Ida do ministro à Comissão de Relações Exteriores da Casa é para esclarecimentos sobre rumos da defesa nacional e valorização dos profissionais militaresBRASÍLIA – O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, vai apresentar prioridades da pasta para 2024 à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara na próxima quarta-feira, 17. Aos deputados, meses após assumir o cargo no ano passado, o chefe da pasta afirmou ter despolitizado as Forças Armadas.
A presença do ministro no colegiado atende aos requerimentos protocolados pelos deputados Lucas Redecker (PSDB-RS) e Albuquerque (Republicanos-RR) em março de 2024. Redecker diz que, em janeiro de 2023, o governo federal anunciou uma reorientação quanto ao rumo e as prioridades para a defesa nacional. O parlamentar afirma que, de acordo com o Executivo, as mudanças implementadas buscam reafirmar o papel constitucional das Forças Armadas como garantidoras da integridade territorial.
“Não é novidade que as nossas Forças Armadas gozam de grande credibilidade junto à opinião pública e que também contribuem significativamente com o desenvolvimento científico e tecnológico nacional. Na qualidade de instância competente para analisar e deliberar sobre todas as matérias relacionadas à política de defesa, a CREDN deve ouvir, primeiro, o ministro de Estado, nosso antigo colega de Parlamento, José Múcio”, diz o requerimento.
Albuquerque argumentou que informações relativas ao desenvolvimento dos projetos prioritários da Marinha, do Exército e da Aeronáutica devem ser prestadas ao colegiado. No requerimento, solicitou esclarecimentos sobre o desenvolvimento dos caças F-39 Grippen, do KC-390, do submarino nuclear, da modernização dos blindados e da proteção cibernética.
No documento, o deputado ainda pede um debate sobre a valorização dos profissionais militares, especialmente dos militares da reserva que serviram na Amazônia “em tempos difíceis”.
Além do ministro, também devem comparecer à reunião extraordinária os comandantes da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, do Exército, Tomás Ribeiro Paiva, e da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno.
ESTADÃO – Montedo.com
33 respostas
Eu não acredito em contos de FARDAS.
Mas pode acontecer..Valorização delles.
Eu já não acredito em contos nove dedos.
Se a mulherada não for bater panela na Esplanada em busca de visibilidade e mostrar que existimos ; que parte da tropa está sem reajuste desde 2016, acredito que iremos colapsar!!! O endividamento está nas alturas e os generais estão gordos e com os bolsos cheios desde a Lei do Mal II, a do pirão primeiro.
Nós não fomos valorizados na ativa imagina quando da ida para a reserva.
Valorização somente de Generais kkkkkkkkk
Nós não fomos valorizados na ativa imagina quando da ida para a reserva agora que para eles nos somos apenas um nada que tudo fez na atica demos o sangue.
Sindicato kkkkkkk, cada uma que aparece.
Alguém deveria avisar ao ministro da Defesa que a ÚNICA valorização que a grande maioria dos militares deseja é uma boa remuneração.
Por óbvio, os únicos que pensam o contrário integram o reduzidíssimo número dos privilegiados dos “estamentos superiores”, incluindo os três comandantes das Forças com seus contracheques atuais beirando os 90 mil reais mensais.
Vai sair um aumento ai
Só se for no interstício, na FAB o 1°SGT querem colocar pra intermináveis 8 anos a contar de 01/01/26!!!
Valorização de quais militares? Hahahahah Ninguém (que tenha mais de um neurônio) cai mais nessa lorota.
O Fato concreto é que general não representa praças reformados e suas Pensionistas. A prova irrefutável foi a edição e publicação da lei 13.954/19 objeto de debates no dia 25 na CREDEN , nos átrios da câmara dos Deputados , local onde o SINDMIL.RJ estará representado para apresentar os reais prejuízos dessa lei .
” Vamos criar um grupo de estudos, composto por 3 militares do EB, 3 da MB e 3 da FAB”. Vão se reunir uma vez por mês, regados a coffe break, petiscos, salgados, e no final chegarão a conclusão que o salário está defasado pela complexidade da carreira blá blá, que devemos pensar que força armada queremos blá blá e que os comandantes estão atentos as demandas da Famíliaaaaa militaaaarrrrrrrrr. Boa tarde, até o ano que vem a próxima comissão. Mas hoje oque podemos fazer é criar um auxílio representação da representação para comandantes que serviram na Amazônia e seus subordinados. Comandante ganha 30% encima dos proventos escalonando, graduado 10%, soldado 5%.
Não deveria dar aumento no Soldo, porque ai os Generais seriam benefiados, Deveria dar aumento nas gratificações dos praças de até 40%.ok não seria muito para o tesouro, e iria beneficiar os praças,da Ativa e reformados como foi beneficiado os estanhos superiores cam a reestruração da carreira, em 2019, Ministro da defesa, tem essa responsabilidade e o dever com os praçs das Fôrças Armada, pois temos familias para sustentar,.Bastava dar 40% de disponibilidade, que deram ao generais e não deram ao praças,
Não duvido a criação de uma Gratificação de Compensação por Stress pós Tentativa de Golpe para Oficiais (CSPTG). Objetivo é ajudar a comprar tarja preta e colchão de LaTeX para colocar debaixo da cama.
Tem Praça puxa saco ( Sgt a QAO) que vai querer receber também mas,na na ni na Não…no máximo, receberá um fraudão na reserva de material.
A última vez que valorizaram o praça ele passou a fazer sindicancia e ter o direito de andar com um pau no ombro
Nao precisa nem ler porque o resumo e assim:
Criacao de um grupo de Estudo e nada sera concedido de reajuste.
Esperança zero de melhoria.
E triste mas e a realidade.
Com FHC foram 8 anos
Quem vai falar que os da reserva e as pensionistas dos graduados estao passando fome?
Senador mourão
Depois de todas essas suposições , que tal dar conhecimento ao nobres superiores envolvidos nessa reunião que nós militares não temos mais décimo terceiro pois na minha última declaração do imposto de renda deixei pra união o meu décimo e mais um pouco ou seja eles nos concede e depois tiram no IR e ainda não providência oficial. Nunca vi numa classe de servidor público alguém contribuir por mais trinta anos e depois de passar pra reserva continuar contribuindo.
todo ano é a mesma coisa, mas nada muda
A real valorização da Tropa Irá ocorrer quando for criada uma carreira própria para os Praças e Prevista em lei!
O Escalonamento Vertical deveria ser alterado e o soldo de ST/SO passe a ser a base para as demais Graduações e equivalente ao soldo de Maj!!!!
Pode voltar a gratificação de habilitação militar para 45% e equivalente ao CAS para TODOS os Praças!
O soldo ficaria assim…
ST/SO = Soldo MAJ
1°SGT = Soldo De CAP
2°SGT= Soldo De 1T
3°SGT = Soldo De 2T
Demais gratificações mantidas como está!!!
O exercito tem mais de 300 anos alguem ja viu alguma coisa boa para militar…. Não actedite em contos de fardas
Quem colocou na cabeça desses imbecis, que militares gozam de prestigios e credibilidade com o povo brasileiro ? Provavelmente a data folha…kkkk Credibilidade é péssima, pois o povo em massa repudiam essa laia que jogou o nome da instituição na vala. Agora, esses caras não lê, não vê o repúdio que tem junto aos brasileiros.
Com certeza vão falar sobre aumento pra OFICIAS. kkkkk….
cabeças de bagre.
Será um bom programa para assistir.
Obviamente, estarão presentes alguns parlamentares que devem fazer algumas perguntas bem ácidas. Talvez algumas declarações como a do senador Seif e do deputado Ricardo salles, que foram bem legais.
Valorização para os generais: mais uma gratificação de qualquer coisa.
Para as praças: mais responsabilidade e trabalho.
já cansei faz tempo desse lerolero. tudo bunda mole esses generais.
Sou Sgt QE do exército já passou de 6 anos sem aumento de soldo só decréscimo de salário causado pelo governo JB que nos lascou, e agora Lula vamos resolver isso…
Não tem interesse nenhum por parte dos generais estão muito bem desde o governo Bolsonaro só aumento nas gratificações deles 👏👏👏 para JB, pena que não deu certo o plano para o mito 😭. E os praças 👎
Sem nenhuma moral ou credibilidade, esses caras é comédia sem prestígio, pois será tratado com desprezo por esse larápio comunista. Esses traidores são merecedores de como são tratados, pois os covardes não merecem confiança nem pelos seus pares. Viverás de migalhas e olhe lá, humilhados e sem prestígio pois são dignos de serem tratados assim, porque todo castigo pra traidores é covardes é pouco.