O almirante Maximiano da Fonseca, que foi ministro da Marinha durante o governo Figueiredo, teve título honoris causa revogado pela Federação Universidade do Rio Grande
O almirante Marcos Sampaio Olsen, comandante da Marinha, expressou sua discordância em relação à decisão da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) de revogar, na última sexta-feira, o título honoris causa concedido ao almirante Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, que foi ministro da Marinha durante o governo de João Baptista Figueiredo.
Fonseca foi apontado pela Comissão Nacional da Verdade como responsável por “graves violações de direitos humanos”, segundo informações de O Globo.
Além disso, o Conselho Universitário da Furg também revogou títulos de doutor honoris causa concedidos ao ex-presidente Emilio Garrastazu Médici e ao ex-ministro Golbery do Couto e Silva, ambos figuras da Ditadura Militar.
Comandante do Canopus
De acordo com a Comissão da Verdade, Maximiano Fonseca era o comandante do navio hidrográfico Canopus durante o golpe militar de 1964. A embarcação, que realizava o levantamento hidrográfico da costa do Rio Grande do Sul, foi convertida em prisão a partir de abril daquele ano, mantendo 22 presos políticos.
A universidade, em nota, destaca que entre os presos políticos mantidos e torturados a bordo estavam membros da comunidade, como professores, vereadores, jornalistas e ferroviários, entre outros.
Carta de repúdio do Comandante da Marinha
Com Defesa Aérea & Naval e Aventuras na História
60 respostas
Tudo isso acontecendo e eu aqui na praça dando milho aos pombos
E o salario ó
Kkkk, posso te acompanhar velha guarda? Kkkkk
Lamentável. Pessoas que pessoas de alto nível escolar tentem reescrever a história de acordo com seus entendimentos ideológicos.
O que se deve lamentar é existir pessoas que defendem torturadores.
Lamentável e alguem achar que ditadores e torturadores merecem homenagem!!!
Esses Comunistas estão reescrevendo a história como eles querem, um absurdo, nosso futuro está ameaçado.
Eles deveriam ser uns anjos para irem presos né?
Somente palavras de repúdio do comandante da Marinha, mas nenhuma linha, nenhum comentário, sobre a participação do almirante nos casos de torturas. Torturador algum merece nada de homenagem, que se de retire o nome de todos em todas as homenagens indevidamente prestadas
Triste, mas é a pura verdade
https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2014/12/Navio-hidrografico-abrigou-prisioneiros-da-ditadura-em-Rio-Grande-4662811.html
A esquerda festiva olha sempre para o retrovisor.
Vamos tentar debater o assunto cientificamente, sem achismos.
Não é a ‘ esquerda festiva’, mas sim o revisionismo histórico que desmacara cada vez mais os absurdos cometidos pela extrema direita pós 1964.
Os golpistas argentinos foram punidos. Os daqui, tipo Ustra, torturador covarde, viraram heróis.
E num país com uma elite retrógrada e gananciosa como a do Brasil, revisões históricas são muito necessárias para que um dia, quem sabe, possamos ter uma História pátria verdadeira. A maior parte dos nossos livros didáticos do ensino fundamental e médio são filtros dos interesses dessa elite econômica e política, a qual só permitia notícias e informações que lhes interessavam, no projeto de manter a massa ignorante ou mal informada, a ponto de termos os Ustra e Bolsonaro, respeitados por trabalhadores assalariados. Com 82 anos, nunca vi absurdo tão extremo.
Por um momento pensei que estava falando do governo atual. Manipulação de notícias não é exclusividade apenas dos bichos papões do passado. Os anjinhos comunistas e os abençoados socialistas e claro os nazistas faziam o mesmo. Faz sentido pra você que o governo e ideologia que você apoia estão imaculados de tal estratégia?
Muito bem! ☺️
Quanta besteira de quem acha que sabe. A mesma coisa que os esquerdopatas estão fazendo hoje. Ficam os rios e mudam os sanguessugas, e tantos aplaudindo! Lamentável!
Como hoje, só se fala o que interessa à esquerda.
Vencemos o comunismo….👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Sr. Laurindo, Parabéns, Concordo Com o Sr., Tenho 76 Anos e Também Convivi Com a Ditadura de 1964, Na Época Com 16 Anos, Triste o País, Que Joga Prá Debaixo do Tapete, Seus Horrores, Prá Que Fique Tudo No Oculto.
Seu tempo passou mas seu Rancor não. Como pseudo bolchevique és frustrado até hj. Entreguista como o atual presidente vc não suporta um patriota como Bolsonaro ou como eram os militares do passado.
O senhor guarda, ódio dos militares, espero que alguém tenha o mesmo pensamento da extrema esquerda, que não foi santa.
E onde está a punição para inúmeros comunistas que mataram, sequestraram e assaltaram?
A punição é um salário gordo. Kkkkkkkk
Brasil é uma piada
Os mesmos comunistas que o próprio povo elege, Abre os olhos amigos a culpa e de grande parte da propria sociedade, Ser o pensamento da população não mudar com relação ao problemas sociais sem colocar opiniões pessoais no meio, nada vai mudar.
Apresente os números, por gentileza…
Nenhuma semelhança existe entre Ulstra e Maximiano da Fonseca. E certamente não há qualquer comprovação de tortura em navio comandado pelo almirante ora injustiçado. Lamentável a atitude da universidade.
e continua a caça aos militares, mesmo os já falecidos, pela esquerda maldita, e não vai parar por aí, aos poucos eles iram dizimando os antigos militares, e depois os atuais também, essa é a verdadeira esquerda revanchista e Democrática.
Quem não deve não teme.
São bandidos, torturavam , tem que pagar
Anônimo, por falar em revanchismo, que tal falarmos do senhor Sérgio Camargo, ex-presidente da fundação Palmares durante o governo Bolsonaro? Que retirou da lista de personalidades negras nomes como o de Martinho da vila, Milton Nascimento, entre outros, apenas pelo fato de terem posicionamentos à esquerda.
Ps: as palavras iniciadas com maiúsculas são falhas do próprio chat.
Me perdoe, mas que personalidades são martinho da vila e Milton Nascimento?
São simples cantores, talvez até poetas. Tirando Nilo Peçanha, André Rebouças e aleijadinho, nenhum daquela lista tem renome reconhecido e muitos nem são brasileiros.
isso mesmo Comandante da Marinha continua puxando o saco do Lula e da esquerda.
Lula é esquerdista? rs
Conte outra
Se eu não me engano o PT(Partido dos Trabalhadores) e um partido de centro esquerda a esquerda, não um partido de extrema-esquerda como dizem,
O povinho que ser leva pelo achismo até de mais
E alguns defendem e até votam em Terroristas.
(Não existe ex-Terrorista)
PTrroristas
O governo só está fazendo o que ele prometeu. E está só começando.
O que a decisão da Universidade, autônoma, tem haver com governo? Falta total de conhecimento. Barbaridade.
Anônimo, também acho um absurdo isso. Afinal, por que não continua como sempre foi no Brasil, com militares que sempre estiveram sentados no colo da elite econômica, fazendo-lhes cafuné. Que coisa, viu!!
Vão caçar os títulos de doutor do lularapio também.
meu amigo após ver as perfomance das universidade brasileira, para o curriculo do Almte e melhor não ter esse tipo de titulo. Afinal temos o batecu…. e algumas coisas mais cabulosas….
Só falta de dizer que as universidades estão doutrinando agora? Já não basta na Europa a galera dizem que estão formando jovens cada vez mais contra o estado, agora aqui? Fala sério meu não consegui leva nada sem achismo no meio,
Como diziam os mais velhos….” Quem dá e tira o diabo gira”
Pelo andar da carruagem não vai demorar muito que às instituições que detém competências para distinguir personagens com titulos honoríficos, determinarão aos seus conselhos estudos para cassar os títulos dos renomados militares de outrora, a exemplo de: Marechal Duque de Caxias. Marechal Floriano Peixoto, Almirante Tamandaré, quiçá, até mesmo o Coronel da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, Ex-Presidente da República, DR. Juscelino Kubitschek, dentre outros. Só lembrando que toda essa movimentação, já acontecida e a acontecer Quem está pagando tudo é o contribuinte, do cafezinho nas reuniões aos gordos salários dos Conselheiros e toda a equipe auxiliar.
Os comunas sadicos deveriam morar em Cuba la eles tem total liberdade de caluniar o governo fazemdo terrorismo e roubando.
😂
Acho que depois dele manter um monte de Gente presa no navio, após ser elevado a Ministro teve uma dor na consciência e propôs a entrada das mulheres na MB. Tentando dar uma de bom moço. E a MB o colocou como patrono do Extinto CAF (Corpo Auxiliar Feminino). Dorme com barulho desse.
Não devemos colocar achimos no meio, até os fatos serem esclarecidos,
Disse socrática “Só sei que nada sei isso me colocar em vantagem sobre vocês” ninguém sabe o motivo então não adianta impor opiniões e tenta torná-las fatos.
Você Não entendeu meu tom irônico? Não deve Mesmo, alias sou contra o achismo, se é um comentarista regular ou que não vive atingindo oa outros vai saber que daqui so sai afirmativas.
Eu não tô nem ai seu dotô, eu só tenho título de Eleitor, se quiserem cassar é só ir no TRE ou TSE.
E o salario ó
Ainda bem que sabe que tem título de eleitor, pois muitos que tem deveriam nota o poder que tem em mãos, sabe de uma verdade esse país só vai mudar quando a população mudar junto, as políticas de um país e reflexo da sua própria sociedade, afinal o pensamento da população influencia a política, o problema de muitos e que eles não gostam quando seus ideais sejam questionados e suas preferências não sejam atendidas, aí vem comentários como o seu que só prova mais ainda a incompetência de muitos nessa sociedade, não me surpreende que nossos políticos são como são em grande parte do tempo afinal olha de onde vem a motivação.
Simples…nenhum pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande poderá utilizar estruturas da Marinha Brasileira p/ suas pesquisas. Ninguém pisa na Estação de pesquisa da Marinha.
KKKKK!!!!! Pobre inocente a Estação não é da MB, apesar de estar sendo administrada pelo IEAPM, quem banca tudo isso aí é o ministério da ciência e pesquisa e o da Educação, fora os diversos Centros de Pesquisa das universidade. É mais fácil sairem os militares do que os pesquisadores civis.
Porém apesar do financiamento, ainda está sobre administração militar da MB, portanto desde que isso mude seu comentário não tem fundamento. A não ser pra deboche
Eles vão pra lá nadando?
A estação não é da marinha.
Ela é do Brasil, e mantida pelo dinheiro do contribuinte que trabalha.
Errou se ferrou.
Deixe-nos, eles não sabem do que estão alegando. Reverberam coisas sem saber. Se soubesse que na parte do dinheiro público tem que prestar contas ao TCU e não ao Almirante mudariam o pensamento grotesco.
Durante os denominados governos militares, aconteceram coisas importantes como por exemplo a criação da Embrapa mas o saldo negativo desses governos é muito maior. Por exemplo: não permitir o surgimento de lideranças políticas com raízes nas bases sociais.
Alexandre de Moraes vai já mandar prender o almirante Maximiano.
Kkkkkkkkk
Dilma matou um soldado pra roubar a arma da União. Roubou bancos e cofres. Todos camaradas eram anjos.esquerda é a vanguarda do atraso.
Tamanha idiotice gaúcha. Militares cumprem ordens. Se ele se negasse a receber os tais presos, iria pra cadeia junto com eles, e no futuro não poderia ter feito tanto pelo programa antártico. Já que é para fazer revisionismo, a universidade poderia fazer uma simulação histórica partindo do ponto que os comunistas da época tivessem vencido. Seríamos um pais melhor? Mais prospero? Ou Uma democracia a lá cubana? Ou pior ai estilo koreia do norte. Fica a ideia.
Programa antártico existe por causa da Marinha do Brasil, pesquisado da UFRG foram os mais beneficiados na cola da MD. Sugiro deixar esses ingratos fora das proximas expedicões. Pesquisadores que não faltam para esse pleito. Fica a minha sugestão.