PT tem data marcada para nova crise com militares

Lula: é provável que petista tenha sentido vontade de disputar o noticiário negativo com Bolsonaro. Conseguiu
Imagem: montagem sobre foto reprodução do Youtube

A sigla de Lula e a Fundação Perseu Abramo preparam debates, exposições, lançamento de livros e um documentário sobre os 60 anos do golpe militar de 1964

O PT, partido do presidente Lula, já escolheu uma data para iniciar uma nova crise com as Forças Armadas: 31 de março de 2024. A data marca o aniversário dos 60 anos do golpe que deu início à ditadura militar no Brasil.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a sigla chefiada pela deputada Glesi Hoffmann (PT-RS) e a Fundação Perseu Abramo, que é ligada à legenda, preparam debates, exposições, lançamento de livros e um documentário sobre o golpe.

Responsável pela intermediação de Lula com os militares, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro (à direita na foto), já começou o trabalho na caserna para evitar “provocações” e impedir que haja “exaltação” nos quartéis pelo 31 de março.

Múcio teme que as manifestações da esquerda sobre o golpe de 1964 possam reabrir feridas e estimular a polarização política que tomou contra do país.

Militares e a cerimônia alusiva ao 8 de janeiro
Conforme publicou o jornal, militares de alta patente não gostaram da cerimônia alusiva aos atos de 8 de janeiro de 2023, argumentando que não se comemora conflito. Coube então ao ministro da Defesa atuar para que clubes militares não soltassem notas agressivas ao ato promovido no Salão Negro do Congresso.

Em entrevista ao jornal O Globo, o ministro da Defesa, José Múcio, apresentou uma visão bem mais realista sobre os atos de 8 de janeiro, reconhecendo que não houve golpe porque o Exército não quis.

“Pode até ser que algumas pessoas da instituição quisessem, mas as Forças Armadas não queriam um golpe. Você pode dizer: ‘No governo anterior havia pessoas que desejavam o golpe’, mas não havia um líder que dissesse assim: ‘Nós queremos, eu sou o chefe, vamos’. Não existe revolução sem um chefe.”

A relação entre o governo e as Forças Armadas
Como mostrou Crusoé, embora tenham sido fiéis à democracia no momento em que muitos pediram que apoiassem um golpe de Estado, as Forças Armadas abrigam oficiais que desejavam uma ruptura e não nutrem simpatia nenhuma pelo PT.

Além disso, durante o governo Jair Bolsonaro, os militares tiveram seus interesses generosamente contemplados no Orçamento federal e ganharam milhares de cargos usualmente ocupados por civis na máquina pública.

Para entrar no jogo de Lula, os militares precisaram ser agraciados com verbas bilionárias e com a garantia de que não terão seus interesses questionados.
O Antagonista

26 respostas

  1. A manchete está cert?? Principalmente nas últimas linhas os militares tiveram os Militares no governo Jair Bolsonaro tiverem seus interesses generosamente contemplados??! Perai não seria os altos coturnos militares e lalguns militares, Lógico alguns puxa sacos também. Não seria os altos coturnos militares??! Uma x que 70% ou mais fã tropa, juntos com as pensionistas e VETERANOS foram prejudicados…Mas como sempre alguns puxa sacos acham que ex presidente Jair Messias Bolsonaro o falso Messias é o cara . Por isso. Nada melhor que um dia após o outro.. o tempo é o senhor absoluto da razão.

    1. Está defendendo o ex presidiario? Tu é militar por acaso? Se for, deveria ser expulso, militar de esquerda é um desserviço para o EB.

    2. Bom dia, rapaz esquece o Bolsonaro, hj fazem um ano e doze dias que ele deixou o governo, nesse período os Servidores Públicos do executivo receberam 9% de reajuste com promessa de mais 9% em duas parcelas não cumulativas, as Polícias Federais vinculadas ao Executivo tiveram reestruturação de carreira com ganho salarial e nos 0%, nesse mesmo período se criou uma comissão para tratar de prejuízo do QE na reestruturação e por enquanto nada, inclusive, já com um parecer negativo, um projeto encaminhado pela Gleisi Hofmann com pautas que sabemos no mínimo difíceis de serem cumpridas por causa dos critérios de ascensão na carreira que seria o CAS. Essas duas coisas só serviram para acirrar discussão aqui no blog e nem se trata de torcer contra ou a favor, o atual mandatário da nação nem se manifesta sobre isso, é público e notório a aversão que esse partido tem por militares, isso antes de 2016, imagina agora com o impeachment e a condenação e a descontração dele tendo como consequência a eleição. Sinceramente os nossos tempos hoje são obscuros e nebulosos, em termos de reposição salarial, não vejo a menor vontade política de quem está no poder de nos conceder nada, sinceramente, espero estar enganado, esse comentário não é para discutir com ninguém, apenas se trata de minha opinião pessoal que ainda posso ter.

    3. Para com essa BALELA de “Tempo Sr Absoluto da Razão”, esse ‘tempo’ só está te envelhecendo e vc ficando mais pobre diariamente, ao passo que não há PERSPECTIVA alguma de melhoras!! Essa é a Única RAZÃO!

  2. Podendo entrar para a história como tendo se oposto aos golpistas foram justamente participar do governo do Mito e abrigar os que defendiam golpe de Estado contra o Governo eleito que agora vai merecidamente bater com força!

  3. Vai ter criae não.

    Todos estão alinhados com o governo “progressista’.

    No eB, a substituição do duque de Caxias como Patrono também vai ser aceita sem crise.

    “Um manda, o outro obedece. Simples assim’.

  4. “Um Manda E O Outro Obedece”.

    ” se não gostar, pode pedir pra sair, ninguém é obrigado a ficar”.

    Não são estes os argumentos utilizados em muitos comentários aqui no Site? Pois é…

  5. Estudar muito , meter a cara nos livros para passar no CHQAO e garantir os 73% no contracheque Muito Praça raiz ( e alcoólatra) não quer né? … a culpa da sua preguiça é do Bolsonaro?
    ( e bem feito! Estão até hoje sem aumento 🤣🤣)

    1. FATOS:

      – Lula não tem Apreço pelas FFAA!!

      – Lula tá c@gando para Praças e suas famílias (exceção aos QEs cumpanheiros com fidelidade
      canina)!

      – Lula, desde o 1° mandato, entendeu que basta dar “brinquedinhos” aos generais e o restante que morra de fome!

      – Se….digo…se tivermos alguma reposição será em 2025 e 2026, aquelas
      Migalhas que ele
      prometeu para os civis!!

      Lula e Dilma nunca se importaram com os militares e principalmente com os Praças! Tiveram quase 16 anos para fazer alguma coisa pela classe mas não tem a mínima vontade de fazer algo positivo….

      1. Com este desconhecimento todo dos reajustes, promoções e modernização ocorridos nos governos do PT, torço para que seus desejos se realizem e não ocorra nenhum reajuste nos próximos 7 anos de governo.

  6. Isso é o PT!!

    Isso é Lula!!

    Fabricam crises e mais crises com as Forças Armadas para desgastá-las junto a sociedade e deixá-las nas cordas sem reação!!

    Maiores Prejudicados???

    Mais uma vez os Praças que estão com soldos Congelados desde 2016!!

    ST pra baixo que são a porção mais Vulnerável da Tropa amargam arrocho salarial potencializado Agora no governo Lula!!

    Servidores Civis Estão tendo Reajustes e gordas Reestruturações de seus salários enquanto a tropa está jogada a pão e água!!

  7. Os caras dizem esquece o Bolsonaro?? Sim mas é ele o culpado de as forças armadas mai terem aumento. Pois quis fazer a restruturação das forças armadas e priveligiou os do topo da carreira e esqueceu o restante. não que nem seja merecida os topos da carreira ganharem mas não podiam prejudicar a maioria. Porque o Lula tem que corrigir logo a cagada que o Jair Messias Bolsonaro fez??! Também vou me referir a outra assunto o cara dizendo que não podia ser da esquerda devia ser expulso??? Não sabia que tinha gente que mandava nas minhas escolhas. Pois é eu escolho o que eu quero. O outro dizendo que ia ficar mais pobre com o tempo é o senhor absoluto da razão. Que eu era pobre e morreria pobre? Aí se vê a modalidade das pessoas como se ninguém podesse ser pobre. Mas para o seu governo sou rico em saúde primeiro lugar. Segundo nunca na vida parei de trabalhar e estudar. Terceiro estou bem de vida. Nunca esqueço de agradecer a Deus por essa vida maravilhosa que eu tenho, pois ela proporciona a viajar a qualquer lugar do mundo. E não por isso eu deixo de ser simples e lute pelos outros,não por isso vou desmerecer alguém. Só respondo com as mesmas palavras que usam para os indefesos. Com todo respeito é vergonhoso ter gente assim nas forças armadas e se achando que são donos. Nada melhor que um dia após o outro. o tempo é o senhor absoluto da razão.

  8. Apenas digo: quem não planejou sua vida pautado na família em 30 anos de serviços e ainda tem que voltar ser PTTC para sustentar filhos não encaminhados, pode reclamar, nada vai mudar. Seu dever de casa não foi feito em tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo