Enquanto outras autoridades vibravam, militares permaneceram herméticos
Rodrigo Castro e João Paulo Saconi
É verdade que os comandantes das Forças Armadas estiveram no ato “Democracia Inabalada” na segunda-feira, em Brasília, para marcar o primeiro ano dos atos golpistas 8 de janeiro de 2023 — endossados nos bastidores, não custa lembrar, por uma parcela dos militares.
Mas também é verdade que, mesmo presente na ocasião, a cúpula militar fez o que pôde (ou deixou de fazer tudo o que podia) para não demonstrar empolgação com a data.
Em alguns discursos mais fortes da cerimônia no Congresso, enquanto outras autoridades vibravam, os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica permaneceram herméticos.
Foi o que aconteceu, por exemplo, quando Alexandre de Moraes subiu ao palanque. Observadores atentos notaram que os militares, distantes do palco, ouviam inertes a fala do ministro do STF — salvo tímidas palmas ao final.
Além disso, os três se abstiveram de endereçar às tropas ordens do dia ou mensagens alusivas, como geralmente fazem em momentos importantes do “calendário patriota”, como o Dia da Independência ou a Proclamação da República, em 7 de setembro e 15 de novembro, respectivamente.
As últimas mensagens deste tipo foram emitidas no ano passado. No caso do Exército, chefiado pelo general Tomás Ribeiro Paiva, o mais recente enunciado, em 24 de novembro de 2023, fazia referência ao Dia do Quadro Auxiliar de Oficiais. Na Marinha, em 13 de dezembro, o mote do almirante Marcos Sampaio Olsen foi o Dia do Marinheiro (endossado por José Múcio Monteiro, da Defesa, que emitiu ordem do dia semelhante). E, na Aeronáutica, em 11 de dezembro, o tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno comemorou o Dia da Infantaria.
16 respostas
O pior é Permanecer herméticos aobre a remuneracao dos pracas
O gesto do ministro da Defesa na foto diz tudo. “CALADOS”. Não eram para estarem lá. Ato político.
Corretíssimos!
Quero ver quando a esquerda começa a alterar os critérios de promoção ao generalato, modificar o currículo da “Acadimia” e substituir o duque de Caxias como Patrono (sim, a esquerda “adora” o Duque. Eles o chamam de “matador de criancinhas”).
Não vão fazer nada, afinal, não vão querer perder a teta.
O que importa é comprar adega para vinho.
Calados, sem reação, sem transpiração, ou seja, postes fardados. Não queremos revolução e sim EVOLUCAO. Cansados de corrupção, politicagem e falta de caráter. Pelo menos eu estou assim, agora os outros..
O saudoso Ulysses Guimarães chamou os três Ministros Militares da época de três patetas.
Nota-se três soldados de chumbo quietos, obedientes e tudo pela Prata.
Triste fim dos homens dos botões dourados.
O gesto do MD é bem claro: nenhum pio.
Eles são uns heróis…vc viu que nem aplaudiram…
Uma Espécie de ” fumei , mas não traguei” regulamentar.
Igual a um General da ativa que subiu em um Palanque eleitoral por engano…pensando que era um helicóptero, aí só se identificou e disse umas palavrinhas sem importância…e o todo rigoroso RDE, prevê que nos casos de engano, demência e Desfaçatez, não há punição.
Senhores em alta idade se submetendo aos caprichos. O dinheiro fala mais alto, não a pátria.
Esse ministro é doidão. Nem bater palmas pode. Caladinhos kkkkkkkkkkkk
Aguentem firme e sem gritar
os três patetas continuam passando vergonha
Não emitiram ordens do dia? Pra que… não tem moral pra nada bando de lambe botas não cumpriram com o combinado quando na reestruturação de carreira safados deixando os praças Sgts QEs e suas pensionistas a míngua até o momento sem nada reajuste, são muito caras de pau, mas isso vai mudar nem que seja a ferro e fogo…
Vcs viram o ataque dos EUA e Reino Unido no mar vermelho? O Irã que apoia…E deixaram as Praças Sgt QE e suas pensionistas a míngua. A Região está ficando…
Para amigo! Pelo amor de Deus.
PATÉTICOS, lamentável.
Perfidiosos