Forças Armadas não estão oferecendo programa ‘Jovem Militar’ a adolescentes

Não existem programas de entrada de adolescente nas Forças Armadas
Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook

Anúncios promovem falso programa para ingresso de adolescentes nas Forças Armadas

Luccas Lucena
É falso que as Forças Armadas estejam oferecendo um programa para ingresso de adolescentes na carreira militar, chamado “Jovem Militar”. A desinformação circula em publicações nas redes sociais.

O Ministério da Defesa e a Marinha afirmaram ao UOL Confere que as postagens são falsas. Já o Exército disse à reportagem que as publicações “não correspondem com a realidade dos fatos”.

A checagem foi sugerida ao UOL Confer

A checagem foi sugerida ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post

Uma das postagens anuncia o programa como uma “OPORTUNIDADE”. Abaixo da palavra, há uma imagem de uma menina com uma farda militar. Ao lado dela, é colocado o brasão da República do Brasil, seguido de “EXÉRCITO-MARINHA-AERONÁUTICA”, “Programa Jovem Militar” e “Cadastre-se gratuitamente”.

Na sequência, são listados os supostos benefícios do programa: “SALÁRIO R$ 2.638,00, VALE TRANSPORTE, VALE ALIMENTAÇÃO” e “APOSENTADORIA”. Abaixo é colocado a frase “Edital de Convocação para Moças e Rapazes de 12 e 24 anos”.

Na legenda da postagem é colocado “CHEGOU A HORA | CARREIRA MILITAR 2024 Jovens de 12 a 24 anos l Inscrições Abertas Processo Seletivo em sua Cidade! Cadastre-se Gratuitamente”, que é acompanhado de um link. Na sequência é colocado: “Benefícios da Carreira Militar: Remuneração a partir de R$ 1.100,00/mês; Moradia no próprio colégio; Assistência Médica, Odontológica e Psicológica; Folga aos finais de semana; Alimentação; Atividades de Esporte e Lazer; Uniforme completo; Excelente oportunidade de carreira; Faculdade paga pelo Governo; Entre outros benefícios, Cadastre-se”, que é novamente acompanhado do mesmo link. “PROGRAMA DE PREPARO AS FORÇAS ARMADAS”, diz o texto por último.

Por que é falso

Postagens são falsas, afirmam o Ministério da Defesa e a Marinha ao UOL Confere. “A Marinha do Brasil (MB) esclarece que é falsa a divulgação nas redes sociais que vincula a Força a um suposto “Programa Jovem Militar”, disse a Marinha, em nota ao UOL Confere.

Exército diz que postagens “não correspondem com a realidade dos fatos” e que esse tipo de publicação “somente vem contribuindo com a desinformação da sociedade brasileira”, em nota ao UOL Confere. Já a Aeronáutica encaminhou um link (veja aqui) com informações sobre formas de ingresso na FAB (Força Aérea Brasileira).

Não é possível entrar nas Forças Armadas com menos de 18 anos. O ingresso ocorre por meio de concurso público (aqui) e pelo serviço militar obrigatório (aqui) para homens que completam 18 anos (aquiaqui e aqui). Não é possível ingressar na carreira militar sendo adolescente (aqui).

Colégios militares permitem acesso a adolescentes a partir de 15 anos. O Exército (aqui), a Marinha (aqui) e a Aeronáutica (aqui) oferecem cursos preparatórios e escolas militares para adolescentes, sendo possível ingressar em colégios vinculados às Forças Armadas.

Página mudou de nome cinco vezes. A página, criada em 23 de fevereiro de 2016, começou com o nome “Atitude Treinamentos – Curso Empilhadeira”, mudou para “Programa Nacional de Retomada Econômica” em 29 de agosto de 2021 e, por fim, ganhou o nome de “Jovem Militar Brasil” em 13 de março de 2022.

Na biblioteca de anúncio da Meta, há 160 resultados semelhantes que foram impulsionados dentro da plataforma (aqui).

O conteúdo também foi checado pela Reuters (aqui).

UOL

5 respostas

  1. Isso acontece muito pelo fato das FA fazerem um tipo de propaganda que serve mais para desmoralizar, ridicularizar, envergonhar. Vc nunca viu propaganda tipo:
    ” Entre para as Forças Armadas se Concurso, só com o MOBRAL vc terá o salário de 5 mil…”

    Pois é, está aí a ideia para os golpes…

    1. As Forças Armadas não fazem este tipo de anúncio, esses anúncios são feitos por pessoas que querem chamar atenção e atrair leitores para as suas respectivas páginas, essas postagens falam sobre processos seletivos para ser militar temporário que também não é fácil como os anúncios fam sendo necessário ser aprovado e classificado dentro das regras do processo seletivo e posteriormente convocado para assumir a vaga temporária por um ano podendo anualmente a permanência ser renovada ou nao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo