Quadro Especial: proposta de Gleisi Hofmmann à espera da decisão de Lula

Imagem: Sociedade Militar

Tendência é de que o Governo Lula se atenha as conclusões do relatório do Grupo de Trabalho criado pela Defesa

À espera da temporada 2024 da saga do Quadro Especial, fui conferir no portal da Câmara o panorama atual da enquete sobre a INC 1370/2023, apresentada em 9 de outubro do ano passado por Gleisi Hoffmann (PT), sugerindo ao Ministro da Defesa a elaboração de projeto criando um Quadro Especial de Graduados para o Exército.

Tão logo foi disponibilizada, a enquete passou a receber o apoio maciço dos comentaristas. Nesta quarta(3), das 23.112 participações, 22.469 são totalmente favoráveis; somando-se aos 227 votos que concordam com a maior parte da proposta, o  apoio chega a 98%. Apenas 390 discordam da ideia, totalmente ou em sua maior parte, número que não atinge 2%.

Chama a atenção a linguagem educada da grande maioria das opiniões, diferentemente dos desbocados de plantão que comparecem na área de comentários do Blog para ofender “papai, mamãe, titia*” e afins, despejando mágoas, ressentimentos e recalques. Um detalhe “insignificante (SQN)”: o portal da Câmara requer identificação do comentarista, o que não acontece aqui.

Relembrando

A INC 1370/2023  foi encaminhada ao Executivo em 1° de novembro. Anteriormente, em setembro, a Defesa criou um Grupo de Trabalho (GT)  com a finalidade de estudar os efeitos da Lei nº 13.954, de 16 de dezembro de 2019, sobre as praças integrantes dos Quadros Especiais das Forças Armadas.

O relatório do GT, apresentado em 16 de dezembro, conclui:
“Entende-se não atender aos critérios de meritocracia permitir aos militares do Quadro Especial progressão hierárquica idêntica a dos militares que foram aprovados nos exames de seleção e depois, concluíram com aproveitamento os cursos de formação a sargentos.”

Tendência

A tendência é de que, ao responder o questionamento do Legislativo, o ministro Padilha se atenha as conclusões do relatório do GT.

Seria surpreendente se Lula, em pleno processo de reaproximação com os comandantes das Forças Armadas, decidisse – por um canetaço – contrariar a posição da Defesa.

Confira a íntegra do relatório do Grupo de Trabalho

SEI_MD – 6769379 – Relatório

* Família (Titãs)

 

 

115 respostas

  1. Espero que se faça justiça, agora como os graduados convivemos com um monte de traíra, mercenário, tudo pode acontecer, poucos of, generais merece respeito, acorda Brasil.

    1. A pergunta correta a ser feita é: os comandantes das FFAA estão dispostos a se indispor com o Presidente??? Tá cheio de gente invertendo totalmente a situação, somos nós, os militares, que estamos de pires na mão pedindo a sobras e não a contrário, os militares é que são a parte mais fraca da corda, se algum Comandante olhar de olho torto o Presidente escala outro para o lugar e assunto encerrado.

      1. Vc tem certeza do que está falando? Rsrs. A hora que comandantes quiserem eles derrubam o presidente, a suprema corte, etc… tem muita merda embaixo do pano e as forças, tem a força, rsrs.

    2. Em Relação Aos QEs, Acho Que Já Deu Para Perceber Quem Manda Quem Pode E Obedece Quem Tem Juízo. Acho Que Não Vai Precisar Desenhar.

    3. Mais uma vez essa matéria para confundir os militares do QE. por favor não coloquem nada sobre o Plano de trabalho apresentado em 16 de Dezembro. Não tem nada a ver com a INC 1370/2023. Ela tem por finalidade Extinguir O Quadro especial de 3º E 2º sGT e criando o Quadro Especial De Sargentos do Exército, com diretrizes que venham a promover o novo quadro a Subtenentes. Tem que parar de colocar esse Grupo de Trabalho que não tem nada a ver com a INC de exclusão do Quadro Especial anterior.

      1. Entendi mais uma coisa. Que enquanto não for criado o Quadro Especial de Sargentos do Exército e promoverem os Sgt a St, não teremos aumento de salário nem verbas para FAA, NA LDO. acho que é melhor promover os QEs a ST que é mais vantajoso para todos.

    4. Concordo.

      Que se faça justiça.

      Que promova todos os sargentos QE da Ativa e da Reserva à graduação de subtenente;

      Que promova todos os subtenentes da Atiba e da Reserva ao posto de Capitão;

      Que promova todos os oficiais do QAO da Ativa e da Reserva ao posto de Coronel; e

      Que promova todos os coroneia da Ativa e da Reserva ao posto de General de Brigada.

      1. Porque vcs não criticam os Generais que entraram sem concurso e hoje estão no último posto do Exército.
        E não passaram nem por um processo de escolha?
        Tipo: Comportamento, necessidade do serviço etc

  2. O relatório do GT criado pelo MD, contra sua vontade, é uma afirmação lógica dos padrões de comportamento que ora dominam a cúpula das FA e uma Negação das declarações feitas por ocasião da aprovação da lei de Reestruturação. Quando membros do alto escalão das FA afirmam algo e depois negam aquilo que disseram, além de posicionamentos Casa Grande Senzala, cospem os valores militares que diziam cultivar e, apesar do mantra Hierarquia E disciplina, adaptável a qualquer situação contrária a seus interesses, o fundo é um preconceito, e todo preconceito é mau.

          1. Nunca fiquei sabendo que no CAS reprova, desligado tudo bem, mas reprovar nunca fiquei sabendo….kkkk

          2. Conheci militares que foram reprovados e mesmo deixaram de fazer o CAS e não foram promovidos, são poucos e o CAS não serve para limitar a carreira, mas para permitir o acesso às funções de direito das graduações superiores.

        1. Cada um com o seu plano de carreira e suas Leis e portarias, nada haver Quadro especial com outros planos, caminhos diferentes e com suas Características diferentes.

    1. Teria coragem de falar isso ao Mourão? Sim, ele e Outros Não Fizeram Concurso, entraram por força de Lei, como o QE.

      Não tem Coragem, claro que Não. Covarde!

      1. Não era Lei,era portarias Internas de generais com a intenção de Beneficiar seus filhos,por isso você viu durante décadas os Quartéis cheios de filhos de oficiais.Pequeno gafanhoto, os caras do topo da pirâmide sempre morderam pesadamente o erário, mas o problema é o QE que não fez concurso (SQN).

        1. Realmente. Eu Mesmo Não Concordo E Penso Que Poderia Ser Feito De Outra Forma. Afinal, Esses Militares Cumpriram Os Requisitos Exigidos Pelo Estatuto Dos Militares; Este Recepcionado Pela Constituição De 1988. Todavia, Cabe Destacar Que Militares De Escola Foram Promovidos A Oficial, Sem Prestação De Concurso De Nível Superior, Salvo Engano, Até A Criação Do CHQAO Em 2012 Ou 2013. Então, Será Que Irão Corrigir? O Decreto Presidencial De 1979, Do Presidente Figueiredo, Não Foi Recepcionado Pela Constituição. Será Que Vão Anular Todas As Promoções Irregulares E Indevidas?
          Outra Coisa Interessante Que Veio À Público, Que Também Foi Divulgado Neste Canal, Foi À Notícia De Reserva De Vagas Nos Colégios Militares Para ESPECEx Sem Concurso Público. Ou Seja, Temos Militares Oriundos Da AMAM Sem Prestação De Concurso.
          Cinco Anos Após À Constituição De 1988; Tempo Para Adequação Nos Três Poderes, E Os Militares Dos Quadros Foram Abrangidos. Agentes Da PF, Polícias, Funcionários Do MP, Judiciário Foram Igualmente Recepcionados E Foram Igualados Com Todas As Garantias, Já Na Caserna….
          É Sempre Bom Manter Um Olhar Para Aquele Momento Histórico E Não Para Os Dias Atuais.

    2. Vc é vergonhoso na sua opinião, frustrado por não ser oficial de carreira, porém fez curso pra 3 sgt (acredito) e ganhou seis promoção de graça ou estou falando algo irreal.

  3. O caso dos QEs não resolve o problemas dos Praças com um todo!!

    Privilegiar os QEs é “dar as costas” para os 99% restantes!!
    Os QEs são apenas uns dos problemas da carreira dos Praças!!

    Precisamos URGENTEMENTE de reajuste nos soldos que privilegie os Praças!!

    O Soldo de ST Deveria ser a base para as demais Graduações e equivalente ao soldo de Major!!

    Isso sim é valorizar!!!!!

  4. Caso encerrado. Esse Grupo de Trabalho era totalmente isento, haja vista que o presidente e o vice presidente do Grupo eram civil, além de outros membros, Estranhos ao Ministério da Defesa, é por isso que até agora não foi Questionado o relatório de conclusão. Foi uma exigência da Presidência da república. Inicialmente era para analisar somente os efeitos da lei da reestruturação, depois foi emitido nova portaria ampliando o estudo para verificar também se o Quadro Especial fazia jus a promoção a ST, pois no correr dos trabalhos foi dado entrada em pedidos de indicações de projetos de Alguns deputados. Acho foi esse o erro, foram muito apressados, aí Aproveitaram o Grupo de Trabalho que tava em andamento para não nomear outro, que seria o ideal. A Pressa é inimiga da Perfeição.

    1. Na ocasião, foi apresentado os inúmeros concursos exclusivos a cabos que o EB e FAB faziam anualmente (a FAB duas vezes ao ano) o que chamou a atenção do GT que tinham uma opinião distorcida do tema!

  5. MD boneco de manobra dos generais golpistas e traidores dos praças e pensionistas. Lula vai perder as Próximas Eleições por Não fazer justiça. Como ocorreu com bostasauro

    1. Lula vai perder as eleições não por falta de votos dos QEs!!

      Luva vai perder as eleições, pois seu governo é Ideológico e alinhado a questões que contrariam a família brasileira!

      Lula vai perder as eleições pois está conseguindo unir todos os Praças (com exceção dos QEs), pois não valoriza os militares e eles e suas famílias tem capilaridade em todo o país e vão fazer campanha contra !!!

      1. Para de falar loucura ow militar. Comeu capim ao invez de mandar capinar. Para de falar de Lula, pois o bostanaro ficou 4 anos e nao fez nada peles pracinhas, mas deu cargos para trocentos oficia alem do aum absurdo para comprar o apoio das Forças

  6. Você que está se agarrando nessa “possibilidade” de ser promovido à ST sem passar por concurso, escola, casa etc.
    Esqueça isso cidadão!
    É ilegal, é impossível, é injusto.
    Vai direcionar sua energia e sua esperança para outras coisas.
    Isso não vai passar. Simples.

  7. Quem disse que não foi questionado o relatório? Engana se já está articulado uma comissão e mais alguns dos prejudicados e os que o pessoal diz de serem insetos vão serem convocados e confrontados a cada idem e vão ter que justificar numa comissão Onde já disse vai ter alguns representantes dos QEs juntamente com o Glauber e alguns Parlamentares e aí vamos ver o papel aceita tudo. Mas pode até não ser nescessário uma x que o presidente lula pode assinar antes o Inc 1370 e todos os QEs serem promovidos e devido ao apoio como o próprio blog relatou e 200 e poucas pessoas para 22 mil pessoas no universo é pouco que são contrários e entre esses 2%. Que são contras uns não totalmente e aí se olhar vai dar 1%. Ou até menos nos comentários. Digo já liguei para o gabinete da Gleice Hofmann e Querem tranquilizar os que torcem a favor que no governo do Lula o inc vai ser assinado a favor. Você que morre de inveja e é Recalcado,mal amado e ainda tem um paixão platônica pelos QEs, cuidado! Nada melhor que um dia após o outro o tempo é o senhor absoluto da razão.

    1. O projeto virá do Executivo,já está pronto e em BREVE IRá seguir sua tramitação, E OS GEnerais aprovam ? não precisa de autorização da DEFESA, É DECISÃO pessoal do Presidente fundamenta pelas ideias e da ação direta do trabalho do Min Paulo Pimenta. o Presidente agora sabe perfeitamente da trajetória do Quadro Especial e isso tornou-se uma DECISÃO POLÍTICA de estado ,é vista como REPARAÇÃO de DIREITOS.aguardeM que essa promoção será festejada pelo PT e oposição, será USADA como ferramenta política contra as ações nefastas do Governo do Bolsonaro.

  8. Se você acredita em Papai Noel , Mula sem Cabeça, Disco Voador Vampiro Doador de Sangue, então você facilmente acreditará em 3º Sgt QE sair Sub Ten. Note que a questão não é de ser contra ou a favor, sou neutro quanto a isso, apenas acho que no muindo real isto não será possível, é uma questão de credo apenas.

  9. Bom dia! Um comentário acima diz o seguinte: ” Caso encerrado. Esse Grupo de Trabalho era totalmente isento, haja vista que o presidente e o vice presidente do Grupo eram civil, além de outros membros…” O amigo está enganado, pois o Coordenador E o Secretário do GT são oficiais Superiores da FAB e do EB, respectivamente. e 95% dos membros restantes são oficiais Superiores da Marinha e do EB. Será que houve “vontade de se fazer justiça cos os praças e em especial aos QE?” Sou QE e não estou me referindo a promoção a ST, mas que ao menos fosse revisto por exemplo o Adc de Disponibilidade. Na minha opinião só isso ja faria justiça aos QE.

  10. O projeto não prevê promoção por critérios de meritocracia. Citaram no relatório esse critério mas esqueceram do outro critério também previsto no artigo 4, inciso “I” do R-196.

    A promoção por Antiguidade também tem previsão no Regulamento de Promoções de Graduados, portando é um excelente argumento para que se faça a correção de erro administrativo da Força ao não prever ascenção para os sargentos do Quadro Especial. Na Marinha havia concurso interno para os cabos realizarem CFS/carreira, mais um argumento para que se faça a correçao agora.

    Quanto a Lula não se indispor com generais, eu tenho a impressão que é o contrário. Na momento certo o Exército vai entregar a minuta prontinha da Silva.

    Em nome de Abrão? Amém irmão?

    1. Sim, existe o critério de antiguidade prevista no regulamento, só faltou você citar que mesmo por antiguidade, o militar tem que possuir os cursos de habilitação para poder ser promovido. O 2º Sgt de carreira para sair 1º Sgt ou por antiguidade ou por merecimento ele tem que ter feito o CAS e concluído com aproveitamento. Ficou claro?

    2. Foi por isso que os QE foram promovidos a 2 Sgt e não podem ser promovidos a 1 Sgt e Cap QAO não pode ser Major sem curso de habilitação… a antiguidade é um critério de promoção entre os habilitados a promoção.

  11. Conheço um 2º Sgt de carreira que não queria nada, nem CAS quis fazer, foi pra reserva como 2º Sgt. O oficial da AMAN se não fizer a ESAO vai pra reserva como capitão. Parece brincadeira mas tem um capitão da turma de 1992 da AMAN que testou o sistema, não quis fazer a ESAO, pois tinha outros planejamentos e foi para reserva como capitão.

  12. A UM ERRO NA SUA CRITICA, ATÉ PRIMEIRO SARGENTO AS PROMOÇÕES SÃO POR TEMPO DE SERVIÇO, AGORA PRA GRADUAÇÃO DE SO, ai sim tem que ter o CAS, agora o que falta na força e UNIÃO, que infelizmente desde de 2018 acabou com a traição de certos superiores que só pensaram em dinheiro no próprio bolso, o resto que se lasca. ( tem um ditadinho ) quero saber de mim o resto que se FFFFF. ACORDA RAPAZIADA E SE UNA, ACORDA BRASIL.

  13. Essa perguntinha ao DGP:

    Sou 2º Sgt eng, por motivos particulares, não realizei o curso de aperfeiçoamento de
    sargentos (CAS). Posso ser promovido a 1º Sgt?

    Infelizmente, não. No seu caso, a conclusão, com aproveitamento, do CAS é requisito
    obrigatório para o desempenho dos cargos próprios da graduação de 1º Sgt (art. 17, inciso I, alínea
    “d”, do R- 196).

    1. Exatamente ! Já a promoção dos QEs será política,assim como o JudasNaro falava: uma simples canetada !!! Não existe previsão é verdade, mas será CRIADA, entende ? uma legislação própria para os QES !!! Vocês viram a enquete? Vocês viram que a INC é encabeçada pela Gleisi Hoffman ? braço direito do Lula !!! Quem é o Patrono dos QEs ? O Min Paulo Pimenta – O CARA QUE RESPONDE POR TUDO QUE O LULA FALA, É O CHEFE DA SECOM !!! PEquenos gafanhotos, os QEs venceram e são merecedores, a promoção vem tarde, mas é justa PELA BRAVURA,PELA CORAGEM, FIZERAM UM MOVIMENTO DE REINVIDACAÇÃO NUNCA VISTO NAS FFAA,POIs todos nós sabemos que os sargentos de carreira consentem a tudo e calado !!!A promoção vai acontecer,já está engendrada há anos !! isso é o que corre nos gabinetes da turma QUE eSTÁ NO PODER.

      1. E o que você entende por “decisão política”? Baseada em quê? Política tem a ver com poder amparado na legislação presente. Não existe manifestação de poder baseada em “legislação futura”.

      2. Igual a “canetada ” que o gado acreditou que o Mito iria dar e foi pra Orlando e o gado para a Papuda? Ou a que Lula deu no último dia de governo para Cesare Battisti que agora está cumprindo prisão perpétua na Itália? Qualquer decisão tem que ter Amparo legal.

    2. Faça me o favor Anónimo, as seções estão abarrotadas de 3º Sgt Temporário fazendo função de 1º Sgt e até de Sub nos E e S das Unidades pelo Brasil. no Haiti fui testemunha ocular de QE assumindo reserva, Pois o Sub foi para outra função, também vi QE assumindo reserva, uma vez que o Sub só queria fazer compras na Best Buy e curtir na Rep Dom. Quem esteve por lá nos 15 contingentes sabe disso, até mesmo oficiais bem o sabem. Por aqui, enquanto alguns se preocupam com os QE, deveriam deixar os QEs com suas lutas e deveriam dar uma olhadinha o quanto seus vencimentos em relação ao Salário Mínimo foi Corroído nos Últimos 5 anos. A reforma só foi vantajosa para Sub Ten e a partir de Maj, o resto, ta todo mundo no Vácuo.
      Tirando as acima citadas, o resto, todos precisam de revisão para ontem, Sd, Cb, 1º, 2º, 3º Sgt, 1º, 2º Ten e Cap. A reforma foi feita para uma classe de praça que são os Sub Ten e a para Of Superiores e principalmente Generais. Obs: Concurso INSS, nivél médio, quase R$ 6.000,00, sem falar nos penduricalhos, um 3º com 9 anos na graduação não ganha isso liquido, nem um 2º já com + de 15 anos. O pessoal ta matando cachorro a grito, em vez de lutar também, querem pisar no QE.

      1. O que não altera o mérito para a estabilidade e promoções que continuam a ser via concurso público e cursos de habilitação. Basta pegar a comprovação de tais ocorrências e pedir legalmente o pagamento por desvio de função.

  14. Joga um cinto e suspensório no lombo dos QE, somem todos, só aparecem quando tinha Haiti, são mais lisos q sabonete. Vai pra casa QE, já foi um absurdo serem promovidos a 2.sgt

  15. Montedo se fazendo de santinho,seu blog só avacalha os QE com a publicação dos comentários maldosos, te manca ,vc é o pior e é Desseminador de ódio 🤮🤮🤮

  16. Seria surpreendente? Acho que não. O presidente está ciente de todos os detalhes, desde o Projeto de Lei, que não passou pelo plenário “y outras cositas más “. É imperioso que alguns pontos da lei perversa sejam revistos. em 2026, nossos votos e de nossos familiares farão novamente a diferença. E viva a democracia! 🙂.

  17. Vocês todos ess esquecem de uma coisa, taifeiros fizerem o caso? Não. Então uma canetada pode ser mais poderoso que vocês pensam. Sei só de uma coisa que já falei há gestão do governo lula e promoção dos QEs a Subtenentes vai sair. Então você do contra que quer usar o estatuto militar e quer usar o R-196. E podemos usar a constituição também. Quando tempo o EB. Podia deixar alguém na mesma graduação??! Não vou dar detalhes aqui. Mas a única coisa que digo você querendo ou não os QEs vão serem promovidos a Subtenentes com só uma canetada no governo lula e simplesmente vão colocar isonomia com os Taifeiros está explicado aos contras e mal amados, recalcados , invejosos e com paixões platônicas pelos QEs. Pois só pôde pode ser ciúme e se eu não consigo ninguém precisa conseguir. Se você tem família e vem criticar os QEs aí que já vem como uma luta de 20 anos você devia se olhar no espelho e ter vergonha de ser militar. Pois se tem família cuida dela os QEs são todos maior de idade e não precisam de gente que pensa somente no próprio umbigo. Aqui vou deixar uma frase para os outros completaram. Quem cuida muito dos outros esquece de ???? Senhores e Senhoras a lei do retorno existe então tenha cuidado, pois o recado está dado. Nada melhor que um dia após o outro. O tempo é o senhor absoluto da razão. Deus nunca dorme.

    1. Os Taifeiros da FAB e da Marinha eram amparados por Lei específica de 1961 que levaram 48 anos para cumprir e devido ao contencioso regulares as promoções desde que abrissem não de valores retroativos. Com uma lei inexistente não existe contencioso a ser sanado.

  18. Espero que o Executivo faça Justiça, pois o MD não vão confirmar que os graduados (Sd, Cb e Sgt) nao foram beneficiados pela lei 13.954/2019. As autoridades das Forças Armadas tiveram em 2019 um aumento substancial, com desculpa de meritocracia. Somente O Executivo e o Legislativo podem fazer Justiça, promovendo os militantes do Quadro Especial a graduação de Subtenente.

  19. Lembrando que no portal da Câmara sequer se trata de pesquisa. No mesmo portal tem a enquete sobre arma nuclear e até sobre o fim da pensão militar para filhas solteiras sendo mera opinião sobre assuntos que carecem de base legal. Na cabeça de parte da população basta a simples vontade do gestor para implantar qualquer coisa sem ouvir, negociar ou se atentar para A base legal que sustente tal decisão.

  20. Sou QE com muito orgulho! Se estão lutando por melhorias salariais, os que são contra devem estar bem, ou deveriam buscar melhorias também se se acham prejudicados. Como soldado antigo, no 2 ano de sv. Já tirava cabo da guarda e não ganhava como tal. Após a promoção, assumi até pasta de carteira de seção como cabo e também não ganhava o equivalente, fui responsável pelo material carga , assumi várias carteiras quando entravam de férias e era cabo e não ganhei nada a mais, apenas o que todos já sabem. Fora os anos de sv que tirei, viagens que fiz pelas fronteiras para representar a tal segurança das eleições, ganhando uma diária em que parte dela era revertida pra dita compra de material e tirando sv, em escalas apertadissimas, coisa que muitas classes, não sabem como é isso, pois quando chegam num certo posto e dependendo da função, já não tiram mais sv e mantém um privilégio altamente elevado. Novamente quando promovido, num outro dia já tirava sv de cmtde da guarda, mas é claro, já tirando de sgt de dia quando cabo, detalhe, sem receber nada mais por isso. E aí já viu, como sgt, aí que o negócio melhorou. Mas isso não é visto pela maioria que ocupa os gabinetes e comandos. E isso é apenas um pouco de minha trajetória, que é igualada a todos esses que lutam por melhoria. Então cadê A.tal meritrocacia, reconhecimento e etc. Isso se for falar que não podíamos ficar doentes, aí são mais páginas de escrita. Quem passou por isso sabe e é digno de conquistar suas lutas e vitórias. Avante quadro especial!

  21. Os Comandantes das FFAA estão dispostos a se indispor com o Presidente??? Essa é a pergunta a ser feita, será que algum Comandante tá disposto a ir para a Reserva mais cedo??? Tá cheio de gente invertendo totalmente a situação, olhem novamente pelo lado correto da situação.

    1. No final da análise do Montedo, no parágrafo “Tendencia”, fica muito bem claro sua opinião pessoal de que ele torce para os QEs não obterem sucesso, mas é claro que ele vê pelo lado que lhe interessa e não os dois lados, ele deveria acrescentar na sua “análise” (opinião pessoal) se os Comandantes das FFAA estariam dispostos a se indispor com o Presidente, claro que sua visão parcial não o deixa observar com clareza toda a situação.

  22. Não guarda nenhuma similaridade com a situação do Quadro Especial, pois como é notório, é um Quadro diferente do Quadro de Sargento das Armas, entre outros, QCO, QAO…como o militar poderia ser promovido a Capitão sem ter feito a AMAN? Quadros diferentes não tem os mesmos requisitos, são carreiras paralelas. A palavra Carreira significa literalmente uma evolução do status quo do indivíduo, portanto, quem foi Soldado e foi promovido a Cabo, teve uma carreira; quem foi Temporário Aspirante, foi promovido a segundo e primeiro Tenente, teve uma carreira. Um Tenente temporário não Comanda uma Cia, como também um QAO, não são equivalentes. portanto, certos argumentos utilizados nos comentários não encontram sustentação além do orgulho ferido, preconceito e ideias obtusas.

  23. Meritocracia política, por critérios políticos, assim como e feito na escolha ao generalato. Nem tudo é meritocracia única e restrita das FA. Quem não tem mérito não é militar, pois lá está no EM dos direitos e deveres militares.

  24. Igual em 2009 em que o Ministro da Defesa e os Comandantes Militares pediram demissão após Lula ameaçar rever a Lei de Anistia? Lula rapidinho desconversou e só assinou o asilo a Cesare Battisti no último dia de governo em 2010 para evitar confrontos e hoje Battisti cumpre prisão perpétua na Itália.

  25. Torço p/ os Sgt QE ganharam alguma indenização Especial, porque promoção sem os critérios previstos não terá aval da AGU e do TCU, mas um complemento à Lei de 2019 é mais fácil de passar. É como pedido de material, eu quero 1 resma, então peço 4.

  26. Não tem jeito não…a reforma da previdência dos militares foi legislar em benefício próprio; Generais do Bolsonaro como sempre ignoraram as Graduações mais baixas. Agora é com a força da política, queiram ou não queiram.

  27. Essa história de promoção de QE sem direito já deu, vão cuidar do netos. Se tiverem apertado vão fazer um bico, pois emprego não falta, o painho de vocês não criou vários empregos, é só pedir pra painho ou para o patrono de vocês, Paulo Pimenta. Agora, fica nesse lenga lenga interminável. A opção de não fazer concurso pra ESA ou qualquer outro foi de vocês mesmo.

  28. Sabem pq os QE Conseguem as coisas, pq eles correm atras. O Pracinha de carreira quer tudo nas mãos. Vamos encher a caixa de email de Gleise hoffman. Vamos mostrar a ela que esses adicionais São errados. Que o aux Fardamento ta errado. Que a ajuda de custo de transPorte esta errada. Que ficar 24 anos ate sair sub e sair da escala é puxado.

  29. Novamente vou falar os taifeiros fizerem o cas? Mas estava amparado por uma lei lá atrás? Sim estavam. Mas agora se o presidente lula quiser a caneta e ter um Canetaço usando a isonomia uma x que antes dos taifeiros serem promovidoss eles concorrem com os QEs na promoção de terceiros sargentos QE. Tem 2 palavras que vão usar e isso já foi dito pelo pimenta, pela deputado Gleise Hoffmann presidente do PT, pelo ministro do Secom que o Lula vai passar a canetada usando a isonomia simples assim.. Resumindo precisa só uma caneta e uma palavra se promove os QEs com a isonomia com os Taifeiros e pronto agora você que é Recalcado,mal amado, invejoso e tem uma paixão platônica pelos QEs. Resumindo vão cuidar da tua família e chorar as lamentações lá no. murro das lamentações. Tudo que falei sobre o Bolsonaro aconteceu e assim com a Dilma e com o próprio presidente lula e você que é contra os QEs a única coisa que deseja lhe que Deus lhe retribui a em dobro o que deseja aos QEs. Nada melhor que um dia após o outro. O tempo é o senhor absoluto da razão.

    1. Já existe jurisprudência do STF, inclusive movida por militares da própria FAB sobre a isonomia nas promoções que só se aplica para condições iguais.

  30. A falta de informação. Ou a falta de intenção em se informar leva a erros.
    Na visão turva dos burocratas. As Forças armadas são constituídas por Generais e SGts QE. O resto que se danem.

  31. Em qualquer força,PM,GM,etc tem um plano de carreira.
    Houve uma época que até pensaram em criar algo para os cb/SD porém caiu por terra.
    Porque?
    Simplesmente porque os generais,coronéis, não queriam perder sua mão de obra, eles se ausentariam para fazer curso e quem iria tocar o barco?Levar seus filhos na escola( isso era prática normal),quem iria cozinhar? Quem iria manobrar os maquinários da engenharia?Quem iria conduzir essas inúmeras atividades que todos sabem que os QEs dominam.
    Hipócritas.

    1. As portas sempre estiveram abertas para quem quisesse entrar e comparar PM ou seja lá o que for, se trata de um profundo desconhecimento da própria profissão. Soldados com mais de 50 anos na ativa? Para Isso sempre existiu a possibilidade de ingresso nos cursos militares.

  32. Engraçadas as postagens dos QEs!!!!
    Passa a impressão que são indispensável….que o EB não funciona sem eles!!

    Na FAB, os QESA são mais um “um dente na engrenagem”!! Só isso mesmo….nem melhores….nem piores….

  33. Sim os QEs são os melhores simples. Pois os contra não aguenta de inveja, recalcados,mal Amados e os que tem paixões platônicas pelos QEs. Aquentam o tranco agora pois querendo ou não vou usar 2 palavras só. Caneta, isonomia com os taifeiros e nada mais precisa.

    1. Realmente são os melhores. São tão bons que nao conseguiram passar em nenhum concurso público e agora que tão na merda ficam recorrendo a políticos para no tapetão conseguirem uma promoção e sempre foi assim, nada de estudar e conseguir com seus méritos e ainda querem ser o que nunca foram, humildade zero. Uma vez ou outra calçar a sandália da humildade vale a pena.

      1. Amigo….por mim se o Lula promover vocês a coronel….parabéns para vocês!!
        Agora…c@gar de importante aqui….só Paisanao pra acreditar!

    2. Que pese os excelentes militares QESAS da FAB por quem possuo as melhores considerações….

      MAS…..
      QESA não é controlador de voo!
      QESA não é mecânico de voo!!
      QESA não é inspetor aeronáutico…
      ….e por aí vai!!

      A promoção, se ocorrer, será por pura vontade política….apenas isso…

      Se for assim….Lula provará mais uma vez o Desprezo pelos praças das FFAA – Exceção Dos QEs – Que possuem fidelidade Canina ao seu mestre!

      Lula Deveria aprovar uma carreira nova e moderna que contemple TODOS os Praças!!!

  34. Sim, em toda forca existe um plano de carreira. Plano de carreira de ST/Sgt e também de oficiais, tanto na Marinha, Exército e Aeronáutica. Quem estuda e fez o concurso público está seguindo uma carreira. O que não existe é plano de carreira de Cb e Sd pois é servico militar obrigatório, diferente das forcas auxiliares que Não tem serviço militar obrigatório, só entra por concurso público para soldado.

  35. Todos os militares do QE/EB, QESA, FAB, e MAB, Aguardamos ansiosamente por está decisão, mais tudo depende dos generais, o presidente não manda em nada, tanto que os generais trouxeram benficios somente para eles, o presidente nunca impediu.

  36. Perai e o pessoal que foi recepcionado pela constituição federal de 1988 assim como as forças armadas que na transição deixaram que o pessoal ficasse amparado até a turma de 1992. Outra todos os outros poderem criaram plano de carreira e muitos os concursos foram infernos. Por isso vou ser um pouco radical você que é contra os QEs e torce contra que é uma invejoso ,mal amado, recalcado, sim você não deve ter feito nenhum um juramento e por mão merece as coisas boas que as forças armadas lhe proporciona uma x em x de cuidar da sua carreira vem meter se onde ninguém os chamou. Pois para tristeza de vocês e vocês querendo ou não os QEs vão sair Subtenentes no governo lula e outra lei se cria a lei 13.954 não foi criada? Os QEs são poucos no mundo do universo e se os generais não se preocuparem em lhe proporcionar um tratamento digno e penando quantas vezes o QE se sacrificava nos finais de semana, feriado para conduzir a viatura do general muitas x com familiares em segurança e esses não tem meritocracia tudo bem o que não se consegue resolver de um jeito a gente resolve com a política e os generais são cargos políticos quem os promove????? Então cuida façam o check UP antes que seja tarde. Pois como uma caneta e uma palavra se cria os QEs a isonomia com os taifeiros já que antes disso de eles conseguir a promoção a Subtenentes na ativa e na reserva justa, concorriam na vaga com os QEs para serem promovidos. Nada melhor que um dia após o outro. O tempo é o senhor absoluto da razão.

  37. Para AVRAM BOZUEL MIZRAHIM, de 3 de janeiro de 2024 às 11:57

    Pelo R-196, As Promoções De Graduados vai Até Subtenente, sendo por antiguidade e merecimento. Para a promoção por antiguidade, por lei, apenas é exigido a precedência hierárquica sobre os outros militares do mesmo Corpo, Quadro, Arma Ou Serviço, para os oficiais e para a mesma qualificação no caso dos praças.

    Não se pode exigir cursos ou outros atributos para a promoção por antiguidade, depende apenas do decurso de tempo e posição hierarquia, a promoção por merecimento depende de critérios objetivos e subjetivos, nesse caso pode ser cobrado curso.

    No caso do praça as promoções deveriam ser:
    1. por merecimento de Aluno para 3º Sgt por conclusão de curso (CFS).

    2. por antiguidade de 3º Sgt para 2º Sgt, não há exigência de cursos para progressão na carreira.

    3. por merecimento de 2º Sgt para 1º Sgt, por conclusão de curso (CAS).

    4. Por antiguidade de 1º Sgt para STen, hão há exigência de curso para progressão na carreira.

    O acesso aos cursos do CFS e CAS devem ser por concurso e promoção por conclusão com aproveitamento dentro da mesma turma e da mesma qualificação, conforme ordem de classificação.

    O Dec 4.853/2003, prevê a promoção dos graduados até subtenente e a Lei 5.821/1972 prevê o ingresso na carreira de oficial, onde é exigido a aprovação prévia em curso, concurso ou estágio. Portando o acesso do graduado na carreira do oficial depende de aprovação prévia em concurso, não podendo ser por promoção. Não se pode mudar de qualificação militar de praça para ingressar em quadro de oficial sem concurso.

    O acesso no curso de ingresso na carreira militar, para os cargos efetivos, com todos os direitos e deveres, como é o caso das promoções, deve ocorrer somente com a prévia aprovação em concurso público.

    DECRETO Nº 4.853, DE 6 DE OUTUBRO DE 2003.

    Aprova O Regulamento De Promoções De Graduados Do Exército (R-196) E Dá Outras Providências
    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, No Uso Da Atribuição Que Lhe Confere O Art. 84, Inciso IV, Da Constituição, E Tendo Em Vista O Disposto No Art. 59, Caput, Da Lei No 6.880, De 9 De Dezembro De 1980,

    Art. 5° A promoção por antigüidade baseia-se na precedência hierárquica de um graduado sobre os demais de igual graduação, dentro da mesma Qualificação Militar – QM, conforme estabelecido pelo Comandante do Exército.
    Art. 6° A promoção por merecimento baseia-se no conjunto de qualidades e atributos que distinguem o graduado entre seus pares e que, uma vez valorizado em documentos hábeis, passa a traduzir sua capacidade de ascender hierarquicamente.

    Art. 17. Em Cada Graduação, Para O Ingresso Em QA, É Necessário Que O Graduado:

    I – Satisfaça Aos Seguintes Requisitos Essenciais:

    D) Aproveitamento Em Curso Ou Concurso De Habilitação Ao Desempenho Dos Cargos Próprios Da Graduação Superior; E

    Art. 22. As Promoções Às Graduações De Subtenente, Primeiro-Sargento E Segundo-Sargento De Carreira São Realizadas No Âmbito Do Exército, Mediante Ato Do Chefe Do DGP, Com Base Em Proposta Da CPS.

    LEI No 5.821, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1972.

    Art 1º Esta Lei Estabelece Os Critérios E As Condições Que Asseguram Aos Oficiais Da Ativa Das Forças Armadas – Militares De Carreira – O Acesso Na Hierarquia Militar, Mediante Promoções, De Forma Seletiva, Gradual E Sucessiva.

    Art 5º Promoção Por Antiguidade É Aquela Que Se Baseia Na Precedência Hierárquica De Um Oficial Sobre Os Demais De Igual Posto, Dentro Do Mesmo Corpo, Quadro, Arma Ou Serviço.

    Art 6º Promoção Por Merecimento É Aquela Que Se Baseia No Conjunto De Qualidades E Atributos Que Distinguem E Realçam O Valor Do Oficial Entre Seus Pares, Avaliados No Decurso Da Carreira E No Desempenho De Cargos E Comissões Exercidos, Em Particular No Posto Que Ocupa Ao Ser Cogitado Para A Promoção.

    Art 12. O Ingresso Na Carreira De Oficial E Feito Nos Postos Iniciais, Assim Considerados Na Legislação Específica De Cada Corpo, Quadro, Arma Ou Serviço, Satisfeitas As Exigências Legais.

    Parágrafo Único. A Ordem Hierárquica De Colocação Dos Oficiais Nos Postos Iniciais Resulta Da Ordem De Classificação Em Curso, Concurso Ou Estágio.

  38. Estão se Digladiando devido aos erros dos responsáveis por manter uma parcela de militares estabilizados sem Amparo legal, cuja responsabilidade não é deles nem de quem desaprova tal situação. Criou -se uma situação que se agravou com a brutal diferença dos vencimentos entre os militares do início para os de final de carreira, que ficou tão grande, devido adicionais, que todos os graduados poderiam ter quase que o mesmo soldo que ainda haveriam diferenças. Os QE como encerram a vida militar no máximo como 2 Sgt, permanecem nas mais baixas graduações e com poucos adicionais. Urge rever o valor é o escalonamento dos soldos pois o simples reajuste serviria para beneficiar ainda mais quem já foi beneficiado, além de gastos desnecessários.

  39. Eu queria entender a mentalidade do QE quando diz que executou função de alguma graduação superior e acha que isso justifica a tal promoção a subtenente. Se fosse como antes, em que o indivíduo era remunerado pela função superior, eu até entenderia, mas isso foi extinto, e o QE acha que é um direito adquirido, kkkkkkk. Nem pedir sabem. Já que querem ser subtenentes sem mérito, peçam logo para serem promovidos com altos estudos embutidos, kkkkkkkkkkk.

  40. Vou aqui resumir a minha falta de humildade e os recalcados,mal Amados, invejosos e com paixões platônicas pelos QEs. É questão de tempo e você querendo ou não os QEs já estão com a faca e o queijo na mão simples assim. Uma canetada não precisa aval de nenhum general como muitos acham que só eles são entendidos e chamam os QEs de burros e não é bem assim no governo lula vai ser a isonomia com os taifeiros e vou dar uma explicação ao sabidinho que disse a isonomia se aplica no mesmo cargo,sim por isso mesmo os taifeiros antes concorriam juntos com os cabos Estabilizados a promoção a terceiro sargento QE. Entendeu agora sabidinho ou precisa desenhar diante isonomia com taifeiros até já tem caso de jurisprudência sobre isso. Aqui vou deixar umas frases você querendo ou não os QEs vão saíram Subtenentes no governo Lula. Você querendo ou não se vai se na política não vai depender de você. Tem um frase que eu gosto muito. Qualquer idiota pode criticar agora fazer isso poucos fazem e os QEs fazem e não esperam a hora acontecer. Nada melhor que um dia após o outro..o tempo é o senhor absoluto da razão.

  41. JB Bolsonaro foi um baita oportunista assim com seu vice Mourão, só privilégiou os altos coturnos em contrapartida prejudicou sua base e diga de passagem SDS, cbs, e claro os Sgts do QE das três forças e suas pensionistas muita covardia para ser modesto, traíras.
    Mas Lula vai mudar isso e vai ter nosso apoio…

  42. Minha opinião sobre esse Assunto, é fortalecer a união do quadro especial junto ao deputado Glauber e a Dep gleisi, o grupo já provou com a enquete q tem 22 mil pessoas ligadas aos militares do QE só do exército tem mais 15 mil na Aeronáutica, fora os QE da marinha. Então se pensarmos todos iguais podemos conseguir apoio Político, do controtrario sem a União de todos somos apenas militares do quadro esquecido. Temos q usar a meritocracia pra o nosso voto político.

  43. Vai sim !! Acredito muito kkkkkkkkkkk quantos são mesmo do Quadro especial ?? Acreditam mesmo que o barbudo vai contra a oficialidade e todos os militares de escola por causa de minoria ínfima?? kkkkkkkkkkkkk ESSES QE kkkkkkkkkkkkkkk

  44. E importantíssimo pra família militar ,faz parte de fazer justiça com esta graduação, reparar o erro e da uma alegria a tds do quadro especial e a tds inativos que merecem a receber esta promoção nos seus proventos ,e que a justiça possa ser feito .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo