Rússia prende aposentada de 72 anos por publicar sobre perdas do exército

Rússia fala que envio de arma do Ocidente para Ucrânia é um mau presságio para segurança europeia

Yevgeniya Maiboroda, da região de Rostov, no sul da Rússia, foi processada no âmbito de uma lei que proíbe a divulgação deliberada de “informação falsa” sobre o Exército russoUma aposentada de 72 anos foi condenado a cinco anos e meio de prisão, acusada de compartilhar uma publicação online sobre as perdas do Exército russo na Ucrânia, informaram grupos de defesa dos direitos humanos nesta segunda-feira (29).

Yevgeniya Maiboroda, da região de Rostov, no sul da Rússia, foi processada no âmbito de uma lei que proíbe a divulgação deliberada de “informação falsa” sobre o Exército russo.

Maiboroda se declarou culpada, mas negou que tenha sido motivada por “ódio político”, como alegaram os promotores, disse o grupo de direitos humanos OVD-Info.

A aposentada compartilhou duas publicações em sua conta na rede social VK. Uma era um “vídeo emocionante” sobre o conflito, e outra, sobre o número de soldados mortos, relatou o grupo jurídico Setevie Svobodi.

O grupo afirma que a mulher se sentiu obrigada a compartilhar as publicações depois que seu irmão ficou preso sob os escombros de um prédio que “desabou, devido aos projéteis”, na cidade ucraniana de Dnipro.

Um porta-voz do tribunal da cidade de Shakhti, em Rostov, confirmou à AFP a condenação de Maiboroda e afirmou que a aposentada foi acusada de conteúdo ilegal em sua conta VK, sem dar mais detalhes.

O governo russo declarou ilegal qualquer crítica ao Exército, pouco depois de lançar sua ofensiva na Ucrânia, em fevereiro de 2022. Milhares de opositores ao conflito foram censurados, presos, ou exilados.

Este mês, um aposentado doente de 62 anos, que criticou o conflito, foi condenado a mais de oito anos de prisão por traição, acusação que ele nega.

AFP

4 respostas

  1. Fica o alerta para Dona Efigênia, aqui no Brasil está quase a mesma porcaria, sequestros de deputados, Congresso Nacional conivente, perseguição a jornalistas, invasões de propriedade sem o devido processo legal, MPF amordaçado e acuado, OAB conveniada e FFAA legalistas como em Cuba, Nicarágua, Coreia do Norte, Congo, Afeganistão, Irã, etc. Agora estão criando um álibi de uma obra no Nordeste que pode romper os cabos submarinos, além do álibi em circulação das emissões solares, só para travar a internet em todo o Brasil.

  2. Como é? Não pode publicar nada nas redes sociais que desagrade ao governo porque é “fake news” e pode dar cana? Isso é coincidência com a Republiqueta das Bananas ou é método?

  3. Só Para lembrar alguns que no Brasil, terra da paz e amor, em caso de guerra declarada, existe previsão legal de pena de morte.

    Imagine vc ter sua vida na mão do STM? E dos Marechais e generais conhecidos não pelo profissionalismo e sim pelo servilismo, Incompetência, omissão, covardia, com certeza vc iria querer estar na Rússia, Iraque, Afeganistão…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *