Ex-comandante do Exército confirma reuniões sobre “minuta do golpe”, dizem fontes da PF

Encontros foram citados na delação do tenente-coronel Mauro Cid

Gabriela Prado da CNN


Brasília – O ex-comandante do Exército e general da reserva Marco Antônio Freire Gomes confirmou em depoimento à Polícia Federal ter presenciado reuniões onde foram discutidos os termos da chamada “minuta do golpe”.

A informação foi apurada pela CNN com fontes ligadas à investigação. O depoimento completo é mantido em sigilo para não comprometer as investigações.

Os encontros foram citados na delação do tenente-coronel Mauro Cid.

Uma das reuniões citadas pelo ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) foi um encontro entre a cúpula do Exército, da Marinha e da Aeronáutica para discutir detalhes de um plano de golpe para não deixar o poder.

A reunião teria ocorrido quando Bolsonaro ainda estava na presidência, após as eleições de 2022.

Os investigadores agora vão se debruçar sobre os detalhes do depoimento e buscam manter o máximo de informações sob sigilo para estudar novos passos da apuração sobre uma tentativa de golpe de Estado.

Freire Gomes precisou ficar na sede da Polícia Federal (PF), em Brasília (DF) até às duas horas da manhã deste sábado (2).

Dentre os mais de 20 depoimentos tomados pela autoridade policial após o início da operação Tempo da Verdade, Freire Gomes fez o depoimento mais longo.

Foram cerca de oito horas de depoimento e como de praxe, após a oitiva, houve leitura e revisão de todas as informações.

Segundo integrantes da investigação, o general respondeu a todas as perguntas.

CNN BRASIL

20 respostas

  1. Eu não entendo como o Exército hoje aceita levar esse arrocho dos gambés.

    Eu sou muito agradecido ao Exército, nasci na área rural de Matelândia e sentei praça no BIB em 1981, onde fiz o CFC e passei mais três anos, até conseguir um emprego no Banco do Brasil.

    Havia um major lá, Major Camberra, ele mandava e desmandava, eu olhava com uma admiração, eu gostaria de ser como ele mas não tinha como estudar, eu trocava os serviços para ter meu dinheirinho para comprar cigarros, as roupas que a piazada usava na época, etc.

    Major Camberra era ponta firme, o que ele falava era lei, ele tinha inclusive o curso da selva. Uma vez prenderam um soldado da 1a Cia e bateram nele, isso em 1981, ele usava duas pistolas 45, eu só sei que antes do pernoite ele apareceu de volta com o soldado que estava no quartel da policia pois havia tomado umas e aprontado num bordel que havia ali no Portão. O soldado claro foi para o nosso xadrez por uma pá de dias.

    O Major Camberra marcou minha vida, não que ele fosse um amor de pessoa, mas era firme e justo, e cobrava o que tinha que ser cobrado, mas tomava as dores também. eu sempre pensei que com o Exército ninguém mexia. Acho que muita coisa mudou nesse mundo velho.

    Hoje já estou aposentado mais guardo com carinho aquele tempo bom de juventude, um tempo de aprendizado.

    1. tempos bons que não volta mais, os majores e Generais de hoje não são mais como os de 1981, infelizmente é a nossa triste realidade de hoje

      1. Talvez possa, meu amigo.
        Não estudei psicologia.
        Sou casado, 3 filhos e 2 netos já.

        Uma época que os chefes em qualquer lugar eram exemplos e referências que nos marcavam.

        Acho que você deve ser mais jovem, não deve ter vivido.

        Talvez Freud explique também algo sobre suas grosserias gratuitas.

        Um abraço, seja mais manso, trate esse rancor de tudo e todos com algum estudioso do Freud… E quando não tiver nada a acrescentar, escolha ficar em silêncio… Não é Freud, mas a experiência que orienta isso.

        E se você é um militar, lamento que não tenha inspirado a vida de nenhum jovem soldado que veio da lida… não verás teu nome em um relato desses num futuro, uma pena… 30 anos à toa.

      1. O termo surgiu por conta da prática de grampos na rede telefônica feitos pelo setor de inteligência da polícia referenciando-se assim ao inventor (histórico) do telefone, Alexander Graham Bell. A gíria surgiu nas grandes periferias de São Paulo. Termo usado para definir os policias corruptos ou os maus policiais.

      2. Só marginais e traficantes apoiam e fazem conluios com os gambes que hoje representam 90% das nossas gambelicas forças de segurança pública. Leia os jornais!!

  2. A História há de contar o mal que esse falso Mito fez no seio das FAs. Ele que foi um oficial medíocre, quase foi expulso e encontrou na política o caminho que procurava para a sua vingança. Ludibriou por décadas os graduados e as pensionistas, com promessas de uma melhora salarial. Está só veio para os oficiais generais, os mesmos que o tratavam como um leproso e ele se venderam ao preço do vil metal. Hoje, militares de alto gabarito, brilhantes nos bancos escolares, estão sendo levados aos tribunais simplesmente pq deram ouvidos ao canto da sereia, ao falso Messias. Senhor JMB, o sua hora de prestar contas com a justiça há de chegar !!!

    1. Chora não. bebê. Todo mundo tem que seguir regras quando se trata de coletividade. A partir de duas pessoas já se estabelecem regras. Desde 1929 os partidos comunistas desempenham seus esforços de dominação do Brasil e vc queria que em 4 anos se resolvessem todos os problemas. Não vai não!

  3. Aquele espelho d’água cheio de peixes coloridos “carpas”.
    A carpa é colorida, porém não tem dentes.
    Se tiver dentes e for colorida não é carpa e sim TRAÍRA pintada ou camuflada.

    1. Presumo que o rombo fiscal de R$ 234 bi em 2023 + R$ 54 bi em caixa em 2022 não deve ser à toa, além da continuidade dos financiamentos e contatos com ditaduras.

  4. Então a gloriosa PF vaza informações sigilosas, democraticamente, para a CNN? E o general que sabia e participava das reuniões sobre uma minuta de golpe manteve os acampamentos “golpistas” prevaricando sobre o golpe em andamento que seria aplicado contra o Estado com o fim de abolir o Estado Democrático de Direito? É isso mesmo? Para implantar um regime comunista? Maoista? Cubano?

  5. Golpe é o silencio da justiça para o mandante do assassinato de Marielli. Golpe é um contador ganhar 250 vezes na loteria sendo contador do PCC e do filho de um ilustre descondenado e a receita federal ficar em silencio. Golpe é descondenar um ladrão com ficha corrida para participar de eleições. Golpe é usurpar poderes de outro poder da Republica. Golpe é ser vitima, juiz e investigador em causa própria. Golpe é sumir com gravações de vídeos elucidativos. Golpe é a conivência do congresso nacional com prisões ilegais de deputados, jornalistas, militares e manifestantes sem o devido processo legal.

  6. Ao anônimo de
    2 De Março De 2024 Às 19:45:

    Só Marginais E Traficantes Apoiam E Fazem Conluios Com Os Gambes Que Hoje Representam 90% Das Nossas Gambelicas Forças De Segurança Pública. Leia Os Jornais!!

    O QUE É GAMBÉ:

    O Termo Surgiu Por Conta Da Prática De Grampos Na Rede Telefônica Feitos Pelo Setor De Inteligência Da Polícia Referenciando-Se Assim Ao Inventor (Histórico) Do Telefone, Alexander Graham Bell. A Gíria Surgiu Nas Grandes Periferias De São Paulo. Termo Usado para defenir POLICIAIS CORRUPTOS E LADRÕES!!

  7. Esse Gen é um herói da democracia, da honra e dignidade, deve – se a ele não estarmos vivendo hoje uma ditadura semelhante a de SADAN, KADAFFI E HITLLER.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo