A questão é meramente política, diz comentarista
Recebi na área de comentários:
Quando se conversa com alguns militares, não é de se estranhar o nível de alienação que esse povo tem, pois vejo aqui um bando de detraques dizendo que o pessoal do QE é isso, não fizeram aquilo, não se esforçaram, não correram atrás e blá blá blá… mas se esquecem de dizer que um curso de 10 meses, você não entendeu errado, são dez meses, é considerado “curso superior tecnólogo”, kkkkkk…, sério, curso superior em 10 meses, kkkk…
Sou do QE, estudei 5 anos, isso mesmo, 5 anos para me formar em direito, mais 18 meses para me especializar em Direito Militar, mais 18 meses para me especializar em Docência do Ensino Superior e mais 18 meses para me especializar em Direito Eleitoral.
Aí vem o sujeito que conseguiu um “curso superior” em 10 meses dizer que não me esforcei. Opa…ia esquecendo, antes de passar para reserva eu fui aprovado na OAB, logo sou do QE e advogado, logo estou muito bem, inclusive melhor do que aqueles que “se esforçaram”.
Voltando à alienação de boa parte dos militares, vejo que a grande maioria não entende nada de política, pois acreditam que o parecer do MD vincula a decisão do PR. Não, não vincula, pois em 2013 o parecer do MD, foi idêntico ao parecer recém publicado, no sentido de não aceitar a promoção dos militares do QE do Exército a segundo sargento, e o resultado todo mundo já sabe.
Em resumo, tem muita gente acreditando que a guerra acabou; não senhores, enquanto houver pólvora há guerra!
Já falei em outro post, a questão dos QE não é assentada em meritocracia, cursos realizados, oportunidades perdidas etc. A questão é meramente política, assim como foi em 2013.
A vantagem do pessoal do QE, nesse momento, é que quem propôs a promoção foi a presidente do PT, partido do atual presidente da República, e tem apoio do ministro Paulo Pimenta, ministro da SECOM, que sempre apoiou a luta do pessoal do QE do Exército.
Com o conhecimento que tenho de política e, principalmente, do PT em causas das classes menos favorecidas, não me causaria estranheza a total ignorância do parecer do MD e a promoção do pessoal do QE.
Quem viver verá.
Edição: Montedo.com
74 respostas
Onde Curso de Formação de Sargento é tido como curso superior?
No decreto 9171/2017, que foi publicado no DOU de 18/10/2017.
Quando ele diz curso superior em dez meses, é a situação daqueles que fizeram o curso de sargento de dez meses e são oficiais QAO, hoje o curso de Sgt é considerado tecnólogo então é nível superior
Está Desinformado Sr. Leonardo.
Sempre foi um problema burocrático enorme para o QE, cito meu caso, colocar na Ficha qualquer coisa, inclusive meu curso de Direito, em Universidade Federal, na época, sofreu enorme dificuldade para reconhecimento( além do normal ). Hoje com três Especialidades, já desisti de tentar coloca-las na minha Ficha pois a primeira que tentei (Pós-graduação reconhecida pelo MEC, feito em entidade autorizada e reconhecida pelo MEC) com apresentação de todos os documentos de praxe, foi registrada em minha Ficha diferente da Especialização cursada e certificada. Apesar das Injustiças, nunca entrei com Ação Judicial contra o Exército/União porque conheci, vi e ouvi muito Despreparo intelectual de militares Oficiais isoladamente e existem muitos. Com isso quero dizer, corroborando com o autor da matéria que, uma pequeno número de militares não tem preparo algum, o restante é Má vontade e discriminação sem precedentes no contexto atual com o QE. Lembro ainda que General, Capitão ou Soldado, servem ao Exército de Caxias, não são donos dele e, a representação política, expressa a vontade do verdadeiro mantenedor desta Força, o povo.
Como venho dizendo: É preciso continuar a acreditar piamente em Papai Noel 🎅 e Mamãe Noel 🤶 (também), Coelhinho 🐇 da Páscoa, Saci Pererê, M(L)ula Sem Cabeça e Duendes, porque não?
E acender uma vela para São Longuinho. Ele é o único que pode encontrar perdido em leis e normas o aval para o milagre da promoção dos QE à St e a equiparação do CFC de 3 meses aos Altos Estudos. São Longuinho poderia ser o padroeiro dos QE. E o patrono aquele cara que sempre tenta vender uma escritura do Pão de Açúcar e sempre encontra alguém disposto a pagar…
O Amigo da Onça by Péricles…
Esse comentarista certamente ou parou no tempo, ou não acompanhou as mudanças. O meu CFS não é considerado tecnólogo porque realmente durou dez meses. quem define os critérios que devem ser seguidos para o curso ser considerado tecnólogo é o MEC não o EB, ele com todo esse ensino superior e eu o parabenizo por isso deveria saber, hoje o CFS começa num ano e termina no outro ano, ou seja não são mais dez meses, a vida é feita de oportunidades, o fato dele na ocasião não possuir mais oportunidade de ascensão funcional pelo quadro ao qual pertencia o fez procurar outros caminhos, sabia decisão, inclusive só para ilustrar tenho um amigo QE que se formou em professor foi para reserva e seguiu a vida dando aula, desejo-lhe sucesso em sua caminhada, sinceramente, não acredito nessa promoção de QE a Sten, porém isso não quer dizer que torço a favor ou contra, o que não faria diferença nenhuma pois não possuo poder decisório, no mais como ele mesmo disse é aguardar as cenas dos próximos capítulos.
Estudou muito realmente e não aprendeu nada.
O CFS de 10 meses nunca foi considerado curso superior.
Camarada, respeitosamente me dirijo a vc ou ao Sr, para te dizer que :” A sua arrogância e o seu intelectual,só faz mau a vc mesmo”, além de ser desnecessários ,seus comentários não contribui em nada!!!! Para sua reflexão : ao advertir um homem sábio,esse se torna mais sábio e também um amigo, mas guando se corrige um TOLO, esse revolta e pode até nos ferir de sangue!!!!!
Agradeço pelo comentário. Realmente é difícil lidar com os TOLOS.
Nem pode e nem dá mesmo para ser curso superior, o SENAI de antigamente dava curso de 2 anos com carga horária de 1.600 horas e esses cursos sempre foram cursos técnicos e são as mesmas matérias das especialidades que as forças armadas adotam, que de repente um bom aluno do SENAI aprende mais que Escola de Sargento.
É o MEC que diz o que é um curso superior ou não é não o SENAI. A carga horária é apenas um dos requisitos.
É uma discussão idiota, insana. Não é questão de desmerecimento aos QE do EB, porque quando esses militares estabilizaram de maneira irregular, sem concurso e muitas vezes na peixada, eles sabiam da regra do jogo: promoção até 3.Sgt, ainda conseguiram o impossível, promoção a 2.Sgt. Promoverem militares da reserva a ST, sem CAS é uma bestialidade, um desrespeito aos militares de carreira.
Como estabilizar de maneira IRREGULAR? Pois para todas as turmas havia previsão e jurídica, até a última de 1992.
“Manda quem pode, obedece quem tem juizo” Já aprendeu istou ou quer que desenhe?
Fez tudo Isso. Mas não passou na prova da EsSa. Kkkkkkk
Vão pra casa, seus encostados.
Mais de 30 anos sugando das FFAA e ainda querem direito igual a quem estudou?
Se isso passar, eu vou querer chegar a CEL EM.
Vai não, vc é um embusteiro e não tem um pingo de coragem que a QEEZada tem!
Prova de ensino médio,deve ser muito difícil 🤣😂🤣😂inveja do Dr né.
A República pertence ao Lula e ele pode o que quiser na hora que bem entender. Logo, promoção a sub para o QE é perfeitamente viável. Sou neutro nessa discussão, mas é evidente e claro que o congresso é o quintal dele onde manda desmanda. Achar que existe algo ou alguém que possa mudar o desejo dele em nome do que as FFAA entendem como meritocracia é o mesmo que acreditar que o Lula sente um mínimo de receio de como possam reagir as FFAA. Acho que ele vai promover e pronto.
Quanto bestialidade em poucas palavras.
A promoção dos QEs é decisão política como foi a promoção à 2º Sgt. Se o Chefe quer, quem vai dizer ao contrário. Ele é o Comandante em Chefe e ponto final. O salário dos contra e prós não sai do Caixa do Governo Federal? não é do bolso dos comentaristas contra a promoção dos QEs. Seria bem melhor que os debochados não se manifestassem contra. O Novo Projete da Ofmam Presidente do PT é bem claro está extinguindo um Quadro de terceiros e segundos sargentos para Criar um novo Quadro ou seja “Quadro Especial de Sargentos do Exército”. Muito bem colocado esse Título, portanto com nova redação desfazendo todas as redações dos Quadros Anteriores, que os inadequados estão usando quando não será mais o que eles usam para tentar denegrir um Direito outorgado por Nova Legislação.
O Dr. Comentarista, vc vai pagar o mico no crédito em suaves prestações ou no débito, porque o requisito para promoção a ST é o CAS e não bacharel em Direito. Estudou tanto e não teve a capacidade de passar em um concurso pra ESA.
Na moral o Quadro Especial está basicamente extinto só restando alguns gatos pingados que querem receber 5% no contracheque. Então qual diferença faria se esse pessoal for promovido? Todos estarão na reserva ninguém da ativa vai precisar prestar continência para um Sub QE. E se falar que vai sair do bolso pra pagar essa conta, vai sair de todos inclusive dos QE. A promoção dos cara vão vir pq militar não manda todos aqui sabem disso quem manda são os políticos.
Bla, Bla. Bla. Bla, Bla…………
Com todos esses cursos poderia ser indicado para STF e não o flavio dino. Que QE INTELIGENTE Esse.
Gostaria de saber o que leva integrantes de um mesmo Exército a ter essa repugnância insana, contra outra classe, medo de ser superado hierarquicamente ?
Sem contar que não vai acrescentar nem tirar um ponto se quer de suas carreras.
Bem, se o critério é este, serei promovido a general ao ingressar na Reserva.
ESA em dois anos, já conclui um bacharelado, matriculado numa pós-graduação.
E a meta, o foco: pelo menos um doutorado.
Quem viver verá!
Politicamente sabemos que tudo é possível, aguardamos as FFAA solicitarem aumento linear do soldo das praças.
Anotem aí, no máximo em seis meses estaremos todos promovidos, e aí direi; qualquer semelhança é mera coincidência.
Avante!
Nem vou entrar no juízo se a luta dos QEs é justa ou não. Mas esse argumento de que “eu tenho faculdade, doutorado, etc…” é totalmente irrelevante. Para a Força, vc é apenas uma Praça, no máximo, nível médio. Parabéns se vc procurou conhecimento fora, mas isso não diz nada na caserna.
Se vai ter prom,oção a Sub,para nós QE, eu não sei, mas que uma canetada do Presidente Lula vale muito. isso vale. aguardemos senhores, na politica se consegue tudo, quando tem autoridade, como o Presidente,.Abraços á Familia Militar. Deus Seja Louvado
Que deformação do sentido da legalidade! Canetada? Não era essa a expressão usada pelo Mito que acabou levando meio mundo para o presídio na crença que o Presidente poderia alterar a ordem legal simplesmente por ser presidente? Impissionanti…
Politicamente o impossível é possível. A política é como jogo de futebol que muitas das vezes a lógica foge a regra. Veja o Flavio Dino quando foi indicado para o STF, gargalhadas, piadas e frases de desméritos, ontem foi aprovada a indicação de Dino para Ministro do STF e para aqueles que criticavam resta a dor do silêncio. Vejo neste site um bando de analfabetos políticos que sem noção de nada acham que uma simples promoção para os QEs irá lhes trazer grandes prejuízos, esses acéfalos que usam antolhos não tiveram em sua formação militar as noções básicas de empatia e união, pregam a desunião para desagregar, a guerra desses acéfalos é interna e não conseguem enxergar o inimigo externo que destrói a cada ano os seus contracheques. O militar das FFAA continuará por décadas sendo o servidor com a pior remuneração do funcionalismo federal, veja o topo da carreira dos praças que é a graduação de ST, esse militar com 35 anos de serviço não receberá mais que uns R$ 13.000,00, valor esse dado a muitos servidores em inicio de carreira.
