Bolsonaro apresentou aos comandantes hipóteses de GLO, Estado de Defesa e de sítio
Bela Megale
O depoimento do ex-comandante do Exército Freire Gomes foi considerado por aliados e auxiliares de Jair Bolsonaro, o “relato mais grave”, até agora, sobre o ex-presidente no inquérito do golpe .
Para o entorno do capitão reformado, o depoimento detalhado que o general deu sobre sua participação em reuniões com Bolsonaro e o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira é tão grave quanto as revelações da delação do ex-ajudante de ordens, o tenente-coronel Mauro Cid.
O trecho que gera mais preocupação é a confirmação do ex-comandante, de que o próprio ex-presidente apresentou a minuta golpista e discutiu seu teor em, ao menos, duas reuniões. Para conselheiros de Bolsonaro que atuam na área jurídica, não será fácil dar uma explicação que convença os investigadores de que os encontros tinham caráter democrático.
Hoje, a linha de defesa é reforçar que Bolsonaro não chegou a assinar nenhum documento. A avaliação da PF e do Supremo Tribunal Federal (STF), porém, é que atentar contra o estado democrático já configura o crime.
Aos investigadores, Freire Gomes disse que “se recorda de ter participado de reuniões no Palácio do Alvorada, após o segundo turno das eleições, em que o então Presidente da República JAIR BOLSONARO apresentou hipóteses de utilização de institutos jurídicos como GLO, ESTADO DE DEFESA e ESTADO DE SÍTIO em relação ao processo eleitoral”.
O general informou que, no segundo encontro de Bolsonaro com os comandantes das Forças Armadas, o então presidente apresentou uma versão do documento com a “Decretação do Estado de Defesa” e a criação da “Comissão de Regularidade Eleitoral”, com o objetivo de “apurar a conformidade e legalidade do processo eleitoral”.
A situação também é considerada grave para o ex-comandante e ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira. Pela primeira vez, há um depoimento revela que ele discutiu abertamente a minuta golpista com membros da alta cúpula militar.
Freire Gomes também implicou diretamente o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, ao dizer que a minuta golpista apreendida em sua casa tinha o mesmo teor daquela debatida no Palácio da Alvorada com Bolsonaro e na pasta da Defesa, com Ngueira. Torres, segundo o militar, teria prestado um tipo de assessoria jurídica sobre a viabilidade de algum decreto golpista.
Já a defesa do ex-ministro e ex-candidato a vice de Bolsonaro, Walter Braga Netto, considerou o depoimento de Freire Gomes “positivo” para o general. Isso porque Freire Gomes foca suas declarações aos ataques feitos por Braga Netto contra ele, mas não aponta o ex-ministro como presente nas reuniões golpistas.
O GLOBO
28 respostas
Quando vi O Globo nem me dei ao trabalho de ler kkkk 😂😂😂
E aí Subtenentes E sargentos Que Votaram No Presidiário … já teve aumento??? Foi de Quantos por cento? 😂😂😂
St Marcos Pinto R1 Rio De Janeiro ( CHQAO e 73% no Contracheque 😁 )
falou tudo. Esse site e verde e vermelho. so tem melança
Capiroto bozonario vai deixa a vovó e morar na papuda, simples assim….
Na Realidade O “Comandante Supremo Das Forças Armadas” É Um Mito, Não É Tão Supremo Como Se Imaginava.
Su·pre·mo
Adj
1 Que Está No Ponto Mais Alto Ou Elevado, Acima De Qualquer Coisa.
2 Relativo A Ou Pertencente A Deus; Divino.
3 Que Está No Limite Extremo; Máximo.
4 De Importância Maior; Primeiro, Principal.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
Art. 84. Compete Privativamente Ao Presidente Da República:
XIII – Exercer O Comando Supremo Das Forças Armadas, Nomear Os Comandantes Da Marinha, Do Exército E Da Aeronáutica, Promover Seus Oficiais-Generais E Nomeá-Los Para Os Cargos Que Lhes São Privativos;
Onde chegamos. Lamentável.
Bolsominions preparem-se! Não há saída para o mestre de vcs. Xandão rindo à toa.
Trumpete vem ai. vamos que vamos.
Ele ja falou que vai mandar o porta avioes Nimitz e o cruzador missouri, atacar nossa soberania e mandar uma equipe de seals libertar o grande lider supremo Bozó.
Finalmente teremos uma guerra.
Os SEALS ja estao treinando para o resgate de Bozó, o indigno ao oficialato.
Tic tac
A Manchete está equivocada. Se continuar assim, a próxima sera: Cidadão de bem frusta assassino usando um carro Blindado.
Era só uma questão de tempo para Bolsonaro se enforcar. Os radicalismos, a falta de respeito e sentimento humanitário, como demonstrou na pandemia Covid/19, a arrogância, como adorava se mostrar qdo estava na presença de câmeras e de pessoas, a incompetência com assuntos de economia e demais assuntos administrativos, o passado Indigno no Exército Brasileiro, pois foi preso disciplinarmente e sugerida sua expulsão, tudo isso, não poderia como consequência gerar UM ESTADISTA, mas sim um ditadorzinho de plantão disposto a golpear nossa sociedade pelas costas, como infelizmente estamos presenciando nas reportagens diárias. Está praticamente garantido um bom tempo isolado no cárcere para o Bolsonaro e seus e os falsos patriotas!
E o atual presidente pode ser estadista?
Estamos muito mal de governantes.
JMB; falso Messias, enganador, mentiroso, dissimulado, péssimo militar, a sua hora de prestar contas com a justiça dos homens se aproxima. E desta vez vc não terá o apoio dos graduados e das pensionistas.
O crime não compensa…..
Deu 73% de aumento pros babões e deixou as baixas patentes na miséria, todo castigo pra esse louco é pouco.
Uéé,cadê aquela bolha de 2020, 21 e 22 do montedo que Considerava o minto um líder ungido por sabe-se lá por qual Deus?
O GADO “Montediano” pode escolher um Deus, as Crendices e a mitologia têm para todos os gostos😂😂😂😂😂
Fiz o L e farei o L novamente em 2026, “o choro é livre “
Vivemos num pais livre amigo, cada um escolhe em quem votar. Agora, defender ladrão, só mesmo os alienados comedores de mortadela.
Que mediocre vc!
Cara apos 25 anos nas FFAA, me certifique que o que mais tem ali são chefes que não tem palavras. e mentem que nem sente.
O Comandante da FAB também Não anuiu com o golpe. O único a endossar e ofertar a Força foi o Garnier, engraçado, será que a Alta Administração Naval também padrinhava a Mesma linha? Marinha com sua Subserviência total. Vergonha da Força em que fiz parte. Vergonha total! Provavelmente, seria expulso por não atender a qualquer conclame ao golpe.
A Marinha sempre teve um histórico de insubordinações… contra a proclamacao da república, revolta da chibata, revolta dos marinheiros… são tantas…
Os marujos tem sua visão própria de disciplina
No seu caso depende. Se fosse um golpe “democrático” da esquerda, como a Dilma temtou fazer em 2016, vc estava dentro.
É cada comentário que beira a comédia, de uma lado Os Bozolóides e de outro os adoradores do encantador de burros….
O gorpe só deu certo em cima dos praças. O Bozó aumentou o salario dos generais na expectativa de um apoio para o gorpe só que as raposas ao Receberem o aumento não Compactuaram com o Gorpe, deixando assim só os subordinados no PREJU.
Perdi minha esposa para o covid.
Minha vida acaboh ali.
Animal negacionista, insensivel, canalha.
Comprei uma garrafa de vodka grey goose, está separada aguardando a prisao desse genocida oportunista que o exército mandou embors em 1988.
Como está velho, morrerá na jaula.
Essas pessoas do negacionismo e da mentira compulsiva devem ser isoladas do convívio social. Gente perigosa.
Cara pálida guerra…acho que essa FT da conta dos campos de melancias.
(aSSUSTOU até o Moro)
A batata dos golpista está assando. Kkkkk…..
Muito triste essa situação, agora comprovado, bolssonaro mesmo sabendo que não tinha apoio das forças armadas deixou os pobres brasileiros esperançosos acampados na frente dos quartéis, e simplesmente foi embora para os Estados Unidos, não fez nenhum pronunciamento, muita covardia, pessoas ainda estão presas e respondendo processo.