Depoimento de ex-sargento: “No Exército, todos são culpados até que se prove o contrário”

Imagem: Escola de Sargentos das Armas

Recebi este artigo do próprio autor, que relata sua experiência como sargento do Exército. Confira:

SOBRE MEU TEMPO NO EXÉRCITO

Vittorio Feliciani

Certamente ser SARGENTO do exército é um desejo de milhares de jovens pelo Brasil afora. E certamente deixá-lo de sê-lo é o maior dos que já conseguiram o feito. Talvez o que mais afetou o Exército desde os anos 2010’s, quando se trata de sargentos, foi a opinião. Agora todo mundo têm uma. E talvez o que mais afetou os agora capazes de críticas foi saber que um advogado só mais medo causa num comandante qualquer é quando o causídico leva o caso pra justiça. Porque se for, vai ganhar.

Que a vida militar não é fácil pra ninguém, todo mundo sabe. Que a carreira exige sacrifícios, depois de entrar todos descobrem. Que vai ser pisoteado, esnobado e tratado como inferior pelos oficiais, alguns vão aguentar. Ou se submetem. Quem não aceita isso, sai ou vive infeliz. E também tem quem vire a chave depois que sai pelo portão das armas (após o toque, claro).

Somente os Sargentos do Exército formados na ESA podem adquirir a faca. Vem com nome de guerra e numeração. Na ponta do cabo, o símbolo que representa o Pico do Gavião, localizado no campo de instrução que fazemos nossos acampamentos.

Os revolucionários, como são chamados os que não se ajoelham, saem. Eu saí, e não hesitei em assinar o papel que efetivaria minha saída. É costume no meio armado, incluído todos que são capazes de exercer poder coercitivo e detêm o monopólio sobre a vida alheia desprezar os direito humanos. E não o desprezam por faticamente concordarem, mas sim por não possuí-los. No tratamento do Exército todos são culpados até que se considere o contrário.

Se tu não és respeitado, não descobre o valor do respeito. Se tu não vives sobre a égide da Constituição de 88, vive sobre a de outra. Pode ser a polaca, pode ser a da “contrarrevolução democrática”. Os militares de hoje em dia não são detentores de seus direitos tutelados pela constituição em vigor. A caserna é um lugar de submissão, desrespeito e todo o tipo de sujeira social aceitável da manhã de segunda-feira até a sexta ao meio dia.

Já vi, e com frequência digna de pontualidade militar, bons soldados de Caxias serem humilhados, militares serem punidos mediante injustiça, e principalmente, e o maior deleite para todo comandante: a punição coletiva. E umas das verdades sobre isso é que ela funciona. Porém, desagua na evasão de talentos. E o pior, num sentido amplo, ninguém mais é responsável por nada. É coletivo.

Essa punição coletiva é um caldeirão no qual misturam todos fardados e os deixam queimando pelos erros dos outros. Não estou falando de espírito de equipe, caro leitor. Falo de algo que não deve estar na Constituição mencionada dois parágrafos acima. Existe uma justificativa, dirão os augustos generais e comandantes: a guerra exige. De fato ela deve exigir muito do soldado. Provavelmente muito mais treinamento e – provavelmente – não envolve um mictório onde a mira é a cara do subordinado.

Sargentômetro. Marca a contagem regressiva para a formatura. Tenho boas recordações ao rever essa foto. Também seria bom uma contagem regressiva para sair do Exército após formado.

Talvez o único conforto que este amante da defesa de nossa terra natal tenha é o que quando a guerra chegar, e um dia ela irá chegar, a realidade irá se impor. Como em outras guerras, os muitos incompetentes morrerão, alguns até levarão seus batalhões e companhias para a morte junto. E na fila para comandar estarão os sargentos mais resilientes que aguentaram todos essas desgraças.

O autor
Vittorio Feliciani se formou como Sargento de Comunicações da Turma de 2016/17, da Escola de Sargentos das Armas. Atualmente, é servidor público civil.
Visite seu blog: O Virtuoso e o Sórdido

105 respostas

    1. Ser Sargento do eB, como qualquer cargo público, pode ser uma ponte, onde o cidadão consegue algo que seja seu sonho ou melhor de onde está.
      Correto é sair se acha que está ruim para si.
      Assim como muitos continuam a carreira porque se encontraram profissionalmente e ama a farda, ok, o que isso tem de errado, nada.
      a vida é essa.

  1. Texto infantilizado! Rapaz! Cada um tem sua historia, hierarquia existe ate na padaria entre gerente e funcionario! Certo que vc e subordinado no seu novo emprego! Profissão militar e isso! Somos formados para a guerra, e temos que ser! E nossa funcao constitucional, como vc mesmo citou! Não e um simples emprego! Por fim! Pare de choradeira e va trabalhar!

    1. Infantilizado nada. Trata-se de uma realidade ( bem amarga e ingrata). Se as FAA realmente se preocupassem com a qualidade de vida/carreira. a tx de evasão/turnover na tropa seria bem menor ( e olha que estamos em tempos de paz). A propósito, ele já saiu e já está trabalhando ( provavelmente numa profissão muito mais produtiva, e que vai lhe proporcionar mais qualidade de vida). Até Concordo que ninguem tem que ficar aguentando o choro dos lamuriados, mas também não existe a obrigação de passar 35 anos levando pisada no pescoço por nada e ficar inerte. Está Certíssimo o rapaz. Que seja feliz na sua nova profissão.

    2. Tinha que ser oficial falando merda. Vocês só sabem brincar de bonequinho em mapas…”Somos formados para a guerra”…que guerra?? Quando o Brasil mais precisou de vocês, os “guerreiros” estavam onde? Falar em trabalhar..todo mundo sabe que quem trabalha no EB, são os praças. Te digo o mesmo, pare de choradeira e vá trabalhar, coisa que oficial não sabe o que é….

      1. Tá bom, mas você continua sendo um “sargento” no novo órgão. Fato.
        Passa para delegado, juiz, auditor e volta aqui, pracinha da PRF.
        e não vá pagar embuste na PRF dizendo que era militar operacional, hein!
        Essa gente parece cônjuge divorciado que fica falando mal do ex.

        1. Ow na prf a galera debocha desses operacionais do exercito.
          Sabem que é tudo no grito “poupou”.
          Sabem que as armas sao sem municao no carregador.

          Policia nao usa arma para cerimonial.

          Policia nao usa arma sem municao no carregador.

          Policia nao faz formatura.

          Policia nao faz faxina.

          Quem ia acreditar nesses brevês rolha? Kkkkkk nem a gente acredita meu irmão. Nem a gente.

          Ps: PRF é carreira única, vc não entende nada de outras carreiras mesmo…

          1. Sou atketa, corro pedalo forte! Sou paraquedista! Já saltou? Já sentiu cheiro de nuvem? Já escalou o dedo de deus? Já mergulhou em angra! Em fernando de Noronha? No caribe! Essa e minha vida! E vc? Ficar nesse posto fedorento a vida inteira! Atender acidente, ficar sequelado por isso! Medo de ser punido, pq a PRF manda pra rua atua… mas espero que seja feliz!

      2. Quando o Brasil precisou da gente aonde? Vc esta dizendo para cometer crime ano passado? Deixar de cunprir as leis e constituicao? São pra o guarda de estrada! Vai pagar embuste para outro! Somos sempre demandados internamente e externamente e sempre cumprimos muito bem nossa missao! Quanto à guerras, o mundo esta cheio, a propria ucrania esta aprendendendo em movinento! Tenho orgulho da minha profissao! Vá la fiscalizar estrada na sua nobre “missao real”rss

        1. Demandadados do que? kkkkkkkkkkkkkkkk. Passei 4 anos no EB, sei bem da demanda kkk. formaturas para general, para Cmt de OM, faxina….Se existe uma coisa mais baixaria é ver a reunião de oficiais com o general, só faltam chupar a R+++ DO GENERAL!

        2. você deve ser esses oficiais de cavalaria que não sabe ligar um pc kkkkkkkkkk. Aliás já fui em algumas missões e os tais oficiais ficavam putinhos pq a internet não funcionava, aí o cara ia ver estava sem cabo de rede kkkkkkkkkkkkk. Nem um proxy sabem colocar. Que baixaria. Também já fui em missão de “inteligência” e adivinha 10 major, 1 capitão para que? Tomar café e falar de gratificação. Vários colegas na Prf, A MAIORIA ex praça, temos muitas histórias do EB.

          1. Vc trocou tiro com alguem? “Bang bang” rss Passa a vida comendo coxinha em posto de gasolina! Não curto o estilo de vida da sua profissao! Não serve para mim!

      3. Complemento! Organismos decisorios da ONU estao cheio de oficiais Brasileiros, inclusive no Comando do Exército Sul Americano! Pela qualidade da Oficialidade! A PRF brasileira e muito reconhecida dentro e fora do brasil! Pela sua nobre missao Real! Sai pra la Guarda !

        1. Que qualidade de oficialidade?
          Vc não fez eceme, fica óbvio. Isso é tudo política externa. O ultimo a comandar a tal frota naval que vc mencionou (CTF) foi AS FILIPINAS ahahahahahahah.

          “Qualidade da oficialidade”. Amigo na aman vc só faz corrida.
          Vc nunca lutou um combate! Vc nunca deu um tiro. Que raio de qualidade é essa que vc acha que tem por fiscalizar faxina e promover formaturas?

          Vc nunca foi testado, quem te deu esse atestado de qualidade? Vc mesmo? Ahahahaha

          Aqui so tem militar, a gente sabe que vivemos de um faz de conta, vc fez uns campinhos com dia certo no QTS para acabar igual um escoteiro e se acha um rambo? Amigo procura um psiquiatra, seu caso é grave pois vc mente a si mesmo ahahaha

          1. Companheiro! A Vida ja e um Combate! Cada um com suas guerras diarias! Todo mundo esta disponivel para e guerra! Inclusive vc pra servir de bucha de canhao! Mas isso tudo e bobeira! Papo bobo! Evolua ze!

    3. A verdade dói MajCav. Agora que não estou sob o RDE, eu e outros podemos falar algumas verdades que fazem até a espinha de vocês contorcerem! E se um dia tu abrir uma padaria com CLT e pisar nos funcionários, diferente do EB, vai ter que aprender a fazer o pão.

      1. É isso ai, Feliciani.
        Veja que o majó, ele mesmo é um anônimo… ele mesmo é um nada que pode perfeitamente ser afundado pela mão pesada. Na verdade para ser major é so esperar 19 anos. Por isso ele é um anônimo e vc não. Ele tem medo, medo de tudo ahahaahah

    4. Infantilizado?
      Fala um oficial com seus bonequinhos e medalhinhas na mesa.
      Amigao vc nunca viu um drama de verdade na vida, vc acordava e tinha 3 refeicoes por dia, nunca ficou desempregado, sua vida é uma fantasia que vive em torno de ser zelador fiscalizando faxina ou entrando em forma para alguém que nao merece nenhuma honra tao cara paga com dinheiro público. Vc nunca pagou um aluguel, vc vive uma fantasia alheia ao mundo real.

      E se vc não fez eceme, em breve entenderá o que o sargento disse.

      Infelizmente aqui tem gente que se acha a dona da instituição, “se nao esta contente vai embora”, enquanto na PF os descontentamentos geram pautas para a chefia reivindicar melhorias para a instituição.

      1. Para de choradeira! Ninguém da nada para ninguem! Cada um tem sua historia! Se fiz AMAN vindo de familia pobre foi por esforco e merito! O concurso esta aberto todo ano desde 1900 e alguma coisa! Eu nao fiscalizo faxina! “Eu mando fazer”! E por isso que nosso ambiente de trabalho e sempre arrumado, diferente da grande maioria dos outros orgaos! Quanto a guerra! Todos, ate 45 anos podem ser convocados, e terao que lutar, assim como na ucrania, na russia! Quando digo preparo, estou falando capacidades de conducao de todas as atividades que envolve este grande Evento! Inclusive, um almirante brasileiro vai comandar a forca naval de combate a pirataria e varios generais comandaram a MoNUSCo! Não e peixada nao, isso e pela competencia e respeito pela qualidade dos Oficiais Brasileiros! Ressalto que muitos compoes O EM de forcas da ONU! Pode chorar a vontade! 🥲🥲🥲

        1. Concurso aberto desde 1900? É isso mesmo? Já procurou ler um pouco Major? É assim que o Sr foi formado? É assim que o Senhor vai para guerra? Antes de comandar aprenda a obedecer e antes de falar procure se informar!

        2. “Eu mando fazer”.
          Kkkkk
          Manda fiscalizar faxina.
          Voce é um recalcado, treinado para uma guerra que NUNCA ACONTECERÁ. Como um jogador de futebol treinando para um jogo que ele sabe que não acontecerá.

          Sua vida é verificar a faxina sim… e receber esporro pq a “imobilidade da tropa não estava boa”. Seu único mérito para ser major, se é que é major, foi esperar 2 décadas… é só esperar que sai.

          Tem menos poder e prestígio que o guarda de trânsito da CET. Companheiro, cai na real. E esse teu concurso de aman não é nada, pouco concorrido e de ensino médio. Você não é juiz não hahaahah para de se gabar.

