Cabo do Exército é baleado na cabeça após discussão com policiais penais no Acre

Versões das testemunhas são conflitantes

Cruzeiro do Sul (AC) – O cabo do Exército Jardson Souza Ferreira (23), foi atingido por um tiro na cabeça durante uma confusão com dois policiais penais no bairro Cruzeirinho, na última quarta-feira, 21.

Os nomes dos policiais penais envolvidos não foram divulgados. Jardson foi prontamente socorrido pelo Serviço Móvel de Urgência e encaminhado em estado grave para o Pronto-Socorro local. O 61° Batalhão de Infantaria e Selva- BIS, unidade onde serve o militar, está buscando mais informações para se pronunciar sobre o ocorrido, enquanto o Instituto de Administração Penitenciária-IAPEN emitiu uma nota (leia abaixo) a respeito do caso envolvendo os dois policiais penais.

Até o momento, não há informações oficiais sobre o motivo da confusão. Testemunhas relataram que Jardson teria ameaçado um Policial Penal, que por sua vez chamou um colega, resultando no disparo que atingiu o militar. No entanto, essa versão não foi confirmada e não há relatos sobre a presença de uma arma na posse do cabo baleado.  O militar segue internado no Hospital do Juruá.

Segundo a irmã Naira Ferreira , Jardesson não se envolve em confusões.

“A gente sabe que ele estava descendo uma ladeira e não vinha fazendo nada com ninguém. Esse homem atirou nele por trás, é tanto que pegou na parte da nuca. Ele está um pouco desorientado pelo fato da bala ter atingido a cabeça dele, mas a gente vai ouvir a informação direitinho dele, que é um menino do bem que trabalha, e não é nenhum bandido”, explicou ela.

Nas redes sociais, há boatos de que “a confusão teria começado por causa de mulher”.

O médico de intervenção do SAMU, Dr. Werther Salatiel, relatou a seriedade do ferimento sofrido por Jardesson: “O tiro atingiu a região da cabeça, causando um sangramento ativo tanto na área do ferimento quanto na região do ouvido direito. Realizamos imediatamente os primeiros procedimentos de emergência, incluindo o uso de via aérea avançada, administração de oxigenoterapia e controle da hemorragia, além de hidratação e todo o suporte necessário. O paciente foi encaminhado à sala de emergência e aguarda avaliação da equipe de neurocirurgia. O caso é considerado grave”, afirmou o médico.

Nota do IAPEN sobre disparo de arma de fogo feito por policial penal

O governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), informa que, na tarde desta quarta-feira, 21, um homem foi levado para o hospital de Cruzeiro do Sul, após ter sido atingido por um policial penal com um disparo de arma de fogo ao reagir à prisão.

As investigações serão conduzidas pela Polícia Civil, e um procedimento administrativo será aberto pelo Iapen para apurar se houve algum desvio de conduta por parte dos policiais.

Alexandre Nascimento
Presidente do Iapen

Com AC 24 Horas e NHN

25 respostas

  1. Se faz necessário apurar com rigor de acordo com a Lei. Nota-se a muito tempo que muitos militares das Forças Armadas estão sendo vitimados por policiais. Dar um tiro na cabeça de um cabo do Exército é um caso grave. Uma instituição como Forças Armadas, ser tratado por policial penal, ou seja que polícia for. Se faz necessário e urgente que se de instrução adequada aos policiais, de como tratar militar da Ativa das Forças Armadas. o problema de diferenciação de Exército e polícia é perigoso haver reações entre ambas as forças e acabando por mortes entre policiais e militares do Exécito. Já tive problemas.

    1. Morte entre policiais é militares ? Em que mundo você vive ? Kkkkk policiais são coesos, vide as operações escudo em SP, cheguei a ver PM cercarem uma delegacia de policia civil no DF para liberarem os PMs presos, você acha que algum militar do EB faria isso ? Nem oficiais fariam por oficiais, quanto mais praças. Hoje todos desse blog ficam com a pipoca e o guaraná na mão vendo os generais e oficiais pegarem o beco pra cadeia. Só na sua imaginação que militar das forças armadas é corporativista. Kkkkkkkk

    2. Dá problema não, militares das Forças Armadas não andam armados, arma só serve pra formatura. Já a Polícia Penal faz escolta de presos perigosos, recaptura de foragidos e guarda de unidades prisionais. Tem que andar armado 24 horas com a arma a pronto emprego para responder eventuais ataques de facções. A missão é real, não faz de conta. Na querela entre Polícia e Forças Armadas, fique tranquilo, só as Forças Armadas vão levar a pior sempre.

  2. Policia penal = carcereiro.
    Uma atividade que exige apenas nivel fundamental.

    Agora empoderados com esse nome “polcia penal”
    So tem poder de policia ostensiva na respectiva unidade prisional. Uma PM que exerce funcoes de PM apenas no edificio do presidio.

    Deviam nem ter arma.

    Jamais aceitem desaforo, abordagem ou qualquer coisa de carcereiro.

    Em outras epocas, o proprio exercito ia buscar o assassino.

    Mas hoje os oficiais formados no “berço de herois” (kkkkk) desmaiam ao ver um policial. Melhor aguardar “as autoridades”

    1. Dá pra ver que é só mais um pracinha que sabe coisa nenhuma. Que eu saiba concurso pra fundamental é ESA. EM qual lugar Polícia Penal é ensino fundamental? Kkkk e poder de polícia só na unidade? Não sabe o que é o art. 144 e o que é ser polícia kkkkpobre pracinha.

      1. Da para ver que vc não sabe interpretar textos.

        Perceba que está escrito ATIVIDADE QUE EXIGE APENAS NÍVEL FUNDAMENTAL.

        Há uma sensível diferença em escrever “cargo que exige”.

        O cargo, em alguns estados, é de nível superior por questões de equiparação salarial. Servir a marmita do ladrão e abrir porta não exige diploma.

        A PRF até 2008 era nível médio. Agora querem equiparar c a PF.

        Carcereiro sempre será carcereiro.

        E vc deve estudar mais interpretação de textos, caso queira passar em um concurso.

        Iria preferir até ser QE do que ser vigia de preso. Se vc tem alguma ideia do que é segurança pública, sabe que essa classe é desprezada pelas policias.

        1. OIha, coitado. Eu já passei em 5( cinco concursos), duas graduações e um mestrado. Não preciso ficar chorando aqui por aumentinho do Lula como a maioria faz. Já meti o pé faz tempo da instituição falida que é o EB, só venho aqui pra rir de tipos como você, invejo de Policial Penal(carcereiro). E você que pensa que só tem poder de polícia no presídio, não sabe sequer o que são as atribuições de um Policial Penal. Agora, Forças Armadas, não tem poder de Polícia em lugar nenhuma, pra fazer qualquer coisa o cabo tem que ligar pro sargento, que liga para o tenente, que liga para o capitão, até chegar ao general, o nível de cagaço dos pintores de Meio-fio. E sim, meu amigo, já sou Policial Penal com muito orgulho, sei das atribuições de recaptura, escolta, segurança das unidades prisionais. Temos realmente porte de arma, é só enviar os documentos para a PF que em poucos dias compramos uma arma. Agora, Forças Armadas?? kkkk O coronel fica com medo do tenentinho inexperiente dar um tiro por ai. Vai lá, pintor de meio-fio e vigia de faxina huahuahauhauahaua eu vou curtir minha escala de 24×72

          1. Cara se tu é tão bem sucedido, pq ainda se importa?
            Deixa eu advinhar: tu nao fez concurso e o exército te ejetou em 8 anos? Kkkkk

            Pq uma pessoa assim, com esse curriculum invejável, com tanto êxito, deve ser muito feliz na carreira… então pq vir aqui perder o tempo com algo que vc despreza tanto?

            Alias, pq não colocar seu nome? Ele deve estar em todo diário Oficial, em aprovados, então para que pseudônimo? Queria ver esse tanto de aprovavação… 5? Pelo visto vc ainda não se encontrou em carreira nenhuma, né, rapaz? Kkkk

            Sobre os carcereiros, é isso mesmo que lhe disse, polícia administrativa no âmbito do estabelecimento prisional, com algumas atribuições externas relativas à movimentação de presos. Nada mais.

            As FFAA não meu amigo, as FFAA exercem não só funções de polícia ostensiva (PE, PA, etc) como de Polícia Judiciária Militar. Tem certeza que passou em 5 concursos? Deixa eu advinhar: merendeiro do município, carcereiro de algum Estado paupérrimo do Norte…

            Deixa de rancor das FFAA. Supera.

          2. Kk kkkkk PE faz policiamento ostensivo? Sem poder de polícia? Kkkkkkkkk é um brincante. Tenta crescer em cima de uma policial penal, mas tem menos moral que um guarda municipal.

      2. E seguramente, o poder de policia é apenas na sua unidade prisional.
        Aborda alguém na esquina aí, de preferência um membro da seguramça pública de verdade pra ver se não vai preso por usurpação de função pública, carcereiro.

        Só sai do presídio pra fazer recambiamento é levar para a audiência.

        Suas atribuições são verificar a disciplina, servir a xepa do ladrão, etc. abre o CPP, lá está claro: carcereiro.

        Carcereiro não é polícia. Policia aborda, prende. Carcereiro pega já algemado e fica de babá de bandido. Ngm da moral nenhuma, nem a segurança pública, nem a sociedada

        1. Sabe de nada. Se há escolta, recaptura, como então o poder de polícia é só na unidade? huahuahua sabe de coisa nenhuma. Abra a CONSTITUIÇÃO e está lá: Policia Penal…. chora ai, pintor de meio fio.

          1. Carcereiro, nenhuma polícia te considera. Nem a sociedade.
            Abri a constituição, ela tem normas programáticas, princípios, diretrizes… não tem as atribuições dos carcereiros. As atribuições dos carcereiros estao no CPP, e ele nao fala em polícia penal, fala em carcereiro, confere lá kkkkkk

            Cara, carcereiro não e policia não. Tem menos moral que soldado do EB, vc sabe disso. Vc é o excluído da segurança pública, babá de preso, nunca prendeu ngm, nunca abordou ngm, nunca trocou tiro com ngm, nunca nada… vc nem arma tinha que ter, aliás até ontem nem tinha hahaahahaha

        2. Vou ter rancor se eu tenho vida e liberdade? Fico aqui só achando graça do choro dos pintores de meio fio porque o Lula Não dá aumento huahuahua volta para fazer concurso da esa no Maracanã kkk

          1. Nao troco, carcereiro…
            Nao troco…
            O tanto que vc é humilhado até mesmo por um recruta da pm…

            Servir a xepa do ladrão… por dinheiro nenhum do mundo, carcereiro…

        3. As Policias Penais possuem Lei orgânica, as atribuições não estão no CPP. mas vai explicar para pintor de meio fio puxa saco de oficial isso… É pedir para ter um AVC, é complicado demais.

          Ah, já fez sua recepção do coronel hoje? Já marchou hoje debaixo do sol? Huhauhauhaua

    2. a verdade é que cada categoria se defende e se autovaloriza.
      se vamos falar em exigência correta para cada atividade devemos começar por nós mesmos. Para que um praça de pret precisa fazer altos estudos? Para cavar trincheira? Para montar barraca? Para manusear armas de fogo em uma guerra onde sempre estará a comando de um oficial? Para fazer TFM?

      é notório que exigir certos níveis de diploma servem para valorizar a carreira. Além do mais, curso superior se tornou banal, qualquer um consegue fazer uma faculdade EAD.

      daqui uns dias para ser garí tera que fazer faculdade.

      1. Você desconhece o fato de que praça nenhuma tem curso de ‘Altos Estudos’. O que se tem é uma legislação que equipara o CHQAO a Altos Estudos APENAS para fins Remuneratórios.

  3. O problema é que o Sd do EB não é considerado em lugar nenhum pelo fato de ser temporário e pelo histórico de Operações Reais: Limpar Mato e pintar meio fio. Logo, vira chacota em qualquer lugar. O paisano até certo tempo não sabia esse segredo, por isso respeitava. Hj nas redes sociais fazem chacota. Mas é culpa dos praças? Lógico que não! A prioridade nos quartéis são: Faxina, formatura, guarda para o Cmt…operacionalidade é o recruta dar 20 tiros de fuzil e publicar no BI que o muleke é perito, especialista. ENFIM….PASSARIAMOS O DIA INTEIRO FALANDO.

  4. Polícia Penal não é polícia ostensiva nem Investigativa. Fruto da banalização do Porte de Arma para qualquer “agente de segurança pública”, e inclui-se nesse balaio toda essa milicada que tem adquirido arma como fosse comprar papel higiênico no mercado.

  5. Falando em policiais penais:

    Policiais penais aprovaram, na manhã desta sexta-feira (23/2), a proposta do Governo do Distrito Federal (GDF) que dá reajuste salarial de 18% em uma só parcela.

    Os policiais penais do DF sao pagos com o Fundo Constitucional, pela União.

    Parabéns carcereiros.
    Ganhando alto para servir marmita.
    En breve muitos sargentos de carreira lá.

    Enquanto isso, desligue o ar condicionado e corte o chuveiro quente. Tem que economizar para a união conseguir suprir o Fundo Constitucional que paga os carcereiros.

    Ah. Apague a luz. Use luz ambiente e aumente seu grau.

  6. Apelidaram os Agente Penitenciário de Polícia, agora eles acham que são Policiais para dar foz de Prisão, aqui no DF um agrediu uma mulher e a conduziu para Delegacia na viatura do sistema penitenciário e a PM ficou só olhando, mas quero ver quando eles encontrar um policial de verdade se não são eles que vão acabar preso.

    1. São policiais de verdade, só deita e chora… chora na cama que lá é mais quentinho. Ah, e as Forças Armadas brasileiras que não é Forças Armadas de verdade, mas pintores de meio fio e gente com medinho de arma. huahuahuahua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo