civil na região, caso a decisão do STF fosse favorável ao Piauí. O governo do Ceará criou redes públicas estruturadas de hospitais, escolas, além do grande desenvolvimento econômico do Estado do Ceará. O governo do Piauí, ao contrário, não sabe cuidar do seu próprio território e do seu povo e fica cobiçando as riquezas do estado vizinho.

    3. O problema não é esse, veja o apse da matéria, se trata de apropriação indevida e isso é inconstitucional e sendo o mesmo precisa ser elucidado e resolvido, oq é do Piauí por direito deve ser devolvido e não é vc e nem eu e nem ninguém q dará voz de resolução a essa questão mais a Justiça com suas atribuições e ponto final.

    4. Se a área foi habitada e tem obras construídas, tudo de boa fé pelas pessoas que ali estão, então que o Estado Do Piauí indenize as pessoas e as obras públicas do Estado do Ceará para reaver. Está resolvido.

  2. Realmente é uma verdade! Mas o Piauí, tá querendo arrumar rabo de foguete com os moradores, sabendo a colônia das pertence ao Ceará. O Piauí, também tá querendo arrumar mais confusão, botando outros dois Estados em conflitos com Ceará. Sabendo que são mais natas ao Estado do Ceará.

    1. Oxi, pois quem não está gostando de pertencer ao piaui depois que a juíza bater seu martelo. que levante acampamento e vá morar nas terras do Ceará . Simples assim!. GOVERNO DO CEARÁ SENDO GOVERNO DO CEARÁ.

  3. Se tivéssemos políticos preocupados com o bem estar do povo era só fazer um plebiscito e deixar os moradores decidirem
    Mas querem poder e dinheiro
    Bando de ….

  4. Se for direito Do Piauí ter estás terras , fala pro Ceará que o tempo de colônia já acabou faz tempo e devolva o que não é dele

    E para de jogar os moradores contra o Piauí por que isso é um caso Jurídico geográfico e não social

    1. E fácil,se eles querem as terras que eles dizem que é deles ,vamos tomar Parnaiba, que sempre foi do ceara e foi trocada ,e ai eles ficam sem a única praia que tem e que dar a eles dividendos,luis correia ,delta do parnaiba ,ai pronto,ta resolvido.tinha que ser PT mesmo

      1. O litoral do piaui nao da dividendos para o estado do piu, pois o litoral é totalme abando pelo poder Público. Que o estado do ceara retome o litoral e promova o desenvolvimento do mesmo, pra gente poder viajar e aproveitar uma luis correia desenvolvida e decente.

      2. Ou amigo. A área litorânea do Piauí já era do Piauí. Mas os colonizadores cearense depois de uma batalha sangrenta também invadiram lá. Kkk….brincadeira. mas AMARRACAO. JA ERA DO PIAUI.e por terem vários cearense morando lá,se diziam donos do território mais nunca deixou de ser piauiense. Pesquise e opine.

    2. Meu Nome É João Sales, sou natural de Crateus , mais eu sou plenamente a favor da decisão do STF se pertence ao Piauí nada mais justo que devolver se é do Ceará a mesma coisa. Daí a César o que é de César, “a sorte está lançada” e ponto final”

  5. Depois que a serra da ibiapaba conseguiu uma exuberante riquesa, vem o Piauí com sua ganância de quere tomar o que é nosso ,nós somos cearense e não queremos nem ser do sul imagine ser piauiense se já nascemos fazendo o povo do país achar graça no humorismo

    1. Não tem graça em invadir áreas que não lhes pertecem. Não queremos o povo que mora lá, nem muito menos a opinião deles; queremos nossas terras de volta.

    2. Kkkkkk . Cearense faz graça com tudo. Até no choro!! Mas voltando. Essa briga já vem se arrastando a muito tempo.. só que hj tem alguém que se importou e tá indo atrás.

  6. As terras são do Piauí e pronto. Agora o sentimento de pertencimento dos cearenses tbm é válido, porém não podemos esquecer que isso é uma questão de justiça e não social.

  7. Quem quiser no Ceará é só atravessar a nova fronteira. Mas que os usurpadores, os grileiros vão ter que devolver as terras roubadas, isso sim, vão ter restituir ao legítimo dono.

  8. O Piauí nunca olhou pra Região nem pros moradores dela, agora que tem muita riqueza: parques Eólicos, açudes,estradas, fazendas produtivas de frutas e verduras, querem tomar. Além disso Já foram feitas pesquisas de pertencimento do povo e a resposta É que mais de 92% dizem que São cearenses e Não querem ser piauienses

  9. Todos os dias tem Transporte com moradores de São João da Fronteira no piauí que saem da sua cidade pra fazer compras e resolver problemas de saúde e Bancários em Tianguá. Governantes que Não cuidam da sua População sem dar Condições dos moradores resolverem coisas simples em suas cidades. E bom refletir se Não cuida do que tem como vai cuidar do que Não tem?

  10. São todos brasileiros só que tem os limites territoriais,eu acho errado porque são pessoas que tem identificação com esse estado a qual pertencem até o momento, seria melhor o Estado que pegou as terras devolver as terras em outros pontos, onde não tem moradores e claro com suas correções para ninguém perder.

  11. O Piauí está falido pois os governantes daqui Não tem competência para desenvolver esse estado de grandes potenciais e agora quer abocanhar algumas cidades do nosso vizinho estado do Ceará.

  12. É triste não ter havido acordo. Demonstra falta de sabedoria por parte dos Estados irmãos. Os dois poderiam já ter resolvido diplomaticamente. É falta de civilidade.

  13. Piau não cuida nem do seu povo direito, agora quer pegar estradas, postos de saúde, turismo, fazendas produtoras e toda infraestrutura produzida pelo Ceará. Vão trabalhar vagabas.

  14. A partir do Decreto Imperial (ele existe e deve estar nos Autos), o marco divisor entre Piauí e Ceará é a Serra da Ibispaba com o início da descida das Águas. Se prá lá, é Ceará. Se prá cá, é Piauí. Essa Ministra do STF, se tiver bem do Juízo, tem que obedecer esse roteiro. A adaptação das condições Civis Dos moradores às regras do novo estado é mera formalidade.

  15. Sou do Piauí mais discordo com os bichos grande tomar terras que não lhes pertence.
    Agora não sei pra quê toda essa briga de cearenses e Piauienses,uns ofendendo os outros só por causa de territórios.Eu admiro é muito os cearenses por produzir muitas frutas quê por sinal abastece muitas cidades dos Piauí,inclusive Luzilândia quê fica no norte do Piauí.
    Tem um cara de Crateús quê reconheceu que se o territorio for do Piauí tem que ser devolvido.gente sensata é assim,reconhece o erro do estado.
    O outro disse que o povo de uma cidade vai resolver tudo em Tianguá e quê os políticos deveria cuidar do povo.
    Aqui em Luzilândia e Esperantina vem tanta gente do Maranhão para hospitais e a caixa econômica.
    Isso aí é briga de gente grande gente, nós temos quê viver é em paz uns com os outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo