Os agrados de Lula às Forças Armadas durante viagem pelo Nordeste

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia de Passagem de Comando do Comando Militar do Nordeste. em Recife (Ricardo Stuckert/PR/Divulgação)

Petista anunciou nova Escola de Sargentos e criação de campus do ITA

BRUNO CANIATO

Nos últimos dois dias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a intensa agenda de compromissos no Nordeste para anunciar uma série de investimentos do governo federal que buscam agradar, simultaneamente, seu eleitorado mais fiel e diversos setores das Forças Armadas.

Nesta sexta-feira, 19, Lula encerrou a turnê por três estados com o anúncio de um novo campus do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) em Fortaleza. A obra, anunciada ao lado dos principais aliados do presidente no Ceará — o governador Elmano de Freitas e o ministro da Educação e ex-governador cearense, Camilo Santana, ambos do PT — contará com repasse de 115 milhões de reais em recursos federais e tem previsão de conclusão em 2027. O instituto é um dos orgulhos do Comando da Aeronáutica, a quem é subordinado.

Mais cedo, o petista esteve em Pernambuco para presenciar a cerimônia de troca do comandante militar do Nordeste, em Recife. Também na capital pernambucana, acompanhado do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, Lula anunciou a construção da nova Escola de Sargentos do Exército — o complexo militar deve formar mais de 2.000 alunos em dezesseis cursos de especialização. Na véspera, o presidente passou por Ipojuca, no litoral do estado, onde compareceu ao evento de retomada das obras bilionárias da refinaria Abreu e Lima, da Petrobras.

Centro tecnológico em Salvador
Antes de seguir para Pernambuco e depois ao Ceará, Lula visitou a Bahia na última quinta-feira, 18, para formalizar a criação do Parque Tecnológico Aeroespacial em Salvador. O investimento de cerca de 1 bilhão e 300 milhões de reais foi anunciado com presença do vice-governador do estado, Geraldo Júnior (MDB), candidato apoiado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) à prefeitura da capital baiana.

Além de sinalizar uma política de apaziguamento entre Planalto e Forças Armadas — cujas relações foram desgastadas ao longo do governo de Jair Bolsonaro e mais estremecidas pela participação de militares nos atentados de 8 de janeiro –, a agenda de Lula cumpre o papel de fortalecer as candidaturas municipais de aliados do governo e abrir caminho para a possibilidade de reeleição do próprio presidente. Não por acaso, o petista viajou acompanhado de ministros de origem nordestina – a comitiva presidencial teve presença dos pernambucanos Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), além do próprio José Múcio, e do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, natural da Bahia.
MAQUIAVEL (veja)

26 respostas

  1. Todos nós sabemos que o que satisfaz o militar é o aumento salarial, é o nosso prato principal. Não adianta nada servir “brioches” agora, queremos o prato principal.

    Não desprezo melhorias, mas salário congelado, não dá.

    1. General nao precisa de aumento.
      Nem coronel.
      Ganham quase o teto constitucional para fazer reuniao e presidir formatura.
      Entao eles querem mais quarteis e equipamentos, pois os equipamentos ficam lindos naquela foto de aprestamento rolha.
      Eles falam que é sacerdócio, mas da minha parte eu nunca quis ser clérigo, eu quis é sustentar com dignidade meus dois filhos. Fiz concurso público e não inscrição em seminároo. Fácil falar em sacerdócio e nao se prelcupar com salário quando se tem mil mordomias.

      1. Coronel estão, diferentemente, que muitos pensam, também com a corda no pescoço.
        em fim todos nós abandonados pelo governo bolsonaro e luis inacio.
        persiguição e revanchismo puro.

      2. Falou tudo meu amigo, sacerdócio não enche barriga, não paga água e muito menos escola. Palhaçada, para os altos coturnos está uma maravilha

    2. Acredito que aumento no soldo, somente no último ano do Lula 3 (2026). Se ele for reeleito, acredito que haverá mais um.

      É público e notório que os governos PT (Lula/Dilma) beneficiaram mais os militares do que qualquer outro.

  2. Você não pode estar falando sério. Hoje são 384 dias do atual governo, no primeiro ano nada, neste ano nem sequer estamos previstos na LDO, no ano que vem até agora nada se falou, aí você diz acreditar em uma “migalha” em 2025, isso palavras desse Senhor quando se refere a pedido de reajuste por parte dos militares, e outra “migalha” ao longo de um suposto segundo mandato que se Deus quiser não vai acontecer, terminando seu comentário, que eu respeito mais discordo, concluindo que foi o melhor governo para os militares, veja bem, quando o FHC fez a MP do Mal em 2001 eu era 2° Sargento com 14 anos de EB perdendo vários direitos, porém, não tinhamos o pior salario do Executivo, ao longo de 16 anos e quatro mandatos passamos a ter o pior salario. Enquanto as carreiras civis nadavam de braçada no reajuste, nos militares imploravamos pelo menos a reposição da inflação, as nossas esposas batiam panela e acampavam em Brasília para ver se o sensibilizava pois os militares não podem se manifestar e nem possuir sindicato que os represente. Pior que a MP do mal do FHC foi o fim da data base, tirando do governo, seja lá quem for, a obrigação do reajuste anual. Se o Sr é QE eu entendo a sua revolta, se for da lacuna eu entendo parcialmente pois ocorreu uma diferença salarial de 28% para os demais da mesma graduação por conta dos Altos Estudos, mais, daí a dizer que o PT é o melhor dos mundos vai uma diferença muito grande.

    1. Acredito que respondeste ao meu comentário.

      De 1985 até hoje, quem foi o melhor presidente para os militares? Itamar Franco e com seu Fusca 93 1.0?

      Até 94 (antes do plano real) seu salário não valia nada por causa da hiperinflação. Entre 1995 e 2001 todo os militares viveram tempos áureos. Tenho certeza que você, os QE da 1ª geração e todos os militares votaram em FHC. Mas o preço disso era: falta de viatura, falta de fardamento, falta de missão, falta de combustível.

      Quando entrei no EB, soldado, a ronda era com uma Toyota bandeirante, meu primeiro salário foi 220 reais e ainda tinha que pagar o barbeiro e o Grêmio que o ST R Gonçalves (79) cobrava para ter material de faxina.

      O que o EB era até 2019, salário, material, missões no exterior é graças ao tal de Luis Inácio.

  3. PAREM TUDO E DEEM ZOON NA FOTO

    Olhem o cinto suspensorio, estao com porta carregadores vazios!!’
    Vazios meu Pai Amado!!

    É muito festim, nem pra deixar um carregadorzinho municiado…. Ainda bem que deve ter a PF para fazer a segurança deles, com armas carregadas e carregadores municiados.

    Ahahaha sair isso na foto, por isso somos ridicularizados pelas policias.

    Equipamento pego na reserva vc vê que está ate duro ainda, carona de brabão….
    Ai é brabo, sô!!

    Hahahahahaha
    A que ponto nós chegamos

  4. Depois do Bolsonaraço, qual General vai ter coragem de falar em aumento?

    Poderiam chamar aquele CORONEL que chamou os Genetais de Merd@, Para que ele peça aumento…qualquer coisa depois ele se faz de louquinho.

  5. Oficiais Superiores querem “Orçamento”, eles tem acesso a orçamento, e todos nós sabemos para onde ele vai. Praça só quer pagar as contas e viver com dignidade. Somos servidores públicos como qualquer outro. Infelizmente o presidente Lula agrada somente Oficiais superiores. 2,% do PIB em defesa, é um pote de mel pra eles se lambusarem. Haja adega de vinho pra gastar, aliás vão comprar uma vincula, só Para Oficiais.

  6. Parecem os librés- pés raspado no tempo do Brasil das Tordesilhas…

    Esperam migalhas cair da mesa, imitam pombos dos parques.

    ABAIXO A PILHAGEM.

    DESONRA!

  7. Sapo barbudo cachaceiro ex-presidiário é ignorante, mas é malandro, velhaco.
    Nas internas do partido com greizy, patrono dos QE’s Pimenta, argumenta:
    – deixa comigo, çei como colocá-los no bolso.
    – é só liberar uma verba pra eles comprarem umas arminhas, que saem todos faceirinhos, felizes ‘com migo’.
    “Aumento pra Tropa”:
    – pra que, tenho seus Comandantes, ‘Chefes preocupados’ nas rédeas.
    – 2026 é ano de eleição, libero 9% em tres parcelas anuais e ficarão todos, como sempre, contentes, Faceirinhos.
    – e vão ainda tudão “votá ní-mim” (no Painho Nine).

    Tempo, Senhor Absoluto Da Razão. 👆 L

  8. Maior agrado que o presidente Lula pode dar às FFAA é promover os Sgt QE À Graduação de S Ten.
    Pois, apesar de haver concurso todos os anos, não foi dada oportunidade para subir na carreira.

    1. Como não!
      Fui soldado Recruta e passei no mesmo ano pra ESA (papirei milhões).
      Na minha Turma se formaram milhões de Cabos, Soldados antigos e Sargentos temporários.
      Como que as FFAA INJUSTAS não lhe proporcionou oportunidades?
      Como não?

  9. Vamos tomar atitudes e começar a pixar muros com pedidos de reajustes. Se depender desses of Gen tamos é fudidos.
    O nine já falou que militares se calam com migalhas.
    Bozo já Nos traiu e pelo andar o nine tbm.

        1. è assim desde a época de Tiradentes…

          Silvério dos Reis traiu a inconfidência mineira em troca de favores pessoais por parte da coroa portuguesa.

          Não adianta, se você pegar a história do brasil, ela é marcada por diversos exemplos de traições (vide o episódio dos lanceiros negros, a queda da monarquia, a intentona comunista, o suicídio de vargas, etc).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo