Aliados do ex-presidente temem novas delações, como ocorreu com Mauro Cid. A estratégia é colar em Braga Netto a imagem de incentivador golpista que ‘falava no ouvido’ de Bolsonaro.O ex-presidente Bolsonaro deve ficar em silêncio no depoimento na Polícia Federal marcado para esta quinta-feira (22). Mas se desenha há algumas semanas, desde o avanço das investigações do roteiro do golpe, uma estratégia nos bastidores que deve causar muito barulho entre aliados: auxiliares de Bolsonaro atribuem, agora, toda e qualquer tentativa de tumultuar a eleição ou o pós-eleição a uma mentoria do general Braga Netto.
Ex-vice derrotado na chapa com Bolsonaro, o general da reserva é apontado por aliados do ex-presidente como o principal responsável por “falar no ouvido” do ex-presidente e incentivá-lo a discutir medidas de virar a mesa.
Veja quem é quem na reunião em que Bolsonaro e ministros discutiram estratégias golpistas
A versão ganhou força no entorno de Bolsonaro principalmente após a divulgação do vídeo em que ele aparece discutindo com ministros do então governo ideias golpistas.
Sobre comandar essa reunião, aliados dele minimizam e afirmam que era o jeito de Bolsonaro “levantar a moral da tropa”.
Prisão
Desde o início das investigações, Bolsonaro demonstra preocupação dele ou um de seus filhos serem presos. Por isso, tenta terceirizar responsabilidades e circunscrever atos de assessores como “excesso de iniciativa” – como o caso de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência.
Cid, que – como o blog revelou – viveu 99,9% do governo Bolsonaro, hoje é tratado como um “leva e traz” e chamado de “porteiro” por aliados de Bolsonaro, pois, segundo eles, apenas faria a segurança da porta em reuniões importantes como aquelas entre Bolsonaro e comandantes das forças.
Versão, inclusive, desmentida pelas investigações – que mostram um Cid com plenos poderes para levar e trazer, de fato, mas levar e trazer ideias golpistas e conseguir possíveis adesionistas ao plano de virar a mesa.
Como explica um ex-ministro de Bolsonaro: “Cid era a ponte entre Bolsonaro e militares”.
Na mira da PF, militares se blindam e empurram responsabilidade no roteiro do golpe para o governo Bolsonaro
Em depoimento, Anderson Torres vai dizer que não há crime em expressar opinião em reunião fechada
Novas delações
Por ter fechado delação premiada, Cid perdeu qualquer blindagem de Bolsonaro, que, agora, cuida de acompanhar o desdobramento da investigação em relação a outros aliados, como Marcelo Câmara, que está preso e também vai depor nesta quinta.
No fim do governo, foi Câmara quem assumiu a assessoria pessoal de Bolsonaro, se tornando uma espécie de CEO da vida do ex-presidente.
Apesar de considerar Câmara leal, hoje, bolsonaristas não descartam novas delações- exatamente como fez Cid, que era tido como o principal aliado de Bolsonaro.
20 respostas
Esse falso Messias sempre teve o meu voto. Com promessas de vida melhor para os Praças e para as pensionistas, ele foi eleito e reeleito até atingir o seu objetivo maior. Quando alcançou o topo, ignorou, destratou e traiu os seus mais fiéis eleitores, se aliando aos oficiais generais que sempre o trataram como um leproso. Hoje. Hoje o maior voto, para ele, é que pague pelos seus crimes e pelas suas mentiras.
Parabenizo sua postagem.
Eu queria entender do pessoal jurídico. Vou explicar o Bolsonaro ficou em silêncio isso?. É um direito de todos e falou que não tiverem acesso as provas isso? Então como vai explicar que no ato da convocação ele falou que vai se defender dos crimes imputados a ele isso?? Mas perai então vai se defender do que?? Pois se não tem acesso as provas? Mentir perante o juiz o que pode acontecer??? Com as palavras os jurídicos dentro da lei e não querendo disvirtuar dela e puxar lado simplesmente o diz a constituição sobre isso e os artigos da lei. Desculpem sou analfabeto e não entendo muito de lei. Lógico se parece que sei um pouco,mas só parece. A palavra então os juristas de plantão????! O tempo é o senhor absoluto da razão.
Cara, não sei se você é analfabeto, como se referiu, mas que seu texto é ininteligível não resta nehuma dúvida.
Se ele estiver como investigado? Pode mentir, afinal se pode ficar calado, por não produzir prova contra si, Também Não e obrigado a falar a verdade, o princípio da não auto Condenação tem essas duas facetas e somente Não cabe quanto a seus dados. Contudo, como tirar a verdade de um mentiroso contumaz?
Cadê os juristas do Bolsonaro???????
Comportamentos são de livre escolha, mas as consequências são obrigatórias.
Águia voa com águia. Águia não voa com galinhas!
Diga-me com quem tu andas e direi quem tu és.
General Pujol e General Arruda saíram com a farda INTACTA! Parabéns e obrigado pela altivez!
O Exército de Caxias saberá EXTIRPAR dos seus quadros aqueles que ousaram trair os seus juramentos de defender a nossa Carta
Amigo, não sei se você é realmente analfabeto com diz no seu texto, mas uma coisa é fato, não consegui entender nada que você escreveu…
Está em fase de Inquérito . O delegado Responsável colhe as provas, faz oitivas, e Encaminha para a PGR. A PGR faz analise do processos e pode pedir novos depoimentos, etc. e faz a denuncia Ou nao. Como eles ficam em silencio, perderam a primeira oportunidade de apresentar suas defesas.
Bolsonaristas quando não consegue explicar as razões aí a culpa é do texto. Até precisa desenhar então. Vou escrever em letras maiúsculas para você entender. O Bolsonaro teu entrevista nas TVs e disse que estava convocando o ato de domingo para se defender dos crimes de que está sendo acusado. Mas se calou hoje na audiência e disse que não tinha acesso as provas do que estão acusando -o. Então eu pergunto como vai saber agora domingo do que se defender se não deve acesso as provas do que está sendo acusado?. O texto pode não ser o melhor não sou professor de português. Mas de não entender aí já deve ser alguém que quer passar pano no Bolsonaro o pai da mentira o 👿 diabo. O tempo é o senhor absoluto da razão.
‘Bolsonaro “teu” entrevista’
Trocar letra ‘d’ pela ‘t’ falando, se expessando já é complicado.
Agora, digitar como se fala é extraordinário.
Letras maiúsculas kkkkkkk. Lógico que não foi que as letras se embaralham minúsculo ,maiúsculo no blogs do Montedo. E como seria bom,lógico se fosse possível? o montedo fazer assim como alguns blogs Onde a pessoa pode voltar e corrigir as as palavras.
Anônimo 23:37. Sim já falei não sou professor de português. Mas insiste em falar das palavras isso? Para falar a verdade fiz de propósito para ver a sua reação,se ia conseguir defender o indefensável ou ia se apegar as letras trocadas que é fácil trocar p por b. D por t. O difícil mesmo é o explicar aos Bolsonaristas que conspiram contra a democracia e aos apoiadores que o errado continua sendo o errado e o certo continua sendo o certo. Por isso tem o famoso ditado. O pior cego não é que não enxerga e sim o que enxerga e mesmo os fatos as evidências tudo pode estar na frente do nariz e se recusam a enxergar a verdade. O tempo é o senhor absoluto da razão.
Continuo sem entender Nada do seu texto, tenta usar a pontuação, talvez ficará melhor o texto
Amigo não sei porque você perde seu tempo debatendo com decréscimo um lulista daqueles.
O minto trai todo mundo.
Kkk eu não sou lulista..mas enxergo a realidade ao contrário dos Bolsonaristas que só enxergam um lado. A moeda não tem um lado só. Os Bolsonaristas quando não tem desculpa e não consegue mais defender o indefensável aí eles ficam apelando até para Português politicamente correto. A questão não é ser lulista, petista, direita, centro e sim sempre olhar a verdade e para isso existe informações e checagem de Fakes e fatos, mas não os Bolsonaristas preferem ver só um lado sem olhar a verdade. Pois já desafiei aqui no blog para colocar quem fez mais pelas forças armadas em geral? Bolsonaro ou Lula? E ninguém coloca nada porque sabem que o Lula fez muito e muito mais que Bolsonaro em geral. Bolsonaro só Destruiu famílias, pregou ódio, espalhando Fakes. pior de tudo usa Deus em vão. O pai da mentira o 👿 diabo. Jair Messias Bolsonaro. O tempo é o senhor absoluto da razão.
Parabéns amigo pela clareza de ideias ao expressar a realidade, ainda que de forma simples, mas fala verazmente segundo o seu coração!!
Acrescento: bozo traiu a pátria ao entregar setores estratégicos nas mãos de multinacionais, atrapalhou pesquisas, para qualquer ser minimamente esclarecido bazo é sim INIMIGO DA NAÇÃO!!
O advindo do baixo clero, onde já era um zero à esquerda, é simplesmente inominável! Continua sendo um nada, mas agora, em situação nada confortável, pelo fato de responder a uma penca de processos.
Sem dúvida, Bolsonaro e os demais generais golpistas aprenderam a dar valor ao regime democrático; permaneceram em silêncio mas não foram torturados com os métodos utilizados pelo covarde Ustra a quem sempre elogiaram. Nada como um dia após o outro.