          E para de falar em guerra, em monusco, em molusco. Fale do dia do uniforme, da nova gandola e dos padrões de ordem unida. Arma no EB é desmuniciada para fazer malabarismo ahahahahaha.

          Dói, né? E o pior, a população se deu conta que vc não passa de um peso morto no orçamento.

          Conselho, estuda pra eceme, senão vc vai ser um QE com estrelas, acredite

          1. Casa figura que aparece aqui! Já chegou em um aeroporto internacional e ao se identificar como Oficial, as perguntas acabaram ali? Já conversou com pessoas bem sucedidas e se identificou como oficial e viu orgulho no rosto da outra pessoa? Vc nao sabe o que e prestigio pq vive em uma penumbra cinzenta! Sem brio! Sem orgulho! Não sou vc! Tenho orgulho de onde vim e da onde estou!

          2. Eu nao devo mada pra guarda de transito! Já paguei meu ipva 2024! Eu cumpro a lei! Onde eu vivo mal vejo guarda! Aqui nao tem violencia! E os guardas sao tropa amiga!

    5. Realmente hierarquia existe em qualquer trabalho, agora ouvir um chefe mandando eu tomar no c… por um erro que não fui eu que cometi, só aqui no Exército. Hoje meu maior sonho é conseguir ser aprovado em outro concurso e picar a mula daqui. Como disse um psicologo juntar seres humanos narcisistas e sadicos com hierarquia e disciplina dá nisso.

      Obs: só aqui um moleque com 18 anos servindo pela primeira vez sem concurso, manda mais que um concursado com 35 anos de serviço.

          1. Um major da minha antiga OM, quando tenente, levou um processo e não foi promovido junto com a turma dele.

    6. Oficial igual a você, faço questão de abordar e ficar meia hora fazendo pergunta!! Aqui a missão é real, ja vi muito de vocês brincarem de movimentar boneco em mapa…Aqui fora vocês não são nada..Eperimenta sair do quartel e tirar a farda, verás que é um simples lord..a princípio, os mais burros do eB, são os cavalarianos. Me fala mais uma vez de que guerra vc estava falando? kkkkkkk a guerra de bonecos kkkkkkkkk

      1. Faz nada! Nem saberia que sou militar! Não preciso me identificar! Ando na linha! Agora faça seu ttabalho corretanente pq as punicoes da CGU sao muito piores que a do RDE! Todo mes tem PRF demitido!

    7. Implicidamente, você falou que não faz nada…manda para rua atuar sim, somos úteis. Você sabe muito bem do papel da PRF, não somos apenas “guardinhas”, aliás, atuo na fronteira e quem faz alguma coisa lá somos nós..O eb? está fazendo faxina, fomatura para ninguém e brincando de boneco em mapas…Essa vida sim é frustante, sem objtivos. Esperando a próxima visita do General para babar? Cara que papel que voc~es se prestam, aliás já foi no bom dia hoje, ouvir bobagem ? kkkkkkkkkkk. EU ESTOU NA MINHA FOLGA DE 3 DIAS, passar bem.

    8. Para de show Maj…sabemos que o EB serve para nada. Se fechassem hoje as forças armadas, daqui a um mês ninguém se daria de conta kkkk, pois não tem utilidade!!! Quando vc diz”somos formados pra guera” eu digo”não duram um dia em campo de batalha com essas sucatas de cavalaria, artilharia… Abraço e desfrute do seu serviço que serve de nada

  2. Infelizmente, é a pura realidade.
    Perdemos muitos jovens e militares até estabilizado, devido:

    1- Um estatuto de militares arcaico;
    2- Um plano de carreira indecente e diferenciado para as 3 forças
    3- Uma qualificado que hoje na formação de sargentos só reconhece como curso superior a ESA e exclui a MB e a FAB;

    4- As duplas jornadas de funções nos quartéis, fora os serviços, formaturas, , Prontidão , com hora pra chegar e sem hora pra sair;
    5- A capacitação militar e profissionalismo não precisa de subserviência e nem humilhação, e sim, qualificação e preparo militar e reconhecimento ( Não sabem administrar isso de forma saudável);

    6- Saem inúmeros Praças e oficiais, aviadores, intelectuais e pessoas de alto QI, dotados de uma visão profissional e de brilhante futuro, pois não encontram isso nas FFAA( as FFAA perde e muito com isso)

    6- Fora esses aspectos de dedicação e sacrifícios exclusivos, não são reconhecido pelo comando e não tem representante para melhoria salarial e uma melhor qualidade de vida profissional e pessoal:

    I – Não temos representante, não temos sindicatos, sendo a classe com os piores salários do Executivo

    II- Não temos hora extra, fundo de garantia, PIS PASEP, Isenção no IR, desconto na casa própria; não temos auxílio educacional como os filhos dos juízes até 21 anos;

    III- Então, o mundo mudou , girou muito antes da Pandemia da COVID.Todavia, as FFAA e o governo fingem não enxergar;

    IV- Parabéns meu jovem, você procurou o melhor para você, com um trabalho com melhor reconhecimento, profissionalismo e qualidade de vida pessoal, pois, pensam que não temos vida, não temos família e vivemos para eles 24h;

    V- Temos que estudar, nos qualificar, colocar comida na mesa , pagar os boletos, as dividas, os empréstimos, o aluguel, o financiamento da casa, o colégio razoável ao filho, ou Pensam que medalhas e um obrigado paga tudo isso???

    VI- A visão dos jovens está a frente, onde hoje pegam as instruções de qualidade nas escolas Militares: ESA, IME, ITA, EN, CN, Espcex, Epcar, Especialista da FAB, AFA, e depois prestam concurso público. Nem filhos de oficiais generais querem seguir mais carreiras:

    VII – Hoje tudo é notório

    a) As FFAA preterida em tudo,( salarial, serviço de saúde e odontológico pagos em tudo)

    B) Soldo sem reajuste desde 2016; indo para o 2° ano do novo governo sem reajuste, e sem a Pandemia;

    C) Muitos cheios de dívidas, empréstimos e sem ter nem o que comer, e ainda dizem que se preocupam com a saúde mental dos Só rindo…kkk

    Sucesso na Carrera como servidor civil. Meu filho vai fazer o mesmo.

    Sem mais palavras Meritíssimo!!

  3. Preparados para guerra? Que guerra? Guerra de papel ou fictícia?
    Teve um TenCor do EB que precisou um ST PM dar ordens para o TC comandar a tropa.
    Deixa de frouxura e comanda sua tropa kkkk

    1. Preparados para manutenção das instalações (faxina) e formatura (para o ego de homem que nunca foi a guerra).

      Nenhum militar pode falar de combate. Nenhum trocou tiro nem mesmo com noiado. Nem as historias dos kid preto a gente escuta mais, pq agora os familiares processam o estado pedindo pensao, a civil registra o desaparecimento e abre inquérito…. Não tem nem como mentir mais.

      Tão preparados que nenhum vai pra reserva e é contratado por uma grande empresa. Voltam como pttc para assombrar e dar palpite na faxina

      1. Nao e nossa funcao trocar tiro com “noiado”! Que comparacao ridicula! E por isso que deve estar num barraco sob luz incandescente de 30w! Rss nossa missao real e saltar de paraquedas! Operar helicopteros, sistema de misseis e foguetes, montar uma rede de dados em campanha Utilizando os equipamentos radios, operar sistema de armamentos embarcados… vc nao sabe de nada! E so uma pobre alma!

    2. Está vendo porque acertaram em nao te promover! Um cara com quase 30 anos de profissao jogando contra o time! Ainda bem q foi identificado! sT Preterido! “Vulgo Fracassado”rss

      1. Trabalhar, ralar, fazer cursos de combate, estudar pra fazer concurso público e ‘vazar’:
        – você não quer.
        Só deseja que as FFAA Injustas jogue tudo em seu colo, ‘dí grátis’, no 0800 sem qualquer esforço.
        Você não passa de um funcionário público fardado (prejudicado).
        Que passa, ou passou (R1), toda a carreira se arrastando:
        – falando mal dos malvados oficiais, Sgt “dí carreira” e das FFAA INJUSTAS.
        Um paisano preguiçoso acima do peso, TAF ‘B’ magrinho pelo WhatsApp.
        Só pelo seu ligajar fica claro:
        – és um coitadinho prejudicado pelo Sistema mal e injusto.
        Tadinho!

  4. Punição coletiva, típica coisa de seres infantis que não entendem que um pai de família de 40 anos já possui seus pontos de vista, e não há caráter pedagógico nisso. Ainda bem que temos o MPF hoje, basta uma denúncia para que a carreira vá pro barro… ai o próprio algoz se torna vítima nas oportunidades, já que seu concorrente pode não ter nada na ficha.

    A verdade é que as escolas formam. A tropa lida com profissionais formados pela instituição. Não há nada para falar que “na guerra”, até pq ninguém viu guerra ou tem a menor idéia de como seje.

  5. O salário está ótimo Anônimo, obrigado!

    Igual ao dos 13 novos ministérios e cargos criados pelo seu novo presidente.

    Igual dos AGU,PF, Judiciário, Senado, TRT, TTN, Defensoria pública, PMDF, PCDF, Auditor, etc..etc…

    Sem mais palavras Meritíssimo!!

  6. O Serviço Militar Deve Ser Mais Profissional, Deve Ser Retirado Tudo Que Afeta A Moral, Principalmente Quando Alega Tradição Militar, Que De Fato Passa De Mito E Não Tem Efeitos Práticos Para O Desempenho Na Carreira, Apenas Serve Para Satisfação Pessoal Do Superior.

  7. Do Jeito Que Está É Confortável, Cômodo Para Quem Pensa As FFAA.
    Somos Apenas Peões Nesse Jogo De Interesses particulares Do Alto Escalão Das FFAA.
    As Forças São DELES, Operacionalidade, Mudandas Bruscas No Ensino E Cotidiano Medíocre Das FFAA Não Lhes Interessa: – Os Forçaria Sair Do Conforto.

    Um Oficial, 1º Ten Antigo, Vai Comandar Uma Seção Repleta De STen/Sgt E Passa A Condição De ‘Administrador De Empresas’ Até Ingressar Na Instividade (Deixa De Ser Combatente).
    São Raríssimos Os Casos Daqueles Que Voltam Comandar Frações, Tropa.
    Pouquíssimos Buscam Unidades Operacionais, Raros Aqueles Que Querem Comandar OM’s.

    A Realidade Dos Oriundos Das Academias É Esse:
    – Tres Promoções Sucessivas Após Formação Em Curto Período (7 Anos).
    – a Partir De Cap Seu Ambiente Permanente São Seções Refrigeradas.
    – PNR’s Feupudos, Aluguel, Só Ouviu Falar.
    – “Setenta E Dez” Transferências Durante A Carreira A Fim De Pagar Faturas De Cartões Atrasadas e trocar de carro.
    Por Que Vão Mudar Este Quadro Luxuoso, Nunca, Jamais, Esqueçam.
    P.S.:
    Uma Força Que Seus Profissionais Disparam Míseros 15 Tiros De Armas De Fogo Por Ano.
    Que Sua Atividade Fim, Principal, É Formar Uma Reserva De Pouca Qualificação:
    – É Incapaz, Inviável, Inábil.

    “O Exército Mais Falso E Vazio Do Mundo”.
    Site Chinês Classifica O Exército Brasileiro Como O Pior Do Mundo.
    Artigo Defende Que O País Gasta Pouco Com Modernização De Armamentos, Pois Prioriza Salários, Aposentadorias E Pensões.

    1. Salário de um Coronel na reserva que passou 100% da carreira num gabinete, Seção:
      R$ R$ 32.100,00
      É o que eu falo, não há carreira de estado melhor no país.

  8. Uma das minhas maiores alegrias, foi quando dei baixa das Forças Armadas, para ingressar em outro serviço público, em que eu pudesse me sentir útil para a sociedade.

    Com seis meses de quartel, vi que aquilo não me servia. Tinha entrado em uma furada, como milhares de jovens fazem todos os anos.

      1. Todos os servicos publicos sao uteis irmao.
        So você que nao tem utilidade nenhuma.

        A policia
        O SUS
        Agua e esgoto
        Pavimentacao
        Defesa civil
        Bancos
        O servico de coleta de lixo

        Tudo.
        Tudo.

        Todos sao uteis para a sociedade, menos vc. E hj a sociedade se deu conta disso.

        So vc que ngm sabe para que serve.
        Ei, para que vc serve?

  9. É só não servir no sul , não pedir cavalaria, infantaria e artilharia na ESA Que vc tira 30 anos tranquilo demais …. kkk quando olho pro sossego que é a reserva remunerada e o PG caindo todo dia 02 vejo que valeu a pena … 😁 eu nao sai QAO mas nao Tenho nenhuma raiva do EB por Isso… eu Que Estudasse mais kkk
    Forte abraço Meu Caro Capitão Montedo!!! Leio o blog desde 2010

    1. Respondo: esse dito Maj foi formado e acredita na superioridade como pessoa, como indivíduo, como “O cara” no aeroporto, a Verdadeira personificação do sucesso. o resto: o resto é resto -fracasso!
      Rumina Entojado o convívio com o subordinado pq não tem como mudar isso, mesmo dependendo do desenrolar deste para aparecer bem na foto.
      Vive num mundo de Bob” , em suas conjecturas Esaônicas e em Churrascos de sexta após o jogo de polo!
      Conheci um q não queria q o filho, aluno CMSM, fosse amigo de filho de Sgt.
      O negócio é Punk!

  10. Eu nao consigo e entender tanta ingratidao! O cara chega mo Reginento, tem cafezao da manha, almocao e se quiser jantar! Tempo para TFM! Não vejo este clima de animosidade! O exercito e muito paternalista! A PRF e PF demitem muito mais! Muitos aqui com filho no colegio militar que se fosse pagar seria mais de 2 mil e muitas outras qualidades da profissao! E por isso que ficam aqui no site destilando odio! A maioria esmagadora passam em concursos que nao valem a pena e ficam tentando levar mais gente para o buraco!

    1. Ingratidão é o caramba, não devo nada, absolutamente nada para o EB, o que tenho com a instituição é apenas uma relação trabalhista, troca minhas horas por salário, baixo por sinal. E mais, temos uma guerra velada desde sempre, os praças não suportam os oficiais e vice versa. Os praças não aguentam mais este tratamento diferenciado e principalmente a distância salarial em relação aos príncipes que vivem no mundo de Bob. Acorda pra vida Zé.

    1. Não enche a porra do saco nao! Não vem pessoalizar nao! Pra wue fopocar seu po jo jogo! Já que falou! Não foi promovido pq nao mereceu! Entenda como quiser! Deve ter sido um praça Meia boca!

  11. Majcav, Tu deve ser S1, fiscal/S4 etc segue a dica: melhor valorizar seus St “fracassados”, Meu “nobre”, isso pode te ajudar em algumas situações sérias na Seção….fica a dica!

  12. Só quem é sabe.

    Hoje ser Sgt de carreira é uma armadilha. Digo isso aos meus camaradas (Outros Sgt, cb e Sd ) da OM.

    no começo é tranquilo, até Sobra dinheiro. Depois que passa uns 4 anos sem aumento, sem nada a mais, começa a perder a graça. se o camarada tiver um filho, casar, e comprar um imóvel então está ferrado.

    Nem adiante se especializar. Vai ficar só no zero a zero.

    Sei bem o que estou falando, consegui fazer um curso de especialização, casado e com bebê recém nascido. Após o curso não abriu escolha de vagas nem transferência, então já dei entrada em um apto. Passado um mês do término do Curso saiu um Adt da dcem, fui movimentado ex-officio.

    Fiquei então pagando financiamento e um novo aluguel, a fila do PNR chega a 4 anos aqui.

    Passados 4 longos anos de dívidas até o pescoço, consegui pegar um PNR, e agora que pedi transferência para voltar para a cidade que comprei o apto, o Cmt aqui já deu nega na movimentação. Nunca dei problema na OM, deve ser por isso que o camarada deu nega, se fosse alterado já tinham me chutado.

    Resumo: Mesmo estando no QA para 2°Sgt, vontade e motivos para não pedi os 2 meses que faltam para estabilizar não faltam. Os nossos representantes da instituição parecem que buscam tirar toda a paciência e motivação do Praça.

    1. Nobre /15. Se não sair agora, vai ficar até o final! caso não passe num outro concurso…

      A melhor carreira, hoje, é do CFST. Fica altamente especializado e constantemente incomodado com a proximidade da baixa. Não existe problemas em zona de conforto.

      Deus abençoe você e família.

    2. Ao Década, Brinde + 9, no 7 de fevereiro de 2024 às 21:42

      Companheiro não desista, você faz parte de um seleto grupo, os sargentos, que constituem a espinha dorsal da instituição e sua reserva moral, discretos, silentes e leais. Enquanto a nação assiste atônica um infindável número de escândalos, desde a falsificação de cartões de vacinas, impropérios públicos a membros do judiciário, do legislativo e do executivo perpetrado por oficiais, dos sargentos ouve-se apenas o silêncio desconcertante e ensurdecedor. E, quanto a guerra, os maiores exemplos de heroísmo no Exército repousam em dois praças, sargentos de origem, Antonio João e Max Wolf Filho.

      a melhor qualidade do praça é a resiliência, sem vocês não há exército, sem exército não há país.

      1. Sábias palavras e não apenas dizem respeito ao EB, a FAB e MB seguem a mesma cartilha, acredito que deva ter alguma disciplina nas academias a respeito disso!

        ….enquanto Isso….temos um governo que se diz do povo para o povo!
        Ora….Os Praças não seriam o povo Fardado….o chão de fábrica!!

        O que o atual Mandatário pensa em fazer a respeito???

        ….não me venham com respostas que Bolsonaro nos ferrou….minto….falso Messias…..BOLSONARO É PASSADO!!!

        Lula Está recompensando os servidores civis com gordas Reestruturações Salariais nas carreiras…. e os Praças???

        Praça não são apenas os QEs!!!

        Lula aproveita da hierarquia para achatar os nossos soldos!!!

        Assim faziam os Governadores dos Estados….mas um dis “a casa caiu”!!!

        Vivemos num país extremamente polarizado….não é salutar para nossa sociedade que o governo continue usando esta velha tática!!!
        Existe um velho ditado que o mais duro parafuso quebra quando passa o seu limite de aperto!!
        Os Praças chegaram ao limite!!

    3. Fala não /15, passaram 5 militares do meu quartel para a PM, pense na vontade que deu de cagar para promoção a 2º e recomeçar a vida como PM. Sei que praça é pau, mas pelo menos vou ter representatividade no congresso. A estabilidade chega com 03 anos agora.

  13. Senhores, esse que se diz MajCav não é Maj, não é Oficial. É um Praça se passando por Oficial. A forma que ele escreve, os erros ortográficos, não do editor, mas da escrita mesmo são grosseiros. Os Oficiais são sedbosos mas certos erros eles não cometem. O linguaja dele é chulo e baixo. Esse MajCav na verdade é um Praça. Como eu sei? Eu conheço nossa tribo rsssss

    1. “…Que vai ser pisoteado, esnobado e tratado como inferior pelos oficiais, alguns vão aguentar. Ou se submetem. Quem não aceita isso, sai ou vive infeliz…”
      Nunca fui punido, mas jamais deixei esses “Lordes” passar por cima. tinha o regulamento e as Informações a meu favor. Em 30 anos, 4 meses e 2 dias, apenas um oficial que tentou ajudar, mas a submissão bateu quando o 4 estrelas o chamou. Todos são iguais dentro de seus círculos, um mais covarde que outro. Como disse: não fui punido em boletim, porém punido no conceito nos meus 22 anos de QG. Praça? esses em sua maioria são os piores. Mesmo na merda não deixam as calças caírem. Digo isso por convivi com esse tipo de gente perigosa. Na roda falavam como cão raivoso, mas na presença dos “lordes” eram como fada madrinha, uma vergonha! tudo pela promoção. O que presenciei também foi com Relações as suas famílias. Muitos desses que citei deixam suas famílias para acompanharem seus “lordes” não se preocupando com o depois, perdendo um tempo que não terão de volta. Mas tudo pela promoção, não e mesmo. e ainda acham que o STATUS de oficial de academia também o Pertencerão. Sem dizer que muitos ainda voltam como PTTC`S cheios de desculpas esfarrapadas. Se em 30 anos de serviço não conquistou alguma coisa que os permitam ficar junto de suas famílias, pelo menos para reaver aquele tempo perdido por ausência, deve ser por incompetência ou algo que não o agrada em casa. (essa última deixo a imaginação dos senhores julgar).
      Quando fui para reserva (50 anos) decepcionado, não deveria estar assim pois conhecia o sistema. meus filhos já estavam formados e trabalhando, os tive cedo. Não digo que nunca voltarei, pois o futuro pertence a DEUS. Se ELE me permitir desejo fica em casa junto À minha digníssima esposa. Mas se um dia tiver que voltar, tenho algumas opções, EB está na última.
      Abraços a todos.

      1. Kkkk Não só os erros ortográficos mas a forma de se expressar. Note que ele demonstra revolta e insatisfação em alguns comentários. O que diabos um Oficial estaria fazendo em um Blog onde 99% São praças famintos e clamando por justiça a todo momento? Vc nota e já conhece alguns personagens: Tem o S Ten com Chqao, O S Ten preterido, Tem o Sr tempo é o Sr da razão, Tem o QE formado em direito…então vc nota que temos algo em comum, que só praças tem. Em um determinado momento o Falso MajCav se entrega quando fala a Frase ” Não posso perder esse emprego “. Essa é uma frase típica nossa!!!! Kkkk vcs entenderão? Tem coisas que só nós praças somos especialistas kkkk e esse MajCav é um Praça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo