Comandante do Exército no 8/1: “Tenho mais homens armados que o senhor, né, coronel?”

General Arruda sabre de Caxias

Documentário da GloboNews revela tensão entre comando do Exército e governo para prender acampados em

Brasília
Julia Noia — Rio de Janeiro
Uma das principais contraofensivas feitas pelas autoridades no 8 de Janeiro, já depois da contenção da horda na Praça dos Três Poderes, também envolveu um clima de tensão entre representantes do Planalto e o então comandante do Exército, Júlio César de Arruda. O oficial se negava a autorizar a prisão de golpistas acampados no Quartel-General da Força em Brasília, de onde partiu a marcha para atacar os prédios dos três Poderes. A detenção dos manifestantes estava sendo negociada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e por Ricardo Cappelli, naquele momento já nomeado por Lula interventor na Segurança do Distrito Federal.

— O general Arruda me recebeu (naquela noite) e perguntou: “O senhor vai entrar aqui com homens armados sem a minha autorização?” — conta Cappelli. — Aí, ele vira para o coronel Fábio Augusto (ex-comandante da PM do DF) e fala: “Eu tenho um pouquinho mais de homens armados que o senhor, né, coronel?”. Comecei a argumentar sobre desmontar o acampamento e prender todos e perguntei se o general concordava. Ele só respondeu: “Não”.

A cena é um dos momentos revelados no documentário “8/1 — A democracia resiste”, da GloboNews, que estreia hoje, às 23h30m. Com roteiro e direção dos jornalistas Julia Duailibi e Rafael Norton, a produção foi feita a partir de pesquisas em material bruto de mais de 500 horas de gravação e tem imagens inéditas da Esplanada dos Ministérios, do Ministério da Justiça e de Araraquara (SP), de onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva coordenou a reação do governo aos ataques golpistas.

Foi do gabinete de Edinho Silva, prefeito da cidade do interior paulista — para onde o presidente viajara a fim de verificar estragos causados por chuvas intensas — , que a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, se colocou radicalmente contra um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que daria aos militares o controle da situação. Lula, então, decidiu-se, com seus auxiliares, pela intervenção no DF.

O documentário mostra que, enquanto acionava os chefes dos Poderes e ministros de Estado, o presidente recebia alertas de uma possível “chacina” na capital federal.

— À noite, o general Gustavo Henrique Dutra (então chefe do Comando Militar do Planalto) me falou: “Eu estou preocupado porque pode ter uma chacina aqui. É muita gente nos acampamentos. É tarde da noite” — conta Lula.

A retirada dos acampados no QG do Exército só ocorreu na manhã do dia seguinte, após acordo alinhavado entre ministros de Estado e a cúpula militar. Todos foram levados à prisão. Leia mais.

O Globo

 

39 respostas

  1. Engraçado e que esse cara não fez o mesmo quando as chuvas destruíram o RS. Ele fez questão de viajar para o exterior. isso tudo e uma grande cena de cinema. Cai quem quer ser enganado.

      1. Aqui na Amazônia temos que tomar todo dia a cloroquina. Aproveite e leia os relatórios do Canadá, Alemanha, Reino Unido e Itália sobre as vacinas e as indenizações que estão sendo pagas ás vítimas.

        1. Leia um documento cientifico serio.
          Leia o que a FEDERAL DRUGS ADMINISTRATION diz sobre isso.
          Você está se envenenando ai na amazônia em busca de Ratanabá

          1. Putz… é para prevenir-se da malária. O idiota ainda vem falar de Ratanabá, depois sou eu o desinformado. Selva!

  2. Sempre existiu uma rejeição a Lula dentro dos quartéis!
    Além de terem polos antagônicos em suas ideologias, a política Nefasta de Lula e do PT em deixar os militares a Míngua tanto nos orçamentos das Forças quanto nos salários contribui para situação que vivemos atualmente!
    Ocorre que o arrocho salarial promovido pelo atual governo de Lula está elevando a potência 10 a rejeição ao atual governo!!
    A Penúria salarial atual é combustível nesse Fogueira!!!

    1. Todos os maiores aumentos que tivemos foram dados pela dilma.
      Os projetos estrategicos sao todos com recurso do PAC.

      Nossa rejeição ao PT é pq somos formados lendo livros da época da guerra fria. E nos altos estudos ainda se estuda como se o lenin fosse dominar o mundo.

      Na questão salarial éramos felizes. Não lembra? Triste foi FHC, no meu quartel tinha cabo no quarto de hora pq o licenciamento foi antecipado. Não tinha dinheiro para comida. Não lembra?

        1. Já.
          E vc, já leu?
          Ou só o tiktok daquele influenciador de 22 anos da direita que mentotia sua vids?

          Alguma mentira nesSes FATOS sobre como o PT trata as FFAA?

          Se sim, citar

          1. kkkk… então vc se informa e se formou pelo tik tok? É cada filé que me aparece… vou te contar.

          2. Anonimo de 7 de janeiro, 13:24, não sabe ler uma simples frase e entender o que está escrito.
            Ele não disse que estuda pelo tiq toq, disse que você estuda pelo tiq toq.
            Ainda quer chamar os outros de burro. Agradece esse teu emprego de fazer formatura e simular guerra de mentirinha, vc tem uma séria deficiência cognitiva e não seria nem estoquista na mercearia do bairro

      1. Exato, nas escolas militares, inclusive nos colégios militares, estuda-se uma falsa História, não a História embasada em hipóteses e evidências, mas sim a história do retrógrado positivismo Florianista do final do século XIX. Por que nenhum navio da Marinha recebeu o nome de João Cândido? Simples, na visão positivista, João Cândido, defensor das praças de Marinha e que lutou contra as chibatadas era enquadrado como rebelde comunista. Por outro lado, os Almirantes Custódio de Melo e Saldanha da Gama, líderes de revoltas na Armada no final do século XIX, portanto rebeldes, já tiveram seus nomes em belonaves da marinha.

        1. Nas escolas da Igreja Católica não se fala sobre a Inquisição, nas com orientação esquerdista nos mortos em nome da “causa”…

    2. Bom mesmo foram os aumentos do Micto. Pfv . Nunca tivemos uma bancada e um presidente q poderiam (unidos) resolver muitos dos nossos problemas de salário como no governo mexxcias.
      Agora quer aumento….

    3. Engano seu; militares, principalmente as praças, sempre viveram na penúria salarial. Em relação aos investimentos. Todos os principais programas estratégicos, muitos dos quais ainda em andamento, sugiram durante as duas gestões do governo Lula. O problema nas três forças armadas está na formação. Criaram a falsa imagem de que Lula é comunista, mero engano pois o mandatário que fez com que milhões de brasileiros passassem a participar ativamente do capitalismo consumindo, sendo que milhões ascenderam socialmente foi Lula. Isso é fato. Os dados estatísticos estão registrados. O resto é conversa fiada. Daí a importância do estudo, do contato permanente com a sociedade civil. O cara faz a ECEME ou o CAS e pensa que é intelectual. ECEME e CAS fazem parte da formação do militar, mas faz falta a formação do militar -cidadão, plenamente possível quando o (a) militar interage com a sociedade a quem protege estudando, cursando uma boa Universidade ou Faculdade. Se não fizer isso vai ficar reduzido a uma redoma corporativista que vive num mundo paralelo e vai fazer besteiras como fez o Tenente – coronel Cid e muitos outros que participaram ou simpatizaram com a tentativa de golpe de 8 janeiro 2023.

      1. A doutrina do soldado cidadão do Sec XIX se mostrou pouco útil para as FA e alimentaram as revoltas militares ao longo da história e de pouca utilidade para a atividade fim com o ponto de virada na incapacidade de sanar de forma adequada movimentos como o de Canudos, Contestado e a Falta de preparo com a eclosão da I Guerra Mundial, que marcou a busca pela Militarização das FA para cumprir seu papel, no entanto nada proíbe que as pessoas busquem o conhecimento que bem desejarem e esperar que uma instituição ensine a pensar acaba sendo a escolha pela anulação do próprio pensamento.

        1. Que comentário ESPETACULAR.
          Parabens, meu irmão de farda.
          Em poucas linhas demonstrou que existe sim gente que se submete ao estamento militar, mas jamais renuncia à incrível faculdade humana de raciocinar e tirar conclusões por si só

        2. Nunca tivemos uma doutrina voltada para o soldado -cidadão. A situação saiu do prumo depois que o Exército Brasileiro, vencedor da guerra da Tríplice Aliança passou a exigir participação política nas decisões do então Segundo Reinado. Esse foi o erro; passaram a interferir na política, mas não de maneira cidadã e sim com intervencionismo militar como sendo a ‘ salvação da Nação’, ou seja; só militares poderiam guiar os destinos do páis, pois possuem moral, honra, senso do dever e estão imunes à corrupção. Aí surgiram Deodoro ( tremendo laranja dos positivistas), Floriano ( que mandou prender centenas de vivis e militares como um autêntico tirano), Custódio de Melo ( felpudo , defensor ferrenho da extinta monarquia), Carlos Prestes ( que guinou da direita para esquerda) etc etc etc. Espero que esse maldito ciclo tenha chegado ao fim com a derrota do Bozo.

