Agenda de Heleno tinha roteiro contra Judiciário e PF; general tentou esconder dinheiro durante ação da PF
A Polícia Federal encontrou na agenda de uso pessoal do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Augusto Heleno um compilado de anotações que apontam para medidas que poderiam tolher o trabalho da corporação e, no limite, levar à prisão de delegados.
Sob um pretenso verniz legalista, Heleno, um dos alvos de busca na investigação que mira autoridades suspeitas de tramar um golpe de Estado, registrou uma espécie de roteiro que consistia em unir Ministério da Justiça, Advocacia-geral da União e Presidência da República para, a pretexto de combater supostas ordens judiciais exorbitantes, impedir que a polícia cumprisse determinadas decisões de juízes.
Pelas anotações do ex-ministro do GSI, funcionaria assim: primeiro, o Ministério da Justiça identificaria uma linha de atuação para a PF; na sequência, instada pela pasta, a AGU apontaria se a decisão judicial é legal ou ilegal. Por fim, o presidente da República daria força normativa à nova regra, que previa, por exemplo, prender em flagrante um delegado que se dispusesse a cumprir uma ordem judicial que a AGU previamente houvesse elencado como ilegal.
“O AGU faz um texto fundamentado na Corte Federal afirmando sobre ordem ilegal. Existe um princípio de Direito que ordem manifestamente ilegal não se cumpre”, escreveu o general. “Aprovando o parecer do AGU, para toda ordem manifestamente ilegal não é para ser cumprida pq seria Crime de Responsabilidade”, completou.
O enredo tem pontos de convergência com o roteiro de um suposto golpe de Estado revelado encontrado no celular do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. Na época, a PF havia identificado o texto de uma minuta para a decretação do Estado de Sítio a ser colocada em prática diante de supostos desmandos e arbitrariedades cometidas pelo Poder Judiciário, que, na interpretação dos apoiadores do ex-presidente, estaria atentando contra a “moralidade institucional” do país.
Dizia o documento em poder de Cid: “o juiz de Direito (seja ele ministro do STF, ou não) nunca pode agir sem a devida e esperada conformação de suas decisões à moralidade institucional. Enquanto ‘guardiães da Constituição’, os Ministros do Supremo Tribunal Federal, STF, também estão sujeitos ao ‘Princípio da Moralidade’, inclusive quando promovem o ativismo judicial”.
No auto de apreensão contra Augusto Heleno, que teve o apartamento que mora em Brasília vasculhado no último dia 8 pela PF, policiais registraram ter encontrado também dois documentos com o título “Chegou a hora de salvar o Brasil” e “General Heleno”, anotações sobre pretensas fraudes em urnas eletrônicas – quatro relatórios no total de quatro páginas intituladas “Relatório de Análise Urna Eletrônica (2016)”, “Relatório de Análise dos Código-fonte dos sistemas eleitorais (2018)”, “Relatório dos testes de confirmação TPS (2019)” e “Relatório de Inspecção de Códigos-fontes do Sistema Brasileiro de Votação Eletrônica edição 2020” – e menções ao que o militar chamou de “Dossie ‘O mecanismo das fraudes’”.
Heleno tentou esconder dinheiro
Durante as pouco mais de duas horas em que a polícia esteve no apartamento do general, no bairro da Asa Norte, não passou batido pelos policiais que, ao trocar de roupa, Heleno tenha discretamente guardado dois volumes no bolso. Era dinheiro, concluíram os investigadores.
“Durante o primeiro momento da diligência, enquanto trocava de roupas, identificou-se que Augusto Heleno Ribeiro Pereira abriu uma gaveta e retirou dois volumes e os colocou nos bolsos de sua calça. Posteriormente, ao término da diligência, na presença da testemunha e do advogado que acompanhou a diligência, foi cumprido o mandado de busca pessoal, identificando-se que os volumes se tratavam de R$ 1400 em espécie, em notas de R$ 100. Por não se enquadrar no valor constante no mandado para apreensão, o dinheiro foi devolvido”, disse a PF em documento a que VEJA teve acesso.
Nas buscas contra o general do GSI, um dos mais próximos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, investigadores também apreenderam um relógio Hublot modelo Classic Fusion, cujo preço pode variar de 40.000 a pouco mais de 70.000 reais, e duas pistolas Imbel 9mm.
21 respostas
Ia ter que mandar o sargento ir prender, senao esses oficiais iam desmaiar ao verem um federal com uma arma
O General não Pode ter duas pistolas? Não pode ter um relógio de 40.000,00 e nem ter 1.400,00 em casa. Vai na casa do lula, pode não ter Armas. Justiça só para um lado. Ai fica difícil.
Só falta vc falar do conteúdo da agenda…praca babao
Pode sim, o que não pode é tramar para dar golpe.
No mais, isso é praxe de qualquer execução de mandado de busca e apreensão. Ao ser verificado a origem lícita dos itens apreendidos, ocorre a devolução.
Por fim, O que “fica difícil” e entender a necessidade subserviente de um Praça sempre querer defender General.
Senhor antigão, era para ser o Contrário né não! Só o Lula ter essa coisas! O outro lado, seu de Direita q se intitulam melhores q o outro lado esquerda! Pq não faz sentido criticar e Apontar o dedo mas no apagar das luzes fazer a mesma coisa. Até onde eu sei isso se chama Hipocrisia.
Obs: Pra ver como o Brasil é tão virado do avesso! O Lula não Poderia ter o q tem seguindo a lógica esquerdista (acúmulo de capital e bla,bla Esquerdismo). Já o General poderia ter o q foi encontrado em Seu apartamento. Afinal ele é de direita e capitalista até aí tudo bem. Vida normal, mas o mesmo General criticava o Lula por ter o q ele tinha e no final o general também queria ter o q o Lula tem, Ops! Tem. Aqui nessa terrinha o poste mija no cachorro e ainda tem plateia q aplaude e ovaciona!
Um General com mais de 40 anos de serviço, que já comi comandante de área não pode ter um relógio de 40k? Essa sua lógica está fora dos conceitos de matemática básica.
*Corrigindo:
“que já foi comandante de área”
Besteirol, como falam besteiras! Conversa de malucos, sem QQ sendo. Meu Deus!
Muuuuuuuu…
O ideal seria ir na casa do Jair, lá iriam encontrar farto material: planos golpistas, dinheiro em espécie, Joias… muitas coisas.
Nas casas do bozo 51 imóveis
Prisao de todos inclusive do sangue suga bolsonaro e família que passou 30 anos vivendo as custas do dinheiro público.. além do mais é um covarde não assume que queria dar um golpe…covarde..covarde..ladrão de joia
Claro que pode nos pagamos a conta
Se o General Heleno e o Capetão forem presos, a missão estará cumprida, fez-se a justiça terrena.
Quanto aos demais, os servos e os peões, que estão sendo processados, julgados, a punição é necessária deve servir de exemplo. Afinal, os pretensos golpistas devem ter esse parâmetro como fator de decisão na hora de seguir um imbecil.
Provas fartas, ao vivo e a cores! Além disso, certo depoimento que durou mais de sete horas deve elucidar muita coisa. Não há mais espaço para lamúrias e divagações.
O general Heleno já pode ir se acostumando. Em breve será um ex-general na papuda. No máximo vai comandar uma ala dentro da penitenciária. O que me faz pensar, o que leva um general de exercito na reserva, olhado com respeito e admiração por todos dentro da força, a se associar a um ex-capitão insubordinado, que quase foi expulso do exercito, e ao chegar a presidencia da republica, não aceitando a derrota, se associa para dar um golpe de estado. Acredito que assim que o MD, der como pronto a ala destinada para cadeia de oficiais generais, ele e o Braga Neto devem fazer a estreia, com prisão preventiva.
Esse Heleno é um invejoso, tenho para mim que seu sonho era ser delegado de Polícia ou Federal.
Não dá para entender como um General tão inteligente pode se unir ao arruaceiro, como esse Bolsonaro.
Águia Voa Com águia e não com corvo.
Infelizmente General Heleno e Braga Neto serão condenados, com penas bastantes severas.
Gana pelo poder é dinheiro
Politica é complicada, guerra de poder intão é pior, ai entra á ganância. do ser humano, depois que inventaram á tal politica, Generais inteligentes e com alto conceito no Exército, submeteram há total vexame ,,fico aqui pensando, eu como um humilde Sgt QE da reserva, feliz e abençoado com minha familia, Vejo isso com muita tristeza, deram vexame para o Exército e Fôrças Armadas, e sabe quem esta sofrendo com essa idiotice de tomar o Poder, são os praças, mal remunerados e suas familias, até aparecer outro salvador da Pátria, a vida segue,Abraços á familia Militar..
Quem conta um conto, aumenta um ponto. Esse ditado é velho, sábio e não sabemos autoria, mas de cunho popular e certeiro. CUIDADO! COM A MIDIA