Bom dia a todos! Fico triste quando leio certos comentários de pessoas que se acham melhores que outras pelo fato da forma que entraram no Exército. Obviamente tiveram todo mérito, pois muitos passaram noites em claro, queimando neurônios para obterem êxito. Certamente, esses que são contra essa promoção, esquecem que também existe mérito envolvido nessa classe dos QEs. Muitos se dedicaram em cumprir bem o seu papel, e me incluo nesse universo, pois passei quase 31 anos servindo com outros companheiros do quadro, ocupando muitas vezes funções que seria para militares com o CAS. Passei para a reserva na graduação de segundo sargento do Quadro Especial, e agradeço muito ao meu bom Deus por está conquista. Antes de criticarem e serem contra essa promoção, olhem pelo lado financeiro desses militares, que a cada ano o salário fica mais defasado já que não temos em nossos contracheques as gratificações que os de carreira tem.
Esse é o ilustre QE Advogado do PR/OAB…. Não sou e nunca fui QE ou QESM e não tenho nada contra os tais, inclusive ressalto que o primeiro navio a embarcar tive aprendizado junto deles. Atire a primeira pedra aquele que não aprendeu com tais profissionais? Digo: se o Chefe do Poder Executivo, sancionar alguma lei que os beneficie, todos os QE QESM serão promovidos e quero ver alguém fazer algo contra. Ainda bem que não me alienei na caserna, fiz ciências jurídicas, no nono ano passei na OAB em meu certame, fiz a primeira pós logo após me formar, logo após comecei a me preparar para concursos públicos, passei para analista do TJSC, porém a circunstâncias me impediram de assumir, depois dei umas parada. Fiz mais uma pós graduação (ambas Lato Sensu) e por fim quando tive tempo, logo após a RRM, fiz uma Strictu Sensu. Conselho se fosse bom, se vendia, todavia aqui vai uma dica, nunca se alienem, estudem e tentem algo melhor, sempre! Tem vida fora dos quartéis. Eu, por exemplo, voltei aos concursos, visando aos três cargos que sempre almejei, posso passar com 60 anos, mas irei continuar tentando, aliás para tal ainda me faltam 12 anos.
QE advogado OAB/PR sou eu. Inclusive fui eu que escrevi o texto acima. Não me identifico, as vezes, para evitar o blá blá blá…, dos militares dito de “escola”. Não são todos, mas boa parte deles.
O que muita gente não sabe, e não há motivos para saber, é que entrei para o exército para poder estudar, já que, antes de entrar para o EB, eu mora uns 20km da escola mais próxima. Nunca pensei em seguir carreira, pois sempre tive vocação pelas leis.
O exército precisando de mim, dos meus conhecimentos, me ofereceu a oportunidade para ficar e eu fiquei. Entreguei minha força de trabalho, diga-se de passagem, de forma honrosa e honesta ao EB, pois em 26 anos, 8 meses e 4 dias na ativa nunca tive uma mácula que desonrasse a minha conduta.
Em contrapartida o EB me proporcionou o que eu mais busquei na minha vida a oportunidade de morar em uma cidade média e conseguir me formar em direito e em uma Universidade Pública.
Passei para reserva com, aproximadamente, 45 anos e meio, e comecei a me preparar para alcançar o grande objetivo da minha vida.
Inicialmente, advoguei por três anos, requisito básico do meu objetivo, e agora pego pequenos casos, geralmente, de amigos próximos e o restante do tempo é estudo, estudo, estudo e estudo. Com a graça de Deus vou chegar no meu objetivo.
Quando chegar eu volto aqui, não para tripudiar ou tentar me sentir melhor que A ou B, mas para assegurar a todos que, aqueles que quiserem, podem sim ter uma vida produtiva pós EB.
Uma abraço a todos, e fiquem com Deus.
“pequenos casos”, Jesus.
‘Causa’ ou Processo em que se está atuando.
Pequenos patrocínios da ‘causa’.
Çei, adevogados, o BraZil está cheio.
Olha, você que é desprovido de raciocínio, pois se ele estiver se referindo as causas de pedir e sim as relações jurídicas, está totalmente correto, porém você não está preparado para um discussão profunda assim sobre a Teoria da Ação. Sugiro estudar mais.
Isso aí, foi cochado, hem! Eu tirei meus mais de 30 anos, sem no entanto ter acesso a licença prêmio, no seco. Boa sorte ai.
Excelente posicionamento, sem luta não há conquista! Prá frente militares QE, vocês merecem!
Em Podcast recente o Dep. Fed Albuquerque diz que um CB R1 do Exército brasileiro está Ganhando menos que um aluno PM do estado de RR e constata isso como uma tragédia. AÍ eu fico vendo essas discussões desse Blog ,com suas torcidas contra e a favor da luta dos QEs.Essa aberração é exclusiva das FFAA,nas outras Categorias de servidores públicos – Independente da causa – a coesão é total , a União é plena na busca dos anseios e dos direitos coletivos e individuais. Duvido que essas intrigas e trocas de insultos tolas aconteçam entre oficiais, pois nunca vi ou ouvi falar que um oficial que fez concurso para a EsPCEX discurta com oficial que foi para EsPCEX/EPCAR/CN via seleção dos colégios militares.Essas briguinhas babacas entre os QE x ESA , só prosperam entre praças,pois os oficiais passam a margem,sempre Vencendo e Unidos,na reserva e na ativa,basta ver que a Lei 13.954 beneficiou 100% os oficiais da reserva,até os que estão há décadas na reserva.Antes de tudo os QEs estão mostrando que é necessário termos conciência de classe e que o Lobby político é fundamental para o aperfeiçoamento de nossa profissão.
A ideia agora é esperar se cumprir a profecia do decréscimo!!
Esse papo de QE “estudado” não cola, se “estudou”, foi pra coisa errada, pois do contrário não estaria mendigando promoção por algo que sabe não fazer jus!
Conheci muitos, a maioria (todos sabem) além de se acomodarem, mesmo com todas as oportunidades sim dadas, também viviam com dispensas médicas e fora da escala!
Poxa, entro diariamente nesse blog pra ver se tem alguma estimada de reajuste (pois acho que – talvez – seja a única coisa que um dia teremos), mas depois das massantes notícias do TCel CID, só vejo notícias quase que diárias aqui de QE. Vamos diversificar os assuntos, tipo: reajuste, situação das FFAA, cenários, etc! Tá chato isso!
O Doutor QE só esqueceu de estudar português.
Escreveu: “a maioria […] acreditam”.
Fora a estranheza de ser bacharel em direito “aprovado na OAB” com três especializações e ainda ter tempo de vir num blog comentar asneiras.
De duas uma: ou fez os cursos somente para ego próprio e não exerce a profissão, continuando apenas como QE da reserva; ou não consegue clientes para seu escritório e tem o tempo todo disponível para navegar nas ilusões do mundo virtual.
Você está aqui e isso e uma rova que idiotas postam tudo que vem a cabeça.
Vamos lá, é provável que esse blog esteja sendo monitorado e muito que se fala aqui tem reverberando inclusive na mídia…
A CARREIRA DOS PRAÇAS TEM QUE SER REESTUTURADA E PREVISTA EM LEI!!!
O soldo de SO/ST deve passar a ser a base para as demais gradações e equivalente ao soldo de Major!!
E por qual motivo o senhor acha que nós QE estamos articulando com políticos para recebermos como subtenente? Essa mudança de paradigma vai possibilitar isso que mencionou.
ESTÁ PROFETIZADO!!!!
Não acreditoem políticos, mas bem pior são nossos generais que ABSOLUTAMENTE NADA fazem pelos praças!!!
O anônimo que sugeriu um novo Escalonamento Vertical, sendo a graduação de SO/ST a base para as demais e equivalente ao soldo de Major está certíssimo!!
Espero que o colega QE esteja certo em sua profetização!!!
Inclusive, lembro que isso foi sugerido pelas diversas associações do pessoal da reserva…Inclusive, se não me engano, tem um vídeo de um SO R1 da FAB e advogado (acho que Reis) defendendo isso no congresso!!!
Enquanto isso….precisamos defender o mesmo índice de reajuste que os civis provavelmente receberão no próximo ano…
Exatamente! Todas as carreiras de segurança ganhando bem, até Agente penitenciário virou policial penal e reestruturaram as carreiras Brasil a fora. Nossa estrutura de carreira está ultrapassada e é um lixo 🗑️
Acordem graduados…. Vocês são mais fortes do que pensam……
Vão procurar o que fazer
Militares se atacando parece um bando de menino magoado não vejo outras instituições se atacando vão criar vergonha na cara, estamos sem reajuste precisamos urgente de aumento um bando de velho se atacando todo dia com essa história Sobre o Quadro especial, o único culpado é Quem dividiu a tropa com essa meritocracia.
Eu, como integrante do QE, ajudei muitos lobinhos da esa e não fis a mesma poque o exército não me deu oportunidades de realisar cursos (mesmo pedindo). Essa promoçao vai ajudar a dar mais digjidade ao QE. Espero que os praças di carreira não cheguem a se tornar QAO.
Há tá! O cabra faz um curso de 10 meses e diz ter nível superior! Cadê o diploma de nível superior da ESA! Não se toca que AMAN e ESA não se equiparam.
A questão é: o Lula fará o que os generais disseram, ou seja, são outros tempos e porque o Lula vai contrariar os generais por um punhado de Qe’s? Que vantagem o Lula teria? O Lula quer é agradar os generais!
Exato, basta lembrar da época da crise dos controladores (FAB) que num primeiro momento achavam que Lula (e deu a entender) os blindasse. Porém, quando a coisa apertou, lula os abandonou e teve muita gente presa e desligada!
Pois é, morreram só 157 no vôo 1907 da Gol…
É impressionante o fato de um camarada que se diz graduado em Direito tecer comentários assim: “já falei em outro post, a questão dos QE não é assentada em meritocracia, cursos realizados, oportunidades perdidas etc. A questão é meramente política (…)”, ou seja, defende legitimar o desejo dos militares do QE, assim, de modo contrário ao ordenamento jurídico. Meu amigo, há um distanciamento muito grande entre anseios elaborados meramente no mundo das ideias e as normas que regem as instituições. Se determinada norma vai de encontro à Carta Magna, o caminho a ser seguido a fim de corrigi-la, mesmo a despeito da atual conjuntura, ainda é o Judiciário. E você sabe muito bem disso, ou deveria saber.
Apenas provou que realmente é formado em direito e que vai usar de argumentos falsos para angariar e ludibriar clientes.
Este texto condensa a falta de conhecimento de forma bastante profunda: o Curso de Formação de Sargentos é sim curso superior e quem diz isso é o MEC, constando no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia já na pag. 78 e não se trata de um “curso de 10 meses”, isso era antes de virar Curso Superior, aliás os cursos para serem aceitos como superiores são por carga horária. A promoção a 2º Sgt foi devido a uma demanda judicial em que foi reconhecido a inexistência de necessidade de curso para a promoção a 2º Sgt, mesmo para os militares de Escola, estando publicado no Adt D DAprom ao Bol DGP nº 29/05. A Lei 8.906/94, Estatuto da Advocacia, veda a inscrição de militares na OAB, fato chancelado novamente este ano pelo STF ao julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7.227 ajuizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) diante da tentativa de alterar tal Lei. Cursos civis ou qualquer outra formação que não tenha relação com a profissão não sevem para alterar o status hierárquico na Instituição, trata-se de uma falta de conhecimento aprofundada pela autoafirmação da inutilidade de um formação que desconhece a legislação básica, a começar pela CF. Logo estará advogando e usando, de maneira tendenciosa, os “conhecimentos” baseado em um diploma que mal deve saber para que serve.
Ah QAOzinho, deixa o QEzinho ser feliz, deixa?
Aposto que o senhor em algum momento pediu pra trocar serviço com um QE para viajar fim de semana para o RJ ou MG ou, ainda, pediu para o QEZINHO segurar na seção na quinta, sexta emendando o FDS para resolver algo “urgente”. kkkkkkk
Tu é maior figura AVRAM kkkkk
Nada contra os QE, mas tem coisas que não podemos misturar. Tem inúmeros sargentos de carreira que tem curso superior, inclusive trabalhei com Sgt Temp Doutor. O que este currículo civil agregada em nossa carreira hoje? Nada!
A “meritocracia” da carreira é voltada para os cursos internos, infelizmente.
Não sei se é o caso do colaborador do texto, mas muitos podem ter demorado pra perceber que poderiam almejar coisa melhor ou fazer o concurso da EsSA.
Resumindo, assim como sabemos que nem todos praças vão sair QAO os QE sabiam até onde poderiam chegar.
As regras do jogam mudam e muitas vezes pra pior. Vai de cada um aceitar ou não!
Só sei que NUNCA mais vou votar em Militar. Pois foi a minha maior decepção!
Existe a imagem folclórica e anedótica de que os QE seriam QE por terem uma capacidade intelectual inferior, quem conviveu no meio militar sabe que não é assim, mas daí surge um texto desses e confirma a anedota…
Era só ter passado na ESA kkkkk
Então deveriam ter colocado o CFC como nível técnico pois o cabo deve estar em condições de substituir o sargento conforme preceitua o artigo 131, inciso IV do RISG.
Ou o mundo evolui, todos evoluem, e o QEzinho não pode evoluir?
Nível técnico deve constar no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC onde consta a formação de sargentos antes de 2018.
Então tem que mudar o RISG, colocar militar sem qualificação para substituir um que possui nível superior é o que não pode ocorrer.
Saem das escolas de sargentos cada um na sua especialidade e não sabem nada de nada, ficavam pedindo o pelo amor de Deus para os QEs os ajudarem, pois precisavam do engajamento e de ré engajamento para estabilizarem, agiram cagam goma chamando o companheiro de Qezinho desmerecendo a carcaça de quem estendeu a mão.. Lembre-se o melhor snaiper fez história no Exército EB é um QE e se chama Assobroso..
Mas continua QE…
Sou sgt QE. Com muito orgulho. Sou especialista em mecânica automotiva ajudei muitas vezes em vários veículos antigos e novos a rodar. Comecei em Itaqui RS. Poderia ser sgt de escola na época pois optei Mander minha dignidade e seguir o meu rumo. Todo o pessoal que servia no quartel de Itaqui conheciam o famoso telecurso 2000 das turmas que passaram por lá na década de 80 a 90 passaram todo ano para escola de sargento. Entre 14 a 20 militar para escola. Quando em outros quartéis passavam 4 a 5 alunos. Pois Itaqui só aparecia irmão de sgt vindo de todos os estados fazendo provas em Itaqui . Este processo durou mais de 6 anos até que foi descoberto em 1994 as últimas turmas. De sgts aprovados pela escola da Esa. Aí hoje o próprio pessoal fala que o sgt QE não tem direito a maís uma promoção. Parabéns carros sgts. Lembrem que la no começo da tua carreira muitos de vcs poderiam ter sido QE também.
Vai ser bem simples e vou resumindo os terceiros sargentos QEs ganharam na justiça de Brasília o direito a paridade aos segundo QEs. Assim vai ser só numa canetada que o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva vai assinar a isonomia até o fim do mandando. Vocês discutindo ou querendo ou não. Sobre o Lula agradar os generais? Ou seria ao contrário os generais querendo agradar o Lula? Aos invejosos de plantão,mal amados,recalcados com paixões platônicas pelos QEs só tenho uma coisa a dizer. Nada melhor que um dia após o outro. O tempo é o senhor absoluto da razão. Podem chorar a vontade e nada vai adiantar, pois quem é o chefe das forças armadas????