Parlamentares vão acionar a PGR para que investigue Hamilton Mourão por incitar as Forças Armadas contra os Três Poderes
Rodrigo Castro
Em publicação no “X” (antigo Twitter), o senador chamou de “devassa persecutória” a operação da Polícia Federal que mirou Jair Bolsonaro e aliados para apurar suposta organização criminosa na tentativa de um golpe de Estado. E conclamou militares a se posicionarem:
“Não podemos nos omitir, nem as Forças Armadas, nem a Justiça Militar, sobre esse fenômeno de desmando desenfreado que persegue adversários e que pode acarretar instabilidade no País”.
Uma devassa persecutória é o que estamos testemunhando, hoje, no Brasil. Não podemos nos omitir, nem as Forças Armadas, nem a Justiça Militar, sobre esse fenômeno de desmando desenfreado que persegue adversários e que pode acarretar instabilidade no País.
Confira meu discurso:…
— General Hamilton Mourão (@GeneralMourao) February 8, 2024
Os parlamentares apontam que Mourão teria cometido o crime tipificado no artigo 286, parágrafo único (quem incita, publicamente, animosidade entre as Forças Armadas, ou delas contra os poderes constitucionais, as instituições civis ou a sociedade).
Também destacam as práticas previstas nos artigos 359 L (tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais) e 359 M (Tentar depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído).
A representação é encabeçada por Sâmia Bomfim e endossada por Fernanda Melchionna e Glauber Braga.
Diz Sâmia:
— Incitar comandantes militares a reagir à responsabilização dos golpistas é ilegalidade gravíssima, é tentativa de reativar um golpe. Mourão apostou alto e vai perder. Pra começar, tem que perder o cargo de Senador.
Lauro Jardim (O GLOBO) – Edição: Montedo.com
8 respostas
Mero capim aos eleitores bovinos, só isso! todavia a única gravidade que pode ocasionar? Flátulos e aumentar o efeito estufa.
Vc deve ser o mais valente de todos, o valentão.
Cadeia pra golpista.
É o gabinete do ódio e perseguição tem varios tentáculos.
Esse desespero todo será porque o Trump se elegerá nos EEUU?
E os 70% das FFAA não será negociável?
E qual objetivo de mobiliar unidades de Roraima com viaturas e mísseis modernos?
Será que sem os 70 não vai faltar combustível e munição?
Incitar a tropa, quem é Mourão para Incitar a tropa. Mourão não tem moral nenhuma dentro da caserna. Sempre foi um péssimo “comandante militar”, arrogante, Despreparado, Individualista e mau caráter. Nunca foi um líder, apenas um chefe para os puxa-sacos ao seu redor. Não goza de prestígio, confiança e crédito entre os militares.
Concordo.
Mourão quer pregar o ódio dentro das Forças Armadas. Sempre foi um militar de visão curta, embusteiro, gosta da boa vida. traidor da Pátria. foi eleito pelo gado bolsonarista.
Na política é preciso ter cautela e Mourão é um principiante. Os bolsonaristas do RS que o elegeram, lamentavelmente.