  3. Agora o general vai falar isso para……. Xandão….

    E responder perante a Justiça civil o sentido da omissão do dever de prender em flagrante.

    Ou Xandão põe os próprios crimes contra o Estado Democrático de Direito aos que tinham o dever legal de impedir o resultado “com o sacrifício da própria vida”, ou ao menos os crimes contra a administração relacionados ao fato de não ter prendido em flagrante.

    Por pouco não tivemos um fratricídio envolvendo duas instituições públicas (Exército e PM). Graças a Deus o Coronel não foi orgulhoso para pagar para ver quem tinha os homens mais preparados.

    Esse episódio foi uma vergonha para uma instituição tão nobre como o Exército.

    Ministro Alexandre já disse, todos serão responsabilizados. Vai dar uns 20 anos pra mais. Arre égua.

  4. Mais de 1500 pessoas presas no acampamento, quantos fuzis foram apreendidos, quantas metralhadoras .50, granadas, misseis anti tanque, veículos blindados, bazucas, etc? De onde partiria a chacina ou carnificina?

    1. Presos após depredarem o patrimônio público em nome de um golpe contra o Estado e não por estarem acampados. Imagine pessoas invadirem sua casa, depredarem, atear fogo no seu carro e depois elegerem que estavam desarmados e só fizeram isso por que eram contra você morar lá.

    2. Tentaram promover o caos, inclusive com vários militares da ativa e da reserva como partícipes. São covardes, golpistas, fanáticos extremistas. Vexame total.

  5. Não há como dissociar o que se passou no Governo anterior dos Chefes militares que acabaram arrastando as FA para o abismo e se ocultavam nas sombras. Até agora receberam penas pesadas os participantes diretos nos ataques de 8 da janeiro, duvido que se tenha o mesmo rigor com os que estruturalmente estão ligados aos acontecimentos. Simplesmente nossos Chefes, que tem “horror” à desordem e aos “comunistas”, causaram a desordem e “socializaram” as consequências na tropa.

    1. Isso que esses homens juraram defender as instituições com o sacrifício da própria vida.
      Escondendo arma, abrindo porta, cantando hino e…

      Escutando o DEIXE DE FROUXURA E COMANDE SUA TROPA.

      Ahahahahahaha

  6. tinha que ser matéria da globo mesmo a inimiga numero 1 das Forças Armadas e amiga do Lula e sua trupe, matéria de ( JÚLIA nOIA ) diz tudo ou precisa desenhar.

    1. Cara; inimigo número 1 das Forças Armadas pode ser lançado no plural. E sabe quem são? Sim , são os próprios militares, oficiais e/ou praças que simpatizaram com um presidente extremista que jogou o nome do exército Brasileiro no lixo, viramos motivo de piada nas principais escolas militares do mundo. Cara, vá estudar. Ou ao menos, embase um pouco mais seus infelizes comentários.

      1. camarada, vc está entre os 60 milhões que recebem bolsa família? Ou vive em um dos 8 estados mais ricos que sustentam os outros 18 que com ajuda de quase 100 anos continuam na pobreza?

        1. A questão ligada a riqueza dos estados da Federação é histórica. Não podemos esquecer que, durante o ciclo da cana -de -açúcar o Nordeste sustentou as demais regiões da colônia apesar da sangria de recursos para Portugal e depois Holanda. Num segundo momento essa mesma riqueza é transferida para o Sudeste com a descoberta de ouro. Se o estado de Sergipe fosse um país livre, teria um PIB superior a diversos países só com o petróleo retirado de seu litoral. Porém, essa riqueza é ‘ dividida’ com o restante da Federação. Redirecione ou esclareça seu comentário.

      2. Um presidente julgado indigno ao oficialato por MENTIR. Nao podemos esquecer esse detalhe, esse é o conceito do próprio exército, não o meu, ele foi publicado em um INFORMEx de 1988.
        Esse é o conceito do exército. “Esqueceram”.

  7. A questão ligada a riqueza dos estados da Federação é histórica. Não podemos esquecer que, durante o ciclo da cana -de -açúcar o Nordeste sustentou as demais regiões da colônia apesar da sangria de recursos para Portugal e depois Holanda. Num segundo momento essa mesma riqueza é transferida para o Sudeste com a descoberta de ouro. Se o estado de Sergipe fosse um país livre, teria um PIB superior a diversos países só com o petróleo retirado de seu litoral. Porém, essa riqueza é ‘ dividida’ com o restante da Federação. Redirecione ou esclareça seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo