Polônia se prepara para guerra com a Rússia, diz ministro da Defesa

Soldados poloneses caminham perto de tanques Abrams M1A1 -
Kacper Pempel/Reuters

Segundo ministro da Defesa da Polônia, país pensa em um possível conflito com a Rússia em caso de derrota da Ucrânia na atual guerra
Junio Silva
A Polônia se prepara para uma possível guerra contra a Rússia, caso o país liderado por Vladimir Putin vença na Ucrânia e decida expandir o conflito para países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

A declaração, que põem mais lenha na fogueira da tensão no Leste Europeu, foi do ministro da Defesa polaco, Władysław Kosiniak-Kamysz, publicada pelo jornal Super Expressa nessa segunda-feira (5/2).

“Assumo todos os cenários e levo a mais a sério os piores”, declarou Kosiniak-Kamysz ao ser questionado sobre uma possível agressão russa à Polônia. “É preciso estar preparado para cada cenário”, disse. Segundo o ministro da Defesa do país, “a situação no mundo é muito grave”, com focos de tensão não somente na Europa, mas também no Mar Vermelho e no Pacífico.

Kosiniak-Kamysz disse que Varsóvia tem tentado preencher algumas lacunas pensando no possível conflito, como a compra de equipamentos e armas para as tropas polacas. “Equipar individualmente um soldado com equipamento novo e da mais alta qualidade é, para mim, uma mudança muito importante que deve ocorrer”, declarou.

A fala de Kosiniak-Kamysz se soma a outras de países membros da Otan, que aumentam ainda mais a tensão na região. Recentemente, o ministro da Defesa da Suécia, Carl-Oskar Bohlin, pediu que civis estejam preparados para atuar em uma possível guerra na Europa. A declaração do sueco foi apoiada pelo presidente do Comitê Militar da aliança liderada pelos Estados Unidos, Rob Bauer, que disse acreditar em um conflito entre os países do bloco e a Rússia dentro dos próximos 20 anos.

Além do aumento na retórico militar, a Otan anunciou recentemente a realização do Steadfast Defender 2024, o maior exercício da aliança desde o período da Guerra Fria. A atividade, que teve início no fim de janeiro e deve durar até maio, mobilizou 90 mil militares e conta com a presença dos 31 países do bloco, além da Suécia, que está em processo de adesão.

METRÓPOLES

4 respostas

  1. O mundo talvez nunca esteve tão perigoso….o risco de conflito mundial é iminente, enquanto isso, temos comandantes que não são líderes de suas Tropas, temos um presidente que odeia seus militares e a Caserna cada vez mais ressentida com o comandante em chefe!

    Alguns não conseguem enxergar isso….mas a panela de pressão está próxima de explodir!!!

  2. Tudo Conversa Fiada. Esses pilantras sabem que a Ucrânia já foi esmagada, junto com a otan/eua que enfiaram lá, mais de 160 Bilhões de dólares e armas modernas de todos os tipos que não resultaram em nada. Esses safa…. sabem também que nunca haverá conflito militar direto com a Rússia pois perderiam facilmente. Esses safa……também sabem que a Rússia não tem nenhuma intenção e nem nunca teve de “invadir” a europa ou provocar alguma guerra com a otan. Esses caras querem é arrancar dinheiro do contribuinte e manter as tensões políticas, econômicas e militares.
    Obs: Não torço por “esquerda”, “direita”, não torço por “russos” ou “estadunidenses”……torço pelo Brasil que se não fosse essa política (Principalmente de Direita) nos mantendo escravos do grande “irmão” do norte, já teria ocupado seu lugar no concerto das grandes nações, que é seu lugar de direito. E apenas leio e estudo muito.

    1. Onde Você vive? Se o grupo Wagner não tivesse parado, teriam chegado até moscou. Veja o quanto de Soldados e equipamentos a tua rússia perdeu. Tua amada rússia conseguiu inclusive perder territórios que conquistou nesta aventura imbecil do teu mestre Putin. Os blindados russos são uma porcaria que explodem por causa de uma simples granada de mão (você viu o vídeo do M2 Bradley dando uma surra no “melhor Carro de Combate do mundo”, p T-90?) Sua guerra eletrônica é um lixo e o tão superestimados sistema de defesa antiaerea S300 e S400 são uma bela porcaria (Você viu o vídeo do míssel Storm Shadow passando sobre sistemas SAM S300 e S400?) Como que a tão poderosa Rússia até hoje não conseguiu superioridade aérea?
      Sei que estou perdendo tempo, pois com pessoas acéfalas não adiante argumentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo