Lula faz nova tentativa de aproximação com as Forças Armadas

Presidente participa nesta terça, 19, de um almoço com os comandantes do Exército, Aeronáutica e Marinha, em Brasília

Wesley Oliveira
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta terça-feira, 19 de um almoço com os comandantes do Exército, Aeronáutica e Marinha, em mais uma tentativa de aproximação com as Forças Armadas. O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, também estará presente.

O encontro, marcado para acontecer no Clube da Aeronáutica, em Brasília, vai contar ainda com a presença de todos oficiais-generais quatro estrelas do Brasil. A expectativa é de que o encontro com Lula conte com a presença de mais de 300 integrantes das Forças Armadas.

Como está a relação de Lula com as Forças Armadas?

Desde a campanha, a relação de Lula com o meio militar vinha sendo marcada por diversos embates, que foram ampliados com os atos golpistas de 8 de janeiro na Praça dos Três Poderes. Na ocasião, Lula prometeu “fazer uma triagem nos militares bolsonaristas”, que atuavam no Palácio do Planalto.

“Nós estamos no momento de fazer uma triagem profunda, porque a verdade é que o Palácio estava repleto de bolsonaristas, de militares, e nós queremos ver se a gente consegue corrigir para que a gente possa colocar funcionário de carreira, de preferência funcionários civis, ou que estavam aqui ou que foram afastados, para que isso aqui se transforme em um gabinete civil”, afirmou Lula logo após a depredação do Executivo, em 12 de janeiro deste ano.

A avaliação dentro do Palácio do Planalto é de que a proximidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com os militares acabou contaminando os quartéis. Desde então, o governo costurou junto ao ministro Múcio Monteiro a apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita candidaturas de militares da ativa. O texto passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, mas ainda precisa passar pelo plenário e pela Câmara dos Deputados.

Paralelamente, o ministro da Defesa atuou ao longo do ano para que Lula passasse a prestigiar eventos de militares como forma de restabelecer pontes. O petista marcou presença em datas como o Dia do Exército, celebrado em abril, no quartel general do Exército, em Brasília.

No último dia 12, por exemplo, Lula também acompanhou as comemorações do Dia do Marinheiro, realizadas pela Marinha na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro.

O Antagonista

19 respostas

  1. A melhor aproximação seria um reajuste nos soldos ou a correção da lei do mal ou lei dos generais mercenários 13954/19, sancionada pelo Falço Messias joalheiro das Arábias.

  2. Tá…blz…
    E o que tudo isso irá refletir em melhores condições de vida e de dignidade para os militares e seus familiares???

    Cadê o reajuste nos soldos?

    Cadê a reestruturação na carreira dos Praças???

  3. Não sei se é ingenuidade, ignorância, burrice, enfim. Qual “qualidade” daquele que acredita em aproximação do Dilmo.
    A história está aí; é só pesquisar.
    Esse sujeito nunca foi simpático às FFAA.
    E deve ter ficado mais P.. ainda quando o Gen VB deu um “nega” para Dilma às véspera do impeachment.
    O que interessa mesmo é ter as FFAA como lá na Venezuela.
    Obviamente, haverá muitos pelegos que servirão com muito gosto o Dilmo.

  4. Realmente é preciso fazer uma triagem retirar todo o resquícios do bolsonarismo que ficou impregnado no alto escalão do EB, todo egocentrismo e individualismo é só voltar no tempo e verificar o que os generais fizeram para os praças principalmente os QEs do EB em 2019 e JB validou com a sua caneta “bic”

    1. Na verdade, pelo seu ponto de vista, a canetada de Bolsonaro quando lhe deu 26% de ADC Disp (acima dos 20% de 1S de escola) deveria ser imediatamente revogado! Fala sério, já ganharam muita coisa pelo pouco que fizeram!

  5. Me recuso a acreditar que os comentários acima são de militares. Aproximação???? A única aproximação que tem são os generais com o maior ladrão de toda a história desse país.
    Os generais mamando o lula e os militares cada dia mais cheio de missão e sem nenhum reajuste. Por isso, se Deus quiser vou sair fora. Militar esquerdista para mim, deveria ser expulso do exército são os maiores lixos da instituição.

    1. Começando frase por pronome oblíquo ? Você deveria agradecer levantando as mãos para o céu por ter sido aceito no EB. É despreparado até o ensino básico.

  6. Pra que reajuste,ja foram beneficiados com essa maldita lei,querem mais?
    Vcs ja estão muito bem ganhando alta estudos rsrsrs,precisa não, tem que se “fu” junto com a qeezada.

  7. Lula assessorado pelo STF, respaldado pelas FFAA e com o selo de qualidade democrática do congresso Nacional, vai criar uma das maiores democracias do mundo. Logo, logo o salário dos militares brasileiros estará em nível OTAN.

  8. DECLARAÇÕES FANTÁSTICAS SOBRE O COMUNISMO (Por Jair Messias, vulgo mito)

    1. “Chávez é uma esperança para a América Latina e gostaria muito que essa filosofia chegasse ao Brasil”, disse o parlamentar. “Acho ele ímpar. Pretendo ir a Venezuela e tentar conhecê-lo.”

    2. Questionado sobre o que achava de Chávez ser apoiado na época pelos comunistas, Bolsonaro afirmou: “Ele não é anticomunista e eu também não sou. Na verdade, não tem nada mais próximo do comunismo do que o meio militar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo