Helicóptero e uma equipe de paraquedistas realizaram o resgate do piloto de 60 anos
Thomaz Coelho da CNN*
A Força Aérea Brasileira (FAB) localizou e resgatou com vida o piloto da aeronave desaparecida desde a tarde de quarta-feira (3). Ele havia decolado do Aeroclube de Santa Catarina, em São José (SC), com destino ao aeródromo de Videira (SC).
O piloto de 60 anos foi levado nesta quinta-feira (4) para o aeroporto de Florianópolis e conduzido pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital Governador Celso Ramos.
O avião foi encontrado na área rural da cidade de Ponte Alta do Norte (SC), a cerca de 18km de Curitibanos, a maior cidade próxima à região.
“A aeronave SC-105 Amazonas do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação – Esquadrão Pelicano – encontrou, nesta quinta (4), a aeronave desaparecida. paraquedistas do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR), foram lançados para averiguar as condições e prestar os primeiros socorros na vítima. Por volta das 14:00 helicóptero H-60 Black Hawk realizou o resgate”, informou a FAB.
O comandante do helicóptero utilizado na missão, Tenente Aviador Vitor Lucas de Mello, relatou a emoção de encontrar a vítima do acidente com vida no resgate. “Quando percebemos que estava com vida, a tripulação ficou extremamente feliz, motivada ainda mais para cumprir a missão”, expressou.
A FAB diz que a conclusão da investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.
*Sob supervisão de André Rigue
CNN BRASIL – Edição: Montedo.com