Freire Gomes pode corrigir erro histórico do Exército

Jair Bolsonaro e o ex-comandante do Exército, o general Freire Gomes — Foto: Cristiano Mariz

Freire Gomes foi o último comandante do Exército a servir sob as ordens de Bolsonaro. Tudo indica que será o responsável por reparar um erro histórico da Corporação.

RICARDO RANGEL

Pelo que vazou até agora, o depoimento do general Freire Gomes compromete Jair Bolsonaro irrecuperavelmente. A hipótese de condenação do ex-presidente à prisão torna-se concreta. Se e quando ela acontecer, Bolsonaro será necessariamente expulso do Exército.

Em 1987, o então capitão Jair Bolsonaro informou a Cássia Maria, repórter da VEJA, sobre a operação “Beco Sem Saída”, cujo objetivo era explodir bombas em quartéis para protestar contra os baixos salários.

Diante da ameaça terrorista, VEJA noticiou o plano e, em seguida, publicou os croquis. Levado à Corte Marcial, Bolsonaro foi condenado por unanimidade no Conselho de Justificação Militar (CJM). O então ministro do Exército, Leônidas Pires Gonçalves, endossou o resultado. O capitão deveria ser expulso do Exército.

Mas venceu o espírito-de-corpo: pouco depois, conforme relata o jornalista Luiz Fernando Maklouf no livro “O Cadete e o Capitão”, o Superior Tribunal Militar julgou contra as provas técnicas e, por 9 a 4, reverteu o resultado da primeira instância, absolvendo o réu. (Bolsonaro foi para a reserva no mesmo ano, e quem quiser enxergar que houve um acordo do tipo “nós-te-absolvemos-mas-você-sai”, terá bons motivos.)

Foi um erro gravíssimo, que, décadas mais tarde, viria a ter um custo altíssimo, quase impagável, para a Corporação.

O general Ernesto Geisel foi um dos que perceberam o erro. Em 1993, quando Bolsonaro estava no primeiro de seus sete mandatos como deputado federal, Geisel concedeu um depoimento ao CPDOC da Fundação Getúlio Vargas. Disse ele: “presentemente, o que há de militares no Congresso? Não contemos o Bolsonaro, porque é um caso completamente fora do normal, inclusive um mau militar”. Não há de ser por acaso que Geisel é o único dos generais-presidentes da ditadura para o qual Bolsonaro não guarda elogios.

O general Freire Gomes ingressou na AMAN no mesmo ano em que Bolsonaro se formou aspirante e foi o último comandante do Exército a servir sob suas ordens. Tudo indica que será ele o responsável por reparar o que foi um erro histórico da Corporação.

E expulsar o “mau militar” da Força Terrestre.

Com 37 anos de atraso.

veja – Edição: Montedo.com

30 respostas

  1. A expulsão não se dará por ação de qualquer militar, pode ocorrer somente via reflexo de ações no âmbito civil. Foram os generais que seguiram, inclusive da ativa, o Capitão irresponsável de antes e Bolsonaro não passou pelo constrangimento de ser excluído na ativa, além do que poderia ter mudado o curso da história seria sua condenação e não simplesmente a demissão do serviço ativo.

  2. Reajuste para militares? Primeiro implode a lei 13954, reescreva reparando as injustiças que já foram pontuadas em diversos debates no Congresso Nacional e, então, vamos cobrar algum reajuste. Quem deixou grande parte da tropa em situação de penúria veste farda e se cumprimenta por continência.

  3. O erro não foi histórico do Exército, e quem serviu na VM na época sabe.

    O Bolsonaro foi julgado indigno ao oficialato pelo Conselho. Mentia demais. Essa foi a conclusão do Exército.

    Ela apenas foi alterada pelo STM, um órgão do Poder Judiciário que não integra nossa estrutura, mas vive parasitando as FFAA para justificar sua Existência.

    Erro histórico é não extinguir a JMU. Já passou da hora de termos um juiz parcial, que julgue todos (praças e oficiais) com isenção, e que não dê palpites nos assuntos de nossa casa.

    Bolsonaro foi o único militar da história a ser chamado de mentiroso compulsivo em um Noticiário Do Exército. Esse foi o legado dele na Força.

  4. Não Foi Erro Histórico, Muitos Benefícios Foram Concedidos Aos Militares No Governo Bolsonaro, Principalmente aos Generais. Boa Parcela Deles E De Vários Intelectuais, Alimentaram Os Delírios Do Bolsonaro, Apenas Por Proveito Próprio.

    Ainda Tem Grande Parcela Da População Que Impulsionam Os Políticos E Alimentam (Alimentaram) Noticias Tendenciosas Ou Falsas, esses Não Respondem Por Crime Algum, Caso algo Errado Aconteça, Fica Fácil Transferir A Responsabilidade Para Outra Pessoa.

    No Geral, A População Não Deve Se Deixar “Hipnotizar” Por Momentos Políticos Ou Por Discursos Sem Conteúdo E Que Só Trazem Dor E Sofrimento.

    O Bolsonaro Mostrou Os Pontos Fracos Da Forças Armadas Que Devem Ser Sanados e como os políticos podem manipular facilmente a população.

  5. Houve golpe sim! O STF e seu puxadinho a “lá Gestapo” liberou um bandido para ser presidente e usou todo o seu poder para eleger um bandido que o Palocci entregava 50 mil por semana numa mala. O golpe foi Dado pelo STF.

  6. O pior defeito do ser humano é a ingratidão. Qualquer Praça, pensionista ou dependente de Praça. Que deitar falação contra Bolsonaro terá razão. Pois desse senhor essas pessoas só receberam o descaso (que vigora até agora) e aumento de Descontos.
    Agora! os Oficiais tiveram polpudos aumentos. Pode dizer o que quiserem. Tiveram aumento sim. Podem dar o nome que quiser. A matemática é uma só. No rodape de seus contracheques os números estão lá e não deixam mentir.
    Com isso, aqueles que foram por ele muito beneficiados hoje lhe viram as costas e querem sua cabeça.
    Bem feito. Esqueceu de sua base. O sangue azul e a sanha de poder falou mais alto. Que pague agora por sua traição aos Praças.
    Bem feito.

    1. Na boa amigo, pra que mais Reajustes? Pelo qfazemos esta mui bom.

      O erro foi sacanear os praças sargentos da ESA com aumento dos intertocios d tempo para promova. E tqm com os do QE quad especial.

      General tem mais 10% e oficial nada mudou no tempo e salario

      1. Concordo.
        Basta ver quanto pagam para vigilante patrimonial, zelador (fiscal de faxina) e figurante de circo (formatura).

        É tudo um ou dois salarios minimos.
        Ganhamos bem demais pela baixa compledidade da nossa atividade. Por isso o concurso da esa e da aman sao de nivel medio, a complexidade dos cargos que o oficial e o sargento ocupam sao de nivel media (cpor executa).

        Nao precisamos de salario mais alto para fazer formatura para o tenente coronel receber o general
        Ta bom demais.

  7. Vc se mostra um “verdadeiro patriota” com pensamento voltado apenas para o bem da nação, melhoria de vida do povo brasileiro e
    Consequentemente o seu. Mostre sua verdadeira cara!

    StM só serve para manter seus membros bem nutridos, como gatos de armazém.

  8. Olha Leo, vc tá reclamando, faz o seguinte, se tem competencia, mude de emprego, faça como fez o Tarcisio, saia do exercito. O salario é essa merda mesmo, mude de emprego.

  9. Coitado do Bolsonaro! Quem mandou combater a corrupção, os pedófilos, os narcotraficantes, os maconheiros, os prejuízos das estatais, reduzir a divida publica, privatizar portos e aeroportos, construir ferrovias, terminar a transposição do São francisco, concluir obras atrasadas há 40 anos, incentivar o Agro, eliminar DPVAT, CNH de 10 anos, 400 mil títulos de terra para assentados, 380 mil casas populares concluídas e entregues, 4 mil Km de rodovias asfaltadas e recuperadas, garantir fertilizantes para nossa terra… deu nisso, perseguição implacável com grandes mídias preparando as suas próprias forcas servindo de piso para o arbítrio.

  10. Caro sr Léo; eu tenho a mesma linha de raciocínio e muitas vezes sou constestado neste canal por algum infiltrado ou amante do falso Messias. E não falo somente olhando para o meu umbigo e sim para as pensionistas dos graduados. Nós apoiamos esse falso Mito desde o primeiro momento e fomos recompensados com a maior das traições. Mas, a hora dele acertar as contas com a justiça dos homens se aproxima.

    1. Ué… façam piquetes, manifestações, ergam bandeiras, vão para as ruas, peçam apoio popular para vossas causas, saiam candidatos a prefeitos ou vereadores. Eu dou mair apoio! Quem será o líder?

  11. Até agora todos aqueles que se abraçaram com o falso meçias se Lascaram. Você praça que recebeu o benefício da lei do mal e, por isso, mandou até pix pra ele, foi pra frente dos quartéis para pedir golpe e, apesar de todas as evidências, Continua dando crédito pra esse camarada, tá na hora de acordar.

  12. Nossa imprensa só diz a verdade. Agora estão pleiteando a redução da temperatura corporal de 36º C para 25º C com o fim de reduzir o aquecimento global. O plano é consumir 2 litros de cerveja super gelada todos os dias. Vai dar certo.

  13. Eu gowto do bolsonaro e das intencoes, mas acho que ele foi mal influenciado.
    Tirou o porta voz q era bom e falava bem
    Deu brecha pros filhos q sao treteiros e se beneficiam
    Colocou nomes como Pazuelo que quem serviu nao falam mui bem
    Deixou os alto escalao aumentar o interstiCio dos pracas
    E nao Mudou pros oficiais e ainda aumentaram pros generais.
    Mas a habilitacao aumentou e foi boa.
    Mas reduziu as chances

  14. erro clássico foi votar no falso Messias em 2018. Erro foi o Mito não ser um perdedor consciente e tentar tomar na marra o poder de quem ganhou. perdeu as eleições em 2022, por ter sido incompetente, só isso.
    Pelo caminhar das investigações, provavelmente será preso, e, se isso acontecer perderá o posto de CAPITÃO DO MATO.

  15. Aumento salarial se faz com pressão junto ao comandante da OM, comandante da companhia para que leve o problema para cima. Aqui é somente bafo, e bafo não cozinha ovo. E detalhe quem tem que fazer essa pressão, são nas OM em que não tem PNR para todos e o aluguel na região é alto, o militar não recebe por localização. A reforma proposta deixou bem os oficiais e os praças foram os mais prejudicados.

  16. Bolsotrevas é o exemplo vivo de que a complacência, a omissão pode prejudicar toda uma coletividade. Quando os comandantes militares e a justiça militar se omitiram em expulsar o péssimo militar no passado, permitiram que esse mesmo mau militar, destruísse uma instituição. Se a cabeça da cobra tivesse sido cortada aínda em idade tenra, tudo o que observamos hoje, não estaria ocorrendo. Por culpa de apenas um, todos pagam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo