Militares do exército ameaçam sair à rua por causa dos salários

Sargentos do exército português admitem ir para a rua se o Governo mexer nos subsídios das polícias e esquecer a tropa

Lisboa (Portugal) – Os oficiais recorreram a Marcelo Rebelo de Sousa por causa do “fosso” entre o exército e forças de segurança, e esperam uma atitude por parte do Presidente da República. Ex-chefes já avisaram para a possibilidade de contestação “inadequada”. E até Gouveia e Melo já lançou um alerta sobre os “perigos para o sistema” do descontentamento, pode ler-se no Expresso.

A Associação Nacional de Sargentos (ANS) tem percorrido unidades por todo o país e tem constado “a sensação de mal-estar pelo tratamento diferenciado a vários níveis” entre militares e forças de segurança. E não exclui ações de rua depois das eleições, se houver uma aproximação dos subsídios das polícias aos da Polícia Judiciária sem atender à tropa. “Nenhuma ação está posta de parte”, admite ao jornal António Lima Coelho, presidente da ANS.

Os militares mais jovens, pelo menos abaixo dos 40 anos, avança uma fonte militar, são os que estão mais disponíveis para assumir formas de luta com maior visibilidade, o que poderá passar por demonstrações na rua. “Depois das eleições, vamos ponderar a forma de fazer sentir esse mal-estar, tendo em conta quem tiver de reparar essas matérias”, garante.

“Poderá passar pelo que a nossa imaginação e criatividade originar, sejam ações de maior ou menor visibilidade, de maior ou menor dimensão”, assume. O presidente da ANS lembra que “não são devidamente tratados os subsídios e suplementos de paraquedistas, submarinistas, mergulhadores, tripulantes de voo e, um caso extremo, dos inativadores de engenhos explosivos, que há 44 anos andam a bater-se por isso”.

Do lado dos oficiais, António Mota, presidente da Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA), diz que, se o fosso entre polícias e militares se “alargar ainda mais, a malta nos quartéis e nas bases está com as garras de fora”.

NOTÍCIAS DE COIMBRA

23 respostas

  1. Esta passando da ora de tomar uma atitude, 8 anos sem reajuste, estão esperando ok. muda governo a sacanagem e a mesma, acorda Brasil. lembra dos controladores de voo, foram eles que nos deram aumento de salario, se prejudicaram porque toda a tropa. e não tiveram apoio do alto comando, não esqueça disso.

    1. Foi tudo política e armação política. Até os generais são políticos ou a promoção deles quem assina??? Então o pessoal que ficam falando isso aquilo aprendam de uma x se não tem cão para caça, caça com o gato. Quer dizer se foi uma omissão dos nossos superiores de fazer uma restruturação de carreira e meritocracia e favorecer uns e prejudicar os outros. E não olhar para todos, sim para o próprio umbigo. se não cumpriram sequer a palavra, pergunto onde se devemos agarrar ou todos onde vão se agarrar? Na política que pode resolver ou nos mentirosos que não cumpriram a palavra? sim a política tem os mentirosos também. Mas é mais fácil resolver com eles só isso. O tempo é o senhor absoluto da razão.

  2. .. estamos vivendo um tempo semelhante às Policias militares na década de 90!!

    Desvalorização total do governo federal e falta de liderança do comando!!

    Ser comandante qualquer um pode ser….afinal….até Lula é comandante (supremo)!

    A polarização está cada vez maior e a direita Radical está de braços abertos esperando a tropa!!

    O governo federal deve colocar a tropa na pauta de reajuste salarial!!

    E para aqueles que irão postar….”pede pro mito”….”Faz o L”….”Lula não tem culpa”….

    A instituição está acima de tudo isso e os sinais devem ser observados!!

  3. Aqui no Brasil é pior ainda, daqui uns dias estaremos ganhando 1 salário mínimo, um presidente pior que o outro só faz o que os generais querem, ou seja tudo pra eles e nada para as patentes baixas.

    1. Se continuar assim os praças não terão dinheiro nem pra comprar cuecas, tem que ocorrer uma insurgencia ou ir pra as ruas desafiando o sistema opressor que já vem há muito tempo. O governo federal nos abandonou, o congresso que nossa destruição, o STF muda o entendimento toda vez que for causa de militar fãs FA, e agora abandonados pelos generais….acabou praças, quem não chora não mama, ficar de braços cruzados não é opção

    1. Um colega da ativa, 1ºSgt, fez a pouco tempo um curso categoria Altos Estudos 2 e Passou a receber quase R$1.000,00 (líquido) a mais no contracheque. Como 1ºSgt da ativa e por receber compensação orgânica está ganhando mais do que um Sub da reserva (que ficou na lacuna). Ou seja, um 1ºSgt com Altos Estudos 2 está ganhando praticamente a mesma coisa que um Sub da reserva que não teve a oportunidade de cursar algum dos cursos de Altos Estudos. Para quem ainda está na ativa basta se dedicar aos estudos que o aumento no salário virá.

  4. Cade os pracas das forcas armadas que alem de prejudicados com a lei de bolsonaro estao sem reajuste deste 2016. vao tomar vergonha e ir para rua mostrar que a forca e composta por 82% de praca

    1. Cadê os praças? Estão esperando que os Oficiais do Alto Comando resolvam os problemas deles. São verdadeiros Leões de alojamento, heróis do mouse e do teclado. É muito mimimi.

  5. Aqui praças morrem de fome e não vão às ruas, porque é proibido, não fazem greve porque é proibido, não tem outra ocupação porque é proibido, tudo em nome da disciplina. E o salário ó…!

    1. Não pode se sindicalizar Porque é proibido, nem pode ter opinião política que é Proibido. A única coisa que não é proibido para militares é que lhe tirem os seus direitos, sumariamente sem nenhum periodo de transição. Não vejo tirarem direitos de nenhuma outra categoria Federal e forças auxiliares como PMs tem salários acima, com graduações equivalentes.

  6. inicialmente vou “informar” algo sobre as tropas da união europeia, meus senhores militares saibam vocês que as tropas da OTAN OU NATO, como Queiram, SEUS MEMBROS SÃO SINDICALIZADOS por lei da Própria UE Pesquisem e saberão disso, agora eu pergunto o brasil sempre pleiteou um vaga na otan, será que as forças armadas brasileira estão preparadas para oficializar o sindicato das fAs, como são de fato as tropas da otan?

    O reajuste de salario até eu que não sou bobo nem nada Também quero.

    fiz o L e farei novamente o l em 2026, o choro é livre!!

    fiquei sabendo que bolsonaro e os generais de seu exército vão presos, é mesmo?! vixe Maria??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo